Estudo de Êxodo 32:9 – Comentado e Explicado

Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura.
Êxodo 32:9

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 32: 9 . É um povo de pescoço duro uma denominação frequentemente dada aos judeus; que, como bois indomáveis ??e indisciplinados, não dobrariam e sujeitariam o pescoço ao jugo. Teu pescoço é um tendão de ferro, diz o Senhor por Isaías, cap. Isaías 48: 4 aludindo à mesma idéia. Compare Jeremias 5: 5 . Oséias 4:16 .

Comentário de Adam Clarke

Um povo de pescoço duro – Provavelmente uma alusão ao boi de pescoço duro, o objeto de sua adoração.

Comentário de John Wesley

E disse o SENHOR a Moisés: Eu tenho visto este povo e eis que é um povo rígido.

É um povo de pescoço duro – incapaz de se submeter ao jugo da lei divina, avesso a todo bem e propenso ao mal, obstinado aos métodos de cura.

Comentário de John Calvin

9. Eu já vi esse povo e eis que . Esta foi, de fato, a prova mais aguda e severa da fé de Moisés; quando Deus parecia se contradizer e se afastar de Sua aliança. Se alguma vez, depois de ter sido oprimido por calamidades excessivas, não estamos apenas cansados ??do atraso, mas também agitados com várias dúvidas, que por fim nos tentam a desesperar, como se Deus nos tivesse decepcionado por promessas enganosas, a disputa é severa. e terrível; mas quando Deus parece, à primeira vista, desonrar suas próprias palavras, precisamos de uma força e firmeza incomuns para sustentar esse ataque. Pois, uma vez que a fé se baseia na Palavra, quando essa Palavra parece estar em questão consigo mesma, como, em circunstâncias tão conflitantes, as mentes piedosas poderiam ser sustentadas, a menos que fossem sustentadas pelo incomparável poder do Espírito? Ainda na mente de Abraão havia tanta força de fé, que ele saiu como conquistador desse tipo de tentação. Ele ouvira da própria boca de Deus: “Em Isaque será chamada a tua descendência”; depois, ele é ordenado a matá-lo e reduzir seu corpo a cinzas; todavia, porque ele está convencido de que Deus foi capaz de suscitar sua semente mesmo dentre os mortos, ele obedece à ordem. ( Hebreus 11:17 .) A mesma coisa é registrada aqui em Moisés, diante de quem Deus coloca uma espécie de contradição em Sua Palavra, quando declara que tem a intenção de destruir aquele povo, ao qual Ele havia prometido a terra de Canaã. . Não obstante, vemos com que êxito ele se esforçou, pois, confiando na aliança eterna e inviolável de Deus, ele não deixou de acalentar uma boa esperança. Se alguém ainda perguntaria se era certo desprezar ou contar em vão o que lhe foi dito em segundo lugar quanto à completa destruição do povo, respondo que a vitória de sua fé não consistia em sutis descrições. , mas que, tendo abraçado a aliança de Deus com os dois braços, como eles dizem, ele ficou tão fortalecido por sua confiança que não teve espaço para objeções; e, de fato, mentes piedosas que repousam em firme segurança, embora incapazes de se libertar de toda perplexidade que ocorra, ainda não vacilam, mas mantêm uma firme compreensão do que o Espírito de Deus uma vez lhes selou; e, se às vezes acontece que eles começam a duvidar ou vacilar, no entanto, voltam aos seus fundamentos e rompem todos os obstáculos, para nunca desistir de invocar a Deus. Enquanto isso, é certo que, enquanto Deus tenta a fé em Moisés, Ele acelera sua mente a ser mais fervoroso na oração, assim como o próprio Moisés foi levado nessa direção pela influência secreta do Espírito. Tampouco há razão para que línguas caluniosas aqui impugnem a Deus, como se Ele fingisse diante dos homens o que não havia decretado em si mesmo; pois não há prova de que Ele seja variável ou enganoso se, ao falar dos pecados dos homens e ao apontar o que eles merecem, Ele não abre Seu conselho incompreensível. Ele aqui se apresenta no caráter de juiz; Ele pronuncia sentença de condenação contra os criminosos; ele adia seu perdão para uma estação apropriada. Por isso, concluímos que seus julgamentos secretos são muito profundos; enquanto, ao mesmo tempo, Sua vontade nos é declarada em Sua palavra na medida em que é suficiente para nossa edificação na fé e na piedade. E isso é mais claramente expresso pelo contexto; pois Ele pede a Moisés que o deixe em paz. Agora, o que isso significa? Não é que, a menos que ele obtenha uma trégua de um ser humano, Ele não será capaz de executar livremente Sua vingança? – adotando, ou seja, por esse modo de expressão, o caráter de outro, Ele declara sua alta estimativa de Seu servo, a cujas orações presta uma deferência a ponto de dizer que lhe são um impedimento. Assim, é dito nos Salmos 106: 23 , que Moisés “parou na brecha, para afastar a ira” de Deus. Por isso, percebemos claramente a maravilhosa bondade de Deus, que não apenas ouve as orações de Seu povo quando humildemente o invocam, mas sofre para que sejam de certa maneira intercessores com Ele.

Ele designa como razão para ser implacável, que ele conhecesse bem a maldade desesperada e incurável do povo; pois por “obstinação”, a obstinação indomável é metaforicamente expressa; e a semelhança é tirada de bois teimosos que não podem ser levados a se submeter ao jugo. Agora, onde existe dureza e obstinação, não há espaço para perdão. Na verdade, é uma expressão que não deve ser tomada literalmente, que Deus havia aprendido por experiência que eles eram um povo de pescoço duro; mas sabemos que Deus freqüentemente assume sentimentos humanos; pois, a menos que Ele assim desça até nós, nossa mente nunca poderá alcançar Sua grandeza. A soma é que o caráter do povo estava desesperado, pois já havia manifestado sua perversidade inflexível por muitas provas. Ainda assim, para que Moisés não se entristece com a perda de sua nobre liderança, uma compensação é prometida a ele; pelo qual parecia que ele não considerava seus próprios interesses ou vantagens.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 32: 9 . Um povo de pescoço duro – Intratável, voluntarioso e teimoso; incapaz de ficar sob o jugo da lei divina, avesso de todo bem e propenso a todo mal, incorrigível por julgamentos e obstinado a todos os métodos de cura.

Comentário de E.W. Bullinger

eis que Figura do discurso Asterismos (App-6).

Referências Cruzadas

Exodo 33:3 – Vão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”.

Exodo 33:5 – Isso porque o Senhor ordenara que Moisés dissesse aos israelitas: “Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês”.

Exodo 34:9 – “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, acompanha-nos o Senhor. Mesmo sendo esse um povo obstinado, perdoa a nossa maldade e o nosso pecado e faze de nós a tua herança”.

Deuteronômio 9:6 – Portanto, esteja certo de que não é por causa de sua justiça que o Senhor seu Deus lhe dá esta boa terra para dela tomar posse, pois você é um povo obstinado.

Deuteronômio 9:13 – E o Senhor me disse: “Vejo que este povo é realmente um povo obstinado!

Deuteronômio 10:16 – Sejam fiéis à sua aliança em seus corações, e deixem de ser obstinados.

Deuteronômio 31:27 – Pois sei quão rebeldes e obstinados vocês são. Se vocês têm sido rebeldes contra o Senhor enquanto ainda estou vivo, quanto mais depois que eu morrer!

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

Neemias 9:17 – Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,

Salmos 78:8 – Eles não serão como os seus antepassados, obstinados e rebeldes, povo de coração desleal para com Deus, gente de espírito infiel.

Provérbios 29:1 – Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.

Isaías 48:4 – Pois eu sabia o quão obstinado você era; os tendões de seu pescoço eram ferro, a sua testa era bronze.

Jeremias 13:27 – Tenho visto os seus atos repugnantes os seus adultérios, os seus relinchos, a sua prostituição desavergonhada sobre as colinas e nos campos. Ai de você, Jerusalém! Até quando você continuará impura? “

Oséias 6:10 – Vi uma coisa terrível na terra de Israel. Ali Efraim se prostitui, e Israel está contaminado”.

Zacarias 7:11 – “Mas eles se recusaram a dar atenção; teimosamente viraram as costas e taparam os ouvidos.

Atos dos Apóstolos 7:51 – “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *