Estudo de 1 Pedro 5:9 – Comentado e Explicado

Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.
1 Pedro 5:9

Comentário de Albert Barnes

Quem resiste – Veja as notas em Tiago 4: 7 . Você não pode ceder a ele, mas de todas as formas para se levantar e se opor a ele. Fracos em si mesmos, devem confiar no braço de Deus. Não importa em que forma de terror ele se aproxime, você deve lutar com força a luta da fé. Compare as anotações em Efésios 6: 10-17 .

Firme na fé – Confiando em Deus. Você deve confiar somente nele, e os meios da resistência bem-sucedida podem ser encontrados nos recursos da fé. Veja as notas em Efésios 6:16 .

Sabendo que as mesmas aflições são realizadas em seus irmãos que estão no mundo – Compare com um sentimento semelhante, 1 Coríntios 10:13 . O significado é que você deve ser encorajado a suportar suas provações pelo fato de que seus irmãos cristãos sofrem as mesmas coisas. Essa consideração pode fornecer consolo a eles em suas provações das seguintes maneiras:

(1) Eles sentiriam que estavam sofrendo apenas o lote comum de cristãos. Não havia evidência de que Deus estivesse especialmente zangado com eles, ou de que os havia abandonado de maneira especial.

(2) o fato de que outras pessoas pudessem suportar suas provações deveria ser um argumento para provar a elas que elas também seriam capazes. Se olhassem para o exterior e vissem que outros eram sustentados e levados triunfantes, poderiam ter certeza de que seria esse o caso deles.

(3) haveria o apoio derivado do fato de que eles não estavam sozinhos no sofrimento. Podemos suportar a dor com mais facilidade se sentirmos que não estamos sozinhos – que é o bem comum – que estamos em circunstâncias em que podemos ter simpatia dos outros. Essa observação pode ser de grande valor prático para nós em vista de perseguições, provações e morte. A consideração sugerida aqui por Pedro para sustentar aqueles a quem ele se dirigiu, nas provas de perseguição, pode ser aplicada agora para nos sustentar e confortar em todas as formas de calamidade apreendida ou real. Todos somos passíveis de sofrer. Estamos expostos a doenças, luto, morte. Costumamos andar como se não pudéssemos suportar os sofrimentos que possam estar diante de nós, e especialmente tememos a grande provação – a morte. Pode nos fornecer algum apoio e consolo para lembrar:

(1) que este é o lote comum de pessoas. Não há nada de especial no nosso caso. Não prova nada sobre a questão de sermos aceitos por Deus e sermos amados por Ele, que sofremos; pois aqueles a quem ele mais amou estiveram entre os maiores sofredores. Muitas vezes pensamos que nossos sofrimentos são únicos; que não houve ninguém como eles. No entanto, se soubéssemos tudo, descobriríamos que milhares – e dentre eles os mais sábios, puros e bons – sofreram sofrimentos do mesmo tipo que os nossos, e talvez muito mais intensos em grau.

(2) outros foram conduzidos triunfantemente através de suas provações. Temos motivos para esperar e acreditar que devemos também, pois:

(a) nossas provações não foram maiores que as deles; e,

(b) sua força natural não era maior que a nossa. Muitos deles eram tímidos, encolhendo e tremendo, e sentiam que não tinham forças e que fracassariam durante o julgamento.

(3) a graça que os sustentou pode nos sustentar. A mão de Deus não é abreviada para que não possa salvar; seu ouvido não é pesado que não possa ouvir. Seu poder é tão grande, e sua graça é tão fresca, como era quando o primeiro sofredor era apoiado por ele; e essa força divina que apoiou Davi e Jó em suas aflições, e os apóstolos e mártires nas deles, é tão poderosa quanto era quando eles se candidataram a Deus para serem sustentados em suas tristezas.

(4) temos um medo especial da morte – tememos que nossa fé fracasse e que sejamos deixados para morrer sem apoio ou consolo. No entanto, lembremo-nos de que a morte é o lote comum do homem. Lembremo-nos de quem morreu – mulheres macias; crianças; os tímidos e os medrosos; aqueles, em imensas multidões, que não tinham mais força por natureza do que nós. Vamos pensar em nossos próprios parentes que morreram. Uma esposa morreu e o marido tem medo de morrer? Uma criança e um pai? Uma irmã e um irmão? Faz muito para afastar o medo da morte, lembrar que uma mãe atravessou o vale escuro; que aquele vale sombrio foi pisado por irmãs delicadas, tímidas e amadas. Devo ter medo de ir aonde eles foram? Devo apreender que não encontrarei graça que possa me sustentar onde a encontraram? O vale da sombra da morte deve ser escuro e sombrio para mim, quando o encontraram iluminado pela luz que se abre no céu? Acima de tudo, tira o medo da morte quando me lembro que meu Salvador experimentou todos os horrores que podem estar na morte; que ele dormiu na tumba e a transformou em um local de descanso sagrado.

Comentário de E.W. Bullinger

firme . Grego. aparelhos de som. Ver 2 Timóteo 2:19 .

. App-150.

saber . App-132.

aflições . O mesmo que “sofrimentos” , 1 Pedro 5: 1 .

realizado . App-125.

irmãos = irmandade. Ver 1 Pedro 2:17 .

mundo . App-129.

Comentário de John Calvin

9 A quem resistir Como o poder de um inimigo deveria nos estimular e nos tornar mais cuidadosos, haveria perigo para que nossos corações fracassassem com um medo imoderado, exceto que a esperança de vitória nos foi dada. É então disso que o apóstolo fala; ele mostra que a questão da guerra será próspera, se realmente lutarmos sob a bandeira de Cristo; pois quem quer que venha a este concurso, dotado de fé, declara que certamente será um conquistador.

Resistir, ele diz; mas alguém pode perguntar, como? Para isso, ele responde, há força suficiente na fé. Paulo, na passagem que já citei, enumera as várias partes de nossa armadura, mas o significado é o mesmo ( Efésios 6:13 ), pois João testemunha que somente a fé é a nossa vitória sobre o mundo.

Sabendo que as mesmas aflições, ou sofrimentos . Outro consolo é que temos uma disputa em comum com todos os filhos de Deus; pois Satanás nos prova perigosamente quando nos separa do corpo de Cristo. Ouvimos como ele tentou atacar a coragem de Jó,

“Olhe para os santos, alguém sofreu alguma coisa dessas?”
Jó 5: 1 .

O Apóstolo, por outro lado, nos lembra aqui que nada acontece conosco, mas o que vemos acontece com outros membros da Igreja. Além disso, uma comunhão, ou uma condição semelhante, com todos os santos, não deve ser de modo algum recusada por nós.

Ao dizer que os mesmos sofrimentos são realizados, ele quer dizer o que Paulo declara em Colossenses 1:24 , que o que resta dos sofrimentos de Cristo é diariamente cumprido pelos fiéis.

As palavras que estão no mundo podem ser explicadas de duas maneiras: ou Deus prova seu povo fiel indiscriminadamente em qualquer lugar do mundo, ou que a necessidade de lutar nos espera enquanto estivermos no mundo. Mas devemos observar que, tendo dito antes que somos atacados por Satanás, ele imediatamente se refere a todo tipo de aflição. Concluímos, portanto, que sempre temos a ver com nosso inimigo espiritual, por mais adversidades que possam surgir, sejam elas quais forem, se as doenças nos oprimem ou se a esterilização da terra nos ameaça com a fome ou se os homens nos perseguem.

Comentário de Adam Clarke

Quem resistir – Fique contra ele, a?t?st?te . Embora invulnerável, ele não é invencível: o seguidor mais fraco de Deus pode confundi-lo e vencê-lo, se ele permanecer firme na fé – crendo no Filho de Deus e caminhando retamente diante dele. Para uma alma assim comprometida, ele não pode causar danos.

As mesmas aflições são cumpridas em seus irmãos – é a sorte de todos os discípulos de Cristo sofrer perseguição. A irmandade, ade?f?t?? , a Igreja Cristã, em todos os lugares é exposta aos ataques de homens e demônios; você é perseguido pelos gentios entre os quais vive e dentre os quais se ajunta no rebanho de Cristo; mas mesmo aqueles que professam a mesma fé com você e que residem entre os judeus (pois penso que e? ??sµ? , no mundo, está aqui para ser entendido), também são perseguidos, pagãos e judeus sendo igualmente opostos às doutrinas puras e santas do Evangelho. Qualquer homem que leu o Testamento Grego com alguma atenção deve ter observado um grande número de lugares em que a palavra ??sµ?? , que traduzimos mundo, significa o povo judeu e o estado judeu, e nada mais.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 5: 9 . Quem resiste, firme na fé, Veja Efésios 4:27 ; Efésios 6:10 ; Efésios 6:24 e Tiago 4: 7 . A palavra ep?te?e?s?a?, realizado, significa aperfeiçoado ou encerrado. Parece aqui significar particularmente que as perseguições dos judeus incrédulos, incitadas pelo diabo, foram levadas a toda parte pelos cristãos, como nosso Senhor predisse que seriam antes da destruição de Jerusalém. O argumento contido nessas palavras está assim: “Vocês não são as únicas pessoas que sofrem por causa de Cristo, nem sofrem mais que os outros. A perseguição agora é realizada com tanta ferocidade, onde quer que haja discípulos de Jesus. Mestre. Portanto, não espere escapar enquanto outros sofrem: não murmure que você está sujeito à maioria dos cristãos nesta hora de provação, nem fique atrás de seus irmãos em paciência e coragem. ”

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Quem resiste firmemente à fé, sabendo que as mesmas aflições são realizadas em seus irmãos que estão no mundo.

Sejam mais firmes, pois sabem que o mesmo tipo de aflições é realizado – isto é, sofridos por seus irmãos, até que a medida que lhes foi dada seja preenchida.

Referências Cruzadas

Lucas 4:3 – O diabo lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão”.

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Efésios 4:27 – e não dêem lugar ao diabo.

Efésios 6:11 – Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,

Efésios 6:16 – Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

1 Tessalonicenses 2:15 – que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

1 Tessalonicenses 3:3 – para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

2 Timóteo 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

2 Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Hebreus 11:33 – os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,

Tiago 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 2:21 – Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.

1 Pedro 3:14 – Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 6:11 – Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles.

Apocalipse 7:14 – Respondi: “Senhor, tu o sabes”. E ele disse: “Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *