Estudo de Êxodo 33:14 – Comentado e Explicado

O Senhor respondeu: "Minha face irá contigo, e serei o teu guia."
Êxodo 33:14

Comentário de Albert Barnes

Descanso – Essa era a expressão comum para a posse da terra prometida. Deuteronômio 3:20 ; Josué 1:13 , Josué 1:15 ; compare Hebreus 4: 8 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 33:14 . E ele disse, minha presença, etc. – Condescendente à intercessão de Moisés, o Senhor promete que sua presença, como sempre, irá com ele e dará [a Israel] aquele descanso na terra prometida que eles procuravam. Le Clerc processa esse versículo: se minha presença for contigo, você estará em repouso? Você ficará satisfeito? Que, embora seja uma tradução dura do hebraico, parece concordar bem com a resposta de Moisés; que, expressando ( Êxodo 33:15 .) a estimativa mais alta para a Presença Divina, pede que, se isso for negado, eles não se mexam do lugar onde estavam agora: pois, ele continua observando, foi por Jeová apenas a presença de que sua grande distinção e separação das outras pessoas foi descoberta; e, nesse ponto de vista, o versículo 16 deve ser traduzido assim: Pois, por que é claramente sabido que eu e seu povo encontramos graça aos seus olhos? Não será por você ir conosco? – Então, seremos distinguidos ou separados (isto é, por ir conosco) eu e o seu povo, de todas as pessoas que estão sobre a face da terra. Subjugamos o que Houbigant observa nesta passagem, da qual a seguinte é uma tradução exata: “Minha presença”, diz ele, “é a mesma que eu. Deus havia anteriormente negado, no terceiro versículo, que ele iria no meio deste povo de pescoço duro; portanto, outra coisa agora é tratada, ou Deus se contradiz: por que Moisés se une, a menos que tua Presença nos acompanhe, não nos leva a isso: por mais que diga: ‘Nos libertar do Egito por mil milagres, não seria de grande importância, a menos que você venha e habite entre nós; pois esse povo, a quem você se recusa a trazer à tona, não é digno de tais milagres poderosos. ‘ Em conseqüência disso, Moisés deseja que Deus esteja conosco, im? immanu; e depois no versículo 17, Deus concede sua petição, dizendo: mesmo o que disseste farei, prometendo não apenas que sua Presença deveria ir antes eles, (pois isso foi concedido a Moisés no versículo 14; e as palavras, mesmo isso, provam que algo novo foi prometido), mas também que ele seria Deus conosco ou Emmanuel; e, a partir de então, teria um povo, a quem ele se tornaria muito mais glorioso do que aqueles que agora eram seu escárnio.Depois de Deus ter prometido isso a Moisés, ele sinceramente implora ao Senhor que lhe mostrasse sua glória; ou seja, que ele se mostrasse a ele naquele caráter de Emmanuel, no qual ele viria a aparecer: a qual petição Deus responde imediatamente, Êxodo 33:19, de que ele faria com que toda a sua bondade passasse diante dele, ou seja, representaria para ele toda aquela beneficência que, como Deus com nós, ele exibirá em tempos futuros; d então, que ele próprio invocaria ou invocaria o nome de Jeová; isto é, ele próprio oraria pelos mortais; e, sustentar esta Pessoa, seria gracioso a quem ele seria gracioso; não apenas àquelas pessoas de quem Moisés se retirou, consertando seu tabernáculo fora do arraial; mas para outros, a quem ele escolheria do mundo inteiro como seu povo peculiar, 1 Pedro 2: 9 . Por fim, no versículo 20, ele declara que seu rosto não pode ser visto por nenhum mortal; pois aquele que é o brilho da glória de seu Pai, habita em uma luz inacessível: ele, portanto, concorda até o último pedido de Moisés, a ponto de mostrar-se a ele, como seria visto pelos mortais depois dos tempos; Verás minhas partes traseiras, ou o último estado em que serei visto pelos mortais, a última revelação de mim mesmo; como os escritores antigos da igreja entenderam as palavras: quais sugestões de coisas futuras aqueles que não vêem têm o véu em seus corações; negando o que Cristo afirmou, que Moisés escreveu muitas coisas a seu respeito. “

Le Clerc admira muito aqui a inconstância da língua hebraica, Moisés pedindo para ver a glória de Deus, embora ele tivesse diante de seus olhos aquele pilar nublado, que em todos os lugares é chamado de glória de Deus: mas, segundo nossa interpretação, essa objeção é removida: além disso, primeiro, a nuvem é chamada neste capítulo de pilar de nuvem, e não a glória de Deus; e, embora fosse assim chamada, Moisés significaria, pelo seu desejo de ver a glória de Deus quando essa nuvem estava presente, que outra glória de Deus foi anunciada na nuvem ou na obscuridade: nem, segundo, é uma linguagem a ser acusada de inconstância, porque nem sempre usa a mesma palavra para a mesma coisa; pois essa é a natureza de todas as línguas.

Comentário de Adam Clarke

Minha presença irá contigo – ???? ??? panai yelechu , meus rostos irão. Eu te darei manifestações de minha graça e bondade durante toda a tua jornada. Variarei minhas aparências por ti, conforme tuas necessidades o exigirem.

Comentário de John Calvin

14. E ele disse: Minha presença irá contigo. Reunimos a partir desta resposta qual era o desejo de Moisés, pois Deus, ao aceitar sua oração, afirma em uma palavra que Ele irá adiante deles como costumava, e isso foi um penhor seguro de Sua presença de nenhuma maneira comum. Pois, embora o mundo inteiro seja governado por Sua providência, ainda assim Seu rosto não aparece tão visivelmente quanto em Sua proteção do bem-estar da Igreja. E, de fato, uma vez que o mesmo anjo, que antes presidira o acampamento, agora se encarrega de guiar o povo, a eterna divindade de Cristo é claramente provada a partir daí.

Esta cláusula, “Meu rosto (367) irá adiante”, é equivalente ao seu dizer: Eu o irei adiante de ti, para que realmente percebas que estou contigo, como se devesses ver meu rosto diante de teus olhos. um espelho. Agora, uma vez que isso foi cumprido em Cristo, segue-se que Ele é o Deus eterno, cuja glória, poder e majestade estão muito acima de todas as criaturas. O resto que Ele promete refere-se à perseverança de Sua graça e sua realização final, (368) como se dissesse, quando o povo entrar na terra, eles estarão sob a proteção e tutela de Deus; pois o que era comum a todo o povo é atribuído à pessoa de Moisés.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:14 . Minha presença irá contigo – Hebraico, Meu rosto, eu mesmo, minha própria pessoa, como a mesma frase é traduzida em 2 Samuel 17:11 . Ou, o anjo da minha presença, Isaías 63: 9 . O significado é que eu mesmo o conduzirei, como fiz até agora, pela minha presença gloriosa no tabernáculo. Portanto, essa é uma revogação da sentença Êxodo 33: 3 . E te dará descanso – Não apenas você, Moisés, da sua atual perplexidade, mas no devido tempo trará o seu povo para descansar e se estabelecer na terra prometida. Pois é evidente que o cuidado e a oração de Moisés eram mais para o povo do que para si mesmo.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele [Jeová] disse . Veja a nota em Êxodo 3: 7 e compare Êxodo 6:10 .

Minha presença. Se esse versículo for pontuado como uma pergunta, então podemos entender o versículo Êxodo 33:15 : “Minha presença irá contigo, e devo levá-la a descansar?” Tanto quanto dizer: Como minha presença irá contigo depois esta rejeição de mim?

Referências Cruzadas

Exodo 13:21 – Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite.

Deuteronômio 3:20 – até que o Senhor conceda descanso aos seus outros irmãos israelitas como deu a vocês, e tomem eles posse da terra que o Senhor, o Deus de vocês, está dando a eles, do outro lado do Jordão. Depois vocês poderão retornar, cada um à propriedade que lhes dei.

Josué 1:5 – Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.

Josué 21:44 – O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pode resisti-los, pois o Senhor entregou a todos eles em suas mãos.

Josué 22:4 – Agora que o Senhor, o seu Deus, já concedeu descanso aos seus irmãos israelitas, como tinha prometido, voltem para casa, para a terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu no outro lado do Jordão.

Josué 23:1 – Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada,

Salmos 95:11 – Por isso jurei na minha ira: “Jamais entrarão no meu descanso”.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Jeremias 6:16 – Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Mas vocês disseram: ‘Não seguiremos! ’

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Hebreus 4:8 – Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *