Estudo de Mateus 24:30 – Comentado e Explicado

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade.
Mateus 24:30

Comentário de Albert Barnes

O sinal do Filho do homem – A “evidência” de que ele está vindo para destruir a cidade de Jerusalém. Não se pode negar, no entanto, que esta descrição seja aplicável também à sua vinda no dia do julgamento. Os discípulos perguntaram a ele Mateus 24: 3 qual deveria ser o sinal de sua vinda e “do fim do mundo”. Em sua resposta, ele se refere a ambos os eventos, e sua linguagem pode ser considerada descritiva de ambos. Na destruição de Jerusalém, o sinal ou evidência de sua vinda foi encontrado no cumprimento dessas previsões. No fim do mundo, o sinal de sua vinda será sua abordagem pessoal com a glória de seu Pai e dos santos anjos, 1 Tessalonicenses 4:16 ; Lucas 21:27 ; Mateus 26:64 ; Atos 1:11 .

Todas as tribos da terra choram – Ou seja, todas as “tribos ou povos” da terra da Judéia choram pelas grandes calamidades que lhes sobrevêm, ou todas as nações do mundo choram quando ele julga. Todos os iníquos lamentarão com a perspectiva de sua destruição, Apocalipse 1: 7 . A causa de suas lamentações no dia do julgamento será principalmente porque eles perfuraram, mataram, rejeitaram o Salvador e que eles merecem a condenação que lhes sobrevém , João 19:37 ; Zacarias 12:12 .

E eles verão o Filho do homem – O Senhor Jesus chegando ao julgamento. Provavelmente, isso se refere mais diretamente à sua vinda no último dia, embora também possa significar que a “evidência” de sua vinda para destruir Jerusalém será então vista.

Nas nuvens do céu – Ele subiu em uma nuvem, Atos 1: 9 . Ele retornará da mesma maneira, Atos 1:11 . “As nuvens do céu” denotam não as nuvens do céu, mas as nuvens que parecem fechar o céu, ou o céu, do nosso ponto de vista.

Com poder – poder, manifesto na destruição de Jerusalém, pelas maravilhas que a precederam e pela derrubada do templo e da cidade. No dia do julgamento, o poder se manifesta consumindo o mundo material 2 Pedro 3: 7 , 2 Pedro 3:10 , 2 Pedro 3:12 ; ressuscitando os mortos João 5: 29-30 ; 1 Coríntios 15:52 ; mudando aqueles que podem estar vivos quando ele vier – isto é, fazendo seus corpos como aqueles que morreram e que foram ressuscitados 1 Tessalonicenses 4:17 ; 1 Coríntios 15:52 ; ao encerrar os assuntos do mundo, receber os justos no céu Mateus 25:34 ; 1 Coríntios 15:57 , e enviando os ímpios, por mais numerosos ou fortes que sejam, para o inferno, Mateus 25:41 , Mateus 25:46 ; João 5:29 .

Grande glória – A palavra “glória” aqui significa a exibição visível de honra e majestade. Essa glória será manifestada pela maneira de sua vinda Mateus 26:64 , pela presença dos anjos Mateus 25:31 e pelas maravilhas que o atenderão no céu.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 24: 30-31 . Então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu – Cristo procede aqui no mesmo estilo figurativo, e o claro significado de suas palavras é que a destruição de Jerusalém e do estado judeu, civil e religioso, seria tão exemplo notável de vingança divina, e uma manifestação tão sinal do poder e da glória de Cristo, que todas as tribos judias deveriam lamentar, e muitas devem ser levadas dali para reconhecê-lo pelo verdadeiro Messias. Para explicar isso ainda mais, pode-se observar: “O sinal do céu, que tanto os discípulos quanto os fariseus esperavam, era uma aparição visível do Messias nas nuvens e alguma interposição milagrosa de seu poder, pela qual os romanos, os senhores da o mundo deveria ser destruído, e um império universal sobre todas as nações erguidas em favor dos judeus. Este sinal eles foram levados a esperar, porque Daniel havia dito profeticamente, sobre o Filho do homem ( Daniel 7:13 ), que ele o viu vindo nas nuvens do céu, e que lhe foi dado domínio, e glória, e um reino, etc. No entanto, com a vinda do Filho do homem nas nuvens, Daniel pretendia interpor-se para a destruição de seus inimigos, particularmente dos judeus incrédulos; e a construção de seu próprio reino sobre todas as nações; um reino espiritual, uma nova dispensação de religião, que deve compreender o mundo inteiro sob seus palcos. Portanto, para mostrar aos discípulos que eles haviam confundido a profecia, que se referia inteiramente à destruição de Jerusalém e à conversão dos gentios, ele a adotou em sua previsão desses eventos e, assim, estabeleceu seu verdadeiro significado. ” Macknight. A expressão figurativa, Vindo nas nuvens do céu, em várias outras passagens das Escrituras, significa a interposição de Deus de forma evidente e irresistível, para executar vingança contra uma geração perversa e afirmar seu próprio governo sobre o mundo. Ver 2 Samuel 22: 10-12 ; Salmos 97: 2 ; Isaías 19: 1 . Ele enviará seus anjos com um grande som de trombeta, etc. – Isso também está no estilo dos profetas, e, despido de suas figuras, significa apenas que, após a destruição de Jerusalém, Cristo por seus anjos ou ministros, saindo com sua poderosa pregação, denominou aqui o grande som de uma trombeta. , deve reunir para si uma igreja gloriosa, de todas as nações debaixo do céu: para que os judeus sejam expulsos, como ele a expressa, Lucas 13:28 , etc., os crentes devem vir do leste e do oeste, do norte e sul, e deve sentar-se no reino de Deus. De acordo com essa interpretação, encontramos o nome a??e???? , anjos, usado para mensageiros comuns, Tiago 2:25 ; e dos ministros das igrejas asiáticas, Apocalipse 2: 3 ; dos profetas, 2 Crônicas 36:16 ; e dos sacerdotes, Malaquias 2: 7 . E a pregação dos mensageiros de Deus é comparada ao som de uma trombeta, Isaías 58: 1 ; Jeremias 6:17 ; Ezequiel 33: 3-6 . Nenhuma pessoa, versada na história eclesiástica, precisa saber que a religião cristã se espalhou e prevaleceu poderosamente após esse período; e que quase nada contribuiu mais para esse sucesso do evangelho do que a destruição de Jerusalém e a ruína da nação judaica, caindo da mesma maneira e com as mesmas circunstâncias preditas particularmente por nosso Senhor.

Comentário de E.W. Bullinger

aparecer = brilhar. Grego. phaino. App-106.

o sinal. Conforme perguntado em Mateus 24: 3 .

então deve, & c. Citado em Zacarias 12:12 .

terra = terra. Grego. ge. App-129.

eles verão. Grego. opsomai. App-133.

in = [sentado] em cima. Grego. epi.

com. Grego. meta. Citado em Daniel 7:13 .

com poder e grande glória = com poder, sim, com grande e glorioso poder. Figura do discurso Hendiadys. App-6.

Comentário de John Calvin

30. Então aparecerá o sinal do Filho do homem. Por esse termo, Cristo aponta mais claramente a diferença entre a condição atual de seu reino e sua glória futura; pois é uma espécie de admissão de que, entre as trevas das tribulações, a majestade de Cristo não aparecerá completamente, e os homens não perceberão a redenção que ele trouxe. A confusa mistura de coisas que agora percebemos certamente, por um lado, obscurece nossas mentes e, por outro lado, enterra a graça de Cristo, e quase desaparece de nossa vista, para que a salvação obtida por ele , no que diz respeito à percepção da carne, não é compreendido. E, portanto, ele declara que aparecerá abertamente em sua última vinda e, cercado pelo poder celestial, que será um sinal erguido em um local elevado, ele voltará os olhos do mundo inteiro para si. (153)

Percebendo que a maior parte dos homens desprezaria sua doutrina e se oporia ao seu reinado, ele também ameaça contra todas as nações luto e lamentação; porque é apropriado que, por sua presença, esmague e destrua os rebeldes que, enquanto estavam ausentes, desprezavam sua autoridade. Ele diz isso, em parte para levar os arrogantes e refratários ao arrependimento, atacando-os com terror; e em parte para confirmar as mentes de seus seguidores em meio a tão grande obstinação existente no mundo. Pois não é motivo leve de ofensa ver os ímpios vivendo sem preocupação, porque pensam que sua zombaria de Deus permanecerá impune; e, novamente, não há nada a que tenhamos mais tendência do que ser cativado pelas seduções da prosperidade de que desfrutam, de modo a perder o temor de Deus. Para que a alegria pela qual eles estão intoxicados não excite a inveja dos crentes, Cristo declara que por fim será transformado em luto e ranger de dentes.

Ele faz alusão, penso eu, a Zacarias 12:11 , onde Deus, informando-os de que em breve será feita uma demonstração impressionante de seu julgamento, declara que haverá lamentação em toda família, como normalmente não é vista no funeral de um filho primogênito. Portanto, não há razão para que alguém espere a conversão do mundo, pois longamente – quando será tarde demais e não lhes dará nenhuma vantagem –

olharão para aquele que traspassaram,
( Zacarias 12:10 .)

A seguir, segue a explicação desse pecado, que eles verão o Filho do homem vindo nas nuvens, que naquele tempo estava vivendo na terra, vestido de um servo desprezado. E assim ele os adverte que a glória de seu reino será celestial, e não terrena, como os discípulos haviam imaginado.

Comentário de Adam Clarke

Then shall appear the sign of the Son of man – The plain meaning of this is, that the destruction of Jerusalem will be such a remarkable instance of Divine vengeance, such a signal manifestation of Christ’s power and glory, that all the Jewish tribes shall mourn, and many will, in consequence of this manifestation of God, be led to acknowledge Christ and his religion. By t?? ??? , of the land, in the text, is evidently meant here, as in several other places, the land of Judea and its tribes, either its then inhabitants, or the Jewish people wherever found.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 24:30 . E então aparecerá o sinal, etc. – O significado claro disso é que a destruição de Jerusalém será um exemplo tão notável de vingança divina, uma manifestação tão sinal do poder e da glória de Cristo, que todas as tribos judias lamentarão, e muitos serão levados a reconhecer Cristo e a religião cristã. Nos profetas antigos, Deus é freqüentemente descrito como vindo nas nuvens, sob qualquer interposição e manifestação notável de seu poder; e essa descrição é aqui aplicada a Cristo. Ver Bishop Newton e Dissertações de Gerhard, p. 200, & c. e João 6:30 . O Dr. Clarke diz que o sinal aqui mencionado significa a figura dada pelo profeta Daniel, o sinal daquele Filho do homem descrito. Em vez das tribos da terra, alguns leem as tribos da terra.

Comentário de John Wesley

E então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu; e então todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

Então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu – Parece um pouco antes dele descer. O sol, a lua e as estrelas sendo extintos (provavelmente não apenas os do nosso sistema), o sinal do Filho do homem (talvez a cruz) aparecerá na glória do Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *