Estudo de Mateus 26:64 – Comentado e Explicado

Jesus respondeu: Sim. Além disso, eu vos declaro que vereis doravante o Filho do Homem sentar-se à direita do Todo-poderoso, e voltar sobre as nuvens do céu.
Mateus 26:64

Comentário de E.W. Bullinger

Tu disseste = Tu disseste [isto].

no entanto = além disso, ou no entanto.

A seguir , ou mais tarde.

vereis. Veja App-133.

o filho do homem. Como nos versículos: Mateus 26: 2 , Mateus 26:24 , Mateus 26:45 . Esta é a última ocorrência em Mateus. Citado nos Salmos 110: 1 . Daniel 7:13 .

em. Grego. ek. , Matthew 5:50 . (Não é a mesma palavra que em Mateus 26:18 .) “Ativado” aqui não é o mesmo que nos versículos: Mateus 26: 5 , Mateus 26: 7 , Mateus 26:12 , Mateus 5:39 , Mateus 5:50 .

poder. Veja nota em Mateus 7: 2 .

in = upon. Grego. epi .

céu = os céus. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

64. Você disse isso. Lucas insere outra resposta, pela qual Cristo reprova a malícia dos sacerdotes, sem indagar com o desejo de saber. Se eu lhe disser , diz ele, você não acreditará: com que palavras ele quer dizer que, embora ele lhes provasse cem vezes que ele era o Cristo, isso não seria útil para homens obstinados. Pois eles não apenas ouviram, mas viram com seus olhos milagres que, embora Cristo estivesse em silêncio, confirmariam seu poder celestial e divino, e até teriam gritado em voz alta que ele era o Redentor prometido.

Em seguida, ele acrescenta uma confissão que, embora seja relatada em muitas palavras por Mateus, não transmite um significado diferente. Jesus afirma que ele é o Cristo, não com o objetivo de evitar a morte, mas de inflamar a ira de seus inimigos contra ele. Embora naquela época ele tenha sido exposto ao desprezo, e quase aniquilado, por suas máscaras, ele anuncia que, no momento adequado, ele finalmente chegará com majestade real, para que eles possam tremer diante do juiz, a quem agora se recusam a reconhecer como o autor da salvação. O significado, portanto, é que eles estão amplamente enganados, se a partir de sua aparência atual eles formam um julgamento do que ele é; porque é necessário que ele seja humilhado, e quase reduzido a nada, antes que ele pareça adornado com os emblemas de seu poder real e com magnífico esplendor. Pois com essa palavra a seguir ele distingue entre sua primeira e segunda vinda.

Podemos extrair disso uma doutrina útil, ainda mais extensa. Pois como é que os homens maus estão tão à vontade? Como é que eles são tão insolentes em rebelião, mas porque não atribuem um valor alto a Jesus crucificado? Portanto, é necessário lembrá-los de um julgamento terrível que, com toda a sua estupidez, eles não serão capazes de evitar. E embora ridicularizem como fábula o que é dito sobre a futura vinda de Cristo, ainda não é em vão que o Juiz os convoque ao seu tribunal e ordene que sejam convocados pela pregação do Evangelho, para que mais indesculpável. Mas esse anúncio é de grande utilidade, mesmo para os crentes, para que agora possam, com os olhos da esperança, procurar Cristo sentado à direita do pai, e esperar pacientemente até que ele chegue, e também podem acreditar que a raiva de homens maus contra ele, enquanto estiver ausente, não ficará sem suas conseqüências; pois serão compelidos a vê-lo no alto, vindo do céu, a quem agora eles não apenas desprezam, mas até pisam em seu orgulho.

Sentado à mão direita do poder. A metáfora contida no termo mão direita deve ser bem conhecida, pois ocorre frequentemente nas Escrituras. Cristo então senta-se à direita do Pai, porque ele é seu substituto; e isso é chamado de mão direita ou poder, a, porque é somente através do arbítrio de seu Filho que Deus agora mostra seu poder, e executará o julgamento no último dia.

Comentário de Adam Clarke

Tu disseste – Ou seja, eu sou o Cristo, o Messias prometido (veja em Mateus 26:25 ; (nota)); e você e toda a nação em breve terão a mais completa prova disso: daqui a alguns anos, vereis o Filho do homem sentado à direita do poder, totalmente investido em domínio absoluto e vindo nas nuvens de céu, para executar julgamento sobre esta raça perversa. Veja Mateus 24:30 . Nosso Senhor parece se referir a Daniel 7:13 ; : Alguém como o Filho do homem veio com as nuvens do céu, etc. Isso também pode se referir ao julgamento final.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:64 . Jesus disse-lhe: Tu disseste: Nosso Senhor não daria segurança para responder a uma acusação tão frívola como a que foi apresentada contra ele, Mateus 26:61 . Mas quando ele é chamado a reconhecer uma verdade tão importante como a contida neste versículo, uma verdade que ele veio revelar ao mundo, e pela manutenção da qual ele arriscou a perda de sua vida, então ele fala com ousadia e abertamente . Daqui em diante vereis, etc. significa: “Você verá o sinal do céu que tantas vezes exigiu na confirmação da minha missão”. Heinsius teria as palavras ‘ ?p a?t?, daqui em diante, unidos, de modo a produzir apa?t?, o mesmo com ap??t?sµe??? , verdadeiramente, expressamente. Além disso, digo-lhe expressamente que você verá, etc. Pela mão direita do poder ou grandeza, entende-se a mão direita de Deus, que pelos judeus é chamada poder, como o Dr. Whitby provou completamente. Há uma referência clara aqui à visão em que o Filho do homem está representado, Daniel 7: 13-14, onde é dito que ele vem nas nuvens do céu – para receber domínio, etc. Nosso Senhor parecia muito diferente daquela pessoa agora; mas nada poderia ser mais horrível, majestoso e transformado do que uma advertência nessas circunstâncias. O envio do Espírito Santo, o maravilhoso progresso do Evangelho, a destruição de Jerusalém, do templo e do estado judeu, eram provas e demonstrações inquestionáveis, apresentadas por Jesus Cristo, do poder infinito com o qual ele foi investido. à direita de Deus, em seu reino mediador.

Comentário de John Wesley

Disse-lhe Jesus: Tu disseste: não obstante, eu vos digo que daqui em diante vereis o Filho do homem sentado à direita do poder e vindo nas nuvens do céu.

Daqui em diante vereis o Filho do homem – Ele fala na terceira pessoa, de maneira modesta e clara; Sentado à direita do poder – isto é, à direita de Deus: e vindo sobre as nuvens do céu – Como ele é representado por Daniel, Daniel 7: 13,14 . Nosso Senhor parecia muito diferente dessa pessoa agora! Mas nada poderia ser mais terrível, mais majestoso e mais do que uma advertência em tais circunstâncias!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *