Estudo de Filipenses 1:23 – Comentado e Explicado

Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo – o que seria imensamente melhor;
Filipenses 1:23

Comentário de Albert Barnes

Pois estou em um estreito entre duas – duas coisas, cada uma das quais desejo. Anseio sinceramente estar com Cristo; e desejo continuar sendo útil ao mundo. A palavra “Estou em apuros ” – s?????µa? sunechomai- significa ser pressionada ou restringida, como na multidão; sentir-se pressionado ou reprimido para não saber o que fazer; e aqui significa que ele estava em perplexidade e dúvida, e não sabia o que escolher. “As palavras do original são muito enfáticas. Eles parecem derivar de um navio ancorado e quando sopram ventos violentos que o levariam ao mar. O apóstolo se representa como em uma condição semelhante. Sua forte afeição por eles ligou seu coração a eles – como uma âncora segura um navio em seus ancoradouros e, no entanto, havia uma influência celestial sobre ele – como o vendaval no navio – que o levaria para o céu. ” Burder, em Ros. Alt. você. neu. Morgenland, in loc.

Ter um desejo de partir – de morrer – de deixar este mundo para melhor. As pessoas, como são por natureza, geralmente temem morrer. Poucos estão dispostos a morrer. Quase ninguém deseja morrer – e mesmo assim o deseja apenas como o mínimo de dois males. Pressionado pela dor e tristeza; ou doente e cansado do mundo, a mente pode ser transformada em um desejo de estar longe. Mas isso com o mundo é, em todos os casos, o resultado da misantropia, ou sentimento mórbido, ou ambição decepcionada, ou um acúmulo de muitas tristezas. Wetstein aduziu neste verso várias passagens mais bonitas dos escritores clássicos, nas quais as pessoas expressavam o desejo de partir – mas todas elas provavelmente poderiam ser atribuídas a ambição decepcionada, ou a dores mentais ou corporais, ou a insatisfação com o mundo. Não foi por esse desejo que Paulo desejou morrer. Não era porque ele odiava o homem – pois ele o amava ardentemente. Não era porque ele estava desapontado com riqueza e honra – pois ele também não procurara. Não era porque ele não fora bem sucedido – pois nenhum homem fora mais. Não era porque ele havia sido submetido a dores e prisões – pois estava disposto a suportá-las. Não era porque ele era velho, enfermo e um fardo para o mundo – pois, de qualquer coisa que aparecesse, ele estava no vigor da vida e na plenitude de sua força. Era de um motivo mais puro e mais elevado do que qualquer um deles – a força do apego que o ligava ao Salvador e que o ansiava por estar com ele.

E estar com Cristo – Podemos comentar sobre esta expressão:

(1) Que essa era a verdadeira razão pela qual ele desejava estar fora. Era seu forte amor a Cristo; seu desejo ansioso de estar com ele; sua firme convicção de que em sua presença havia “plenitude de alegria”.

(2) Paulo acreditava que a alma do cristão estaria imediatamente com o Salvador na morte. Evidentemente, era sua expectativa que ele passasse imediatamente para sua presença, e não que ele permanecesse em um estado intermediário por algum período distante.

(3) a alma não dorme na morte. Paulo esperava estar com Cristo e ter consciência do fato – vê-lo e participar de sua glória.

(4) a alma do crente é feliz na morte. Estar com Cristo é sinônimo de estar no céu – pois Cristo está no céu e é a sua glória. Podemos acrescentar:

(a) que esse desejo de estar com Cristo constitui uma diferença marcante entre um cristão e outras pessoas. Outras pessoas podem estar dispostas a morrer; talvez deseje morrer, porque suas tristezas são tão grandes que elas sentem que não podem ser suportadas. Mas o cristão deseja abandonar completamente um motivo diferente. É estar com Cristo – e isso constitui uma ampla linha de distinção entre ele e outras pessoas.

(b) Uma mera disposição para morrer, ou mesmo um desejo de morrer, não é uma evidência certa de preparação para a morte. Se essa disposição ou desejo é causada por mera intensidade de sofrimento; se é produzido por nojo ao mundo ou por decepção; se surgir de alguma visão dos campos elísios imaginados além do túmulo, não constitui nenhuma evidência de preparação para a morte. Não tenho visto poucas pessoas que não eram professas cristãs em um leito de morte, nem poucas dispostas a morrer, mais ainda, algumas que desejavam partir. Mas na grande maioria dos casos, era porque eles estavam cansados ??da vida, ou porque sua dor os fazia suspirar por alívio, ou porque eram tão miseráveis ??que não se importavam com o que aconteceu – e isso eles e seus amigos interpretavam como evidência. que eles estavam preparados para morrer! Na maioria dos casos, isso é uma ilusão miserável; em nenhum caso a mera disposição de morrer é uma evidência de preparação para a morte.

O que é muito melhor – seria atendido com mais felicidade; e seria um estado mais alto e mais santo do que permanecer na Terra. Isso prova também que a alma do cristão na morte é feliz ao mesmo tempo – pois não se pode dizer que um estado de insensibilidade seja uma condição melhor do que permanecer neste mundo atual. A frase grega aqui – p???? µ????? ??e?ss?? pollo mallon kreisson – é muito enfática, e o apóstolo parece trabalhar por uma linguagem que transmita plenamente sua idéia. Significa “por muito mais, ou melhor,” e o sentido é “melhor além de toda expressão”. Doddridge. Veja vários exemplos que ilustram a frase em Wetstein. Paulo não quis dizer que estava meramente disposto a morrer ou que concordava com sua necessidade, mas que o fato de estar com Cristo era uma condição muito preferível a permanecer na Terra. Este é o verdadeiro sentimento de piedade cristã; e tendo esse sentimento, a morte para nós não terá terrores.

Comentário de E.W. Bullinger

estou em apuros = estou sendo pressionado. Grego. sunecho . Veja Atos 7:57 . Atos 18: 5 .

betwixt = fora de. App-104. Enquanto ek ocorre 857 vezes, é traduzido apenas “betwixt” aqui e “entre” em João 3:25 , onde o significado é que a pergunta surgiu dos discípulos de João. Em todos os outros lugares, ek é traduzido como “de”, fora de “,” de “, etc., mas em todos os casos o contexto mostra que a idéia transmitida é uma dessas duas últimas. Compare notas sobre Mateus 27: 7 . João 12: 3 . Atos 19:25 ,

dois = os dois, isto é, vivendo e morrendo.

um desejo = o desejo. Grego. epitemia. Traduzido “luxúria” trinta e uma vezes; concupiscência” três vezes e “desejo” três vezes. Compare Lucas 22:15 . 1 Tessalonicenses 2:17 .

partir = para (App-104).

o retorno (grego. analuo. Verbo apenas aqui e Lucas 12:36 ; o substantivo 2 Timóteo 4: 6. O verbo traduz frequentemente “retorno” em apócrifos; também na classe grego. = soltar, como em um navio com âncora ) muito melhor. Todos os textos lidos “pois é muito para melhor”. Então o que? Claramente, do que qualquer um dos dois acima. Portanto, não pode significar “morte”: mas algum evento pelo qual Paulo poderia estar com Cristo, seja o chamado do alto (veja Filipenses 3:11 ) ou a ressurreição dos mortos. ou ser pego vivo de 1 Tessalonicenses 4:16 , 1 Tessalonicenses 4:17

Comentário de John Calvin

23 Porque estou em apuros Paulo não desejava viver com nenhum outro objetivo, tendo em vista o de promover a glória de Cristo e fazer o bem aos irmãos. Portanto, ele não considera que tenha outra vantagem em viver além do bem-estar dos irmãos. Mas, no que diz respeito a si próprio, era, ele reconhece, melhor morrer logo, porque estaria com Cristo. Por sua escolha, no entanto, ele mostra o amor ardente que brilhava em seu peito. Não se diz aqui nada sobre vantagens terrenas, mas sobre benefício espiritual, o que é, por boas razões, extremamente desejável na visão dos piedosos. Paulo, no entanto, como se esquecesse de si mesmo, não se mantém meramente indeterminado, para que ele não seja influenciado por uma consideração em seu próprio benefício, e não pela dos filipenses, mas finalmente conclui que uma consideração por eles prevalece em sua mente. E, com certeza, isso é, na realidade, viver e morrer para Cristo, quando, com indiferença quanto a nós mesmos, nos permitimos ser carregados e levados para longe de onde Cristo nos chama.

Desejando ser libertado e estar com Cristo Essas duas coisas devem ser lidas em conexão. Pois a morte em si nunca será desejada, porque tal desejo está em desacordo com o sentimento natural, mas é desejado por algum motivo específico ou com vista a outro fim. As pessoas desesperadas recorrem a ela por se cansarem da vida; os crentes, por outro lado, se apressam de bom grado, porque é uma libertação da escravidão do pecado e uma introdução ao reino dos céus. O que Paulo agora diz é isso; “Desejo morrer, porque, dessa maneira, entrarei em contato imediato com Cristo.” Nesse meio tempo, os crentes não deixam de encarar a morte com horror, mas quando voltam os olhos para a vida que se segue à morte, facilmente vencem todo medo por meio desse consolo. Inquestionavelmente, todo aquele que crê em Cristo deve ser tão corajoso a ponto de levantar a cabeça ao mencionar que é feito da morte, encantado por ter a intimação de sua redenção . ( Lucas 21:28 .) A partir disso, vemos quantos são apenas cristãos em nome, já que a maior parte, ao ouvir menção feita à morte, não está apenas alarmada, mas fica quase sem vida pelo medo, como se nunca tivesse ouvido. uma única palavra respeitando a Cristo. Ó valor e valor de uma boa consciência! Agora a fé é o fundamento de uma boa consciência; mais ainda, é ela própria bondade de consciência.

Ser libertado Esta forma de expressão deve ser observada. Pessoas profanas falam da morte como a destruição do homem, como se ele tivesse morrido por completo. Paulo aqui nos lembra que a morte é a separação da alma do corpo. E isso ele expressa de maneira mais completa imediatamente depois, explicando quais são as condições que aguardam os crentes após a morte – a de morar com Cristo. Estamos com Cristo, mesmo nesta vida, na medida em que o reino de Deus está dentro de nós ( Lucas 17:21 ). e Cristo habita em nós pela fé ( Efésios 3:17 ) e prometeu que estará conosco até o fim do mundo ( Mateus 28:20 ), mas essa presença desfrutamos apenas na esperança. Por isso, quanto ao nosso sentimento, diz-se que estamos atualmente a uma distância dele. Ver 2 Coríntios 5: 6 . Essa passagem é útil para deixar de lado a louca fantasia daqueles que sonham que as almas dormem quando separadas do corpo, pois Paulo declara abertamente que desfrutamos da presença de Cristo ao ser libertado do corpo.

Comentário de Adam Clarke

Pois eu estou em um estreito entre dois – Viz. os que estão morrendo agora e estando imediatamente com Deus; ou viver mais tempo para pregar e espalhar o Evangelho, e assim glorificar a Cristo entre os homens.

Ter um desejo de partir e estar com Cristo – ??? ep???µ?a? e??? e?? t? a?a??sa? . Parece ser uma metáfora tirada do comandante de uma embarcação, em um porto estrangeiro, que sente um forte desejo a?a??sa? , zarpar e chegar ao seu próprio país e família; mas esse desejo é contrabalançado pela convicção de que os interesses gerais da viagem podem ser melhor atendidos por sua longa permanência no porto em que sua embarcação agora opera; pois ele não está no cais, não está encalhado, mas anda ancorado no porto e pode a qualquer hora pesar e partir. Essa era a condição do apóstolo: ele não estava em casa, mas, embora estivesse no exterior, isso era da conta de seu empregador; ele deseja voltar e está liberado e pronto para zarpar, mas não recebeu seus últimos pedidos de seu proprietário e, seja qual for o desejo que ele sinta estar em casa, esperará fielmente até que seus pedidos finais cheguem.

O que é muito melhor – ulto????µa???? ??e?ss?? · Multo magis melior , Vulgata; muito melhor. O leitor verá imediatamente que as palavras são muito enfáticas.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 1:23 . Pois estou em dificuldades, etc. – “Porque, por assim dizer, sou portador de dois caminhos diferentes; tendo, por um lado, um desejo mais sincero , em relação à minha própria felicidade imediata, de ser solto, de ancorar. e, saindo dessas costas mortais, para zarpar para aquele mundo feliz, onde estarei imediatamente com Cristo; – o que é melhor além de qualquer comparação e expressão, com relação à minha própria felicidade particular “. O original é muito enfático; e parece ser uma alusão a um navio estacionado em um determinado lugar e ancorado, e ao mesmo tempo propenso a ser forçado ao mar pela violência dos ventos: o que nos dá uma representação viva do apego do apóstolo à sua situação na igreja cristã, e a veemência de seu desejo de ancorar e zarpar para o país celestial, para que ele possa estar com Cristo – uma expressão que prova claramente que os espíritos separados dos bons homens estão com Cristo de tal maneira , como o estado deles é muito melhor do que enquanto eles continuam no mundo atual, o que não pode ser um estado de insensibilidade ; embora isso não tenda de modo algum a refutar a adesão à felicidade após a ressurreição, que outras escrituras declaram claramente. Ver 2 Coríntios 5: 5-10 . O original daquilo que tornamos muito melhor é tão enfático que não pode ser traduzido literalmente. Melhor além de toda expressão, em certa medida, dá sentido; pois, de fato, o apóstolo parece trabalhar aqui para expressão tanto quanto em qualquer parte de seus escritos.

Comentário de John Wesley

Pois estou em um estreito entre dois, desejando partir e estar com Cristo; o que é muito melhor:

Para partir – Fora de laços, carne, o mundo.

E estar com Cristo – Em uma união mais próxima e plena. É melhor partir; é muito melhor estar com Cristo.

Referências Cruzadas

2 Samuel 24:14 – Davi respondeu: “É grande a minha angústia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois grande é a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”.

Jó 19:26 – E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus.

Salmos 16:10 – porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

Salmos 17:15 – Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.

Salmos 49:15 – Mas Deus redimirá a minha vida da sepultura e me levará para si. Pausa

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Lucas 2:29 – “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.

Lucas 8:38 – O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo:

Lucas 12:50 – Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!

Lucas 23:43 – Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 14:3 – E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.

João 17:24 – “Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha glória, a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo.

Atos dos Apóstolos 7:59 – Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

2 Coríntios 5:8 – Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.

2 Coríntios 6:12 – Não lhes estamos limitando nosso afeto, mas vocês nos estão limitando o afeto que têm por nós.

1 Tessalonicenses 2:1 – Irmãos, vocês mesmos sabem que a visita que lhes fizemos não foi inútil.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Tessalonicenses 4:17 – Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

2 Timóteo 4:6 – Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próximo o tempo da minha partida.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Apocalipse 14:13 – Então ouvi uma voz do céu dizendo: “Escreva: Felizes os mortos que morrem no Senhor de agora em diante”. Diz o Espírito: “Sim, eles descansarão das suas fadigas, pois as suas obras os seguirão”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *