Estudo de 1 Pedro 1:6 – Comentado e Explicado

É isto o que constitui a vossa alegria, apesar das aflições passageiras a vos serem causadas ainda por diversas provações,
1 Pedro 1:6

Comentário de Albert Barnes

Em que vos alegrais grandemente – Em que esperança de salvação. A idéia é que a perspectiva que eles tinham da herança futura era para eles uma fonte da maior alegria, mesmo no meio de seus muitos sofrimentos e provações. Sobre os motivos gerais de regozijo, veja as notas de Romanos 5: 1-2 ; Filemon 3: 1 ; Filemom 4: 4 notas; 1 Tessalonicenses 5:16 nota. Veja também as notas em 1 Pedro 1: 8 . O significado particular aqui é que a esperança que eles tinham de sua herança futura lhes permitia se alegrar mesmo no meio de perseguições e provações. Não apenas os sustentou, mas os fez felizes. Essa deve ser uma religião valiosa que fará as pessoas felizes em meio a perseguições e calamidades pesadas.

Embora agora para uma temporada – Um curto período – ol????? oligonDeve ser de fato apenas por um breve período, mesmo que deva continuar por toda a vida. Compare as notas em 2 Coríntios 4:17 ; “Nossa aflição leve, que é apenas por um momento.” É possível, no entanto, que Peter supusesse que as provações que eles experimentaram logo passariam por cima. Eles podem estar sofrendo perseguições que ele esperava que não continuassem por muito tempo.

Se necessário – Esta frase parece ter sido lançada aqui para mostrar que havia uma necessidade de suas aflições ou que havia “necessidade” de que eles passassem por essas provações. Havia algo de bom a ser realizado por eles, o que tornava desejável e adequado que fossem assim afligidos. O sentido é: “desde que haja necessidade”; embora o apóstolo o expresse com mais delicadeza, sugerindo a possibilidade de que haja necessidade disso, em vez de dizer absolutamente que havia necessidade. É o tipo de linguagem que usaríamos em relação a alguém que estava muito aflito, sugerindo-lhe, da maneira mais terno, que poderia haver coisas em seu caráter que Deus planejou corrigir por provações, em vez de dizer asperamente. e sem rodeios que tal era sem dúvida o fato. Não diríamos a essa pessoa: “você certamente precisava dessa aflição para levá-lo a alterar sua vida”; mas, “pode ??ser que exista algo em seu caráter que o torne desejável, ou que Deus pretenda que alguns bons resultados venham a partir dele, que mostrem que ele é sabiamente ordenado”.

Vós estais pesados ??- em grego: “Vós entristeces ” ( ??p????te? lupethentes), você está triste ou entristecido, Mateus 14: 9 ; Mateus 17:23 .

Através de múltiplas tentações – Através de muitos tipos de provações, a palavra traduzida como “tentação” ( pe??asµ?? peirasmos) significa Tiago 1: 2 , Tiago 1:12 . Veja as notas em Mateus 4: 1 ; Mateus 6:13 . O significado aqui é que eles agora suportaram muitas coisas que eram adequadas para tentar ou testar sua fé. Estes podem ter consistido em pobreza, perseguição, doença ou nos esforços dos éteres para levá-los a renunciar à sua religião e a voltar ao seu antigo estado de descrença. Qualquer um ou todos estes os experimentariam e mostrariam se sua religião era genuína. Sobre as várias maneiras que Deus tem de experimentar o seu povo, compare as notas em Isaías 28: 23-29 .

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 1: 6 . Em que – Na qual a esperança viva de uma herança tão gloriosa e, por ser tão mantida para o desfrute dela, vocês, mesmo agora, se alegram muitoa?a???as?e , estão muito felizes ou pulam de alegria, embora por uma estação, ?????? a?te , agora – Um pouco: assim é toda a nossa vida comparada à eternidade! se necessário – Quando Deus vê isso necessário, e os melhores meios para o seu lucro espiritual; vós estais em peso??p??e?te? , entristecido ou em tristeza; mas não nas trevas, pois ainda conservavam fé e esperança, 1 Pedro 1: 3 ; 1 Pedro 1: 5 ; sim e amor, 1 Pedro 1: 8 . Com isso, aprendemos que o povo de Deus nunca é afligido, exceto quando é necessário ou propício ao seu aperfeiçoamento espiritual. Que consolo é este para os aflitos! Que o julgamento de sua fé – A tentativa de ser genuíno, ou a prova disso em julgamento; sendo muito mais precioso – ou muito mais importante, ou de maior conseqüência, do que a provação do ouro – ou que sua fé, sendo provada, provou ser genuína na provação, que é mais preciosa que o ouro (para o ouro, embora suportar o fogo, ainda perecerá com o mundo,) pode ser encontrado, embora ainda não pareça, para louvor – do próprio Deus; ou pode ser aprovado e elogiado por ele; e honra – De homens e anjos; e glória – designados pelo grande juiz; na aparição de Jesus Cristo – No tempo da restituição de todas as coisas, quando ele aparecerá para a salvação perfeita e final de seus seguidores. Uma das razões pelas quais os cristãos, na primeira era, estavam sujeitos a perseguição e morte foi, como Macknight observa, “que sua fé sendo submetida à mais severa prova, a humanidade pode ter, em sua fé provada e perseverante, o que é infinitamente mais lucrativo. para eles do que todo o ouro e prata do mundo; isto é, uma demonstração tão irrefragável da verdade dos fatos sobre os quais a religião cristã se baseia, que trará louvor, honra e glória e glória a Deus e aos próprios mártires, no último dia. Pois o que pode ser mais honroso para Deus do que as pessoas a quem ele designou para dar testemunho da ressurreição de Cristo e dos outros milagres pelos quais o evangelho foi estabelecido, selaram seu testemunho com o sangue? Ou que evidência maior da verdade desses milagres o mundo pode exigir do que as pessoas que foram testemunhas oculares deles, perderam suas propriedades, sofreram torturas extremas e se separaram de suas vidas por prestar testemunho a elas? Ou que felicidade maior esses heróis magnânimos desejam receber do que aquilo que lhes será concedido na revelação de Jesus Cristo, quando seu testemunho for posto além de qualquer dúvida, seus perseguidores serão punidos e recompensados ??com a posse eterna de céu?”

Comentário de E.W. Bullinger

Em que = Em (App-104.) Qual (salvação).

alegrar-me muito . Veja Mateus 5:12 .

se App-118.

em peso = triste.

coletor, & c . Ver Tiago 1: 2 .

Comentário de John Calvin

6 Em que vos alegrais grandemente, ou em que exultais . Embora o término do verbo grego seja duvidoso, o significado exige que lemos “exultes”, em vez de “exultes”. No que se refere ao todo que é dito da esperança de salvação depositada no céu. Mas ele mais exorta do que os elogia; pois seu objetivo era mostrar que fruto viria da esperança da salvação, até da alegria espiritual, pela qual não apenas a amargura de todo o mal poderia ser atenuada, mas também toda a tristeza vencida. Ao mesmo tempo, exultar é mais expressivo do que se alegrar. (10)

Mas parece um tanto inconsistente quando ele diz que os fiéis, que exultavam de alegria, estavam ao mesmo tempo tristes, pois esses são sentimentos contrários. Mas os fiéis sabem por experiência própria, como essas coisas podem existir juntas, muito melhor do que podem ser expressas em palavras. No entanto, para explicar o assunto em poucas palavras, podemos dizer que os fiéis não são toros de madeira, nem se despojaram dos sentimentos humanos, mas que são afetados pela tristeza, temem o perigo e sentem a pobreza como um mal. e perseguições tão difíceis e difíceis de suportar. Portanto, eles experimentam tristeza dos males; mas é tão mitigado pela fé que não deixa de se alegrar ao mesmo tempo. Assim, a tristeza não impede sua alegria, mas, pelo contrário, dá lugar a ela. Mais uma vez, embora a alegria supere a tristeza, ela não a põe fim, pois não nos despoja da humanidade. E, portanto, parece que é a verdadeira paciência; seu começo e, por assim dizer, sua raiz, é o conhecimento das bênçãos de Deus, especialmente daquela adoção gratuita com a qual ele nos favoreceu; para todos que levantam suas mentes, é fácil acalmar com calma todos os males. Pois de onde é que nossas mentes são pressionadas pela tristeza, exceto que não temos participação de coisas espirituais? Mas todos os que consideram seus problemas como provações necessárias para a salvação, não apenas se elevam acima deles, mas também os transformam em uma ocasião de alegria.

Você está pesado, ou fica triste . A tristeza também não é o lote comum dos réprobos? pois eles não estão livres dos males. Mas Pedro quis dizer que os fiéis suportam a tristeza de boa vontade, enquanto os ímpios murmuram e perversamente disputam com Deus. Daí o piedoso suportar a tristeza, como o boi domesticado, o jugo, ou como um cavalo, arrombado o freio, embora mantido por uma criança. Deus, pela tristeza, aflige os réprobos, como quando um freio é posto à força na boca de um cavalo feroz e refratário; ele chuta e oferece toda resistência, mas tudo em vão. Então Pedro elogia os fiéis, porque eles sofrem de bom grado, e não como se fossem forçados pela necessidade.

Dizendo, embora agora por uma temporada, ou, por um tempo , ele forneceu consolo; pois a falta de tempo, por mais difíceis que sejam, não os diminui um pouco; e a duração da vida atual é apenas um momento. Se necessário; a condição deve ser tomada por uma causa; pois ele pretendia mostrar que Deus não tenta sem razão o povo; pois, se Deus nos afligia sem causa, suportá-la seria doloroso. Por isso, Pedro tomou um argumento para consolar o desígnio de Deus; não que a razão sempre apareça para nós, mas que devemos ser plenamente convencidos de que deve ser assim, porque é a vontade de Deus.

Devemos notar que ele não menciona uma tentação, mas muitas; e não tentações de um tipo, mas múltiplas tentações É, no entanto, melhor procurar a exposição dessa passagem no primeiro capítulo de Tiago

Comentário de Adam Clarke

Em que vos alegrais grandemente – Alguns se referem em que, e? ? , à salvação mencionada acima; outros, até a última vez, ?a??? es?at? , em 1 Pedro 1: 5 ; outros pensam que isso se aplica ao ser mantido pelo poder de Deus pela fé; e outros, que se refere a todas as vantagens e privilégios anteriores. Foi na presente salvação de Deus que eles se regozijaram ou se glorificaram, embora não sem terem um olho na grande recompensa da recompensa.

Embora agora para uma temporada – ?????? a?t? · Um pouco ainda – durante a sua peregrinação aqui abaixo, que é apenas um ponto quando comparado com a eternidade.

Se necessário – ?? de?? est? · Se necessário – se sua situação e circunstâncias forem tais que você esteja exposto a provações e perseguições que você não pode evitar, a menos que Deus faça um milagre para sua libertação, o que não seria para você bem final, pois ele pretende transformar todas as suas provações e dificuldades em seu proveito.

Às vezes há um tipo de necessidade de que os seguidores de Deus sejam afligidos; quando não têm provações, tendem a ser descuidados e, quando têm prosperidade secular, provavelmente se tornarão mundanos. “Deus”, disse um homem bom, “não pode confiar em mim com saúde nem dinheiro; portanto, sou pobre e aflito”. Mas os discípulos de Cristo podem ser muito felizes em suas almas, embora gravemente afligidos em seus corpos e em suas propriedades. Aqueles a quem São Pedro escreveu regozijaram-se grandemente, dançaram de alegria, enquanto estavam entristecidos, ??p??e?te? , com várias provações. O verbo ??pe? significa lamentar, entristecer-se: talvez peso não seja a melhor tradução da palavra original, pois dificilmente isso pode consistir em regozijo; mas sentir-se triste por algo externo a nós mesmos, e ainda exultar em Deus a partir de um senso de sua bondade para conosco, é bastante compatível: para que possamos dizer com São Paulo, sempre triste, mas ainda alegre.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 1: 6. São Pedro aqui começa a falar de suas perseguições e sofrimentos, sobre os quais entra com grande ternura e endereço; e se esforça para reconciliar suas mentes com eles por muitos e vários argumentos. Primeiro, ele sugere que essas aflições logo terminariam. Segundo, que eles eram necessários, ou pelo menos altamente adequados, para purificar e refinar suas mentes. Terceiro, que se a fé cristã pudesse suportar a fornalha das aflições, seria mais valiosa do que o melhor ouro e todos os tesouros do mundo. Quarto, que seus sofrimentos receberiam uma recompensa muito ampla na segunda vinda de Cristo; Quinto, que, como eles amavam a Cristo e criam nele, embora nunca o tivessem visto, finalmente se alegrariam com alegria inefável quando recebessem , como recompensa de sua fé, a salvação de suas almas. E sexto, que os profetas antigos fizeram uma investigação rigorosa e diligente sobre essa salvação; até mesmo aqueles profetas que profetizaram que os gentios eram favorecidos com o evangelho; – para revelar que Deus recentemente derramou o Espírito e enviou os apóstolos não apenas aos judeus, mas também aos gentios, 1 Pedro 1: 6- 12) Tendo alegado tanto para apoiá-los sob suas perseguições e problemas, ele os exorta por todos os meios a evitar seu modo de vida anterior e a praticar as sagradas virtudes da vida cristã, como eram obrigadas por sua profissão, 1 Pedro 1:13. -Ch. 1 Pedro 2: 3 .

Onde vocês se regozijam grandemente : “Por que motivo vocês se regozijam grandemente, embora agora por um curto período de tempo, conforme seja apropriado, você esteja angustiado por diversas tentações”. Heylin, e a versão siríaca. Ver Tiago 1: 2 . Mateus 5: 4 e 1 Pedro 4:12 ; 1 Pedro 4:14 desta epístola.

Comentário de John Wesley

Em que vos alegrais grandemente, embora agora por um tempo, se necessário, estais pesados ??por várias tentações:

Onde – Ou seja, sendo assim mantido. Até agora, vocês se regozijam grandemente, embora agora por pouco tempo – Essa é toda a nossa vida, comparada à eternidade.

Se necessário – pois nem sempre é necessário. Se Deus vê que esse é o melhor meio para o seu lucro espiritual.

Vós estais em peso – ou tristeza; mas não na escuridão; pois ainda conservavam a fé, 1 Pedro 1: 5 , esperança e amor; sim, naquele mesmo tempo se regozijavam com alegria indizível, 1 Pedro 1: 8 .

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:1 – Então Ana orou assim: “Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação.

Jó 9:27 – Se eu disser: Vou esquecer a minha queixa, vou mudar o meu semblante e sorrir,

Salmos 9:14 – para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.

Salmos 34:19 – O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

Salmos 35:10 – Todo o meu ser exclamará: “Quem se compara a ti, Senhor? Tu livras os necessitados daqueles que são mais poderosos do que eles, livras os necessitados e os pobres daqueles que os exploram”.

Salmos 69:20 – A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero! Supliquei por socorro, nada recebi, por consoladores, e a ninguém encontrei.

Salmos 95:1 – Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

Salmos 119:28 – A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me conforme a tua promessa.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Isaías 61:10 – É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.

Lamentações 3:32 – Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Mateus 11:28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

Mateus 26:37 – Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.

Lucas 1:47 – e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

Lucas 2:10 – Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:

Lucas 10:20 – Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

Romanos 9:2 – tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

1 Coríntios 4:9 – Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.

2 Coríntios 4:7 – Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 6:10 – entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Filipenses 2:26 – Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

1 Tessalonicenses 1:6 – De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

Hebreus 11:35 – Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

Hebreus 12:7 – Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Hebreus 12:11 – Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Tiago 1:9 – O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.

Tiago 4:9 – Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *