Estudo de Números 14:19 – Comentado e Explicado

Perdoai o pecado desse povo segundo a vossa grande misericórdia, como já o tendes feito desde o Egito até aqui."
Números 14:19

Comentário de Adam Clarke

Perdão, peço-te, a iniqüidade deste povo – De Números 14:13 ; para Números 14:19 ; inclusive, temos as palavras da intercessão de Moisés; eles não precisam de explicação, estão cheios de simplicidade e energia; seus argumentos com Deus (por exemplo, argumentar e argumentar com seu Criador) são pontuais, convincentes e respeitosos; e, embora mostrem um coração cheio de humanidade, evidenciam a preocupação mais profunda pela glória de Deus. O argumentum ad hominem é aqui usado da maneira mais excepcional possível e com o efeito máximo.

Comentário de John Calvin

19. Perdão, peço-te a iniqüidade deste povo. A fim de incentivar sua esperança de perdão, ele primeiro coloca diante de si a grandeza da misericórdia de Deus, e depois as instâncias passadas pelas quais se provou que Deus estava inclinado ao perdão. E, de fato, a misericórdia de Deus nos convida continuamente a buscar a reconciliação sempre que pecamos; e, embora as iniqüidades amontoadas nas iniqüidades, e a enorme enormidade de nossos pecados, possam justamente nos assustar, ainda assim a abundância de Sua graça, da qual é mencionada aqui, precisa ocorrer para nós, a fim de engolir todo medo de A ira dele. David, também, apostando-se neste refúgio, fornece um exemplo de como todo alarme deve ser superado. ( Salmos 51: 1 ) Mas, como o reconhecimento puro e abstrato da bondade de Deus costuma ser insuficiente para nós, Moisés aplica outra estada na forma da experiência: Perdão, (ele diz), como você já fez muitas vezes antes. Pois, como a bondade de Deus é incansável e inesgotável, quanto mais experimentamos, mais devemos ser encorajados a implorá-la; não para que possamos afundar na indulgência licenciosa do pecado, mas para que o desespero não nos domine quando estivermos debaixo da condenação de Deus, e nossa própria consciência nos fira e nos atormenta. Em uma palavra, consideremos isso como um modo mais importante de importância, quando suplicamos a Deus pelos benefícios que já experimentamos, que Ele nunca deixará de ser gracioso.

Referências Cruzadas

Exodo 32:10 – Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Exodo 32:32 – Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.

Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

1 Reis 8:34 – ouve dos céus e perdoa o pecado de Israel, teu povo, e traze-o de volta à terra que deste aos seus antepassados.

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Salmos 78:38 – Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu. Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.

Salmos 106:7 – No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho.

Salmos 106:45 – Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Ezequiel 20:8 – ” ‘Mas eles se rebelaram contra mim e não quiseram ouvir-me; não se desfizeram das imagens repugnantes em que haviam posto os seus olhos, nem abandonaram os ídolos do Egito. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e que lançaria a minha indignação contra eles no Egito.

Daniel 9:19 – Senhor, ouve! Senhor, perdoa! Senhor, vê e age! Por amor de ti, meu Deus, não te demores, pois a tua cidade e o teu povo levam o teu nome”.

Jonas 3:10 – Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *