Estudo de Mateus 5:12 – Comentado e Explicado

Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Mateus 5:12

Comentário de Albert Barnes

Regozije-se e fique muito feliz – considere um grande privilégio ser perseguido e sofrer – algo que não deve ser lamentado, mas como uma das principais bênçãos da vida.

Pois grande é a sua recompensa no céu – Ou seja, sua recompensa será grande no mundo futuro. Para aqueles que mais sofrem, Deus concede as maiores recompensas. Por conseguinte, a coroa do martírio foi considerada a mais brilhante que qualquer dos remidos deve usar; e, portanto, muitos dos primeiros cristãos procuraram se tornar mártires e se lançaram no caminho de seus perseguidores, para que fossem mortos. Eles literalmente se alegraram e saltaram de alegria com a perspectiva de morte por causa de Jesus. Embora Deus não exija que procuremos perseguição, tudo isso mostra que há na religião algo para sustentar a alma que o mundo não possui. Nada além da consciência da inocência e da presença de Deus poderia suportar os sofredores no meio dessas provações; e a chama, portanto, acesa para consumir o mártir, também tem sido uma luz brilhante, mostrando a verdade e o poder do evangelho de Jesus.

Os profetas … – Os homens santos que vieram prever eventos futuros e que eram os professores religiosos dos judeus. Para um relato de sua perseguição, veja Hebreus 11 .

Comentário de E.W. Bullinger

Alegrai-vos, etc. Ver 1 Pedro 4:13 . Compare Atos 16:25 .

para = porque. Não é o mesmo que em Mateus 5: 3 , etc.

Comentário de John Calvin

12. Alegrai-vos e saltai de alegria. O significado é que existe um remédio, para que não sejamos oprimidos por reprovações injustas; pois, assim que elevamos nossas mentes para o céu, contemplamos vastos motivos de alegria, que dissipar a tristeza. Os raciocínios ociosos dos papistas, sobre a palavra recompensa, que aqui é usada, são facilmente refutados: pois não há (como eles sonham) uma relação mútua entre recompensa e mérito, mas a promessa da recompensa é livre. Além disso, se considerarmos as imperfeições e falhas de quaisquer boas obras que são feitas pelos melhores homens, não haverá obra que Deus possa julgar digna de recompensa.

Devemos anunciar mais uma vez as frases, por minha conta, ou, por conta do Filho do Homem, ( Lucas 6:22 😉 e a mentira deve pronunciar todas as más palavras contra você; que aquele que sofre perseguição por sua própria culpa ( 1 Pedro 2:20 ) não pode gabar-se imediatamente de que ele é um mártir de Cristo, pois os donatistas, nos tempos antigos, se deleitavam com esse mesmo fundamento, contra o qual os magistrados eram contra. eles. E em nossos dias, os anabatistas, enquanto eles perturbam a Igreja por seus delírios e difamam o Evangelho, se gabam de estar carregando as bandeiras de Cristo, quando são justamente condenados. Mas Cristo declara que apenas os felizes são empregados na defesa de uma causa justa.

Por isso eles perseguiram Isso foi expressamente acrescentado, que os apóstolos talvez não esperassem triunfar sem esforço e sem contestação, e não fracassariam quando encontrassem perseguições. A restauração de todas as coisas, sob o reinado de Cristo, sendo prometida em toda parte nas Escrituras, havia perigo, para que eles não pensassem em guerra, mas se entregassem à vaidosa e orgulhosa confiança. É evidente a partir de outras passagens que eles tolamente imaginaram que o reino de Cristo estava cheio de riquezas e luxos. (371) Cristo tinha boas razões para avisá-los, de que, assim que tivessem sucesso no lugar dos profetas, eles deveriam sustentar as mesmas competições nas quais os profetas estavam anteriormente envolvidos. Os profetas que estavam antes de você Isso significa não apenas que os profetas estavam diante deles em relação à ordem do tempo, mas que eles eram da mesma classe que eles mesmos e, portanto, deveriam ser seguidos como exemplo. A noção comumente usada, de distinguir nove bem-aventuranças distintas, é frívola demais para precisar de uma longa refutação.

Comentário de Adam Clarke

Alegrai-vos – no testemunho de uma boa consciência; pois, sem isso, o sofrimento não tem nada além de miséria.

Seja extremamente feliz – ??a???as?e , pule de alegria. Há vários casos registrados, onde isso foi literalmente feito pelos mártires, nos dias da rainha Mary.

Grande é a sua recompensa no céu – No trato talmúdico Pirkey Aboth, são estas as palavras: “O rabino Tarpon disse: O dia é curto: o trabalho é excelente: os trabalhadores são lentos: a recompensa é grande: e o pai da família é urgente.”

Os seguidores de Cristo são encorajados a sofrer com alegria por duas considerações.

  1. Eles são conformados com os profetas que foram antes.
  • A recompensa deles no céu é grande.
  • Deus dá a graça de sofrer e depois coroa essa graça com glória; portanto, é claro que a recompensa não é de dívida, mas de graça: Romanos 6:23 .

    Comentário de John Wesley

    Alegrai-vos e alegra-te grandemente; porque grande é a tua recompensa no céu; porque tão perseguidos foram os profetas que estavam diante de ti.

    Sua recompensa – Além da felicidade que resulta natural e diretamente da santidade.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *