Estudo de Êxodo 14:19 – Comentado e Explicado

O anjo de Deus, que marchava à frente do exército dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás; a coluna de nuvens que os precedia pôs-se detrás deles,
Êxodo 14:19

Comentário de Albert Barnes

O anjo de Deus – Compare a referência da margem e veja Êxodo 3: 2 .

Comentário de Scofield

anjo

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de Adam Clarke

O anjo de Deus – Alguns pensam que o anjo, isto é, mensageiro do Senhor, e o pilar das nuvens, significa aqui a mesma coisa. Um anjo pode assumir a aparência de uma nuvem; e até mesmo uma nuvem material assim especialmente designada pode ser chamada de anjo ou mensageiro do Senhor, pois essa é a importância literal da palavra ???? malach , um anjo. No entanto, é mais provável que o anjo da aliança, o Senhor Jesus, tenha aparecido nesta ocasião em favor do povo; pois, como essa libertação deveria ser um tipo ilustre da libertação do homem do poder e da culpa do pecado por sua encarnação e morte, poderia ter sido considerado necessário, no julgamento da sabedoria divina, que ele aparecesse o principal agente nisso. crise mais importante e importante. Na palavra anjo e anjo da aliança, veja a nota de Clarke em Gênesis 16: 7 ; Veja a nota de Clarke em Gênesis 18:13 ; e Veja a nota de Clarke em Êxodo 3: 2 .

Comentário de John Wesley

E o anjo de Deus, que foi adiante do acampamento de Israel, se retirou e foi atrás deles; e a coluna da nuvem saiu de diante de seus rostos, e parou atrás deles.

O anjo de Deus – cujo ministério foi usado na coluna de nuvens e fogo, foi de antes do acampamento de Israel, onde eles agora não precisavam de um guia; não havia o risco de perder o caminho através do mar, e vieram atrás deles, onde agora eles precisavam de um guarda, os egípcios estando prontos para agarrar o mais tardio deles. Lá era útil para os israelitas, não apenas para protegê-los, mas para iluminá-los através do mar; e, ao mesmo tempo, confundiu os egípcios, de modo que eles perderam de vista suas presas, exatamente quando estavam prontos para pôr as mãos nela. A palavra e providência de Deus têm um lado negro e escuro em relação ao pecado e pecadores, mas um lado brilhante e agradável em relação aos que são realmente israelitas.

Comentário de John Calvin

19. E o anjo de Deus. Uma mudança repentina que ocorreu para impedir uma batalha é aqui descrita; para o anjo :, que costumava ir antes dos israelitas para mostrar o caminho: virou-se para o outro lado, para que ele pudesse ser interposto entre os dois campos; e isso, em dois aspectos, porque a coluna de fogo brilhava sobre os israelitas para dissipar as trevas da noite, enquanto as densas trevas mantinham os egípcios como se estivessem em cativeiro, de modo que não puderam prosseguir. Assim, Deus os impediu de avançar, e também ergueu uma tocha para Seu povo a noite toda para acendê-los a caminho. Ele, que foi chamado “Jeová” até agora, agora é designado por Moisés “o Anjo”; não apenas porque os anjos que representam Deus freqüentemente tomam seu nome emprestado, mas porque esse líder do povo era o Filho unigênito de Deus, que depois se manifestou na carne, como demonstrei sobre a autoridade de Paulo. ( 1 Coríntios 10: 4. ) Pode-se observar também que se diz que ele se mudou para cá e para lá, pois mostrou algum sinal de Seu poder e assistência. Mais claramente, também, parece que a glória de Deus, enquanto ilumina os fiéis, ofusca os incrédulos, por outro lado, com trevas. Não é de admirar, então, se hoje em dia a claridade do Evangelho cega os réprobos. Mas devemos pedir a Deus que nos torne capazes de contemplar Sua glória.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 14:19 . O anjo de Deus – cujo ministério foi usado no pilar de nuvens e fogo, foi de antes do acampamento de Israel, onde agora eles não precisavam de um guia (não havia perigo de perder o caminho pelo mar) e vieram atrás deles, onde agora eles precisavam de um guarda, estando os egípcios prontos para agarrar o mais traseiro deles. Lá era útil para os israelitas, não apenas para protegê-los, mas para iluminá-los através do mar; e, ao mesmo tempo, confundiu os egípcios, de modo que eles perderam de vista suas presas exatamente quando estavam prontos para pôr as mãos nela. A palavra e providência de Deus têm um lado negro e escuro em relação ao pecado e pecadores, mas um lado brilhante e agradável em relação aos que são realmente israelitas.

Referências Cruzadas

Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Exodo 14:24 – No fim da madrugada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, o Senhor viu o exército dos egípcios e o pôs em confusão.

Exodo 23:20 – “Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei.

Exodo 32:34 – Agora vá, guie o povo ao lugar de que lhe falei, e meu anjo irá à sua frente. Todavia, quando chegar a hora de puni-los, eu os punirei pelos pecados deles”.

Números 20:16 – mas quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito. “Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu território.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *