Estudo de Salmos 25:4 – Comentado e Explicado

Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
Salmos 25:4

Comentário de Albert Barnes

Mostre-me teus caminhos, ó Senhor – Os “caminhos” de Deus são Seus métodos de administrar os assuntos do mundo; Suas dispensações; as regras que Ele prescreveu para Si mesmo na execução de Seus planos; as grandes leis pelas quais Ele governa o universo. Deuteronômio 32: 4 , “todos os seus caminhos são juízo; Deus da verdade e sem iniqüidade, justo e certo é ele. ” A oração do salmista é que ele possa entender os métodos do governo divino; os princípios sobre os quais Deus concede felicidade e salvação; as regras que Ele teve o prazer de prescrever para a conduta humana; os arranjos pelos quais Ele confere favores à humanidade; o esquema pelo qual Ele salva as pessoas. A idéia é evidentemente que ele possa entender tanto disso, a fim de regular corretamente sua própria conduta; para que ele não se apóie em seu próprio entendimento ou confie em Sua própria orientação, mas que Ele sempre esteja sob a orientação e direção de Deus.

Ensina-me os teus caminhos – Os caminhos que tu tomaes; a saber, como antes, na administração dos assuntos do mundo. A oração é expressiva do desejo de estar totalmente sob a direção de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 4 . Mostra-me os teus caminhos, ó Senhor – ou seja, o caminho ou os teus preceitos, o que devo fazer nas minhas circunstâncias e dificuldades; por quais métodos posso obter teu favor e ajuda. Tudo o que você faz comigo, como em outras coisas, concede-me esse favor, ensina-me o meu dever e faz com que eu permaneça próximo a ele, apesar de todas as tentações em contrário. Leitor, és um viajante para o céu? Lembre-se, então, você corre o risco de ser desviado e se perder. O caminho está marcado na palavra de Deus, e andar de acordo com isso é andar no caminho. Deus só pode te colocar no caminho, e preservá-lo e encaminhá-lo para ele, para que o propósito continue instantâneo em oração, após o exemplo de Davi, ao Deus da tua salvação, para que ele te ensine a conhecer e fazer a sua vontade.

Comentário de Adam Clarke

Mostre-me os teus caminhos – O salmista deseja conhecer o caminho de Deus, ser ensinado o seu caminho e ser levado à sua verdade. Ele não pode discernir dessa maneira, a menos que Deus mostre; ele não pode aprender o caminho a menos que Deus o ensine; e ele não pode andar na verdade de Deus, a menos que Deus o guie: e mesmo assim, a menos que Deus continue a ensinar, ele nunca aprenderá completamente as lições de sua salvação; portanto, ele acrescenta: “Guia-me na tua verdade e ensina-me;” Salmo 25: 5 .

Para que ele possa mostrar isso, ensinando e liderando, ele vem a Deus como o “Deus de sua salvação”; e para que ele não perca o trabalho, ele “espera nele o dia todo”. Muitos perdem o benefício de suas orações sinceras, porque não perseveram nelas. Eles oram por um tempo; fique desleixado ou desanimado; restringir a oração; e, assim, perder tudo o que já foi feito para e neles.

Comentário de John Calvin

4. Ó Jeová! faça-me conhecer os teus caminhos. Pelos caminhos do Senhor, Davi às vezes significa, como vimos em outro lugar, a questão feliz e próspera dos assuntos, mas com mais freqüência ele usa essa expressão para denotar o governo de uma vida santa e justa. Como o termo verdade ocorre no versículo imediatamente a seguir, a oração que ele oferece neste lugar é, na minha opinião, para esse efeito: Senhor, mantenha seu servo na firme persuasão de suas promessas e não permita que ele se entregue lado para a mão direita ou para a esquerda. Quando nossas mentes são assim compostas à paciência, não empreendemos nada precipitadamente ou por meios impróprios, mas dependemos totalmente da providência de Deus. Assim, neste lugar Davi deseja não apenas ser dirigido pelo Espírito de Deus, para que ele não erre do caminho certo, mas também que Deus lhe manifeste claramente sua verdade e fidelidade nas promessas de sua palavra, para que ele possa viva em paz diante dele e fique livre de toda impaciência. (554) Se alguém preferiria as palavras em um sentido geral, como se Davi se comprometesse totalmente a Deus para ser governado por ele, não me oponho a isso. Como, no entanto, acho provável que, sob o nome de verdade no próximo versículo, ele explique o que ele quer dizer com os caminhos e caminhos de Deus, dos quais ele fala aqui, não hesito em referir a oração a isso. circunstância, a saber, que Davi, com medo de ceder ao sentimento de impaciência, ou ao desejo de vingança, ou a algum impulso extravagante e ilegal, pede que as promessas de Deus sejam profundamente impressionadas e gravadas em seu coração. Pois eu disse antes, que enquanto esse pensamento prevalecer em nossas mentes, que Deus cuide de nós, é o melhor e mais poderoso meio de resistir às tentações. Se, no entanto, pelos caminhos e caminhos de Deus, alguém preferiria entender sua doutrina, eu ainda considero isso um ponto estabelecido, que na linguagem do salmista há uma alusão àquelas emoções repentinas e irregulares que surgem em nossas mentes quando somos lançados pela adversidade e pelos quais somos precipitados nos caminhos tortuosos e enganosos do erro, até que sejam oportunamente subjugados ou dissipados pela palavra de Deus. Assim, o significado é: o que quer que aconteça, não me permita, ó Senhor, cair dos teus caminhos, ou ser levado por uma desobediência voluntária à tua autoridade, ou qualquer outro desejo pecaminoso; antes, permita que a tua verdade me preserve em um estado de repouso tranquilo e paz, por uma humilde submissão a ela. Além disso, embora ele freqüentemente repita a mesma coisa, pedindo que Deus o fizesse conhecer seus caminhos, ensiná-lo neles e guiá-lo em sua verdade, não há redundância nessas formas de fala. Nossas adversidades são frequentemente como névoas que escurecem os olhos; e cada um sabe, por sua própria experiência, como é difícil, enquanto essas nuvens de escuridão continuarem, discernir de que maneira devemos caminhar. Mas se Davi, um profeta tão distinto e dotado de tanta sabedoria, necessitava de instrução divina, o que será de nós se, em nossas aflições, Deus não dissipar de nossas mentes aquelas nuvens de trevas que nos impedem de ver sua luz ? Muitas vezes, então, como qualquer tentação pode nos assaltar, devemos sempre orar para que Deus faça com que a luz de sua verdade brilhe sobre nós, para que, ao recorrer a artifícios pecaminosos, devemos nos desviar e vagar em desonestos e desonestos. caminhos proibidos.

Comentário de John Wesley

Mostra-me os teus caminhos, SENHOR; ensina-me os teus caminhos.

Ensinar – Ensine-me meu dever e faça com que eu fique próximo a ele, apesar de todas as tentações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *