Estudo de 1 Samuel 2:1 – Comentado e Explicado

Ana pronunciou esta prece: Exulta o meu coração no Senhor, nele se eleva a minha força; a minha boca desafia os meus adversários, porque me alegro na vossa salvação.
1 Samuel 2:1

Comentário de Albert Barnes

O cântico de Ana é um salmo profético. É poesia. e é profecia. Ela toma seu lugar ao lado dos cânticos de Miriã, Débora e da Virgem Maria, assim como os de Moisés, Davi, Ezequias e outros salmistas e profetas cujas odes inspiradas foram preservadas na Bíblia. A característica especial que esses cânticos têm em comum é que, surgindo e, em sua primeira concepção, incidentes na vida dos indivíduos que os compunham, eles se ramificam em magníficas descrições do Reino e glória de Cristo, e as triunfos da Igreja, dos quais esses incidentes foram providencialmente planejados para serem os tipos. A percepção disso é essencial para a compreensão da música de Hannah. Compare as referências marginais por toda parte.

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 2: 1 . E Hannah orou Isso pode ser prestado com maior propriedade, e Hannah cantou louvores. Ver Salmos 15: 5 .

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 2: 1 . Ana orou – isto é, louvou a Deus. Hinos de louvor são freqüentemente compreendidos sob o nome de orações. Para proferir esse hino, Ana foi criada por inspiração divina, enquanto se dedicava à meditação devota sobre a extraordinária bondade de Deus para ela. Meu coração se alegra – Ou salta de alegria; pois as palavras significam não apenas alegria interior, mas também a demonstração externa. Ela foi influenciada pelo mesmo espírito que levou São Tiago a dizer: alguém está aflito? Que ele ore, como ela fez, 1 Samuel 1:10 . Alguma alegre? Que ele cante salmos, como ela agora faz. No Senhor – Como autor da minha alegria, que ele ouviu minha oração e aceitou meu filho por seu serviço. Meu chifre é exaltado – Minha força e glória (que muitas vezes são significadas por um chifre) são avançadas e manifestadas à minha justificação e à confusão de meus inimigos. Ela que estava curvada e abatida, agora levanta a cabeça e triunfa. Minha boca está ampliada, etc. – Ou seja, abriu-se amplamente para derramar louvores abundantes a Deus e dar uma resposta completa a todas as censuras dos meus adversários. Inimigos – Então ela manifesta sua prudência e modéstia ao não nomear Peninnah, mas apenas seus inimigos em geral. Regozijo-me com a tua salvação – A questão da minha alegria não é trivial, mas aquela libertação estranha e gloriosa que me deste do meu opressivo pesar e cuidado, e das insolentes reprovações dos meus inimigos.

Comentário de E.W. Bullinger

o SENHOR . Hebraico. Jeová . App-4.

Meu chifre . Primeira ocorrência. Parte da túnica sobre a qual o véu é jogado pendendo sobre os ombros; mães tornando-o mais perpendicular. Agora, isso está se tornando rapidamente extinto. Compare 2 Samuel 22: 3 . Salmos 75: 4 . Lucas 1:69 .

o SENHOR . Hebraico. Jeová (App-4.). Alguns códigos, com duas edições impressas anteriores, leem “Meu Deus” . App-4. Compare 1 Samuel 2:17 .

Comentário de Adam Clarke

E Hannah orou e disse – O Chaldee diz muito corretamente, e Hannah orou no espírito de profecia; pois, de fato, toda essa oração, ou como pode ser chamada apropriadamente de declaração oracular, é um pedaço de profecia regular, cada parte dela respeitando o futuro, e talvez não um pouco – desse óleo declaratório do reino do Messias.

Dr. Hales tem algumas observações muito boas sobre essa canção profética.

“Este hino admirável destaca-se pela simplicidade de composição, proximidade de conexão e uniformidade de sentimentos; respirando as efusões piedosas de uma mente devota, profundamente impressionado com a convicção das misericórdias de Deus para si mesma em particular, e de seu governo providencial do mundo. geral; exaltando os pobres de espírito ou humildes, e humilhando os ricos e os arrogantes; recompensando os justos e punindo os iníquos. Ana também era profetisa da primeira classe, além de prever sua própria fecundidade, 1 Samuel 2: 5 , (pois ela teve seis filhos ao todo, 1 Samuel 2:21 ;), ela predisse não apenas os julgamentos mais imediatos de Deus sobre os filisteus durante a administração de seu filho, 1 Samuel 2:10 , mas seus julgamentos mais remotos ‘ confins da terra, ‘ 1 Samuel 2:10 , no verdadeiro espírito das profecias de Jacó, Balaão e Moisés. Como eles, ela descreve o prometido Salvador do mundo como um rei, antes que houvesse rei em Israel; e ela aplicou a ele o primeiro epíteto notável Messias em hebraico, Cristo em grego e ungido em inglês, que foi adotado por Davi, Natã, Etã, Isaías, Daniel e os profetas seguintes do Antigo Testamento; e pelos apóstolos e escritores inspirados do Novo. E a alusão feita por Zacarias, o pai do Batista, em seu hino, Lucas 1:69 , onde ele chama Cristo de ‘chifre da salvação’, e a bela imitação disso pela bem-aventurada Virgem em seu hino, Lucas 1. 46-55 , fornecendo os melhores comentários sobre o assunto, provam claramente que Ana, em seu júbilo, respeitava algo superior a Peninna, sua rival, ou aos triunfos de Samuel, ou mesmo do próprio Davi; as expressões são magníficas e sublimes demais para serem confinadas a esses objetos. De fato, o rabino instruído, David Kimchi, ficou tão impressionado com eles que confessou engenhosamente que ‘o rei de quem Ana fala é o Messias’, de quem ela falou por profecia ou tradição; pois, continua ele, ‘havia uma tradição entre os israelitas de que um grande zing surgisse em Israel; e ela encerra sua canção celebrando o rei que os livraria de todos os seus inimigos. A tradição, como vimos, foi fundada principalmente nas segunda e terceira profecias de Balaão, Números 24: 7-17 ; e não podemos deixar de admirar a dispensação graciosa de dons espirituais a Ana (cujo nome significa graça) ao classificá-la entre os profetas que primeiro deveriam revelar um título de liderança da abençoada Semente da mulher “.

No melhor MSS. todo esse hino está escrito em linhas hemísticas ou poéticas. Vou produzi-lo aqui nesta ordem, seguindo o plano exibido na Bíblia de Kennicott, com algumas alterações insignificantes de nossa versão atual:

1 Samuel 2: 1 . Meu coração exulta no Senhor; O meu chifre é exaltado em Jeová. A minha boca é incitada sobre os meus inimigos, porque me alegrei na tua salvação.

1 Samuel 2: 2 . Não há santo como o Senhor, pois não há outro além de ti; Não há pedra como o nosso Deus.

1 Samuel 2: 3 . Não se magnifique, não fale com orgulho, com orgulho. Não deixe a prevaricação sair da sua boca; Pois o Deus do conhecimento é Jeová, e por ele as ações são dirigidas.

1 Samuel 2: 4 . Os arcos dos heróis estão quebrados, e os cambaleantes estão cingidos de força.

1 Samuel 2: 5 . Os cheios se alugam por pão, e os famintos cessam para sempre. O estéril deu à luz sete, e a que teve muitos filhos ficou muito debilitada.

1 Samuel 2: 6 . O Senhor mata e vive; Ele desce à sepultura e traz à tona.

1 Samuel 2: 7 . Jeová enriquece e enriquece; Ele derruba e até exalta.

1 Samuel 2: 8 . Ele levanta os pobres do pó; Do vale, ele exalta o mendigo, para fazê-lo sentar-se com os nobres e herdar o trono da glória. Pois ao Senhor pertencem as colunas da terra, e sobre elas colocou o globo.

1 Samuel 2: 9 . Ele guardará o pé dos seus santos, e os ímpios se calarão nas trevas; Pois pela força ninguém prevalecerá.

1 Samuel 2:10 . Jeová ferirá os que contendem com ele; Sobre eles haverá trovão nos céus. Jeová julgará os confins da terra; E ele dará força ao seu rei. E exaltará o chifre do seu Messias.

Não é particularmente afirmado aqui quando Hannah compôs ou proferiu este hino; parece que a conexão ocorreu exatamente no momento em que ela dedicou seu filho a Deus no tabernáculo, embora alguns pensem que ela a compôs imediatamente no nascimento de Samuel. O sentimento anterior é provavelmente o mais correto.

Lord – We have often seen that horn signifies power, might, and dominion. O meu chifre é exaltado no Senhor – Vimos com frequência que o chifre significa poder, poder e domínio. É, portanto, constantemente usado na Bíblia, e foi usado entre os pagãos. As seguintes palavras de Horácio ao seu pote são bem conhecidas e falam um sentimento muito semelhante ao acima:

Tu spem reducis mentibus anxiis,

Viresque e addis Cornua pauperi.

Hor. Odar. lib. iii. Od. 21, v. 18.

Você traz de volta a esperança para mentes desanimadoras; E adicionas força e chifres ao pobre homem.

Parafrasticamente expresso pelo Sr. Francis:

“Espero, por ti, fugitivo justo,

Ofertas que os miseráveis ??se esforçam para viver.

Ao mendigo você dispensa

Coração e sobrancelha de confiança. ”

Na qual quase nada do significado é preservado.

Minha boca está aumentada – Minha faculdade de falar é incitada, agitada, para expressar a desaprovação de Deus contra meus adversários.

Comentário de John Wesley

Ana orou e disse: Meu coração se alegra no SENHOR; meu chifre é exaltado no SENHOR; minha boca se alarga sobre os meus inimigos; porque me alegro na tua salvação.

Orou – Ou seja, louvou a Deus; que faz parte da oração.

Regozija-se – Ou salta de alegria: pois as palavras observam não apenas a alegria interior, mas também as demonstrações externas dela.

No Senhor – Como autor da minha alegria, que ele ouviu minha oração e aceitou meu filho por seu serviço.

Chifre – Minha força e glória (que muitas vezes são significadas por um chifre) são avançadas e manifestadas à minha justificação e à confusão de meus inimigos.

Boca alargada – Ou seja, abriu-se amplamente para derramar louvores abundantes a Deus e dar uma resposta completa a todas as censuras dos meus adversários.

Inimigos – Então ela manifesta sua prudência e modéstia, ao não nomear Peninnah, mas apenas seus inimigos em geral.

Salvação – Porque o assunto da minha alegria não é trivial, mas a salvação ou libertação estranha e gloriosa que você me deu dos meus opressores cuidados e tristeza, e das insolências e censuras dos meus inimigos.

Referências Cruzadas

Exodo 15:1 – Então Moisés e os israelitas entoaram este cântico ao Senhor: “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro!

Exodo 15:21 – E Miriã lhes respondia, cantando: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro”.

Juízes 5:1 – Naquele dia Débora e Baraque, filho de Abinoão, entoaram este cântico:

Neemias 11:17 – Matanias, filho de Mica, neto de Zabdi, bisneto de Asafe, o dirigente que conduzia as ações de graça e as orações; Bacbuquias, o segundo entre os seus colegas; e Abda, filho de Samua, neto de Galal, bisneto de Jedutum.

Salmos 9:14 – para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.

Salmos 13:5 – Eu, porém, confio em teu amor; o meu coração exulta em tua salvação.

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 20:5 – Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Que o Senhor atenda todos os teus pedidos!

Salmos 35:9 – Então a minha alma exultará no Senhor e se regozijará na sua salvação.

Salmos 51:15 – Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.

Salmos 71:8 – Do teu louvor transborda a minha boca, que o tempo todo proclama o teu esplendor.

Salmos 89:17 – pois tu és a nossa glória e a nossa força, e pelo teu favor exaltas a nossa força.

Salmos 92:10 – Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.

Salmos 112:8 – O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.

Salmos 118:14 – O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação.

Isaías 12:2 – Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação! “

Habacuque 3:1 – Oração do profeta Habacuque. Uma confissão.

Habacuque 3:18 – ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Lucas 1:46 – Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor

Lucas 1:47 – e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,

Lucas 1:69 – Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,

Romanos 5:11 – Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *