Estudo de Daniel 9:19 – Comentado e Explicado

Senhor, escutai! Senhor, perdoai! Senhor, ficai atento! Agi! Por vosso próprio amor, ó meu Deus, não demoreis, pois vosso nome foi dado à vossa cidade e a vosso povo!
Daniel 9:19

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, ouça … – A linguagem neste versículo não requer nenhuma explicação específica. A repetição – as variadas formas de expressão – indica uma mente atenta ao objeto; um coração muito interessado; uma seriedade que não pode ser negada. É uma linguagem respeitosa, solene, devota, mas profundamente sincera. Não é uma repetição vã, pois sua força não está nas “palavras” empregadas, mas no fervor manifesto, sinceridade e sinceridade de espírito que permeiam os pedidos. É sincera intercessão e súplica que Deus ouviria – que ele perdoaria, que ouviria e faria, que não adiaria sua graciosa interposição. Os pecados do povo; a desolação da cidade; as promessas de Deus; a censura que a nação estava sofrendo – tudo isso vem correndo sobre a alma, e leva ao mais fervoroso pedido que talvez já tenha saído dos lábios humanos.

E essas coisas justificaram esse fervoroso pedido – pois a oração era a de um profeta, um homem de Deus, um homem que amava seu país, um homem que pretendia promover a glória divina como o objeto supremo de sua vida. Tal intercessão sincera; tal confissão de pecado; essa insistência em argumentos sobre por que uma oração deve ser ouvida é sempre aceitável para Deus; e embora não se possa supor que a Mente Divina precise ser instruída, ou que nossos argumentos o convencam a Deus ou o influenciem como os argumentos fazem os homens, é indubitavelmente apropriado insisti-los como se fossem, pois isso pode ser apenas maneira que nossas próprias mentes podem ser levadas a um estado adequado. O grande argumento que devemos insistir por que nossas orações devem ser ouvidas é o sacrifício que foi feito pelo pecado pelo Redentor e o fato de que ele comprou para nós as bênçãos de que precisamos; mas em conexão com isso, é apropriado exortar nossos próprios pecados e necessidades; as necessidades de nossos amigos ou de nosso país; nosso próprio perigo e o dos outros; a interposição de Deus em tempos passados ??em favor de seu povo, e suas próprias promessas e propósitos graciosos. Se tivermos espírito, fé, penitência e sinceridade de Daniel, podemos ter certeza de que nossas orações serão ouvidas como as dele.

Comentário de Adam Clarke

Tua cidade e teu povo são chamados pelo teu nome – A cidade santa, a cidade do grande rei. Eu acho que dificilmente um homem sério pode ler essas palavras impressionantes e suplicantes sem sentir uma medida da seriedade do profeta.

Comentário de E.W. Bullinger

do = execute [it].

Comentário de John Calvin

Aqui a veemência é melhor expressa, como observei anteriormente. Pois Daniel não mostra sua eloquência, como costumam fazer os hipócritas, mas simplesmente ensina por seu exemplo a verdadeira lei e método de oração. Sem dúvida, ele foi impelido por um zelo singular com o objetivo de atrair outros com ele. Deus, portanto, trabalhou no Profeta por seu Espírito, para torná-lo um guia para todo o resto, e sua oração como uma espécie de forma comum a toda a Igreja. Com essa intenção, Daniel agora relaciona suas próprias concepções. Ele orou sem testemunha, mas agora convoca toda a Igreja e deseja que ela se torne testemunha de seu zelo e fervor, e convida todos os homens a seguirem essa receita, procedendo como não de si mesmo, mas de Deus. Ó Senhor, ouça, diz ele; e depois, ó Senhor, seja propício Por esta segunda cláusula, ele implica a surdez contínua e intencional do Todo-Poderoso, porque ele estava merecidamente zangado com o povo. E devemos observar isso, porque nos perguntamos tolamente que Deus não respondeu às nossas orações assim que o desejo saiu de nossos lábios. Sua razão também deve ser notada. A lentidão de Deus brota de nossa frieza e embotamento, enquanto nossas iniqüidades interpõem um obstáculo entre nós e seus ouvidos. Sê, portanto, propício, ó Senhor, para que ouças. Portanto, a sentença deve ser resolvida. Depois, acrescenta, ó Senhor, atenda. Com esta palavra, Daniel quer dizer que, embora o povo tenha provocado de muitas maneiras e por um período de tempo a ira de Deus, eles foram indignamente oprimidos por inimigos ímpios e cruéis, e que essa severa calamidade deveria inclinar Deus a ter pena deles. Ó Senhor, portanto, diz ele, atenda e não demore Já Deus havia expulsado seu povo por setenta anos, e havia sofrido que eles fossem tão oprimidos por seus inimigos, a ponto de causar aos fiéis o maior desânimo mental. Assim, percebemos como nesta passagem o Santo Profeta lutou com ousadia com a mais severa tentação. Ele pede a Deus para não atrasar ou adiar. Setenta anos já haviam se passado desde que Deus havia formalmente rejeitado seu povo, e os havia recusado todos os sinais de sua boa vontade para com eles.

A inferência prática desta passagem é a impossibilidade de orarmos de forma aceitável, a menos que nos elevemos superiores ao que nos acontece; e se estimarmos o favor de Deus de acordo com nossa própria condição, perderemos o próprio desejo de orar; não, passaremos cem vezes no meio de nossas calamidades e seremos totalmente incapazes de elevar nossas mentes para Deus. Por fim, sempre que Deus parece ter demorado por um longo período de tempo, ele deve ser constantemente solicitado a não atrasar. Ele acrescenta a seguir: Por seu próprio bem, ó, meu Deus. Mais uma vez, Daniel reduz a nada aquelas fontes de confiança pelas quais os hipócritas se imaginam capazes de obter o favor de Deus. Mesmo que uma cláusula da sentença não seja realmente o oposto da outra, como era antes, ainda assim, quando ele diz, por sua causa, podemos entender a inferência que é, portanto, não por nossa própria causa. Ele confirma essa visão pelo restante do contexto: Por amor de Deus, ó Deus, porque seu nome foi invocado em sua cidade, diz ele, e em seu povo . Observamos, então, como Daniel não deixou meios por tentar obter seu pedido, apesar de confiar em sua adoção gratuita e nunca duvidar dos sentimentos propícios de Deus para com seu próprio povo. Ele não encontra realmente nenhuma causa para eles, nem nos mortais nem em seus méritos, mas deseja que a humanidade perpetuamente contemple seus benefícios e continue firme até o fim. Segue-se: –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *