Estudo de Salmos 51:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé. Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade.
Salmos 51:1

Comentário de Albert Barnes

Tem piedade de mim, ó Deus – Esta é a pronunciação de um coração cheio; um coração esmagado e quebrado pela consciência do pecado. O salmista fora levado a ver sua grande culpa; e seu primeiro ato é clamar por misericórdia. Não há tentativa de desculpar seu pecado, ou pedir desculpas por ele; não há esforço para justificar sua conduta; não há queixa da justiça dessa santa lei que o condenou. Era “culpa” que estava diante de sua mente; apenas culpa; culpa profunda e terrível. O apelo expressa adequadamente o estado de uma mente que é sobrecarregada com a lembrança do crime e que vem com sinceridade a Deus para pedir perdão. A única esperança de um pecador quando esmagada pela consciência do pecado é a misericórdia de Deus; e o pedido dessa misericórdia será solicitado na linguagem mais sincera e apaixonada que a mente puder empregar. “De acordo com a tua bondade.” Sobre o significado da palavra usada aqui, veja as notas no Salmo 36: 7 .

(a) O “fundamento” de sua esperança era a compaixão de Deus:

(b) a “medida” dessa esperança era Sua beneficência sem limites; ou, em outras palavras, ele sentiu que havia necessidade de “todos” a compaixão de um Deus.

Seu pecado era tão grande, sua ofensa era tão agravada, que ele não podia ter outra esperança senão em um Ser de infinita compaixão, e sentiu que a necessidade de misericórdia no seu caso poderia ser medida e coberta “apenas” por essa infinita compaixão.

De acordo com a multidão de tuas misericórdias – A mesma idéia ocorre aqui também. O salmista fixou os olhos na “vastidão” da misericórdia divina; nos inúmeros “atos” dessa misericórdia para com os culpados; aqui ele encontrou sua esperança, e aqui sozinho. Todo exemplo de misericórdia extraordinária que ocorrera no mundo lhe dava agora um argumento em seu apelo a Deus; foi um incentivo para ele “entrar” naquele apelo; era motivo de esperança que seu apelo não fosse rejeitado. Assim, para nós: todo exemplo em que um grande pecador foi perdoado é uma evidência de que também podemos ser perdoados, e é um incentivo para que cheguemos a Deus em perdão. Veja as notas em 1 Timóteo 1:16 .

Apague minhas transgressões – Em alusão a uma conta mantida ou cobrada quando uma conta é apagada, apagada ou apagada. Compare Êxodo 32: 32-33 ; veja as notas em Isaías 43:25 ; notas em Isaías 44:22 ; notas em Colossenses 2:14 . Nunca houve um apelo mais sincero feito por um pecador do que aquele que é feito neste versículo; nunca houve um clamor mais sincero por misericórdia. Mostra-nos onde devemos “começar” em nossas orações quando somos pressionados pela consciência do pecado – com um clamor por “misericórdia” e não um apelo à “justiça”; mostra-nos o que deve ser o “fundamento” e a “medida” da nossa esperança – a mera compaixão de um Deus infinitamente benevolente; mostra-nos o lugar que devemos tomar e o argumento em que devemos confiar – um lugar entre pecadores, e um argumento de que Deus tem sido misericordioso com grandes pecadores e que, portanto, ele pode ser misericordioso conosco.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51.

Davi ora por remissão dos pecados, dos quais faz profunda confissão: ora por santificação. Deus não se deleita no sacrifício, mas na sinceridade: Davi ora pela igreja.

Ao músico principal, Um Salmo de Davi, quando Natã, o profeta, veio a ele, depois que ele entrou em Bate-Seba.

Título. ???? ????? ????? lamnatseach mizmor ledavid. Ninguém pode ler este salmo de Davi, mas deve ver todos os personagens do verdadeiro arrependimento na pessoa que o escreveu, e as marcas da mais profunda tristeza e humilhação pelos pecados dos quais ele havia sido culpado. Quão fervorosamente ele pede misericórdia e reconhece sua própria indignidade! Quão ingênuas as confissões que ele faz de suas ofensas! Quão pesada é a carga daquela culpa que o oprimia! O esperto dele atravessou seus próprios ossos, e a tortura que ele sentiu foi como se eles tivessem sido quebrados e esmagados em pedaços. Ele possui que seus pecados eram de um corante muito profundo para que os sacrifícios expiassem a culpa, e que ele não tinha nada além de um coração partido e espírito contrito para oferecer àquele Deus a quem ele havia ofendido gravemente. Quão fervorosas são suas orações, para que Deus crie nele um coração limpo e renove um espírito reto dentro dele! Como ele teme o ser abandonado por Deus! Quão seriamente deprecia o ser privado de seu favor, a alegria de sua salvação e as ajudas e confortos de seu espírito santo! Que este salmo seja lido sem preconceitos, e com o objetivo de reunir apenas os sentimentos reais expressos nele e a disposição do coração que aparece em todo o todo; e nenhum homem de sinceridade jamais suspeitará que era o ditame da hipocrisia, ou poderia ser redigido por qualquer outro motivo que não fosse uma forte convicção da hediondez de sua ofensa, e o desejo sincero do perdão de Deus e restrição da comissão do como transgressões para o futuro. Aqueles que refletem sobre o caráter de Davi por causa de sua conduta no caso de Urias, embora não possam detestar muito sinceramente o pecado, devem censurar severamente o ofensor; no entanto, certamente encontrará algum espaço em seus corações para compaixão por ele, quando considerarem como ele foi surpreendido pelo primeiro crime, e como o medo e o pavor de uma descoberta e sua preocupação com a vida da mulher a quem ele havia seduzido, levou-o a mais graus de engano e maldade, até que ele completou sua culpa pela destruição de um homem grande e digno; especialmente quando o vêem prostrado diante de Deus, confessando seu pecado e suplicando perdão; e mesmo isento pelo próprio Deus da punição da morte em que ele havia cometido , por sua ingênua confissão, pequei contra o Senhor;

2 Samuel 12:13 uma prova evidente de que seu arrependimento foi sincero, pois garantiu-lhe perdão imediato de Deus, a quem ele havia ofendido. Veja Chandler.

Salmos 51: 1 . Tenha misericórdia de mim, etc. – A graduação no sentido das três palavras aqui utilizadas para expressar a compaixão divina e a propriedade da ordem em que são colocadas merece uma observação particular. O primeiro, prestado com misericórdia, ou piedade, denota esse tipo de afeto expresso por gemidos sobre qualquer objeto que amamos e com pena; que st????, afeição natural e ternura, que até criaturas brutas descobrem para seus jovens, pelos vários barulhos que eles fazem sobre eles; e particularmente a voz estridente do camelo, pela qual testemunha seu amor por seu potro. O segundo, prestado bondade, denota uma forte propensão, uma disposição pronta, grande e liberal à bondade e à compaixão; poderosamente solicitando todas as instâncias de bondade e generosidade; fluindo tão livre e abundantemente como leite nos seios ou como águas de uma fonte perpétua. Isso denota um grau mais alto de bondade que o anterior. A terceira, prestada misericórdia, denota o que os gregos expressam por sp?a?????es?a?, a mais tenra pena que queremos dizer pelo movimento do coração e do intestino, que argumenta o mais alto grau de compaixão da qual a natureza humana é suscetível. E quão revigorante é a crença e a consideração dessas abundantes e ternas compaixões de Deus a alguém nas circunstâncias de Davi, cuja mente trabalhou sob o fardo da mais hedionda e complicada culpa, e o medo do desagrado e vingança divinos! A palavra original, mec? mecheh, que eliminamos, significa apropriadamente apagar ou limpar qualquer coisa absolutamente limpa, como uma pessoa limpa um prato. O significado original é preferido, 2 Reis 21:13 . O objetivo da petição é que Deus o perdoe total e absolutamente, para que nenhuma parte da culpa que ele havia contraído permaneça, e a punição seja totalmente removida. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 1 . Tende piedade de mim, ó Deus – ó tu, que é o supremo Legislador, Governador e Juiz do mundo, a quem eu mais ofendi de muitas maneiras, e, portanto, pode ser condenado com mais justiça a sofrer os efeitos de seus pecados mais severos. desprazer; Lancei-me diante de ti e suplico humildemente por misericórdia. Ó piedade, ajuda e responde-me nos desejos que agora estou prestes a espalhar diante de ti; de acordo com a tua bondade – Tua clemência conhecida e infinitas compaixão. Pois não pretendo mérito: sei que meu deserto é a destruição eterna do corpo e da alma; mas humildemente imploro a interposição de tua graça gratuita e bondade imerecida. De acordo com a multidão de tuas misericórdias – hebraico, ?????? , rachameicha, tuas entranhas de misericórdia, ansiando pelas tuas criaturas caídas, pecadoras e miseráveis. Tuas misericórdias são infinitas e, portanto, suficientes para meu alívio: e tais misericórdias, de fato, eu preciso agora. “Como reviver”, diz Chandler, “é a crença e a consideração dessas abundantes e ternas compaixões de Deus a alguém nas circunstâncias de Davi; cuja mente trabalhou sob o peso da culpa mais hedionda e complicada, e com o medo do desagrado e vingança divinos! Apague , ? , mechee, deleto, absterge, destrua, limpe minhas transgressões – Isto é, perdoe-as total e absolutamente; para que nenhuma parte da culpa que contraí permaneça, e a punição seja totalmente remetida. A palavra significa apropriadamente apagar ou limpar qualquer coisa absolutamente limpa, como uma pessoa limpa um prato: ver 2 Reis 21:13 . Apague minhas transgressões – Quando uma dívida é apagada ou riscada do livro, quando o devedor a paga ou o credor a remete; limpe-os Para que eles não pareçam exigir julgamento contra mim, nem me olhem de frente para a minha confusão e terror. Dá-me paz contigo, afastando a tua ira de mim e me levando de novo a teu favor; e dá-me paz em minha própria consciência, assegurando-me que o fizeste.

Comentário de Scofield

Ter

Esse salmo deve sempre ser, em seus sucessivos passos, o molde da experiência de um santo pecador que volta à plena comunhão e serviço. Os passos são:

(1) o pecado completamente julgado diante de Deus ( Salmos 51: 1-6 );

(2) perdão e purificação através do sangue Salmos 51: 7 .fc)

(3) purificação ( Salmos 51: 7-10 .) Cf João 13: 4-10 ; Efésios 5:26 ; 1 João 1: 9 .

(4) cheio de espírito de alegria e poder ( Salmos 51: 11-12 );

(5) serviço ( Salmos 51:13 );

(6) adoração ( Salmos 51: 14-17 );

(7) o santo restaurado em comunhão com Deus, não sobre si mesmo, mas sobre as bênçãos de Sião. Pessoalmente, era o caminho de Davi para restaurar a comunhão após seu pecado com Bate-Seba. Dispensacionalmente, será o caminho de retornar Israel. Deuteronômio 30: 1-10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. Veja App-65.

quando Nathan, etc. Ver 2 Samuel 11: 2 ; 2 Samuel 12: 1 . A declaração de Davi, quando ele ficou deitado a noite toda na terra como penitente ( 2 Samuel 12:16 ). Compare sua declaração quando ele “sentou-se diante do Senhor” como adorador ( 2 Samuel 7: 18-29 ) e quando ele “ficou de pé” como um servo ( 1 Crônicas 28: 2-10 ).

Tenha misericórdia de mim = Seja gentil ou favorável comigo.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

benignidade: ou graça.

. Isaiah 44:22 ). apagar = apagar, como uma dívida de um livro ( Êxodo 32:32 , Êxodo 32:33 . Números 5:23 . Números 69:28 ), ou extinguir para remover ( 2 Reis 21:13 . Isaías 44: 22 )

transgressões. Hebraico. paxá “. App-44.

Comentário de Adam Clarke

Tende piedade de mim, ó Deus – Sem piedade, estou totalmente, finalmente arruinado e desfeito.

De acordo com a tua bondade amorosa – Marque a gradação no sentido destas três palavras: Tenha misericórdia de mim, ch ? chonneni ; tua bondade amorosa, chasdecha ; – Tua misericórdia, ????? rachameycha , aqui usada para expressar a compaixão Divina. A adequação da ordem em que são colocados merece uma observação particular.

O primeiro, prestado com misericórdia ou piedade, denota aquele tipo de afeto expresso por gemidos sobre um objeto que amamos e com pena; aquela afeição e ternura naturais que até a criação bruta mostra aos jovens pelos vários barulhos que eles fazem sobre eles.

O segundo, prestado bondade, denota uma forte propensão, uma disposição pronta, grande e liberal, à bondade e à compaixão, conduzindo poderosamente a todos os casos de bondade e generosidade; fluindo tão livremente quanto as águas de uma fonte perpétua. Isso denota um grau mais alto de bondade que o anterior.

A terceira, concedida misericórdia, denota o que os gregos chamam splagcnizesqai, a mais tenra pena que queremos dizer pelo movimento do coração e do intestino, que argumenta o mais alto grau de compaixão de que a natureza é suscetível. Veja Chandler.

Apague minhas transgressões – mec ? mecheh , apague . Há aqui uma referência a uma acusação: o salmista sabe o que contém; ele se declara culpado, mas pede que a escrita seja desfigurada; que um fluido apropriado possa ser aplicado ao pergaminho, para descarregar a tinta, para que nenhum registro dele possa aparecer contra ele: e isso somente a misericórdia, a bondade de amor e a terna compaixão do Senhor podem fazer.

Comentário de John Calvin

1. Tenha piedade de mim. David começa, como já observei, orando por perdão; e como seu pecado era de uma descrição agravada, ele ora com sinceridade inabalável. Ele não se satisfaz com uma petição. Depois de mencionar a bondade amorosa do Senhor, ele acrescenta a multidão de suas compaixões, para estimar que a misericórdia de um tipo comum não seria suficiente para um pecador tão grande. Se ele tivesse rezado para que Deus fosse favorável, simplesmente de acordo com sua clemência ou bondade, isso equivaleria a uma confissão de que seu caso era ruim; mas quando ele fala de seu pecado como remissível, somente através da multidão incontável de compaixão de Deus, ele o representa como peculiarmente atroz. Existe uma antítese implícita entre a grandeza das misericórdias buscadas e a grandeza da transgressão que as exigia. Ainda mais enfática é a expressão que se segue, multiplica-se para me lavar. Alguns consideram ???? , (258) herebeh, como substantivo, mas isso é um desvio muito grande do idioma da língua. O sentido, nessa suposição, permaneceria de fato o mesmo: que Deus o lavaria abundantemente e com lavagens multiplicadas; mas prefiro a forma de expressão que melhor concorda com o idioma hebraico. Isso, pelo menos, é certo pela expressão que ele emprega, que ele sentiu a mancha de seu pecado ser profunda e exigir lavagens multiplicadas. Não como se Deus pudesse experimentar alguma dificuldade em purificar o pior pecador, mas quanto mais agravado é o pecado de um homem, mais sinceros são naturalmente seus desejos de serem libertados dos terrores da consciência.

A figura em si, como todos sabem, é uma ocorrência frequente nas Escrituras. O pecado se assemelha a imundície ou impureza, pois nos polui e nos torna repugnantes aos olhos de Deus, e a remissão disso é, portanto, adequadamente comparada à lavagem de roupas. Esta é uma verdade que deve recomendar a graça de Deus para nós e nos encher. com detestação de pecados. Insensível, de fato, deve ser esse coração que não é afetado por ele!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *