Estudo de Êxodo 34:9 – Comentado e Explicado

dizendo: "Se tenho o vosso favor, Senhor, dignai-vos marchar no meio de nós: somos um povo de cabeça dura, mas perdoai nossas iniqüidades e nossos pecados, e aceitai-nos como propriedade vossa".
Êxodo 34:9

Comentário de Albert Barnes

Essa luta de anseio por segurança é como a expressão frequentemente repetida do coração, quando recebe uma bênção além de suas esperanças: “isso pode ser real?”

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 34: 9 . E ele disse: Se agora encontrei graça aos teus olhos Este versículo pode ser traduzido, e ele disse: já que encontrei graça aos teus olhos, deixe meu SENHOR, ???? adoni [um nome ou título inquestionável do MESSIAS] Peço-te, vai entre nós; ainda que seja um povo de pescoço duro, porque perdoarás a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e nos tomarás por tua herança.

Nota; Moisés recebe a proclamação de Deus com reverência, gratidão e submissão; e tendo tais fundamentos, os transforma em uma oração pelo perdão de Israel e pela presença de Deus entre eles. Quanto mais rígidos eles eram, mais necessária era a paciência e o poder de Deus para suportar e convertê-los. Nota; 1. O fundamento de toda oração é as promessas de Deus. 2. Precisamos continuamente pedir o perdão de nossos pecados, porque precisamos dele continuamente. 3. Aqueles que encontraram favor para suas próprias almas, nunca devem esquecer seus vizinhos de pescoço duro.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, peço-lhe que meu Senhor vá entre nós – o original não é Jeová , mas Adonai nesses dois lugares, e parece se referir particularmente ao Anjo da Aliança, o Messias. Veja a nota de Clarke em Gênesis 15: 8 .

Comentário de John Wesley

E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, ó Senhor, peço-te que meu Senhor vá entre nós; pois é um povo rígido; e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e nos toma por tua herança.

E ele disse: Peço que entre entre nós – pois a tua presença é tudo para nossa segurança e sucesso.

E perdoe nossa iniquidade e nosso pecado – senão não podemos esperar que você vá entre nós.

E leve-nos para a sua herança – A qual você terá um olhar particular e preocupação. Deus já havia prometido essas coisas a Moisés; e, no entanto, ele ora por eles, não duvidando da sinceridade das concessões de Deus, mas como alguém que solicita a ratificação deles. Mas é um pedido estranho, ele pede, pois é um povo de pescoço duro – Deus havia dado isso como uma razão pela qual ele não os acompanhava, Êxodo 33: 3 . Sim, diz Moisés, antes nos convém; quanto pior eles são, mais eles precisam da sua presença. Moisés os vê tão rígidos que não tem paciência nem poder o suficiente para lidar com eles; portanto, Senhor, vai entre nós; caso contrário, eles nunca serão mantidos em reverência; pouparás e suportareis com eles, porque és Deus e não homem.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 34: 9 . E ele disse: Peço-te que entre entre nós – Assim, Moisés ora pelas coisas que Deus já havia prometido, não duvidando da sinceridade das concessões de Deus, mas como alguém solícito pela ratificação delas. Mas é um pedido estranho que ele pede; pois é um povo de pescoço duro – Deus havia dado isso como uma razão pela qual ele não os acompanhava, Êxodo 33: 3 . Sim, diz Moisés, antes nos convém; quanto pior eles são, mais eles precisam da sua presença. Moisés os vê tão rígidos que não tem paciência nem poder o suficiente para lidar com eles; portanto, Senhor, vai entre nós; caso contrário, eles nunca serão mantidos em reverência; pouparás e suportareis com eles, porque és Deus e não homem.

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . . . meu Senhor. Hebraico. Adonai, Adonai. Mas este é um dos 134 lugares em que Jeová foi alterado para Adonai pelos soferins. Veja App-32.

para , etc. No momento em que Jeová fala de graça, Moisés entrega a própria acusação de Jeová, em Êxodo 33: 5 ,. em um apelo e base para Sua presença.

Referências Cruzadas

Exodo 19:5 – Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha,

Exodo 32:9 – Disse o Senhor a Moisés: “Tenho visto que este povo é um povo obstinado.

Exodo 33:3 – Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”.

Exodo 33:13 – Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”.

Exodo 33:14 – Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.

Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Números 14:19 – Segundo a tua grande fidelidade, perdoa a iniqüidade deste povo, assim como a tens perdoado desde que saíram do Egito até agora”.

Deuteronômio 32:9 – Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube.

Salmos 25:11 – Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!

Salmos 28:9 – Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.

Salmos 33:12 – Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!

Salmos 78:62 – Deixou que o seu povo fosse morto à espada, pois enfureceu-se com a sua herança.

Salmos 94:14 – O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança.

Salmos 135:4 – Porque o Senhor escolheu a Jacó, a Israel como seu tesouro pessoal.

Isaías 48:4 – Pois eu sabia o quão obstinado você era; os tendões de seu pescoço eram ferro, a sua testa era bronze.

Jeremias 10:16 – Aquele que é a porção de Jacó nem se compara a essas imagens, pois ele é quem forma todas as coisas, e Israel é a tribo de sua propriedade, o Senhor dos Exércitos é o seu nome.

Zacarias 2:12 – O Senhor herdará Judá como sua propriedade na terra santa e escolherá de novo Jerusalém.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *