Estudo de Êxodo 33:13 – Comentado e Explicado

Se é verdade que tenho todo o vosso favor, dai-me a conhecer os vossos desígnios, para que eu saiba que tenho todo o vosso favor; e considerai que esta nação é o vosso povo."
Êxodo 33:13

Comentário de Albert Barnes

Teu caminho – Ele deseja não ficar na incerteza, mas ser assegurado, pelo modo de proceder de Javé, da realidade das promessas que lhe foram feitas.

Comentário de Adam Clarke

Mostre-me agora o seu caminho – Deixe-me saber a maneira pela qual você gostaria que este povo fosse liderado e governado, porque esta nação é o seu povo, e deve ser governada e guiada do seu próprio jeito.

Comentário de John Wesley

Agora, portanto, peço-te que, se encontrei graça aos teus olhos, mostre-me agora o teu caminho, para que eu te conheça, para que encontre graça aos teus olhos; e considere que esta nação é o teu povo.

Agora, portanto, se eu encontrei graça aos seus olhos, mostre-me o seu caminho – Que favor Deus havia expressado às pessoas pelas quais haviam perdido o benefício; e, portanto, Moisés enfatiza o seu pedido sobre o que Deus havia lhe dito. Por isso, portanto, ele se apega a Deus, Senhor, se você quer fazer alguma coisa por mim, faça isso pelo povo. Assim, nosso Senhor Jesus, em sua intercessão, se apresenta ao Pai, como alguém em quem ele está sempre satisfeito, e obtém misericórdia por nós com quem ele está justamente descontente. Mostra-me o teu caminho, para que eu te conheça, para que eu possa encontrar graça aos seus olhos – Ele insinua que o povo também, embora mais indigno, ainda estava em alguma relação com Deus; considere que esta nação é teu povo; um povo pelo qual você fez grandes coisas, redimiu para si mesmo e assumiu um pacto consigo mesmo; Senhor, eles são seus, não os deixe.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:13 . Agora, se eu encontrei graça aos seus olhos – De que favor Deus havia expressado às pessoas pelas quais haviam perdido o benefício? e, portanto, Moisés enfatiza o seu pedido sobre o que Deus havia lhe dito. Por isso, portanto, ele se apodera de Deus; Senhor, se você fizer alguma coisa por mim, faça isso pelo povo. Assim, nosso Senhor Jesus, em sua intercessão, apresenta-se ao Pai como alguém em quem ele está sempre bem satisfeito e, portanto, obtém misericórdia de nós, com quem ele está justamente descontente. Mostre-me o seu caminho – Que curso você pretende agora seguir conosco; para que eu te conheça, para que eu encontre graça aos seus olhos – Para que, por prova e experiência, eu saiba o quão bom você é para aqueles que te buscam, e tenha certeza de que encontrei graça aos seus olhos. Ele sugere que o povo também, embora mais indigno, ainda estivesse em alguma relação com Deus; considere que esta nação é o teu povo – um povo pelo qual você fez grandes coisas, redimiu para si mesmo e assumiu um pacto consigo mesmo; Senhor, eles são seus, não os deixe.

Comentário de E.W. Bullinger

Teu caminho . Diferente de Tuas obras. Compare Salmos 103: 7 . “Caminhos” são esotéricos, “atos” são exotéricos; devemos sair “fora do campo” para aprender os “caminhos”. de Jeová.

Referências Cruzadas

Exodo 32:7 – Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.

Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Exodo 33:18 – Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Deuteronômio 9:26 – Foi quando orei ao Senhor, dizendo: Ó Soberano Senhor, não destruas o teu povo, a tua própria herança! Tu o redimiste com a tua grandeza e o tiraste da terra do Egito com mão poderosa.

Deuteronômio 9:29 – Mas eles são o teu povo, a tua herança, que tiraste do Egito com o teu grande poder e com o teu braço forte.

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 27:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.

Salmos 86:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

Salmos 119:33 – Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e a eles obedecerei até o fim.

Cânticos 1:7 – Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Isaías 30:21 – Quer você se volte para a direita quer para a esquerda, uma voz atrás de você lhe dirá: “Este é o caminho; siga-o”.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Isaías 63:19 – Somos teus desde a antigüidade, mas aqueles tu não governaste; eles não foram chamados pelo teu nome.

Joel 2:17 – Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: “Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ “

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Colossenses 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *