Estudo de 1 Coríntios 1:8 – Comentado e Explicado

Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 1:8

Comentário de Albert Barnes

Quem também deve confirmar você – Quem deve estabelecer você na esperança do evangelho. Ele o fará “firme” ( ßeßa??se? bebaiosei) em meio a todas as suas provações e a todos os esforços que podem ser feitos para abalar sua fé e removê-lo daquela base firme sobre a qual agora repousa.

Até o fim – isto é, para a vinda do Senhor Jesus Cristo. Ele os manteria até o fim da vida no caminho da santidade, para que, na vinda do Senhor Jesus, eles fossem considerados inocentes; compare João 13: 1 . A sensação é de que eles devem ser mantidos e não devem sofrer e perecer – e este é um dos muitos lugares que expressam a forte confiança de Paulo de que aqueles que são verdadeiros cristãos serão preservados para a vida eterna; compare Filemom 1: 6 .

Para que sejais irrepreensíveis – A palavra “irrepreensível” ??e????t?? anegkletoudo não significa perfeito, mas denota adequadamente aqueles contra quem não há acusação de crime; que não são acusados ??e contra os quais não há motivo de acusação. Aqui, isso não significa que eles fossem pessoalmente perfeitos, mas que Deus os manteria e os capacitaria a demonstrar um caráter cristão, como evidência de que eles eram seus amigos e escapariam completamente da condenação no último dia; veja as notas em Romanos 8: 33-34 . Não há homem que não tenha suas falhas; nenhum cristão que não está consciente da imperfeição; mas o desígnio de Deus é manter seu povo e justificá-lo e santificá-lo por meio do Senhor Jesus, para que a igreja seja apresentada “uma igreja gloriosa, sem mancha nem ruga” Efésios 5:27 no dia do julgamento .

No dia … – No dia em que o Senhor Jesus vier para julgar o mundo; e que será chamado seu dia, porque será o dia em que ele será o grande e conspícuo objeto, e que será especialmente designado para glorificá-lo; ver 2 Tessalonicenses 1:10 : “Quem será glorificado em seus santos e admirado em todos os que crerem”.

Comentário de E.W. Bullinger

também, & c . = confirme você também.

até = até. Grego. heos. Compare Filipenses 1: 1 , Filipenses 1: 6 .

fim . Grego. telos. Veja Mateus 10:22 .

irrepreensível . Grego. anengkletos. Aqui, Colossenses 1:22 . 1 Timóteo 3:10 . Tito 1: 6 , Tito 1: 7 .

Comentário de John Calvin

8. Quem também o confirmará. O parente aqui não se refere a Cristo, mas a Deus, embora a palavra Deus seja o antecedente mais remoto. Pois o Apóstolo continua com seus parabéns, e como ele lhes disse anteriormente o que pensava deles, agora ele lhes informa que esperança ele tem deles em relação ao futuro, e isso em parte com o objetivo de assegurar-lhes ainda mais longe de sua afeição por eles, e em parte para que ele possa exortá-los por seu próprio exemplo a nutrir a mesma esperança. É como se ele tivesse dito – Embora a expectativa de uma salvação futura o mantenha em suspense, você ainda deve se sentir seguro de que o Senhor nunca o abandonará, mas, pelo contrário, aumentará o que ele começou em você, que quando chegar o dia em que

“Todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo”
( 2 Coríntios 5:10 )

podemos ser encontrados lá sem culpa.

Irrepreensível Em suas epístolas aos efésios e colossenses ( Efésios 1: 4 e colossenses 1:22 ), ele ensina que este é o fim de nosso chamado – que possamos parecer puros e irrepreensíveis na presença de Cristo. É, no entanto, para ser observado, que essa pureza gloriosa não é, em primeira instância, aperfeiçoada em nós; antes, é bom para nós se todos os dias progredimos na penitência e estamos sendo expurgados dos pecados ( 2 Pedro 1: 9 ) que nos expõem ao desagrado de Deus, até que por algum tempo nos afastemos. com o corpo mortal, todos os descendentes do pecado. No dia do Senhor , teremos ocasião de falar quando chegarmos ao quarto capítulo.

Comentário de Adam Clarke

Quem deve – confirmar você – Como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, assim, ao crer e obedecer conscientemente, Deus o confirmará através desse testemunho. Ver 1 Coríntios 1: 6 .

No dia de nosso Senhor Jesus – No dia em que ele vier para julgar o mundo, segundo alguns; mas, no dia em que ele vier para destruir a comunidade judaica, segundo outros. Enquanto Deus destrói aqueles que são desobedientes, ele pode salvar você que acredita.

Comentário de Scofield

dia do nosso Senhor Jesus

A expressão “dia de Cristo” ocorre nas seguintes passagens: 1 Coríntios 1: 8 ; 1 Coríntios 5: 5 ; 2 Coríntios 1:14 ; Filipenses 1: 6 ; Filipenses 1:10 ; Filipenses 2:16 . AV tem “dia de Cristo”, 2 Tessalonicenses 2: 2 incorretamente, para “dia do Senhor”; Isaías 2:12 ; Apocalipse 19: 11-21 O “dia de Cristo” se refere inteiramente à recompensa e bênção dos santos em sua vinda, como “dia do Senhor” está relacionado ao julgamento.

Comentário de John Wesley

Quem também vos confirmará até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem também o fará – se você se candidatar fielmente a ele.

Confirme você até o fim. No dia de Cristo – Agora é o nosso dia, em que devemos realizar nossa salvação; então será eminentemente o dia de Cristo e de sua glória nos santos.

Referências Cruzadas

Salmos 37:17 – pois o braço forte dos ímpios será quebrado, mas o Senhor sustém os justos.

Salmos 37:28 – Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada;

Romanos 14:4 – Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

2 Coríntios 1:21 – Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,

Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

Filipenses 1:6 – Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Filipenses 1:10 – para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,

Filipenses 2:15 – para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Filipenses 2:16 – retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:24 – Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *