Estudo de Salmos 74:1 – Comentado e Explicado

Hino de Asaf. Por que, Senhor, persistis em nos rejeitar? Por que se inflama vossa ira contra as ovelhas de vosso rebanho?
Salmos 74:1

Comentário de Albert Barnes

Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Parece que você nos rejeitou para sempre, ou finalmente. Compare o Salmo 44: 9 , observe; Salmo 13: 1 , nota. “Por que a tua ira fuma?” Ver Deuteronômio 29:20 . A presença de fumaça indica fogo, e a linguagem aqui é a que ocorre frequentemente nas Escrituras, quando a raiva ou a ira são comparadas com o fogo. Ver Deuteronômio 32:22 ; Jeremias 15:14 .

Contra as ovelhas do teu pasto – Teu povo, representado como um rebanho. Veja Salmo 79:13 ; Salmo 95: 7 . Isso aumenta a ternura do recurso. A ira de Deus parecia inflamada contra seu próprio povo, desamparado e indefeso, que precisava de seus cuidados e que naturalmente poderia procurá-los – como um rebanho precisa dos cuidados de um pastor, e como os cuidados do pastor podem ser esperados . Ele parecia estar zangado com seu povo, e tê-lo dispensado, quando eles tinham todos os motivos para antecipar sua proteção.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 74.

O profeta reclama da desolação do santuário: move Deus a ajudar, em consideração ao seu poder, a seus inimigos reprovadores, a seus filhos e a sua aliança.

Maschil de Asafe.

Título. ????? ?????? maskiil leasaph. Este salmo parece ter sido composto logo após a destruição de Jerusalém e do templo pelos caldeus. O autor, depois de lamentar as calamidades de seu país, e os insultos de seus inimigos, pede que se lembrem das façanhas gloriosas que Deus havia realizado nos dias antigos para seu povo, e ora para que se esforce novamente em sua causa, que pelos blasfemos o desafio do inimigo agora se tornara seu. Certamente não poderia ter sido composto pelo mesmo Asafe que escreveu o salmo anterior; (Ver 2 Crônicas 29:30 .) Mas, como pensa o bispo Patrick, por uma pessoa de sua posteridade, que, durante o cativeiro, ficou em Jerusalém com os caldeus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 74: 1 . Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre – Para não nos deixar esperanças visíveis de restituição? Por que a tua ira fuma? Ou seja, por que chega a tal ponto que todos nós percebemos isso e perguntamos: O que significa o calor dessa grande raiva? Deuteronômio 29:24 . Compare os Salmos 74:20 , onde se diz que a ira do Senhor e seu ciúme fumam contra os pecadores. Contra as ovelhas do teu pasto – Contra o teu povo escolhido.

Comentário de Scofield

Maschil

Maschil, instrução.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Maschil = Instrução. O nono dos treze assim nomeado. Veja a nota no Título, Salmo 32 e App-65 do Asaph. O terceiro dos doze Salmos de Asafe. Veja App-63. Não o Asafe de Davi, mas um sucessor com o mesmo nome.

Deus. Elohim hebraico . App-4.

porque . . . ? Figura de linguagem. Erotesis. Veja App-6.

nos rejeite. Compare Salmos 43: 2 ; Salmos 44: 9 .

fumaça. Figura do discurso Anthropopatheia. Compare Salmos 18: 8 .

ovelhas do teu pasto. Ocorre frequentemente nos Salmos de Asafe ( Salmos 79:13 ); também em Jeremias 23: 1 . Ezequiel 34:31 .

Comentário de Adam Clarke

Ó Deus, por que nos rejeitaste para sempre? Determinaste que nunca mais seremos teu povo? Nunca veremos o fim de nossas calamidades?

Comentário de John Calvin

1. Ó Deus! por que nos desviaste para sempre? Se essa reclamação foi escrita quando o povo estava em cativeiro na Babilônia, embora Jeremias tenha atribuído o 70º ano de seu cativeiro como o período de sua libertação, não é de admirar que esperar tanto tempo lhes fosse uma aflição muito amarga, que eles diariamente gemiam. por baixo, e que um período tão prolongado lhes pareceu uma eternidade. Quanto àqueles que foram perseguidos pela crueldade de Antíoco, eles podem, sem razão, reclamar da ira de Deus ser perpétua, da falta de informações a qualquer momento definido em que essa perseguição terminaria; e especialmente quando viam a crueldade de seus inimigos aumentar diariamente, sem qualquer esperança de alívio, e que sua condição passava constantemente de mal a pior. Tendo sido antes disso grandemente reduzido pelas muitas guerras desastrosas que seus vizinhos um após o outro travaram contra eles, eles agora foram levados quase à beira da destruição total. Deve-se observar que os fiéis, quando perseguidos pelas nações pagãs, ergueram os olhos para Deus, como se todos os males que sofressem tivessem sido infligidos apenas por sua mão. Eles estavam convencidos de que, se Deus não tivesse se zangado com eles, as nações pagãs não teriam permissão para obter tal licença em feri-los. Sendo convencidos, então, de que não estavam encontrando meramente a oposição de carne e sangue, mas que foram afligidos pelo justo julgamento de Deus, eles direcionam seus pensamentos para a verdadeira causa de todas as suas calamidades, que era a de que Deus cujo favor eles viveram prósperos e felizes, os rejeitaram e não se dignaram mais considerá-los como seu rebanho. O verbo an? , zanach, significa rejeitar e detestar, e às vezes também se afastar à distância. Não é de grande momento em qual desses sentidos é tomado aqui. Podemos considerar a quantidade do que é afirmado como simplesmente isso: sempre que somos visitados por adversidades, essas não são as flechas da fortuna lançadas contra nós em um empreendimento, mas os flagelos ou bastões de Deus que, em sua providência secreta e misteriosa , ele se prepara e usa para castigar nossos pecados. Rejeitar e raiva devem aqui ser referidas à apreensão ou julgamento da carne. Bem falando, Deus não está zangado com seus eleitos, cujas doenças ele cura por aflições como se fossem remédios; mas como os castigos que experimentamos poderosamente tendem a produzir em nossas mentes apreensões de sua ira, o Espírito Santo, pela palavra raiva, adverte os fiéis a reconhecerem sua culpa na presença de pureza infinita. Quando, portanto, Deus executa sua vingança sobre nós, é nosso dever refletir seriamente sobre o que merecemos e considerar que, embora Ele não esteja sujeito às emoções da raiva, ainda não é devido a nós, que temos o ofendeu gravemente por nossos pecados, porque sua ira não se acendeu contra nós. Além disso, seu povo, como pedido de obter misericórdia, foge para a lembrança da aliança pela qual eles foram adotados para serem seus filhos. Ao se chamarem o rebanho dos pastos de Deus, eles ampliam sua livre escolha deles, pela qual foram separados dos gentios. Isso eles expressam mais claramente no versículo seguinte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *