Estudo de Joel 2:17 – Comentado e Explicado

Chorem os sacerdotes, servos do Senhor, entre o pórtico e o altar, e digam: Tende piedade de vosso povo, Senhor, não entregueis à ignomínia vossa herança, para que não se torne ela o escárnio dos pagãos! Por que diriam eles: onde está o seu Deus?
Joel 2:17

Comentário de Albert Barnes

Que os sacerdotes, os ministros do Senhor, chorem entre a varanda e o altar – a varanda neste, templo de Salomão, era de fato uma torre, na frente do santo dos santos, da mesma largura que o templo, a saber: 20 côvados, e a sua profundidade metade da sua largura, ou seja, 10 côvados 1 Reis 6: 3 e sua altura 120 côvados, o todo “revestido de ouro puro” 2 Crônicas 3: 4 . O altar de bronze para holocaustos estava em frente a ele 2 Crônicas 8:12 . O altar era de bronze, vinte côvados quadrados; e assim, igual em largura ao próprio templo, e com dez côvados de altura 2 Crônicas 4: 1 . O espaço então entre a varanda e o altar estava fechado naqueles dois lados 2 Crônicas 7: 7 ; tornou-se uma parte interna da corte dos padres. Por ela passavam os sacerdotes ou o sumo sacerdote, sempre que iam aspergir o sangue, tipificando a expiação, diante do véu do tabernáculo, ou para qualquer outro ofício do tabernáculo. Parece ter sido um local de oração para os sacerdotes. É mencionado como um agravamento dos pecados daqueles 25 sacerdotes idólatras, que aqui, onde deveriam adorar a Deus, viraram as costas para o templo do Senhor, para adorar o sol Ezequiel 8:16 . Aqui, no exercício de seu cargo, Zacarias estava de pé 2 Crônicas 24: 20-21 ; Mateus 23:35 , quando o Espírito de Deus veio sobre ele e ele repreendeu o povo, e eles o apedrejaram. Ali, os sacerdotes, com o rosto voltado para o santo dos santos e para o templo que Ele havia enchido com Sua glória, deveriam chorar. Lágrimas são um presente de Deus. Nos tempos mais sagrados, os sacerdotes choravam diante da santa eucaristia ao pensar na Paixão e na Morte Preciosa de nosso Senhor Jesus, que então suplicamos a Deus, que os levassem, como parte de suas vestimentas, lençóis com os quais secar a roupa. lágrimas.

E digam – Uma forma de oração é fornecida para eles. A partir disso, as palavras “poupe-nos, bom Senhor, poupe seu povo”, entram nas litanias da Igreja Cristã.

E não dês a tua herança ao opróbrio – A inimizade dos pagãos contra os judeus era inimizade contra Deus. Deus os havia escolhido como Seu povo e Sua propriedade. A terra deles era uma herança de Deus. Deus, ao separá-los dos pagãos, e se revelar a eles, fez deles sua herança especial. Moisés Êxodo 32:12 ; Números 14: 13-16 ; Deuteronômio 9:28 , Deuteronômio 9: 9 , depois Josué Josué 7: 9 , o Salmistas Salmo 79: 1-13 ; 115 , implore a Deus que Seu próprio poder ou vontade de salvar Seu povo seria questionado, se ele os destruísse ou os abandonasse. Deus, por outro lado, diz a eles que não por nenhum deserto deles, mas por amor de Seu próprio Nome, Ele os libertou, para que o pagão não seja o mais confirmado em seus erros quanto a si mesmo Ezequiel 20: 5 ; Ezequiel 36: 21-23 . Faz parte da verdadeira penitência implorar a Deus que nos perdoe, não por nada em nós mesmos (pois não temos nada além de nossos pecados), mas porque somos o trabalho de Suas mãos, criadas à Sua imagem, o príncipe de Deus. o Sangue de Jesus, chamado pelo Seu Nome.

Que o pagão deve dominá-los – Este, e não a representação na margem, usa um sinônimo contra eles, é o significado uniforme da frase hebraica. Não se deve supor que o profeta Joel o usaria em um sentido contrário ao uso uniforme de todos os escritores anteriores a ele. Também não há nenhuma instância de qualquer outro uso do idioma em nenhum escritor posterior. “O enigma que foi encerrado”, diz Jerome, “está aberto agora. Para quem esse povo é, múltiplo e forte, descrito acima, sob o nome de “verme palmer, gafanhoto, lagarta” e “lagarta”, agora é explicado mais claramente: “para que o pagão não domine sobre eles”. Pois a herança do Senhor é dada à reprovação, quando eles servem seus inimigos, e as nações dizem: “Onde está o seu Deus”, a quem eles se gabavam de ser seu Soberano e seu Protetor? Tal é a censura já feita contra o povo de Deus, quando Ele não os protege visivelmente, o que o salmista diz que era como uma espada em seus ossos ( Salmo 42: 3 , Salmo 42:10 ; adicione Salmo 79:10 ; Salmo 115: 2 Miquéias 7:16 ); suas lágrimas eram sua carne dia e noite enquanto eles diziam. Os principais sacerdotes, escribas e anciãos cumpriram uma profecia se aventurando a blasfemar contra nosso Senhor: “Ele confiava em Deus; deixe-o, entregue-o agora, se ele o desejar ”( Mateus 27:43 , do Salmo 22: 8 ).

Comentário de Thomas Coke

Joel 2:17 . Entre o alpendre e o altar Este alpendre parece ser o mesmo com o mencionado 1 Reis 6: 3, que tinha vinte côvados de comprimento e coberto com ouro puro, 2 Crônicas 3: 4 . Essa varanda separava o templo da corte dos sacerdotes; em que tribunal estava o altar de holocaustos; e entre este altar e a varanda do santuário estava o posto dos sacerdotes quando eles ministravam a Jeová. Era comum entre os judeus ter certas formas de oração ou louvor prescritas aos sacerdotes, em seus ministérios públicos. Assim foi entregue pelo profeta, Poupe o seu povo, etc. Sobre a qual São Jerônimo observa muito bem, que abre o mistério, e mostra manifestamente o que é aquela nação forte e poderosa, representada sob os gafanhotos; a saber, os pagãos; as nações que eram inimigas dos judeus. Veja Chandler e Pocock.

Comentário de Joseph Benson

Joel 2:17 . Que os sacerdotes, os ministros do Senhor, chorem entre a varanda e o altar – Os sacerdotes, sendo em um sentido peculiar os servos do Senhor, são obrigados a assumir a liderança nesta obra sagrada da penitência, e a permanecer chorando e orando entre a varanda e o altar; isto é, na quadra aberta, pouco antes da varanda do templo construída por Salomão (ver 1 Reis 6: 3 ) e do altar de holocaustos. Isso se chamava tribunal dos padres e era o local onde a maior parte daqueles, cujo curso era, davam a sua presença. Nesse ponto, é mencionado como o local mais apropriado para os sacerdotes permanecerem, enquanto dirigiam suas orações e intercessões a Deus em favor do povo; porque aqui eles podiam ser vistos e ouvidos por toda a assembléia, e aqui antes haviam oferecido os sacrifícios apropriados para essa ocasião. E digam: Poupe o seu povo, ó Senhor – Era comum prescrever certas formas de oração ou louvor aos sacerdotes, em seus ministérios públicos: ver Oséias 14: 2 ; 1 Crônicas 16:36 . Isso foi mencionado aqui, em que eles pedem a Deus para libertar seu povo, não por mérito deles, mas por sua própria glória, para que os pagãos ao seu redor não tenham ocasião de blasfemar seu nome, como se ele não pudesse proteger seus adoradores. Que os pagãos deveriam governar sobre eles – Esta tradução do verbo hebraico ???? favorece sua interpretação, que entende pelo exército, no início do capítulo, um inimigo humano invasor. Mas se exposta a uma praga de gafanhotos, ainda assim essa tradução, como observa o arcebispo Newcome justamente, pode ser apoiada, porque, quando as pessoas estavam angustiadas com os gafanhotos, elas seriam presas mais fáceis de seus inimigos. Mas, fazer um provérbio deles, ou usar uma palavra contra eles, como diz a margem, é a tradução mais natural: pois ter seu país destruído por gafanhotos naturalmente os tornaria objeto do escárnio de seus inimigos. escárnio, como se tivessem sido abandonados pelo Deus a quem adoravam; e o verbo hebraico acima mencionado é tomado indiferentemente em qualquer sentido.

Comentário de John Wesley

Os sacerdotes, os ministros do SENHOR, chorem entre a varanda e o altar, e digam: Poupa, ó SENHOR, o teu povo, e não repreenda a sua herança, para que os gentios os dominem; entre o povo: Onde está o Deus deles?

A varanda – Essa varanda imponente construída por Salomão, 1 Reis 6: 3 .

O altar – O altar do holocausto, que ficava a alguma distância deste alpendre, e aqui estão os sacerdotes ordenados a permanecer em pé, jejuando e orando, de onde eles podem ser ouvidos e vistos pelas pessoas na próxima corte, na qual as pessoas costumavam orar.

Repreender – A fome, embora por gafanhotos, é uma reprovação a esta tua herança; será uma censura maior sermos escravos das nações significadas pelos gafanhotos, portanto, por misericórdia, livramos-nos de um e de outro.

Comentário de Adam Clarke

Os sacerdotes chorem entre a varanda e o altar. O altar de holocaustos estava diante da varanda do templo, 2 Crônicas 8:12 , e entre eles havia um espaço aberto de quinze ou vinte côvados. Foi lá que os padres se prostraram nessas ocasiões. Foi nesse lugar que os sacerdotes trouxeram o sacrifício ou a vítima da expiação; e onde o sumo sacerdote colocou as mãos na cabeça da vítima, confessando seus pecados.

Digam – O seguinte era a forma a ser usada nesta ocasião: “Poupe o seu povo”, etc. E se isso for feito com o coração partido, etc. “, então o Senhor ficará com inveja de sua terra e com pena seu povo “, 2 Crônicas 8:18 . Ele certamente salvará se você voltar seriamente a ele e procurá-lo penitentemente.

Comentário de E.W. Bullinger

os sacerdotes, os ministros do SENHOR. Veja a nota em Joel 1: 9 .

entre, etc. Compare Ezequiel 8:16 .

Poupe Tuas Pessoas, etc. Referência a Pentateuco ( Êxodo 32:11 , Êxodo 32:12 , Deuteronômio 9:26 , Deuteronômio 9:29 ). App-92. Compare Neemias 13:22 .

Tua herança . Referência ao Pentateuco, ( Deuteronômio 32: 9 ). App-92.

nações = nações.

portanto. ? Figura do discurso Erotesis., App-6. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 9: 26-29 ). App-92. Compare Salmos 42:10 ; Salmos 79:10 ; Salmos 115: 2 . Miquéias 7:10 .

pessoas = povos,

Comentário de John Wesley

Os sacerdotes, os ministros do SENHOR, chorem entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa, ó SENHOR, o teu povo, e não ofereças a tua herança para o opróbrio, para que os gentios os dominem; por que diriam entre o povo: Onde está o Deus deles?

A varanda – Essa varanda imponente construída por Salomão, 1 Reis 6: 3 .

O altar – O altar do holocausto, que ficava a alguma distância deste alpendre, e aqui estão os sacerdotes ordenados a permanecer em pé, jejuando e orando, de onde eles podem ser ouvidos e vistos pelas pessoas na próxima corte, na qual a as pessoas costumavam orar.

Repreender – A fome, embora por gafanhotos, é uma reprovação a esta tua herança; será uma censura maior sermos escravos das nações significadas pelos gafanhotos, portanto, por misericórdia, livramos-nos de um e de outro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *