Estudo de Jeremias 10:16 – Comentado e Explicado

Não se dá o mesmo com aquele que é a herança de Jacó, pois foi ele que tudo criou, e Israel é a sua tribo. E seu nome é JAVÉ dos exércitos.
Jeremias 10:16

Comentário de Albert Barnes

A porção, de Jacó – ie, o Senhor. Ele não é como deuses feitos por carpinteiro e ourives.

De todas as coisas – literalmente, de todas, o universo.

A vara de sua herança – Veja Salmo 74: 2 ; compare Isaías 63:17 . A vara é o cetro, e Israel o povo sobre quem o Senhor domina especialmente.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 10:16 . A porção de Jacó – De acordo com os princípios da teologia pagã, todas as nações estavam comprometidas com o cuidado e a superintendência de seu próprio deus tutelar, que era denominado sua porção, devido à relação peculiar que deveria subsistir entre elas. A porção de Jacó, portanto, é a mesma que o Deus de Jacó, aquele que assumira a guarda e a proteção daquela família. Mas ele se distinguiu de todos os demais, que eram falsidade e vaidade, todos eles, não tendo outra existência senão como imagens sem vida, obra de homens iludidos; considerando que ele foi o criador do universo, de tudo o que existe; e para que não houvesse espaço para confundir o Ser pretendido, ele é mais caracterizado como aquele que fez a escolha de Israel para o objeto especial de sua preocupação, o marcou por sua própria posse, como com uma haste de medição; e a quem pertencia o nome de JEOVÁ. Oh, quão pouco eles sabiam ou valorizavam seus privilégios!

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10:16 . A porção de Jacó não é como eles – Não há comparação entre os ídolos sem sentido e o grande Criador de todas as coisas, que escolheu a posteridade de Jacó para seu povo peculiar e prometeu ser o Deus deles, e que eles sempre deveriam ter. um interesse especial a seu favor, se eles continuassem firmes em sua adoração e obediência a ele. A vara de sua herança – É uma expressão tirada da primeira divisão da terra de Canaã, quando a herança de cada tribo e família foi distribuída com uma linha ou vara.

Comentário de Adam Clarke

A porção de Jacó não é como eles – toda nação tinha seu deus tutelar; essa era sua porção; em referência a isso, Deus diz Deuteronômio 4:19 : “Ele dividiu o sol, a lua e as estrelas, para todas as nações debaixo do céu”. E o Senhor tomou os israelitas como sua porção; pois “a porção do Senhor é o seu povo”, Deuteronômio 32: 9 , e Davi diz: “O Senhor é a porção da minha herança”, Salmo 16: 5 ; Salmo 119: 67 . E, portanto, Isaías chama as pedras lisas do riacho, às quais foram dadas honras divinas, a porção desses idólatras, Isaías 57: 6 . Mas no texto ele diz: “A porção, ou seja, o Deus de Jacó não é como eles; pois ele é o primeiro de todas as coisas”, e eles são formados por seus tolos adoradores.

Comentário de John Calvin

Já dissemos antes, que as superstições não podem ser do coração e rejeitadas com ousadia, exceto que o verdadeiro Deus seja conhecido; para os pagãos, mesmo quando desaprovavam as opiniões dos vulgares, mas raciocinavam de ambos os lados, e não sabiam nada certo e não tinham fé certa. É, portanto, necessário que tenhamos previamente um conhecimento do Deus verdadeiro. Por isso, os profetas, sempre que falavam de ídolos, falavam também do verdadeiro Deus; pois teria sido pouco objetivo condenar essas loucuras, exceto que elas representavam Deus em sua própria dignidade real. Por essa razão, o Profeta diz novamente que Deus, que é a porção de Israel, não é como ídolos.

Ele chama Deus de porção de Israel, a fim de preservar o povo na pura verdade da lei que eles aprenderam e com a qual foram favorecidos; e assim ele afasta a atenção dos israelitas de todas as invenções dos homens ou dos pagãos. A porção então de Israel não é como ídolos – como assim? Pois ele é o primeiro de todas as coisas, isto é, o criador do céu e da terra. Então ele diz: Israel é a vara de sua herança (16) . e acho que deveria ser assim, pois ele menciona herança: porque ele tirou a comparação da prática comum; como os homens costumam medir campos e posses por uma vara. Ele diz, portanto, Israel é a vara, isto é, a vara de medir sua herança. Ele conclui dizendo: Jeová dos exércitos é o seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

A porção de Jacó. Referência ao Pentateuco ( Números 18:20 . Deuteronômio 32: 9 ).

Jacob. Não Israel, porque a semente natural é mencionada como em Deuteronômio 32: 9 . Veja notas em Gênesis 32:28 ; Gênesis 43: 6 .

Ex = Framer.

O SENHOR dos Exércitos. Veja nota em Jeremias 6: 6 .

Comentário de John Wesley

A porção de Jacó não é como eles: pois ele é o primeiro de todas as coisas; e Israel é a vara da sua herança. O SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

Porção – Deus, que garante ser a parte do seu povo.

Os primeiros – Ídolos são coisas emolduradas ou formadas, mas Deus é o primeiro de todas as coisas.

A vara de sua herança – Assim chamada, porque as heranças de Israel foram medidas por uma linha, cana ou vara.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *