Estudo de Salmos 89:15 – Comentado e Explicado

Feliz o povo que vos sabe louvar: caminha na luz de vossa face, Senhor.
Salmos 89:15

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o povo – feliz é sua condição. Veja as notas no Salmo 1: 1 .

Que conhecem o som alegre – que ouvem esse som. DeWette explica isso da chamada para os festivais e ofertas, Levítico 23:24 ; Números 10:10 ; Salmo 27: 6 . Ou seja, diz ele, aqueles que honram e adoram a Deus. A palavra hebraica – ????? terû?âh – significa um barulho alto; um tumulto; especialmente gritos de alegria ou regozijo, Jó 8:21 ; 1 Samuel 4: 5 ; o “grito de um rei”, isto é, as alegres aclamações com que um rei é bem-vindo, Números 23:21 ; o grito de batalha, Jeremias 4:19 ; Jeremias 49: 2 . Então significa o som ou o som das trombetas, Levítico 25: 9 ; Números 29: 1-6 . A palavra é, portanto, especialmente aplicável ao som das trombetas que assistiram à celebração dos grandes; festivais entre os hebreus, e pode haver pouca dúvida de que essa é a referência aqui. A idéia é que eles sejam abençoados ou felizes, que são os adoradores de Javé, o verdadeiro Deus; que são convocados para o seu serviço; que são convocados para o local de sua adoração.

Andarão, ó Senhor, à luz do seu semblante – viverão em teu favor e gozarão de teus sorrisos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 89:15 . Que conhecem o som alegre Isso provavelmente se refere à trombeta, que sempre foi usada pelo mandamento expresso de Deus nos festivais judaicos. E quando as idéias dos versículos anteriores são tiradas da libertação de Deus do povo do Egito, e sua augusta aparição no Monte Sinai, onde a terrível trombeta que proclama sua presença foi ouvida; então aqui o som alegre pode se referir àquela trombeta, que no culto público, até então no Monte Sinai, proclamava a aproximação de Deus, e convocava o povo à sua adoração. As idéias nos versículos seguintes têm a mesma referência. Compare Números 23:21 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 89:15 . Bem-aventurado o povo, etc. – Junto aos louvores a Jeová, é declarada a felicidade daqueles que o têm por seu Deus, que são seus adoradores e servos, vivendo sob seu governo justo e misericordioso; que sabem – que ouvem, de tempos em tempos, reconhecer e obedecer; o som alegre – “O som da trombeta, pelo qual os festivais da Igreja Judaica foram proclamados, e as pessoas foram convocadas para os ofícios da devoção”; isto é, quem tem a palavra e as ordenanças de Deus entre eles, e é favorecido com a presença dele e com os sinais de sua misericórdia e graça, por e por esses meios; eles andarão, ó Senhor, à luz do seu semblante – Sendo abençoados com a luz da verdade e habilitados a andar nela, viverão sob as confortáveis ??influências de seu amor e favor. Lembre-se, leitor, “essas bênçãos agora se tornaram nossas; a trombeta evangélica tocou no mundo outrora pagão; o sol da justiça nasceu sobre todas as nações. Vamos prestar atenção ao som alegre; andemos na luz gloriosa . ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado = Feliz. Figura do discurso Beatitudo. App-6. Veja App-63.

o som alegre. Do som de montagem da trombeta. Lev 23.

semblante = rosto. Veja Salmos 89:14 .

bênçãos espirituais simbolizadas pelas festas = 1 Coríntios 5: 6-8

Comentário de Adam Clarke

beor paneycha ) – the full persuasion of the approbation of God their Father, Redeemer, and Sanctifier. Bem-aventurado o povo – “ Oh, as bênçãos daquele povo ( ???? ???? (elp ashrey haam ) que conhece o som alegre”; que é poupado para ouvir o som da trombeta na manhã do jubileu, que proclama libertação aos cativos e a restauração de todas as suas propriedades perdidas. ” Andarão vigorosamente ( ?????? yehallechun ) à luz do teu semblante” ( ???? ???? beor paneycha ) – a persuasão total da aprovação de Deus, seu Pai, Redentor e Santificador.

Comentário de John Calvin

15. Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre. Aqui, o mesmo trem de reflexão a respeito da Igreja é seguido, não apenas porque os incrédulos são cegos para a consideração das obras de Deus, mas também porque o profeta não tem outro propósito em vista, além de inspirar os piedosos com boa esperança, para que possam com confiança. confie em Deus e não desanime por quaisquer adversidades de invocá-lo com ousadia. É declarado que aqueles são felizes a quem é dado se alegrar em Deus; pois, embora todos os homens em comum sejam sustentados e nutridos por sua liberalidade, ainda assim, o sentimento de sua bondade paterna está longe de ser experimentado por todos, de maneira a possibilitá-los, a partir de uma certa persuasão de que ele é favorável a eles. felicitar-se pela sua feliz condição. É, portanto, um privilégio singular que ele confere aos seus escolhidos, fazer com que provem sua bondade, para que assim sejam encorajados a se alegrar e se alegrar. E, de fato, não há uma condição mais infeliz do que a dos incrédulos, quando por sua insensibilidade brutal pisam nos pés os benefícios divinos que eles devoram avidamente; porque quanto mais abundantemente Deus os mima, mais suja é a ingratidão deles. A verdadeira felicidade consiste, então, em apreender a bondade Divina que, enchendo nossos corações de alegria, pode nos levar a louvar e agradecer.

Posteriormente, o profeta prova pelo efeito que são abençoados aqueles que com alegria e alegria reconhecem que Deus é seu pai, porque não apenas desfrutam de seus benefícios, mas também, confiando em seu favor, passam por todo o curso de sua vida em paz mental. e tranquilidade. Esta é a importância de andar à luz do semblante de Deus: é repousar sobre sua providência, com certa persuasão, de que ele tem um cuidado especial com nosso bem-estar, e vigia e vigia eficazmente para protegê-lo. As expressões de regozijo em seu nome e glória em sua justiça têm o mesmo propósito. A idéia neles envolvida é que os crentes acham em Deus abundante, sim mais do que abundante, terreno para se alegrar e se gloriar. A palavra diariamente parece denotar perseverança firme e inabalável; e, portanto, indiretamente, é censurada a tola arrogância daqueles que, inflados apenas pelo vento e presumindo sua própria força, erguem suas buzinas ao alto. Permanecendo como estão sobre um fundamento inseguro, devem finalmente cair inevitavelmente. Daí resulta que não há verdadeira magnanimidade nem qualquer poder que possa subsistir senão aquele que se apóia somente na graça de Deus; assim como vemos como Paulo ( Romanos 8:31 ) se vangloria nobre: ??”Se Deus é por nós, quem será contra nós?” e desafia todas as calamidades presentes e futuras.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz do teu semblante.

Saber – Quem desfruta da presença de Deus e de suas ordenanças, a que são chamados pelo som de trombetas.

Andar – Sob as influências confortáveis ??de teu favor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *