Estudo de 2 Coríntios 2:14 – Comentado e Explicado

Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar.
2 Coríntios 2:14

Comentário de Albert Barnes


Agora graças a Deus … – Parece ter havido várias fontes da alegria de Paulo nesta ocasião. O principal foi seu constante e uniforme sucesso em promover os interesses do reino do Redentor. Mas em particular ele se alegrou;

(1) Porque Tito o procurara ali e eliminara sua angústia; compare 2 Coríntios 2:13 .

(2) porque ele aprendeu com ele que seus esforços em relação à igreja em Corinto foram bem-sucedidos e que eles deram ouvidos a seus conselhos em sua primeira carta; e,

(3) Porque ele foi favorecido com sucesso de sinal na Macedônia. O fato de ele ter sido obrigado a remover Troas e ir para a Macedônia havia sido para ele, em última análise, a causa de grande alegria e consolo. Paulo considerou esses casos de sucesso como ocasiões de gratidão a Deus.

O que sempre nos causa – Quaisquer que sejam nossos esforços e onde quer que estejamos. Seja na tentativa de remover os erros e males existentes em uma igreja em particular, seja na pregação do evangelho em lugares onde é desconhecido, ainda assim o sucesso coroa nossos esforços e temos a constante evidência de aprovação divina. Este foi o consolo de Paulo no meio de suas muitas provações; e prova que, quaisquer que sejam as circunstâncias externas de um ministro, seja pobreza, carência, perseguição ou angústia, ele terá uma ocasião abundante para dar graças a Deus se seus esforços como ministro forem coroados de sucesso.

Triunfar em Cristo. triunfar através da ajuda de Cristo ou na promoção da causa de Cristo. Paulo não teve alegria que não estivesse ligada a Cristo, e ele não teve sucesso que não lhe foi atribuído. A palavra que é traduzida aqui como “triunfo” ( ???aµße???t? thriambeuontifrom ???aµß??? thriambeuo) não ocorre em nenhum outro lugar no Novo Testamento, exceto em Colossenses 2:15 . É traduzido como “triunfando sobre eles nela”, ou seja, triunfando sobre os principados e poderes que ele havia estragado ou saqueado; e isso significa que Cristo os levou em triunfo à maneira de um conquistador. A palavra é usada aqui em um sentido causal – o sentido da conjugação hebraica de Hiphil. Refere-se adequadamente a um triunfo; ou uma procissão triunfal. Originalmente, a palavra ???aµß?? thriambosmeant um hino que era cantado em homenagem a Baco; depois a procissão tumultuada e barulhenta que constituía a adoração ao deus do vinho; e então qualquer procissão de um tipo semelhante. – Passow. Foi aplicado particularmente entre gregos e romanos a uma honra pública e solene conferida a um general vitorioso no retorno de uma guerra bem-sucedida na qual ele recebeu uma entrada magnífica na capital.

Nesses triunfos, o comandante vitorioso era geralmente precedido ou acompanhado pelos despojos da guerra; pelos artigos mais valiosos e magníficos que ele havia capturado; e pelos príncipes, nobres, generais ou pessoas a quem ele subjugou. O vencedor foi atraído em uma carruagem magnífica, geralmente por dois cavalos brancos. Outros animais foram usados ??às vezes. “Quando Pompeu triunfou sobre a África, sua carruagem foi atraída por elefantes; o de Marco Antônio foi atraído por leões; o de Heliogabalus puxado por tigres; e o de Aurelius desenhado por veados ”- Clark. O povo de Corinto não estava familiarizado com a natureza do triunfo. Aproximadamente 147 anos antes de Cristo, Lucius Mummius, o cônsul romano, havia conquistado toda a Acaia e destruído Corinto, Tebas e Colchis, e por ordem do Senado romano foi favorecido com um triunfo, e recebeu o sobrenome Achaicus. Tyndale mostra este lugar: “Graças a Deus que sempre nos dá a vitória em Cristo”. Paulo se refere aqui a uma vitória que teve e a um triunfo com o qual foi favorecido pelo Redentor. Foi uma vitória sobre os inimigos do evangelho; foi bem sucedido em promover os interesses do reino de Cristo; e ele se regozijou com essa vitória e com esse sucesso, com uma alegria mais sólida e substancial do que um vencedor romano jamais sentiu ao retornar de suas conquistas sobre as nações, mesmo quando acompanhado pelos mais ricos despojos da vitória, e por príncipes e reis humilhados em cadeias , e quando os milhares reunidos gritaram Io triunfam!

E manifesta-se – Torna conhecido; se espalha para o exterior – uma fragrância agradável é difundida pelo ar.

O sabor – ( ?sµ?? osmen). O cheiro; a fragrância. A palavra no Novo Testamento é usada para denotar um odor agradável ou perfumado, como incenso ou aromáticos; João 12: 3, ver Efésios 5: 2 ; Filemom 4:18 . Há uma alusão aqui, sem dúvida, ao fato de que nas procissões triunfais havia odores perfumados; flores, difundindo um cheiro agradecido, estavam espalhadas pelo caminho; e nos altares dos deuses incenso foi queimado durante a procissão, e os sacrifícios oferecidos, e toda a cidade foi preenchida com a fumaça dos sacrifícios e com os perfumes. Então, Paulo fala de conhecimento – o conhecimento de Cristo. Em seus triunfos, o conhecimento do Redentor foi difundido no exterior, como os odores que foram difundidos na marcha triunfal do conquistador. E esse odor ou sabor era aceitável a Deus – como a fragrância dos aromáticos e do incenso era agradável na procissão triunfal do vencedor que voltava. A frase “manifesta o sabor do seu conhecimento”, portanto, significa que o conhecimento de Cristo foi difundido em toda parte por Paulo, quando o cheiro agradecido de aromáticos foi difundido por todo o guerreiro e vencedor triunfante. O efeito das conquistas de Paulo em todos os lugares foi difundir o conhecimento do Salvador – e isso foi aceitável e agradável a Deus – embora possa haver muitos que não se beneficiariam disso e pereceriam; ver 2 Coríntios 2:15 .

Comentário de E.W. Bullinger

obrigado . Grego. charis . App-184.

Deus App-98.

nos faz triunfar = nos conduz ao triunfo (em grego thriamheud) , ou triunfa sobre nós como em Colossenses 2:15 . Somente nesses dois lugares. Paulo foi um cativo conquistado pela graça. Em um triunfo romano, havia cativos destinados a serem poupados e cativos destinados à morte. Ver 2 Coríntios 2:16 .

faz manifesto . Grego. fanero. App-106.

saborear . Osme grego . Em outro lugar, 2 Coríntios 2:16 . João 12: 3 (odor). Efésios 5: 2 . Filipenses 1: 4 , Filipenses 1:18 (odor).

conhecimento. Grego. gnose. App-192.

por = por meio de. Grego. dia . App-104. 2 Coríntios 2: 1 . Paulo deu evidência da sabedoria que habitava nele ( Colossenses 2: 3 ) em sua própria conversão ( 1 Timóteo 1:16 ), bem como em sua pregação.

Comentário de John Calvin

14. Mas graças a Deus Aqui ele novamente se gloria no sucesso de seu ministério e mostra que esteve longe de ficar inativo nos vários lugares que visitou; mas para que ele não faça isso de maneira desagradável, ele parte com um agradecimento, que o acharemos depois repetindo. Agora, em espírito de ambição, ele não exalta suas próprias ações, para que seu nome possa ser reconhecido em renome, nem ele, por mera pretensão, dá graças a Deus à maneira do fariseu, enquanto exaltado, no tempo médio, com orgulho e arrogância. ( Lucas 18:11 .) Em vez disso, ele deseja de seu coração que tudo o que é digno de louvor seja reconhecido apenas como obra de Deus, para que somente seu poder seja exaltado. Além disso, ele relata seus próprios louvores, com vistas à vantagem dos coríntios, de que, ao ouvir que ele havia servido ao Senhor com tantos frutos em outros lugares, eles podem não permitir que seu trabalho seja improdutivo entre si e possam aprender respeitar o seu ministério, que Deus em todos os lugares tornou tão glorioso e frutífero. Por aquilo que Deus tão ilustramente honra, é criminoso desprezar ou estimar levemente. Nada era mais prejudicial para os coríntios do que ter uma visão desfavorável do apóstolo e da doutrina de Paulo: nada, por outro lado, era mais vantajoso do que ter os dois em estima. Agora ele começara a ser desprezado por muitos e, portanto, não era seu dever ficar calado. Além disso, ele coloca essa santa vanglória em oposição às injurias dos ímpios.

Quem nos faz triunfar Se você traduzir a palavra literalmente, será: Qui nos triiumphatQuem triunfa sobre nós. (338) Paulo, no entanto, significa algo diferente do que essa forma de expressão denota entre os latinos. (339) Porque se diz que os cativos triunfaram quando, por desgraça, são amarrados com correntes e arrastados diante da carruagem do conquistador. O significado de Paulo, por outro lado, é que ele também era um participante no triunfo desfrutado por Deus, porque havia sido adquirido por sua instrumentalidade, assim como os tenentes acompanhavam a cavalo a carruagem do chefe geral, como participantes do grupo. honra. (340) Como, consequentemente, todos os ministros do evangelho lutam sob os auspícios de Deus, assim também lhe garantem a vitória e a honra do triunfo ; (341) mas, ao mesmo tempo, ele honra cada um deles com uma parte do triunfo, de acordo com a estação designada a ele no exército e proporcional aos esforços feitos por ele. Assim, eles gozam, por assim dizer, de um triunfo, mas é de Deus, e não deles. (342)

Ele acrescenta, em Cristo, em cuja pessoa o próprio Deus triunfa, na medida em que lhe conferiu toda a glória do império. Se alguém preferir traduzi-lo assim: “Quem triunfa por meio de nós”, mesmo assim, será entendido um significado suficientemente consistente.

O odor do seu conhecimento. O triunfo consistiu nisso: que Deus, por meio de sua instrumentalidade, operou poderosa e gloriosamente, perfumando o mundo com o odor de sua graça que dá saúde, enquanto, por meio de sua doutrina, ele trouxe alguns para o conhecimento de Cristo. Ele realiza, no entanto, a metáfora do odor, pela qual expressa a doçura deliciosa do evangelho e seu poder e eficácia para inspirar a vida. Nesse meio tempo, Paulo os instrui que sua pregação está tão longe de não ter sentido, que acelera as almas por seu próprio odor. No entanto, aprendamos com isso que somente aqueles que fazem a proficiência correta no evangelho, que, pela doce fragrância de Cristo, são despertados para desejá-lo, a fim de se despedir dos atrativos do mundo.

Ele diz em todos os lugares, insinuando com essas palavras, que ele não foi a nenhum lugar onde não ganhou frutos e que, onde quer que fosse, havia uma recompensa por seu trabalho. Os coríntios sabiam, em quantos lugares ele havia semeado a semente do evangelho de Cristo. Ele agora diz que o último correspondeu ao primeiro. (343)

Comentário de Adam Clarke

Agora, graças a Deus – Sua vinda dissipou todos os meus medos e foi a causa da maior satisfação para minha mente; e encheu meu coração de gratidão a Deus, que é o autor de todo bem, e que sempre nos faz triunfar em Cristo; não apenas nos dá a vitória, mas uma vitória que envolve a ruína total de nossos inimigos; e nos dá causa de triunfo nele, por meio de quem obtivemos essa vitória.

Um triunfo, entre os romanos, ao qual o apóstolo alude aqui, foi uma honra pública e solene conferida por eles a um general vitorioso, ao permitir-lhe uma procissão magnífica pela cidade.

Isso não era concedido pelo senado, a menos que o general tivesse obtido um sinal muito decisivo e uma vitória decisiva; conquistou uma província, etc. Nessas ocasiões, o general usava geralmente uma túnica roxa rica, entrelaçada com figuras de ouro, expondo a grandeza de suas realizações; os seus buskins eram cercados de pérolas, e ele usava uma coroa, que a princípio era de louro, mas depois era de ouro puro. Por um lado, ele tinha um ramo de louro, o emblema da vitória; e no outro, seu cassetete. Ele foi carregado em uma carruagem magnífica, adornada com marfim e placas de ouro, e geralmente puxada por dois cavalos brancos. (Outros animais também foram usados: quando Pompeu triunfou sobre a África, sua carruagem foi atraída por elefantes; a de Marco Antônio, por leões; a de Heliogabalus, por tigres; e a de Aurélio, por tigres; e a de Aurélio, por veado.) pés na carruagem, ou montou nos cavalos da carruagem. Para mantê-lo humilde em meio a essas grandes honras, um escravo estava às suas costas, lançando grades incessantes e reprovações; e enumerando cuidadosamente todos os seus vícios, etc. Músicos lideraram a procissão e tocaram peças triunfais em louvor ao general; e estes foram seguidos por jovens, que lideraram as vítimas que seriam sacrificadas na ocasião, com seus chifres dourados e suas cabeças e pescoços adornados com fitas e guirlandas. Em seguida, seguiram as carroças carregadas com os despojos retirados do inimigo, com seus cavalos, carros, etc. Estes foram seguidos pelos reis, príncipes ou generais levados na guerra, carregados com correntes. Imediatamente depois disso veio a carruagem triunfal, diante da qual, ao passar, o povo espalhou flores e gritou Io, triunfo!

A carruagem triunfal foi seguida pelo senado; e a procissão foi fechada pelos sacerdotes e seus assistentes, com os diferentes utensílios de sacrifício e um boi branco, que seria a principal vítima. Eles então passaram pelo arco do triunfo, ao longo da via sacra até o capitólio, onde as vítimas foram mortas.

Durante esse tempo, todos os templos foram abertos, e todo altar fumou com ofertas e incenso.

O povo de Corinto conhecia suficientemente a natureza do triunfo: cerca de duzentos anos antes disso, Lucius Mummius, o cônsul romano, havia conquistado toda a Acaia, destruído Corinto, Tebas e Chalcis; e, por ordem do senado, teve um grande triunfo e recebeu o sobrenome Achaicus. São Paulo agora tinha um triunfo (mas de um tipo amplamente diferente) sobre as mesmas pessoas; seu triunfo estava em Cristo, e para Cristo ele dá toda a glória; seu sacrifício foi o de ação de graças ao seu Senhor; e o incenso oferecido na ocasião fez com que o sabor do conhecimento de Cristo fosse manifestado em todo lugar. Assim como a fumaça das vítimas e o incenso oferecido em tal ocasião enchiam a cidade inteira com seu perfume, o odor do nome e da doutrina de Cristo enchia toda a cidade de Corinto e as regiões vizinhas; e os apóstolos pareciam triunfar em e através de Cristo, sobre demônios, ídolos, superstição, ignorância e vício, onde quer que viessem.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 2:14 . O que nos leva a triunfar em Cristo , isto é, “no sucesso de minha pregação em minha jornada para a Macedônia, e também em minha vitória ao mesmo tempo em Corinto, sobre os falsos apóstolos, meus opositores, que haviam criado uma facção. contra mim no meio de ti. ” Assim, São Paulo se representa como triunfante através do poder divino; e, como, nas procissões triunfais, especialmente no leste, odores perfumados e incenso foram queimados perto dos conquistadores, ele parece aludir lindamente a essa circunstância no que diz do ?sµ?, o odor do evangelho, nos seguintes versículos: e ele parece ainda aludir aos diferentes efeitos de perfumes fortes, animar alguns e lançar outros em desordens violentas, de acordo com as diferentes disposições em que estão dispostos a recebê-los. AElian observa que alguns tipos de animais são mortos por eles. Hist. Animal. 50: 3: 100: 7. O Dr. Heylin observa que o conhecimento de Deus, ou o conhecimento de que existe um Deus, pode ser uma mera especulação; não é assim que o sabor, prazer ou sensação mental de Deus chamou aqui o sabor de seu conhecimento. Ora, um apóstolo que fala pelo espírito de Deus realmente excita esse sabor ou sensação na mente de seus ouvintes crentes: sendo ele mesmo acionado por Deus, ele dá, pela graça, uma percepção real dele. – Os que cultivam piedosamente isso, melhoram adequadamente; aqueles que a entendem, e não serão forjados por ela, ficam mais indispostos e endurecidos: como é mostrado nos seguintes versículos.

Comentário de John Wesley

Agora graças a Deus, que sempre nos leva a triunfar em Cristo, e manifesta o sabor do seu conhecimento por nós em todos os lugares.

Triunfar, implica não apenas vitória, mas uma manifestação aberta dela. E, como nas procissões triunfais, especialmente no leste, incenso e perfumes foram queimados perto do conquistador, o apóstolo aludiu lindamente a essa circunstância no versículo seguinte: da mesma forma que os diferentes efeitos que perfumes fortes têm sobre pessoas diferentes; alguns dos quais revivem, enquanto jogam outros nos distúrbios mais violentos.

Referências Cruzadas

Salmos 106:47 – Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória.

Salmos 148:14 – Ele concedeu poder ao seu povo, e recebeu louvor de todos os seus fiéis, dos israelitas, povo a quem tanto ama. Aleluia!

Cânticos 1:3 – A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam!

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

1 Coríntios 15:37 – Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa.

2 Coríntios 1:11 – enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos.

2 Coríntios 2:15 – porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.

2 Coríntios 8:16 – Agradeço a Deus, que pôs no coração de Tito o mesmo cuidado que tenho por vocês,

2 Coríntios 9:15 – Graças a Deus por seu dom indescritível!

Efésios 5:20 – dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 1:6 – que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 3:9 – Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?

Apocalipse 7:12 – dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *