Estudo de Êxodo 32:11 – Comentado e Explicado

Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: "Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão?
Êxodo 32:11

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32:11 . Moisés rogou ao Senhor – e disse Essa intercessão de Moisés pelo povo nos lembra a de Abraão pelos sodomitas devotados, Gênesis 18. A razão pela qual a ira de Deus se acendeu contra o seu povo é muito evidente; e, portanto, nossa tradução, por que a tua ira se acende? seria melhorado pela leitura (que o original bem suportará), para que fim a tua ira se acenderá? Tanto quanto dizer, que bom propósito será respondido por ela? É um modo de depreciação solene, e o contexto mostra suficientemente a força do argumento; especialmente o próximo verso. Veja Salmos 44:24 . Marcos 5:39 compara com Lucas 8:52 .

Comentário de John Wesley

E Moisés rogou ao SENHOR # 1 o seu Deus, e disse: SENHOR, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande poder e com mão poderosa?

E Moisés rogou ao Senhor seu Deus – Se Deus não seria chamado de Deus de Israel, ele esperava poder se dirigir a ele como seu próprio Deus. Agora, Moisés está de pé na brecha para afastar a ira de Deus. Salmo 106: 23 . Ele pegou a dica que Deus lhe deu quando disse: Deixe-me em paz, que, embora parecesse proibir sua intercessão, realmente a encorajou, mostrando o poder que a oração da fé tem com Deus.

Comentário de John Calvin

11. E Moisés rogou ao Senhor seu Deus. É claro que essa oração surgiu da fé, embora nela pareça lutar contra a própria palavra de Deus; pois Deus havia dito: Desce ao teu povo; mas sua resposta é: Não, é sua. Mas, como afirmei recentemente, na medida em que ele compreendeu firmemente o princípio de que era impossível que a aliança de Deus se tornasse ineficaz, ele rompe ou supera todos os obstáculos com os olhos fechados. Ele prova que eles são o povo de Deus pelo benefício que haviam recebido tão recentemente; no entanto, ele confia principalmente na aliança; não, ele menciona a libertação deles como resultado; pois depois ele diz: “Lembre-se de Abraão, Isaque e Israel”. Vemos, portanto, que o primeiro fundamento de sua confiança é a promessa, embora Moisés se refira antes de tudo ao fato de que o povo foi libertado pela mão de Deus. Ele expressou de maneira tão expressiva Sua “mão poderosa” e “grande poder”, para significar que quanto mais visíveis os milagres de Deus haviam sido, mais Sua glória foi exposta às calúnias dos ímpios; e isso ele explica imediatamente depois: “Por que os egípcios devem falar” etc.

A partícula, ???? , beragnah, que o velho intérprete processa astuciosamente, e outras maliciosamente, prefiro simplesmente traduzir para o mal (ad malum) como denotando uma questão despropositada e infeliz. A exposição que outros dão, “sob uma estrela azarada”, parece-me exagerada. (337) Não tenho dúvidas, portanto, mas que Moisés significa que isso seria um consolo para os egípcios em seus infortúnios se o povo fosse destruído, como se Deus os tivesse vingado de seus inimigos; além disso, por essa má compreensão, a memória da graça de Deus, bem como de Seu julgamento, teria sido destruída; pois os egípcios teriam se endurecido e ficariam intocados por qualquer sentimento de culpa, considerando que Deus não mostraria misericórdia ao Seu povo eleito.

O que se segue, “arrepender-se deste mal”, é falado de acordo com a linguagem comum, pois os santos freqüentemente gaguejam em suas orações e, enquanto descarregam seus cuidados no seio de Deus, dirigem-se a ele em sua enfermidade, de modo algum convém a Ele. natureza; como, por exemplo, quando lhe perguntam: Até quando dormirás? ou ser esquecido? ou fechar os olhos? ou esconder teu rosto? Mas, com Deus, o arrependimento nada mais é do que uma mudança de conduta, na qual Ele parece refazer seu curso, como se tivesse concebido algum novo desígnio. Quando, portanto, é dito um pouco mais adiante que “o Senhor se arrependeu do mal”, é o mesmo que dizer que Ele foi apaziguado; não porque ele retrai em si o que uma vez decretou, mas porque ele não executa a sentença que pronunciara. Se meus leitores (338) desejam mais sobre esse ponto, consultem meus Comentários sobre Gênesis e os Profetas.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32:11 . E Moisés rogou ao Senhor seu Deus – Se Deus não seria chamado de Deus de Israel, ele esperava poder se dirigir a ele como seu próprio Deus. Agora, Moisés está de pé na brecha para afastar a ira de Deus, Salmos 106: 23 . Ele pegou a dica que Deus lhe deu quando disse: Deixe-me em paz, que, embora parecesse proibir sua intercessão, realmente a encorajou, mostrando que poder a oração da fé tem com Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR . Hebraico “a face de Jeová” : ou seja, antes ou na presença de Jeová.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

Tua. . . Tu . Esta é a resposta de Moisés. Ele sabe que eles não foram “rejeitados” ( Romanos 11: 2 ), mas apenas “rejeitados” ( Romanos 11:11 ) por um breve momento. Veja notas em Romanos 11: 2 , Romanos 11:15 .

Referências Cruzadas

Exodo 32:7 – Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.

Números 11:11 – E ele perguntou ao Senhor: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo?

Números 16:22 – Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: “Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? “

Deuteronômio 9:18 – Depois prostrei-me perante o Senhor outros quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa do grande pecado que vocês tinham cometido, fazendo o que o Senhor reprova, provocando a ira dele.

Deuteronômio 9:26 – Foi quando orei ao Senhor, dizendo: Ó Soberano Senhor, não destruas o teu povo, a tua própria herança! Tu o redimiste com a tua grandeza e o tiraste da terra do Egito com mão poderosa.

Salmos 74:1 – Por que nos rejeitaste definitivamente, ó Deus? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas da tua pastagem?

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *