Estudo de Isaías 33:22 – Comentado e Explicado

Porque o Senhor é nosso juiz, o Senhor é nosso legislador; o Senhor é nosso rei que nos salvará.
Isaías 33:22

Comentário de Albert Barnes

Pois o Senhor é nosso juiz – o Senhor não será para nós nada mais que uma fonte de felicidade, verdade e prosperidade. Sua presença será para nós apenas uma bênção e um meio de sucesso e alegria. A repetição do nome Yahweh três vezes é comum nas Escrituras.

Comentário de John Calvin

22. Porque Jeová é nosso juiz. O Profeta agora explica a maneira pela qual Deus habita na Igreja. É que ele é ali adorado e reconhecido como juiz, legislador e rei; pois aqueles que obedecem a Deus e sujeitam a ele como seu rei, saberão por experiência que ele é o guardião da salvação deles; mas os que falsamente se gloriam em seu nome esperam em vão que ele os ajude. Vamos apenas ceder à sua autoridade, ouvir sua voz e obedecê-lo; e, por outro lado, ele mostrará que é nosso protetor e guardião mais fiel. Mas quando desprezamos sua voz e desobedecemos sua palavra, sem dúvida não temos motivos para pensar que ele abandona e nos abandona em perigos.

Portanto, também devemos observar o que é a verdadeira Igreja de Deus. É isso que reconhece Deus como um “legislador” e “rei”. Com que desprezo, portanto, os papistas se atrevem a se gabar de que são a Igreja de Deus, visto que rejeitam o governo legal que foi ordenado por Moisés, pelos profetas e por Cristo, e substituindo no quarto de suas invenções e tráfego base? Eles exercem uma tirania cruel sobre as consciências e, tirando toda a liberdade que Cristo nos concedeu, atormentam miseravelmente as almas e as levam à perdição; mas somente Deus tem o direito de governar a consciência, porque somente ele é “Legislador” e “Juiz”, e somente ele deve nos governar e guiar por sua palavra. Ele combina aqui as três palavras, “juiz”, “legislador” e rei “, porque o assunto é de grande importância e não deve ser deixado de lado. Se, portanto, nos permitirmos ser guiados por sua palavra, ele nunca nos falhará; e esta é a única maneira de obter a salvação.

Comentário de John Wesley

Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso rei; Ele vai nos salvar.

É juiz – Pleitear nossa causa contra nossos inimigos.

Legislador – Nosso governador principal, a quem ele pertence, para dar leis e defender seu povo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *