Estudo de Êxodo 32:32 – Comentado e Explicado

Rogo-vos que lhes perdoeis agora esse pecado! Senão, apagai-me do livro que escrevestes."
Êxodo 32:32

Comentário de Albert Barnes

Para uma forma similar de expressão, na qual a conclusão é deixada pela mente do leitor, veja Daniel 3:15 ; Lucas 13: 9 ; 19:42 ; João 6:62 ; Romanos 9:22 . Para o mesmo pensamento, veja Romanos 9: 3 . Cabe a Moisés e Paulo perceberem e ousarem expressar sua prontidão para serem totalmente sacrificados em benefício daqueles a quem Deus confiou ao seu amor. Isso expressa a idéia aperfeiçoada de toda a oferta queimada.

Teu livro – A figura é retirada da inscrição dos nomes dos cidadãos. Esta é sua primeira ocorrência nas Escrituras. Veja as referências marginais. e Isaías 4: 3 ; Daniel 12: 1 ; Lucas 10:20 ; Filemom 4: 3 ; Apocalipse 3: 5 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32:32 . Se não, tira-me, peço-te, do teu livro Em Números 11:15 . Moisés faz uso de uma expressão mais clara do que isso, mas ambas, sem dúvida, têm a mesma importância: se você me trata assim, me mate, peço-lhe, sem demora. Não se pode imaginar que Moisés desejasse ser apagado do livro da vida eterna: esse desejo não seria apenas altamente ímpio por si só, mas totalmente inconsistente com esse desejo de felicidade própria, que é a primeira lei da natureza. Além disso, esse desejo não era pertinente ao ponto em questão. Moisés estava intercedendo com Deus para perdoar os israelitas rebeldes e levá-los novamente à sua aliança e favor: seu pedido respeitava essa vida e somente as coisas dela; e, portanto, sua petição era muito natural, de que, se Deus não considerasse adequado atender seu pedido, ele apagaria seu nome do livro que havia escrito; isto é, tira a vida que ele lhe dera e, assim, também o exclui de todas as bênçãos daquele pacto temporal que ele havia feito com Israel; e os benefícios que Deus havia oferecido ( Êxodo 32:10 .) para transferir para si mesmo. Ver 1 Reis 19: 4 .

Deus primeiro declarou a Moisés que ele destruiria completamente toda a raça de Israel, que se rebelara contra ele, Êxodo 32: 9-10 . Moisés intercede e muda esse terrível propósito; especialmente lembrando ao Senhor sua aliança e promessa a Abraão, etc. Êxodo 32: 13-14 . Descendo do monte, Moisés, por ordem do Senhor, é um exemplo temeroso de alguns dos mais graves ofensores; após o que ele retorna ao monte, e renova sua intercessão pela preservação de todo o povo remanescente e por sua herança da promessa de Deus; solicitando que, se o Todo-Poderoso decidisse destruí-los, ele também o destruiria: sobre o que o Todo-Poderoso declara, que os que pecaram certamente seriam destruídos, embora ele cumprisse sua promessa e levasse sua posteridade à terra prometida.

Teu livro que você escreveu é uma frase que se refere a Deus, (segundo uma maneira humana, que é comum nos escritos em mosaico), como guardar um livro e inserir os nomes de todas as suas criaturas; e a muitas passagens nas Escrituras se referem; veja Salmos 56: 8 ; Salmos 69:28 ; Salmos 87: 6 ; Salmos 139: 16 . Isaías 4: 3 . Ezequiel 13: 9, cuja última passagem explica completamente o presente; nem serão escritos nos escritos da casa de Israel, diz o profeta. Assim, diz Deuteronômio 25: 6 , que seu nome não seja posto fora de Israel, desse rolo ou registro de Israel, que deveria estar diante de Deus. – Como as idéias no Apocalipse, e em muitas outras partes de o Novo Testamento, são retirados do Antigo e do modo de pensar judeu; assim, um livro da vida eterna é mencionado, sem dúvida, em alusão a este livro da vida temporal, e da aliança judaica à qual Moisés faz alusão. Ver Apocalipse 3: 5 . Filipenses 4: 3 . Um antigo bispo ( Paulino ) comenta bem sobre essa intercessão de Moisés, que há uma grande quantidade de arte e política piedosas na petição ou proposta, como podemos chamá-lo, que este grande favorito e confiante de Deus oferece a ele. Ele não faz isso em todas as aventuras, como faria alguém menos familiarizado com a mente Divina; nem ele faz isso com um leve desprezo pela vida, como alguém cujas circunstâncias o levaram ao desespero. Ele sabia que a bondade de Deus era infinita, assim como sua justiça; para que, nessa alternativa, ou seja você satisfeito em matar eu e eles juntos, ou poupar eles e eu juntos, ele era sensato, ele deveria envolver a misericórdia de Deus para perdoar os criminosos; enquanto em nome deles, ele se dedicou ao mesmo tempo àquela justiça, que não pode ser supostamente capaz de ferir os inocentes.

Comentário de Adam Clarke

Perdoe o pecado deles; e, se não, remova-me – do teu livro – É provável que uma parte da obra de Moisés durante os quarenta dias de sua residência no monte com Deus, tenha sido ele que regulamentou o papel de todas as tribos e famílias de Israel , em referência às partes em que atuariam respectivamente nas diferentes transações no deserto, na terra prometida, etc .; e isso, sendo feito sob a direção imediata de Deus, é denominado livro de Deus que ele havia escrito (tais registros de registros, chamados também genealogias, os judeus tiveram desde o período mais remoto de sua história); e é provável que Deus lhe tivesse dito que aqueles que quebrassem o convênio que ele havia feito com eles seriam apagados dessa lista e nunca entrariam na terra prometida. Tudo isso Moisés parece ter particularmente em vista, e, sem entrar em detalhes, imediatamente chega ao ponto que ele sabia que estava consertado quando essa lista ou lista de reunião foi feita, a saber, que aqueles que deveriam quebrar o pacto deveriam ser apagados fora, e nunca tem herança na terra prometida: por isso ele diz: Este povo pecou um grande pecado, e os fez deuses de ouro; assim, eles quebraram a aliança (veja o primeiro e o segundo mandamentos) e, com isso, perderam o direito a Canaã. No entanto, agora, ele acrescenta, se você perdoar o pecado deles, para que eles ainda atinjam a herança prometida; se não, tira-me, peço-te, do teu livro que escreveste; se apagares os nomes deste registo e nunca os permitirem entrar em Canaã, apaga-me também; pois não posso suportar o pensamento de gozar dessa bem-aventurança, enquanto meu povo e sua posteridade serão para sempre excluídos. E Deus, em bondade com Moisés, poupou-lhe a mortificação de entrar em Canaã sem levar o povo com ele. Eles perderam a vida e foram sentenciados a morrer no deserto; e a oração de Moisés foi respondida com misericórdia, enquanto o povo sofria sob a mão da justiça. Mas a promessa de Deus não falhou; pois, embora os que pecaram foram apagados do livro, sua posteridade gozou da herança.

Esta parece ser a luz simples e pura em que este lugar deve ser visto; e, neste sentido, deve entender-se São Paulo, Romanos 9: 3 , onde diz: Pois eu gostaria que eu fosse amaldiçoado por Cristo por meus irmãos, meus parentes segundo a carne; quem são israelitas, a quem pertence a adoção, a glória e os convênios. Moisés não pôde sobreviver à destruição de seu povo pelas nações vizinhas, nem a sua exclusão da terra prometida; e São Paulo, vendo os judeus prestes a serem cortados pela espada romana por rejeitarem o Evangelho, estavam dispostos a ser privados de todas as bênçãos terrenas e até a se tornar um sacrifício para eles, se isso pudesse contribuir para a preservação e salvação do estado judeu. Ambos os homens eminentes, envolvidos no mesmo trabalho, influenciados por um espírito de patriotismo incomparável, estavam dispostos a perder todas as bênçãos de um tipo secular, até morrer pelo bem-estar do povo. Mas, certamente, nenhum deles poderia querer ir para a perdição eterna, para salvar seus compatriotas de serem cortados, um pela espada dos filisteus e outro pela dos romanos. Até a suposição é monstruosa.

Nesse modo de interpretação, podemos ver imediatamente o que está implícito no livro da vida e ser escrito ou apagado de um livro desse tipo. Nos registros públicos, todos os que nasceram de uma tribo em particular foram inscritos na lista de suas respectivas famílias sob essa tribo. Este foi o livro da vida; mas quando qualquer um deles morresse, seu nome poderia ser considerado apagado desta lista. Nossos registros batismais, que registram o nascimento de todos os habitantes de uma paróquia ou distrito em particular e que são apropriadamente nossos livros da vida; e nossas contas de mortalidade, que são apropriadamente nossos livros da morte, ou as listas daqueles que são assim apagados de nossos registros batismais ou livros da vida; são restos muito significativos e ilustrativos dos registros antigos, ou livros de vida e morte entre judeus, gregos, romanos e a maioria das nações antigas. Vale ressaltar que na China os nomes das pessoas que foram julgadas em processos criminais estão escritos em dois livros distintos, chamados de livro da vida e livro da morte: aqueles que foram absolvidos ou que foram absolvidos. não foram condenados em capital, estão escritos no primeiro; aqueles que foram considerados culpados, neste último. Esses dois livros são apresentados ao imperador por seus ministros, que, como soberano, têm o direito de apagar qualquer nome de qualquer um: colocar os vivos entre os mortos, para que ele morra; ou os mortos, isto é, a pessoa condenada à morte, entre os vivos, para que possa ser preservada. Assim, ele apaga o livro da vida ou o livro da morte, de acordo com seu prazer soberano, na representação de seus ministros ou na intercessão de amigos, etc. Uma imagem antiga e extremamente rica, em minha posse, representando esta circunstância , pintado na China, foi assim interpretado para mim por um chinês nativo.

Comentário de John Wesley

No entanto, agora, se você perdoar o pecado deles; e se não, apaga-me, peço-te, do teu livro que escreveste.

Se não – Se o decreto for proferido, e não houver remédio, mas eles tiverem que ser arruinados, me apague, peço-te pelo livro que você escreveu – Ou seja, fora do livro da vida. Se todo o Israel deve perecer, estou contente em perecer com eles. Essa expressão pode ser ilustrada em Romanos 9: 3 . Pois eu poderia desejar ser um anátema de Cristo, pelo bem de meus irmãos. Isso implica não mais do que não desfrutar de Canaã? Não que Moisés absolutamente desejasse isso, mas apenas expressasse comparativamente seu zelo veemente pela glória de Deus e amor ao seu povo, significando que o próprio pensamento de sua destruição e a desonra de Deus era tão intolerável para ele que ele prefere , se fosse possível, que Deus o aceitasse, como um sacrifício em seu lugar, e por sua completa destruição, impedisse tão grandes travessuras.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32:32 . Se você perdoar seus pecados – se não – se o decreto for proferido, e não houver remédio, mas eles devem ser arruinados; apague-me, peço-te, do teu livro que escreveste – Denominado o livro dos vivos, Salmos 69:28 ; e aludiu a Isaías 4: 3 , onde o profeta fala de ter sido escrito entre os vivos em Jerusalém. Ele evidentemente quer dizer: “Deixe-me morrer, em vez de viver, para ver os males que estão chegando sobre eles, se você achar que é necessário puni-los como eles merecem: se eles devem perecer, deixe-me perecer com eles”. Deus, deve-se observar, é aqui representado segundo a maneira dos homens, como tendo todos os nomes dos vivos inscritos em um livro, para significar seu cuidado e inspeção particular dos filhos dos homens, veja Salmos 56: 8 . Portanto, apagar o livro da vida ou dos vivos é cortar alguém da terra dos vivos, equivalente à expressão de Moisés ( Números 11:15 ). Se você me tratar assim, mate-me, Eu te rogo, fora de mão. E assim é entendido pelos médicos hebreus. Compare Deuteronômio 25: 6 ; Salmos 87: 6 ; e Ezequiel 13: 9 . Em busca da mesma alusão, Deus é representado como matricular os cidadãos da Jerusalém celestial, ou os membros de sua verdadeira igreja, em um livro por eles mesmos, Daniel 12: 1 ; Filipenses 4: 3 ; e Apocalipse 3: 5 . As palavras de Moisés podem ser ilustradas mais detalhadamente pelas de São Paulo ( Romanos 9: 3 ). Eu gostaria de ser um anátema de Cristo, ou melhor, como as palavras ap? t?? ???st?? podem ser apropriadamente traduzidas, depois de Cristo, isto é. , após seu exemplo ser consignado à morte temporal, e amaldiçoar por causa de meus irmãos. Em suma, Moisés aqui expressa seu veemente zelo pela glória de Deus e amor ao seu povo, significando que o próprio pensamento de sua destruição e a desonra que viria sobre Deus eram tão intoleráveis ??para ele que ele preferiria, se era possível que Deus o aceitasse como um sacrifício em seu lugar, e por sua destruição evitasse um dano tão grande. Aqueles que entendem as palavras de Moisés como se ele desejasse ser excluído da vida eterna por causa de seus irmãos, fazem com que ele fale uma linguagem bastante antinatural e inconsistente com o desejo de felicidade que é a primeira lei da natureza. Além disso, deve-se lembrar que ser excluído da vida eterna implica não apenas a perda do céu e a miséria final, mas também inimizade final e desesperada contra Deus; e que qualquer homem que pense que a disposição de ser eternamente iníquo e um ódio desesperado de Deus possa brotar do amor e ser uma expressão adequada de zelo por sua glória é realmente maravilhoso!

Comentário de E.W. Bullinger

sin = Figura da fala Aposiopesis (App-6), para enfatizar a indescritibilidade do pecado.

Teu livro. Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6). Compare Salmos 69:28 . Isaías 4: 3 .

Referências Cruzadas

Exodo 32:10 – Deixe-me agora, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os destrua. Depois farei de você uma grande nação”.

Números 14:19 – Segundo a tua grande fidelidade, perdoa a iniqüidade deste povo, assim como a tens perdoado desde que saíram do Egito até agora”.

Deuteronômio 9:14 – Deixe que eu os destrua e apague o nome deles de debaixo do céu. E farei de você uma nação mais forte e mais numerosa do que eles”.

Deuteronômio 25:19 – Quando o Senhor, o seu Deus, der a vocês o descanso de todos os inimigos ao seu redor na terra que ele lhes dá para dela tomar posse como herança, vocês farão que os amalequitas sejam esquecidos debaixo do céu. Não se esqueçam!

Deuteronômio 29:20 – O Senhor jamais se disporá a perdoá-lo; a sua ira e o seu zelo se acenderão contra tal pessoa. Todas as maldições escritas neste livro cairão sobre ela, e o Senhor apagará o seu nome de debaixo do céu.

Salmos 56:8 – Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?

Salmos 69:28 – Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos.

Salmos 139:16 – Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Ezequiel 13:9 – Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Daniel 12:1 – “Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.

Amós 7:2 – Depois que eles devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: “SENHOR Soberano, perdoa! Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno! ”

Lucas 23:34 – Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Romanos 9:3 – Pois eu até desejaria ser amaldiçoado e separado de Cristo por amor de meus irmãos, os de minha raça,

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Apocalipse 3:5 – O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.

Apocalipse 17:8 – A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá.

Apocalipse 21:27 – Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 22:19 – Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *