Estudo de Números 23:21 – Comentado e Explicado

Não achou iniqüidade em Jacó, nem perversidade em Israel. O Senhor, seu Deus, está com ele, nele é proclamado rei.
Números 23:21

Comentário de Albert Barnes

“Iniquidade” e “perversidade” são encontradas novamente no hebraico do Salmo 10: 7 ; Salmo 90:10 , e em outros lugares; e importar a maldade juntamente com a tribulação que é seu resultado apropriado.

O grito – A palavra é usada (nota de Levítico 23:24 ) para descrever o som das trombetas de prata. O “grito de um rei”, portanto, se refere aos sons jubilosos pelos quais a presença do Senhor como seu rei entre eles foi celebrada por Israel.

Comentário de Thomas Coke

Números 23:21 . Ele não viu iniqüidade em Jacó, etc. – Não se deve observar aflição em Jacó, nem ver irritação em Israel. Território aquático. Houbigant torna isso, não verei iniqüidade, etc. As palavras certamente terão a interpretação que o Dr. Waterland lhes deu, e que algumas das versões aceitam. Que nossa tradução não pode estar correta, é evidente pelo caráter dos israelitas, propensos a todo tipo de maldade, e à idolatria em particular: para que aqueles intérpretes que entenderiam a passagem como se referindo à idolatria não possam ser seguidos. Deste número está a Vulgata, que reproduz a passagem: Não há ídolo em Jacó, nem há imagem vista em Israel. Le Clerc, com o LXX, e o Dr. Waterland, afirma: ninguém vê problemas em Jacó, nem angústia em Israel, ou seja, eles são e devem ser um povo próspero e feliz; uma razão suficiente para a qual é atribuída na próxima cláusula; ou seja, que o Senhor, seu Deus, está com eles, e o grito de um rei está entre eles: ou seja, eles estão sob a proteção especial e imediata de Jeová, seu rei e governador peculiares; em que palavras temos uma referência imediata à teocracia. O aprendido Gataker, em seu Diatrib. Ang. dá quase a mesma interpretação; e o Dr. Wall também, em suas anotações.

Comentário de Adam Clarke

Ele não viu a iniqüidade em Jacó, nem viu a perversidade em Israel – Esta é uma passagem difícil; pois se tomarmos as palavras como ditas pelo povo de Israel, como sua iniqüidade e sua perversidade eram quase sem paralelo, essas palavras não poderão ser ditas com rigorosa verdade. Se os considerarmos como falados do patriarca Jacó e Israel, ou de Jacó depois que ele se tornou Israel, eles são rigorosamente verdadeiros, pois após esse período um caráter mais imaculado e nobre (exceto Abraão) não será encontrado na página de história, sagrada ou profana; e por causa de seu pai Isaac e de seu avô Abraão, Deus é sempre representado como favorecedor, abençoador e poupador de um povo rebelde e não merecedor; veja a nota em Gênesis 49:33 . Dessa maneira, penso, esse texto difícil pode ser entendido com segurança.

Há outra maneira pela qual as palavras podem ser interpretadas, o que dará um bom senso. ??? aven não apenas significa iniqüidade, mas frequentemente problemas, trabalho, angústia e aflição; e esses são realmente seus significados ideais, e a iniqüidade é apenas acomodada ou metafórica, por causa da dor, angústia etc., produzida pelo pecado. O amal , traduzido aqui perversidade, ocorre frequentemente nas Escrituras, mas nunca é traduzido perversidade, exceto neste local. Significa simplesmente trabalho, especialmente o que é de tipo aflitivo ou opressivo. As palavras podem, portanto, ser consideradas como implicando que Deus não permitirá que o povo seja exterminado pela espada, nem seja submetido a um jugo de escravidão. Qualquer um desses métodos de interpretação fornece um bom senso, mas nossa versão comum não fornece nenhum.

O Dr. Kennicott defende a leitura do samaritano, que, em vez de não ver o hibbit , ele ainda não o viu, não o viu, não vejo, não descubro nada entre eles sobre o qual eu pudesse fundamentar minha . maldição. Mas o sentido acima indicado deve ser preferido.

Comentário de John Wesley

Ele não viu a iniqüidade em Jacó, nem viu a perversidade em Israel; o Senhor seu Deus está com ele, e o clamor de um rei está entre eles.

Iniqüidade – Não é como nos cananeus: como ele punirá com uma maldição, com destruição total.

O Senhor está com ele – Ele tem um favor para este povo, e os defenderá e salvará.

O grito de um rei – Ou seja, gritos alegres e triunfantes como aqueles com os quais as pessoas felicitam a aproximação e a presença de seu rei: quando ele aparece entre eles em alguma ocasião solene, ou quando ele volta da batalha com a vitória. Essa expressão implica que Deus é seu rei e governante, e sua abundante segurança e confiança nele.

Comentário de John Calvin

21. Ele não viu iniqüidade em Jacó. Alguns entendem por ??? , aven, , ? , gnamal, ídolos, (161) que nada trazem senão trabalho mortal e problemas aos seus adoradores; como se fosse dito que Israel era puro e imaculado por tais ofensas, na medida em que eles serviram devidamente ao único Deus verdadeiro. Mas como será correto dizer que Deus não viu idolatria no povo, quando ele caiu tão abertamente? Pois, embora o bezerro de ouro tenha sido feito apenas em uma ocasião, ainda assim suas múltiplas e quase constantes rebeliões eram como proibir esses homens perversos e perversos de serem assim absolvidos. Visto que, no entanto, essas duas palavras em conexão significam todos os tipos de iniqüidades, que tendem a machucar os homens, ou a infligir danos e perdas, um significado mais apropriado será que essa iniqüidade não é vista em Jacó para incluí-lo em as nações que são dadas à violência e ao crime. No entanto, mesmo se a considerarmos assim, a primeira questão ainda surge; pois sabemos que os israelitas dificilmente eram melhores que os piores da humanidade. Alguns respondem fracamente, que não foi visto, porque Deus não o imputou; mas, na minha opinião, nada mais significa essas palavras senão que o povo era agradável a Deus, porque Ele os havia santificado. Se algum objeto, que eles não eram, portanto, mais justos ou inocentes, a resposta é fácil – que não é aqui declarado o que eles eram, mas apenas a graça de Deus é magnificada, que se dignou a exaltá-los como uma nação santa. Dessa maneira, Jerusalém era a cidade santa e a morada real de Deus, embora fosse um covil de ladrões. Por esse motivo, Paulo diz que os filhos de Abraão eram “ramos sagrados” ( Romanos 11:16 ), porque brotavam de uma raiz sagrada. No mesmo sentido, eles são chamados por toda parte chamados Filhos de Deus, por mais degenerados que sejam. Diz-se que Deus, portanto, não viu iniqüidade neles, com referência à Sua adoção; não que eles fossem dignos de tal louvor exaltado, como se fosse feita uma distinção entre eles e as outras nações – não por causa de seus desertos, mas pelo mero prazer de Deus. Assim, Paulo em outros lugares, depois de compará-los com os gentios, e demonstrar que eles são seus superiores em nenhum aspecto, finalmente acrescenta: “Que vantagem tem então o judeu? ou que lucro há da circuncisão? Muito (ele diz) em todos os sentidos; “E aduz uma marca de distinção que não procede de si mesmos (162) ( Romanos 3: 1. ) Em uma palavra, porque havia agradado a Deus escolher aquele povo, ele manifestou seu amor por si mesmo e por sua própria graça, do que para sua vida e conduta.

Outros consideram essa passagem de outra maneira, a saber, que Deus não viu a iniqüidade, nem viu a perversidade em Jacó, porque Ele não estava disposto a ser irritantemente entristecido ou afligido; como se dissesse: Se alguém desejar injustamente ferir esse povo, Deus não permitirá que nenhuma violência ou injustiça seja feita a eles, mas os defenderá como seu escudo. Mas, se esse sentido for preferido, preferiria estar disposto a aceitar o vero indefinidamente, como se dissesse: Perversidade não será vista em Jacó; pois quando os hebreus usam o verbo sem nominativo, eles estendem o assunto em questão para uma proposição geral, e então o verbo na voz ativa pode ser adequadamente resolvido no passivo. E assim o contexto funcionará melhor, uma vez que é adicionado imediatamente depois: “O Senhor seu Deus está com ele”, pelo qual parece ser dada a razão pela qual a perversidade (molestia) não deve ser vista contra Jacó, a saber, porque Deus esteja à disposição para ajudá-lo. Pois sabemos que Seu poder infinito é suficiente para defender a segurança de Sua Igreja, para que nem mesmo as portas do inferno prevaleçam contra ela.

O que se segue diretamente depois: “O grito ou a alegria de um rei está entre eles”, entendo que Deus sempre lhes dará motivos de triunfo; pois a palavra que o velho intérprete em outros lugares proporciona alegria (jubilationem) parece aqui ser usada para canções de alegria; mas, como também significa o som de uma trombeta, não será inapropriado tomá-lo como o povo será terrível com seus inimigos, porque eles se apressarão com ousadia, ou descerão à batalha, como se Deus soasse. trompete.

Comentário de Joseph Benson

Números 23:21 . Iniqüidade em Jacó – Não como os cananeus: como ele punirá com maldição, com destruição total. O Senhor está com ele – Ele tem um favor para este povo, e os defenderá e salvará. O grito de um rei – Ou seja, gritos alegres e triunfantes como aqueles com os quais as pessoas felicitam a aproximação e a presença de seu rei, quando ele aparece entre eles em alguma ocasião solene ou quando volta da batalha com a vitória. Essa expressão implica que Deus é seu Rei e Governante, e sua abundante segurança e confiança nele.

Comentário de E.W. Bullinger

iniqüidade. Hebraico. “avon, transgressão. App-44.

perversidade. Hebraico. “amal. App-44.

Referências Cruzadas

Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Exodo 33:14 – Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Juízes 6:13 – “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

2 Crônicas 13:12 – E vejam bem! Deus está conosco; ele é o nosso chefe. Os sacerdotes dele, com suas cornetas, farão soar o grito de guerra contra vocês. Israelitas, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não terão êxito! “

Salmos 23:4 – Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 46:11 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Salmos 47:5 – Deus subiu em meio a gritos de alegria; o Senhor, em meio ao som de trombetas.

Salmos 89:15 – Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, Senhor, e que anda na luz da tua presença!

Salmos 89:18 – Sim, Senhor, tu és o nosso escudo, ó Santo de Israel, tu és o nosso rei.

Salmos 97:1 – O Senhor reina! Exulte a terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes.

Salmos 103:12 – e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.

Salmos 118:15 – Alegres brados de vitória ressoam nas tendas dos justos: “A mão direita do Senhor age com poder!

Isaías 1:18 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.

Isaías 8:10 – Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!

Isaías 12:6 – Gritem bem alto e cantem de alegria, habitantes de Sião, pois grande é o Santo de Israel no meio de vocês”.

Isaías 33:22 – Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará.

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 41:10 – Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

Ezequiel 48:35 – “A distância total ao redor será de nove quilômetros. E daquele momento em diante, o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ AQUI. “

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

Lucas 19:37 – Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:

Romanos 4:7 – “Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

2 Coríntios 2:14 – Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *