Estudo de Mateus 26:37 – Comentado e Explicado

E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Mateus 26:37

Comentário de Albert Barnes

E ele levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu – Ou seja, Tiago e João, Mateus 10: 2 . Em duas outras ocasiões, ele havia favorecido esses discípulos de uma maneira particular, fazendo com que eles fossem com ele para testemunhar seu poder e glória, a saber, na cura da filha do governante, Lucas 8:51 , e na sua transfiguração no monte, Mateus. 17: 1 .

Tristeza – afetado pela dor.

Muito pesado – A palavra no original é muito mais forte do que a traduzida como “triste”. Significa ser pressionado ou oprimido com grande angústia. Isso foi produzido, sem dúvida, pela previsão de seus grandes sofrimentos na cruz ao fazer expiação pelos pecados das pessoas.

Comentário de E.W. Bullinger

Peter, & c .: ou seja, Peter, James e John.

Zebedeu. Veja nota em Mateus 4:21 .

triste e muito pesado = cheio de angústia e angústia. Grego. ademoneo = muito pesado: somente aqui, Marcos 14:33 , e Filipenses 1: 2 , Filipenses 1:26 .

Comentário de John Calvin

37. Ele começou a ser afetado pela dor. Vimos que nosso Senhor anteriormente lutava com o medo da morte; mas como ele agora luta frente a frente com a tentação, esse ataque é chamado de começo de sofrimento e tristeza. Portanto, inferimos que o verdadeiro teste da virtude só pode ser encontrado quando a disputa começar; pois então a fraqueza da carne, que antes era oculta, se mostra e os sentimentos secretos são abundantemente exibidos. Assim, embora Deus já tivesse tentado seu Filho com certos exercícios preparatórios, ele agora o fere mais profundamente com uma perspectiva mais próxima da morte, e atinge sua mente com um terror ao qual não estava acostumado. Mas, como parece inconsistente com a glória divina de Cristo, que ele foi tomado de tremor e tristeza, muitos comentaristas trabalharam com labuta e ansiedade para encontrar uma maneira de escapar da dificuldade. Mas o trabalho deles foi mal julgado e não serviu; pois se tivermos vergonha de que Cristo experimente medo e tristeza, nossa redenção perecerá e se perderá.

Ambrósio diz justamente: “Eu não apenas acho que há necessidade de desculpa, mas não há um exemplo em que admire mais sua bondade e majestade; pois ele não teria feito muito por mim, se não tivesse tomado sobre ele meus sentimentos. Ele sofria por mim, que não tinha motivo de tristeza para si mesmo; e, deixando de lado os prazeres da divindade eterna, ele experimenta a aflição de minha fraqueza. Eu o chamo de tristeza, porque prego a cruz. Pois ele assumiu não a aparência, mas a realidade da encarnação. Era, portanto, necessário que ele experimentasse pesar, para vencer a tristeza e não calá-la; pois o louvor da fortaleza não é concedido àqueles que são mais estupefatos do que sofridos por feridas. ” Até agora, Ambrose.

Certamente aqueles que imaginam que o Filho de Deus estava isento de paixões humanas não o reconhecem verdadeira e sinceramente como homem. E quando se diz que o poder divino de Cristo descansou e ficou oculto por um tempo, para que por seus sofrimentos ele pudesse descarregar tudo o que pertencia ao Redentor, isso estava tão longe de ser absurdo, que de nenhuma outra maneira o mistério da nossa salvação foram cumpridos. Pois Cyril disse corretamente: “ Que o sofrimento de Cristo na cruz não era voluntário em todos os aspectos, mas que era voluntário por causa da vontade do Pai e por nossa salvação, você pode facilmente aprender com a oração dele. Pai, se possível, deixe passar este cálice de mim. Pela mesma razão que a Palavra de Deus é Deus ( João 1: 1 ) e é naturalmente a própria vida ( João 11:25 ), ninguém duvida que ele não tenha medo da morte; mas, tendo sido feito carne ( João 1:14 ), ele permite que a carne sinta o que lhe pertence e, portanto, sendo verdadeiramente um homem, ele estremece com a morte, quando está agora na porta, e diz: Pai, se possível, deixe este cálice passar de mim; mas como não pode ser de outra maneira, não seja como eu quero, mas como você quer. Você vê como a natureza humana, mesmo no próprio Cristo, tem os sofrimentos e medos que lhe pertencem, mas que a Palavra, que está unida a ela, a eleva a uma fortaleza que é digna de Deus. ” Por fim, ele conclui: “ Você percebe que não foi por causa da carne que a morte de Cristo foi voluntária, mas que foi voluntária, porque, por causa disso, de acordo com a vontade do Pai, salvação e vida foram concedidos aos homens. ” Tais são os pontos de vista de Cyril.

Ainda assim, a fraqueza que Cristo assumiu sobre si mesma deve ser distinguida da nossa, pois há uma grande diferença. Em nós, não há afeição não acompanhada pelo pecado, porque todas elas excedem os limites devidos e a devida restrição; mas quando Cristo ficou angustiado pela dor e pelo medo, ele não se levantou contra Deus, mas continuou a ser regulado pela verdadeira regra da moderação. Não é de admirar que, como ele era inocente e puro de todas as manchas, os afetos que dele saíam eram puros e inofensivos; mas que nada procede da natureza corrupta dos homens que não é impura nem imunda. Vamos, portanto, atender a essa distinção: que Cristo, em meio ao medo e à tristeza, era fraco sem nenhuma mancha de pecado; mas que todas as nossas afeições são pecaminosas, porque atingem uma altura extravagante.

O tipo de sentimentos pelos quais Cristo foi tentado também é digno de nota. Mateus diz que foi afetado por pesar e tristeza (ou ansiedade;) Lucas diz que foi tomado por angústia; e Mark acrescenta que tremeu. E de onde veio sua tristeza , angústia e medo, mas porque ele sentiu que a morte tinha algo mais triste e mais terrível do que a separação da alma e do corpo? E certamente ele sofreu a morte, não apenas para poder partir da terra para o céu, mas para que, tomando sobre si a maldição pela qual nós éramos responsáveis, ele pudesse nos libertar dela. Ele não teve horror com a morte, portanto, simplesmente como uma passagem para fora do mundo, mas porque tinha diante de seus olhos o terrível tribunal de Deus e o próprio juiz armado com uma vingança inconcebível; e porque nossos pecados, cuja carga foi depositada sobre ele, o pressionaram com seu enorme peso. Não há razão para se perguntar, portanto, se o terrível abismo da destruição o atormentou gravemente com medo e angústia.

Comentário de Adam Clarke

E ele levou com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu – Ou seja, Tiago e João; as mesmas pessoas que haviam visto sua transfiguração no monte – para que pudessem contemplar essa agonia à luz daquela glória que ali haviam visto; e, portanto, seja impedido de ser tropeçado pela visão de sua atual humilhação.

Começou a ficar triste – ??pe?s?a? , de ??? , para dissolver – tristeza requintada, como dissolve o vigor natural e ameaça separar alma e corpo.

E muito pesadoSobrecarregado de angústia – ad?µ??e?? . Essa palavra é usada pelos gregos para denotar a angústia mais extrema que a alma pode sentir – angústia insuportável e tortura de espírito.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:37 . Ele levou consigo Pedro, etc. – Esses discípulos foram admitidos nas circunstâncias mais impressionantes da conduta de nosso Senhor: estavam presentes quando ele criou a filha de Jairo; eles estavam presentes em sua transfiguração; e agora foram testemunhas de sua agonia, deixando o resto de seus discípulos na entrada do jardim, para assistir à aproximação de Judas e sua companhia. Veja a nota no cap. Mateus 17: 1 .

Comentário de John Wesley

E levou com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu, e começou a ficar triste e muito pesado.

E levando com ele Pedro e os dois filhos de Zebedeu – Para serem testemunhas de todos; ele começou a ficar triste e em profunda angústia – provavelmente por sentir as flechas do Todo-Poderoso grudarem em sua alma, enquanto Deus lhe impunha as iniqüidades de todos nós. Quem pode dizer que sensações dolorosas e terríveis foram então impressas nele pela mão imediata de Deus? A palavra anterior no original significa propriamente, ser penetrada com a mais requintada tristeza; este último bastante deprimido e quase sobrecarregado com a carga.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *