Estudo de Êxodo 32:7 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito.
Êxodo 32:7

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32: 7 . Teu povo, que você trouxe Isto é, como sendo meu representante; como um deus para eles: ver cap. Êxodo 4:16 , Êxodo 7: 1 , Êxodo 18:19 . Moisés é chamado, Atos 7:35, um libertador. Deus, por assim dizer, agora nega esse povo, que o negou; ele os chama de teu povo neste endereço a Moisés.

Comentário de Adam Clarke

Teu povo – corrompeu-se – Eles não apenas entraram no espírito da idolatria, mas também se tornaram abomináveis ??em sua conduta, de modo que Deus os nega a serem dele: Teu povo quebrou o pacto e não tem mais direito ao meu. proteção e amor.

Essa é uma pretensão que os católicos romanos têm pela idolatria em sua adoração à imagem. O sumo sacerdote, o papa, coleciona os ornamentos do povo e faz uma imagem, um crucifixo, uma madona, etc. As pessoas o adoram; mas o papa diz que é apenas para manter Deus em memória. Mas de todo o Deus diz: Teu povo se corrompeu; e assim, ao continuarem em sua idolatria, perderam as bênçãos do convênio do Senhor. Eles não são o povo de Deus, são o povo do papa, e ele é chamado “nosso santo pai, o papa”.

Comentário de John Calvin

7. E o Senhor disse a Moisés: Vai, desce . Foi uma tentação violenta de abalar a fé de Moisés. Ele achava que a felicidade dele e do povo era absolutamente completa, quando a aliança de Deus estava gravada nas mesas para garantir sua perpetuidade; enquanto agora ele ouve que esse pacto foi violado e quase aniquilado pela perfídia e rebelião do povo, enquanto sua abolição envolvia a perda da salvação e todas as outras bênçãos. Além disso, para que Deus pudesse ferir mais gravemente a mente do homem santo, Ele se dirige a ele exatamente como se parte da ignomínia caísse sobre si; pois há uma censura indireta implícita nas palavras: “teu povo, que trouxeste da terra do Egito”. No entanto, Moisés apenas assumira essa acusação contra ele por ordem de Deus e, de fato, sem querer; como, então, essa libertação é lançada em seus dentes, em que ele somente havia obedecido a Deus? e por que sua devoção é mencionada em zombaria, como se ele tivesse concedido seu trabalho errado, quando nenhuma parte da culpa é atribuída a ele? Eu já disse que, às vezes, Deus, assim, penetra rapidamente os corações dos piedosos, a fim de provar sua paciência, como se seu zelo bem dirigido tivesse sido a causa dos males que ocorrem. Alguns (335) fazem uma exposição muito sutil a isto, a saber, que eles são chamados o povo de Moisés, porque haviam deixado de ser o povo de Deus; e suponha que haja uma antítese aqui, como se fosse dito: – seu povo, e não o meu; mas temo que isso não seja bem fundamentado; pois, uma vez que haviam quebrado a aliança, não estavam mais alienados de Deus do que de Moisés, o ministro da Lei. Não nego que seja uma renúncia implícita a eles; mas devemos ter em mente o desígnio de Deus, ao qual eu já havia advertido, que Moisés estava de certa forma implicado no crime deles, a fim de que sua paciência pudesse ser provada, e também que ele se sentisse mais entristecido por sua enormidade. Enquanto isso, é óbvio que Deus se refere à Sua graça recente, porque era uma coisa monstruosa e incrível que aqueles que haviam sido libertados ultimamente por esse poder incrível, e com quem Ele havia acabado de renovar Sua aliança, fossem tão repentinamente atraídos para rebelião. Ele acrescenta também, agravando o crime deles, que eles imediatamente se afastaram do caminho que lhes foi indicado. Quarenta dias ainda não haviam se passado desde que Moisés os deixou, quando foram impelidos por sua depravação a uma loucura como essa. Há pouco tempo eles manifestaram um zelo maravilhoso pelo serviço de Deus, contribuindo abundantemente com o que era necessário; a glória do tabernáculo foi apresentada aos seus olhos para contê-los; e, no entanto, eles romperam todas essas barreiras e correram impetuosamente para sua própria luxúria, quando apenas seis meses se passaram desde a promulgação da Lei. O verbo ich? shicheth , estando na conjugação de Pihel, é ativo; e ainda é empregado sem ser intensivo; Eu, portanto, o processei, corrompeu a si mesmos , embora possa ser considerado apropriadamente passivamente, a saber, que as pessoas foram corrompidas.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor [hebraico. Jeová. disse . Veja nota em Êxodo 3: 7 e cep. nota em Êxodo 6:10 .

teu. . . tu . Como se os estivesse negando. Compare a grande fé de Moisés, em sua resposta, Êxodo 32:11 .

Referências Cruzadas

Gênesis 6:11 – Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência.

Exodo 19:24 – O Senhor respondeu: “Desça e depois torne a subir, acompanhado de Arão. Quanto aos sacerdotes e ao povo, não devem ultrapassar o limite para subir ao Senhor; senão, o Senhor os fulminará”.

Exodo 32:1 – O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: “Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu”.

Exodo 32:11 – Moisés, porém, suplicou ao Senhor, o seu Deus, clamando: “Ó Senhor, por que se acenderia a tua ira contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e forte mão?

Exodo 33:1 – Depois ordenou o Senhor a Moisés: “Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes.

Deuteronômio 4:16 – para que não se corrompam e não façam para si um ídolo, uma imagem de qualquer forma semelhante a homem ou mulher,

Deuteronômio 9:12 – e me disse: “Desça imediatamente, pois o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Eles se afastaram bem depressa do caminho que eu lhes ordenei e fizeram um ídolo de metal para si”.

Deuteronômio 32:5 – Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos; que vergonha! São geração pervertida e transviada.

Juízes 2:19 – Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Oséias 9:9 – Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *