Estudo de Ageu 2:9 – Comentado e Explicado

O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira – oráculo do Senhor dos exércitos.
Ageu 2:9

Comentário de Albert Barnes

A glória desta última casa será maior que a anterior – ou, talvez, mais provavelmente, “a glória posterior desta casa será maior que a anterior”; pois ele já havia falado do templo atual, como idêntico ao anterior ao cativeiro. “Quem ficou entre vocês que viu esta casa em sua primeira glória, anti, como você a vê agora?” Ele falou de sua “primeira glória”. Agora ele diz que, em contraste, sua glória posterior deve ser maior que a de seus tempos mais gloriosos. Nesse caso, a questão, se o templo de camadas era um edifício material diferente daquele de Zorobabel, desaparece.

Em ambos os casos, o contraste está entre duas coisas, o templo em que é o estado anterior e este é o estado posterior após o cativeiro, ou os dois templos de Salomão e Zorobabel. Não há espaço para um terceiro templo. Deus não tem esperanças vãs. Para confortar os aflitos pela pobreza da casa de Deus que eles estavam construindo, Deus promete uma glória a esta casa maior do que antes. Um templo, erigido, depois que isso havia desperdiçado mais de 1800 anos, mesmo que o Anticristo viesse agora e erigisse um templo em Jerusalém, não poderia ser cumprimento dessa profecia.

Na magnificência material, o templo de Salomão, construído e adornado com todos os tesouros acumulados por Davi e ampliados por Salomão, superou em muito tudo o que Herodes, em meio a suas tentativas de dar um significado material à profecia, podia fazer. Sua tentativa mostra como os olhos dos judeus estavam fixos nessa profecia, quando estava prestes a ser cumprida. Enquanto se esforçava, através da gradual reconstrução, para preservar a identidade do tecido, ele esbanjou sua riqueza, para desviar seus pensamentos do rei, a quem os judeus procuravam, para si mesmo. A amizade dos romanos, que eram senhores de todos, era substituir as “todas as nações”, de quem Ageu falou; ele apontou também para a duração da paz, a posse de riqueza, a grandeza das receitas, a despesa excedente além das anteriores. Uma pequena parte dos erastianos admitiu essas alegações do assassino de seus filhos.

Os judeus geralmente não eram desviados de olhar para aquele que deveria vir. Essas cinco coisas, a ausência de que sentiam, estavam ligadas ao seu sofrimento expiatório ou à presença de Deus entre eles; “A arca com o propiciatório e os querubins, o Urim e Tummin, o fogo do céu, a Shechiná, o Espírito Santo.” A magnificência material não poderia substituir a glória espiritual. As explicações das grandes autoridades judaicas, de que o segundo templo era superior ao primeiro em estrutura (que não era verdadeira) ou em duração, foram deixadas de lado por judeus que tinham qualquer outra solução com a qual se satisfazer. “A Shechiná e as cinco coisas preciosas”, diz uma delas, “que, segundo nossos sábios de memória abençoada, estavam nela, e não na segunda casa, a elevaram e a exaltaram além da comparação”. Outro diz: “Quando Ageu disse: ‘maior será a glória desta casa posterior que a primeira’ como é que é; que a casa que Zorobabel construiu através da renda que o rei da Pérsia lhes deu era mais gloriosa do que a casa que Salomão construiu? E, embora se diga que o edifício que Herodes construiu era muito bonito e rico, não devemos pensar que era bonito como a casa que Salomão construiu. Pois o que os sábios da bem-aventurada memória disseram da beleza da casa de Herodes é em relação à casa que Zorobabel construiu. Quanto mais, uma vez que as Escrituras não dizem: ‹Grande será a beleza ou a riqueza desta última casa acima da primeira ‘, mas a glória: e a glória não é a riqueza ou a beleza, nem a grandeza das dimensões da edificando, como diziam em suas interpretações, que a ‘glória’ é na verdade falada da glória de Deus, que encheu o tabernáculo após sua instalação, e da glória de Deus que encheu a casa de Deus, que Salomão construído, quando ele trouxe a arca para o santo dos santos, que é a nuvem divina e a luz suprema, que desceu aos olhos de todo o povo, e é dito: ‹E foi quando os sacerdotes saíram de no lugar da Itália, a nuvem encheu a casa de Deus, e os sacerdotes não podiam ministrar por causa da nuvem, pois a glória de Deus encheu a casa de Deus. ‘ E essa glória não estava na segunda casa.

E como se dirá, se assim for, ‘grande será a glória desta casa posterior acima da primeira?’ ”O pobre judeu não convertido não sabia a resposta para sua pergunta:“ Pela presença de Deus, na substância de nossa carne; pelo filho que nos foi dado, cujo nome deve ser Deus poderoso. ” A glória deste templo estava Nele Quem João 1:14 . foi feita Carne e habitou entre nós, e vimos Sua glória, a glória do Unigênito do Pai, cheia de graça e verdade. ” “Ali Cristo, o Filho de Deus, foi oferecido em criança a Deus: ali Ele estava sentado no meio dos doutores; lá Ele ensinou e revelou coisas, escondidas da fundação do mundo. A glória do templo de Salomão era que nele aparecia a majestade de Deus, velando-se em uma nuvem: nisto, aquela mesma majestade se mostrava, em ações muito unidas à carne, visíveis à vista: de modo que o próprio Jesus disse João 14: 9 . “Aquele que me viu, viu o pai.” Foi isso que Malaquias cantou com alegria Malaquias 3: 1: “O Senhor, a quem procurardes, subitamente chegará ao Seu templo, o Mensageiro da Aliança, a quem você se deleita”.

E neste lugar darei paz – paz temporal que eles tinham agora, nem havia perspectiva de que isso fosse perturbado. Eles eram sossegados súditos do império persa, que incluíam também todos os seus antigos inimigos, maiores ou menores. Alexandre subjugou todos os países vizinhos que não renderam, mas poupou-se. A paz temporal então não era nada, a ser dada a eles, pois eles a possuíam. Mais tarde, eles não o tinham. , in the Gospel God would give peace, true peace, to the “far off and the near” Isaiah 57:19 . He would extend Isaiah 66:12 “peace to her like a river:” the good things of the Gospel was “the publishing of peace” Isaiah 52:7 . The Gospel is described as Zechariah 9:10 “shall speak peace to the Pagan;” He himself should be “our peace” Micah 5:5 . And when He was born, the angels proclaimed Luke 2:14 “on earth peace, goodwill toward men” Luke 1:7 O templo em si foi profanado por Antíoco Epifanes ( Isaías 9: 6-7 “o Príncipe da paz: do aumento de Seu governo e de Sua paz não havia fim;” em seus dias Salmos 72: 3 , Salmo 72: 7 “os montes deviam trazer paz ao povo; deve haver abundância de paz enquanto a lua durar; a obra da justiça deve ser a paz Isaías 32:17 , o castigo da nossa paz (aquela que a obteve) estava sobre ele ” Isaías 53: 5 ,“ grande deve ser a paz de seus filhos ” Isaías 54:13 , no Evangelho Deus daria paz, verdadeira paz, aos“ distantes e próximos ” Isaías 57:19 . estenderia Isaías 66:12 “a paz para ela como um rio:” as coisas boas do Evangelho eram “a publicação da paz” Isaías 52: 7. O Evangelho é descrito como Zacarias 9:10 “falará paz aos pagãos; “Ele próprio deveria ser a” nossa paz ” Miquéias 5: 5. E quando Ele nasceu, os anjos proclamaram Lucas 2:14 ” na terra paz, boa vontade para com os homens ” Lucas 1: 7 9. “A Alvorada do alto nos visitou, para guiar nossos pés no caminho da paz.” Ele mesmo diz João 14:27 : “Minha paz deixo com você.” Ele falou que João 16:33 “em Mim você pode ter paz. ”Pedro resume“ a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, como Atos 10:36 pregando a paz por Jesus Cristo Romanos 14:17 . O reino de Deus é alegria e paz Efésios 2: 14-15 , Efésios 2:17 ; Cristo é a nossa paz; fez a paz; prega a paz. Deus nos chama para a paz ” 1 Coríntios 7:15 no Evangelho Romanos 5: 1 ,“ sendo justificados pela fé, temos paz com Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor Gálatas 5:22 , o fruto do Espírito é amor, alegria, paz. ” Sendo a paz espiritual, portanto, proeminente no Evangelho e na profecia, como dom de Deus, não era natural explicar a paz que Deus prometeu aqui dar, como não foi o que prometeu em outros lugares; paz Nele que é “a nossa paz, Jesus Cristo”.

“A paz e a tranquilidade da mente são sobretudo a glória da casa; porque a paz ultrapassa todo entendimento. Isto é paz acima da paz, que será dada após o terceiro tremor do céu, terra do mar, terra seca, quando Ele destruir todos os poderes anti-principados (no dia do julgamento). – E assim haverá paz por toda parte, para que, sem paixões corporais ou obstáculos à mente incrédula que resista, Cristo será tudo em tudo, exibindo os corações de todos os que estão subjugados ao Pai. ”

Comentário de Scofield

última casa

Em certo sentido, todos os templos (isto é, de Salomão; de Esdras; de Herodes; o que será usado pelos judeus incrédulos sob convênio com a Besta Daniel 9:27 ; Mateus 24:15 ; 2 Tessalonicenses 2: 3 ; 2 Tessalonicenses 2: 4 e O futuro templo do reino de Ezequiel, Ezequiel 40-47.), É tratado como uma “casa” – a “casa do Senhor”, uma vez que todos professam ser isso. Por essa razão, Cristo purificou o templo de Seus dias, erguido por um usurpador idumeano para agradar aos judeus. Mateus 21:12 ; Mateus 21:13 .

glória Ou, a glória futura desta casa será maior que a anterior.

Comentário de John Wesley

A glória desta última casa será maior que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei paz, diz o Senhor dos exércitos.

Neste lugar – Na minha casa, um tipo de Cristo.

Paz – Uma paz espiritual, interna e celestial.

Comentário de Adam Clarke

E neste lugar darei paz – ???? shalom uma oferta pacífica, assim como a própria paz; ou Jesus Cristo, chamado Príncipe da paz, através do qual a paz é proclamada entre Deus e o homem, entre o homem e seus companheiros; e através de quem a paz é estabelecida na alma desconsolada. E neste templo essa paz foi primeiro promulgada e proclamada.

Mas é dito que a glória desta última casa será maior do que a anterior. Ora, isso não pode ser dito porque Jesus Cristo fez sua aparição pessoal naquele templo, ou melhor, naquele construído por Herodes; pois, embora permitamos que Jesus Cristo seja igual a Deus, não admitimos que ele seja maior. Agora, o primeiro templo era a morada de Deus: aqui ele manifestava sua glória entre os querubins, e era sua residência constante por mais de quatrocentos anos. Mas a glória desta última casa era maior porque, sob ela, o grande esquema da salvação humana era exibido, e o preço da redenção era pago por um mundo perdido. Como tudo provavelmente se aplica à Igreja Cristã, a verdadeira casa de Deus, sua glória foi certamente maior do que qualquer glória que já foi possuída pela dos judeus. Ver em Ageu 2: 22-23 ; (Nota).

Comentário de E.W. Bullinger

última casa, etc. Render: “Maior será a última glória desta casa do que a primeira” . Ezequiel 48: 2 . Ezequiel 4: 5 ; Ezequiel 44: 4 .

Paz. Compare Isaías 9: 6 . Miquéias 5: 5 . Zacarias 9: 9 , Zacarias 9:10 .

Comentário de John Wesley

A glória desta última casa será maior que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei paz, diz o Senhor dos exércitos.

Neste lugar – Na minha casa, um tipo de Cristo.

Paz – Uma paz espiritual, interna e celestial.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *