Estudo de Salmos 106:45 – Comentado e Explicado

Em favor deles lembrou-se de sua aliança, e por sua misericórdia deles se apiedou.
Salmos 106:45

Comentário de Albert Barnes

E ele lembrou para eles sua aliança – Suas promessas solenes feitas a seus pais. Lembrou-se daquela aliança em favor deles; ou, por causa disso, ele veio e os abençoou. Ele fez promessas graciosas aos patriarcas; ele prometeu ser o Deus de sua posteridade; ele tinha seus próprios grandes propósitos a realizar através de sua nação no futuro distante; e nessas contas, ele veio e os abençoou.

E se arrependeu – Ele evitou julgamentos iminentes. Ele verificou e prendeu as calamidades que ele estava trazendo sobre eles por seus pecados. Ele agiu em direção a eles como se sua mente tivesse mudado; como se estivesse arrependido pelo que estava fazendo. A palavra “arrepender-se” pode ser aplicada a Deus em nenhum outro sentido além disso. Não pode ser aplicado a ele no sentido em que ele sentiu ou admitiu que havia cometido um erro; ou que ele havia cometido um erro; ou que ele havia mudado de idéia ou propósitos; ou que ele pretendia entrar em um novo curso de conduta; mas isso pode ser aplicado a ele no sentido de que seu tratamento com as pessoas é “como se” ele tivesse mudado de idéia ou “como se” estivesse arrependido pelo que havia feito: isto é, um certo curso de coisas que tinham iniciado, seria preso e alterado para atender às circunstâncias existentes, porque “eles” haviam mudado – embora tudo deva ter sido previsto e proposto em seus conselhos eternos.

De acordo com a multidão de suas misericórdias – A grandeza de sua misericórdia; a disposição de sua natureza para mostrar misericórdia; os repetidos casos em que ele havia demonstrado misericórdia em circunstâncias semelhantes.

Comentário de E.W. Bullinger

lembrou. arrependido. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Comentário de John Calvin

45. E lembrou-se de que Deus estar atento à sua aliança é aqui designado como a causa de sua grande misericórdia e longanimidade. Naquela aliança, ele não apenas declara que há um perdão gracioso pelas transgressões, mas também anuncia a cegueira perversa daqueles que não foram trazidos de volta por tais remédios à aliança, nos quais estavam bem cientes de que sua segurança estava colocada. . Mas, acima de tudo, ele os acusa de ingratidão; porque, ao merecerem perecer, não reconheceram que deviam somente à misericórdia de Deus por sua preservação. Essa observação é reforçada pela próxima cláusula do versículo, na qual ele diz que Deus os havia poupado de acordo com a grandeza de suas misericórdias. A grandeza do castigo que seus pecados mereciam pode ser inferida dos grandes tesouros de seu amor. bondade, que Deus teve que abrir para obter sua redenção. A palavra arrependerse não expressa mudança em Deus, mas apenas no modo de administrar suas correções. Pode parecer que Deus alterou seu propósito, quando ele mitiga o castigo, ou retira sua mão da execução de seus julgamentos. As Escrituras, no entanto, acomodando-se à nossa capacidade fraca e limitada, falam apenas da maneira dos homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *