Estudo de Salmos 106:23 – Comentado e Explicado

Já cogitava em exterminá-los se Moisés, seu eleito, não intercedesse junto dele para impedir que sua cólera os destruísse.
Salmos 106:23

Comentário de Albert Barnes

Portanto, ele disse que os destruiria – Veja Êxodo 32: 10-14 . Ele ameaçou destruí-los, e ele teria feito isso, se Moisés não tivesse se interposto e implorado por eles. Não havia nada de estranho ou muito incomum nisso. Muitas maldições descendentes sobre pessoas culpadas são rejeitadas pela oração e pela intervenção humana. Estamos constantemente tentando desviar os males que viriam sobre os outros – por nossa intervenção – pelo trabalho ou pela oração. Assim, quando trabalhamos para fornecer alimento para nossos filhos, ou entregá-lo em caridade aos pobres, estamos nos esforçando para evitar o mal da fome que, de outra forma, viria sobre eles; quando lhes fornecemos roupas, afastamos os males da nudez e do frio; quando lhes damos remédios, afastamos o mal da doença prolongada ou da morte; quando corremos pelas chamas se uma casa está pegando fogo, ou nos aventuramos em um mar agitado em um barco, para salvar outras pessoas de chamas devoradoras ou de um túmulo aquoso, procuramos desviar os males que de outra forma viriam sobre eles. Assim, quando oramos pelos outros, podemos afastar males que, de outra forma, cairiam sobre os culpados. Ninguém pode estimar o número ou a quantidade de males que são, assim, afastados dos culpados e do sofrimento por intervenção e intercessão; ninguém pode dizer quantas das bênçãos de sua própria vida ele deve às intercessões e às labutas dos outros. “Todas as bênçãos que caem sobre os pecadores -“ tudo ”que é feito para afastar a ira merecida das pessoas – se devem ao fato de que o grande grande intercessor – maior que Moisés – se lançou na“ brecha ”e se encontrou e reverteu os problemas que estavam chegando a um mundo culpado. “Moisés não tinha escolhido.” Escolhido para liderar e guiar seu povo para a terra prometida.

Parou diante dele – apresentou-se diante dele.

Na brecha – literalmente, “na quebra”. A alusão é a uma brecha feita em um muro 1 Reis 11:27 ; Isaías 30:13 ; Amós 4: 3 ; Jó 30:14 , e à força com que um exército se apressa através de uma brecha que é assim feita. Então Deus parecia estar prestes a aparecer para destruir a nação.

Comentário de E.W. Bullinger

Moisés. Compare Êxodo 32: 10-14 .

Ele é escolhido. Não deles.

Comentário de Adam Clarke

Moisés, seu escolhido – ou eleito; (Vulgata, electus ejus ; Septuaginta, ? e??e?t?? a?t?? ); a pessoa que ele designou para este trabalho. Seria muito difícil mostrar que essa palavra em qualquer parte do Antigo Testamento se refere ao estado eterno de qualquer homem, muito menos à doutrina da eleição e reprovação incondicionais.

Comentário de John Calvin

23. E ele disse que o profeta nos informa, por essas palavras, que o povo teve um sentimento de sua libertação notável da destruição iminente, apenas por meio da oração, que, por um tempo, impediu a vingança de Deus de irromper contra eles. Em muito pouco tempo, no entanto, eles retornam à disposição habitual da mente, uma prova impressionante da terrível perversidade de seus corações. Para representar quão altamente Deus se ofendeu, o profeta diz que ele tinha a intenção de destruir os transgressores: não que Deus esteja sujeito a paixões humanas, ficar muito zangado por um pouco e, imediatamente depois de ser aplacado, muda seu propósito; pois Deus, em seu conselho secreto, havia resolvido o perdão deles, assim como ele realmente os perdoou. Mas o profeta menciona outro propósito, pelo qual Deus planejou atacar o povo com terror, para que, conhecendo e reconhecendo a grandeza de seus pecados, eles pudessem ser humilhados por causa disso. É esse arrependimento que é tão freqüentemente referido nas Escrituras. Não que Deus seja mutável em si mesmo; mas ele fala da maneira dos homens, para que sejamos afetados por uma sensação mais profunda de sua ira: como um rei que havia decidido perdoar um ofensor, ainda assim o ajudou diante de seu tribunal, o mais eficaz para impressioná-lo com a magnitude da bondade feita a ele. Deus, portanto, enquanto guarda para si mesmo seu propósito secreto, declarou abertamente ao povo que eles haviam cometido uma transgressão que merecia ser punida com a morte eterna. Em seguida, ele diz que Moisés ficou na brecha, o que significa que ele havia feito intercessão com Deus, para que sua terrível vingança não pudesse acontecer entre o povo. Há aqui uma alusão à maneira pela qual as cidades são invadidas; pois se uma brecha é feita na parede por qualquer um dos vários motores empregados na guerra, bravos soldados se lançam instantaneamente na brecha para defendê-la. Por isso, Ezequiel censura os falsos profetas, que, ao contrário de Moisés, enganam o povo por suas lisonjas, fazendo como que um muro de barro, não se colocam em brechas no dia da batalha.

“Vocês não subiram às brechas, nem fizeram a cerca para a casa de Israel, para permanecer na batalha no dia do Senhor”, Ezequiel 13: 5 .

Alguns expositores são de opinião que o profeta se refere à separação que o povo havia feito entre si em violar a aliança de Deus e a relação sagrada na qual eles se mantinham; mas o significado é o mesmo. Pois naquela brecha que deu origem a essa metáfora ou semelhança, Deus, ao defender seu povo com tanta fidelidade, foi a eles no lugar de um muro ou baluarte. Tendo provocado sua ira novamente, ele estava prestes a se apressar para destruí-los, se Moisés não tivesse interposto como intercessor.

Comentário de John Wesley

Portanto, ele disse que os destruiria, se Moisés, seu escolhido, não tivesse estado diante dele na brecha, para afastar sua ira, para que não os destruísse.

Violação – Deus fez um muro sobre eles; mas eles haviam violado seus pecados, nos quais o Senhor, que agora era justamente seu inimigo, poderia entrar para destruí-los; o que ele certamente havia feito, se Moisés, por sua intercessão predominante, não o tivesse impedido.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *