Estudo de Filipenses 2:16 – Comentado e Explicado

a ostentar a palavra da vida. Dessa forma, no dia de Cristo, sentirei alegria em não ter corrido em vão, em não ter trabalhado em vão.
Filipenses 2:16

Comentário de Albert Barnes

Sustentando a palavra da vida – Ou seja, você tem a obrigação de sustentar a palavra da vida. É um dever que você, como cristão, deve cumprir. A “palavra da vida” significa o evangelho, chamado de “palavra da vida” porque é a mensagem que promete a vida; ou talvez seja um hebraísmo, denotando a palavra viva ou vivificante. O evangelho, portanto, contrasta com todos os sistemas humanos de religião – pois eles não têm eficácia para salvar – e com a lei que “mata”; veja João 6:63 , nota, e 2 Coríntios 3: 6 , nota. O dever aqui prescrito é o de tornar o evangelho conhecido por outras pessoas e, assim, manter o conhecimento dele no mundo. Esse dever repousa sobre os cristãos (compare Mateus 5:14 , Mateus 5:16 ), e eles não podem escapar da obrigação. Eles são obrigados a fazer isso, não apenas porque Deus ordena, mas:

(1) porque são chamados à igreja para serem testemunhas de Deus, Isaías 43:10 .

(2) porque eles são mantidos na terra para esse fim. Se não fosse por algum projeto desse tipo, eles seriam removidos para o céu ao mesmo tempo em sua conversão.

(3) porque não há outros que o façam. Os frívolos não advertirão os tolos, nem os orgulhosos advertirão os orgulhosos, nem os escarnecedores, os escarnecedores. Os impensados ??e os vaidosos não irão dizer aos outros que existe um Deus e um Salvador; nem os ímpios avisarão os ímpios e lhes dirão que estão no caminho do inferno. Não há ninguém que faça isso além de cristãos; e, se a negligenciarem, os pecadores não serão advertidos e desarmados até a morte. Esse dever repousa sobre todo cristão.

A exortação aqui não é feita ao pastor, nem a nenhum oficial da igreja em particular; mas para a massa de comunicantes. Eles devem brilhar como luzes no mundo; eles devem manter a palavra da vida. Não há um membro de uma igreja que seja tão obscuro que fique isento da obrigação; e não há quem não possa fazer algo neste trabalho. Se nos perguntarem como isso pode ser feito, podemos responder:

(1) Eles devem fazê-lo por exemplo. Todos devem manter a palavra viva dessa maneira.

(2) pelos esforços para enviar o evangelho àqueles que não o têm. Quase ninguém pode contribuir com algo, embora possa haver apenas dois ácaros, para conseguir isso.

(3) por conversa. Não há cristão que não exerça influência sobre a mente e o coração dos outros; e ele é obrigado a usar essa influência na divulgação da palavra da vida.

(4) defendendo a origem divina da religião quando atacado.

(5) repreendendo o pecado e, assim, testificando o valor da santidade. A defesa da verdade, sob Deus, e a difusão do conhecimento do caminho da salvação, repousa sobre os cristãos. O paganismo nunca origina um sistema que não seria uma vantagem para o mundo ter destruído tão logo seja concebido. A filosofia ainda nunca falou de uma maneira pela qual um pecador pode ser salvo. O mundo em geral não planeja a salvação da alma. Os sistemas de crença mais grosseiros, mal digeridos e perversos concebíveis prevalecem na comunidade chamada “o mundo”. Toda forma de opinião tem um advogado lá; todo capricho monstruoso que a mente humana já concebeu encontra ali amigos e defensores. A mente humana não possui, por si só, energia elástica para trazê-la dos caminhos do pecado; não tem poder de recuperação para levá-lo de volta a Deus. O mundo em geral é dependente da igreja para quaisquer visões justas de Deus e do caminho da salvação; e todo cristão deve fazer sua parte para tornar conhecida essa salvação.

Que eu possa me alegrar – Esta foi uma razão que o apóstolo pediu, e que era apropriado insistir, por que eles deveriam deixar sua luz brilhar. Ele fora o instrumento da conversão deles, fundara a igreja, era o pai espiritual e mostrara o mais profundo interesse pelo bem-estar deles; e agora ele os pede, como meio de promover sua maior alegria, a ser fiel e santo. A piedade exemplar e a vida santa dos membros de uma igreja serão uma das fontes de maior alegria para um ministro no dia do julgamento; compare 3 João 1: 4 .

No dia de Cristo – o dia em que Cristo aparecerá – o dia do julgamento. É chamado o dia de Cristo, porque ele será o objeto glorioso que será proeminente naquele dia; será o dia em que ele será homenageado como juiz de todo o mundo.

Que eu não corri em vão – Ou seja, que eu não vivi em vão – a vida sendo comparada a uma raça: veja as notas em 1 Coríntios 9:26 .

Nem trabalhou em vão – Pregando o evangelho. A vida santa deles seria a prova mais completa de que ele era um pregador fiel.

Comentário de E.W. Bullinger

Aguentando . Grego. epecho. Veja Atos 3: 5 ,

palavra . App-121.

vida , App-170.

que eu possa , etc. = para (App-104) se regozijando comigo. Compare 1 Tessalonicenses 2:19 , 1 Tessalonicenses 2:20 .

dentro App-104.

em vão . Grego. eis kenon , Veja Gálatas 4:11 .

Comentário de John Calvin

16 Expor a palavra da vida A razão pela qual eles devem ser luminares é que eles carregam a palavra da vida, pela qual são iluminados, para que também possam iluminar os outros. Agora ele faz alusão a lâmpadas, nas quais são colocadas mechas para queimarem, e ele nos faz parecer com as lâmpadas; enquanto ele compara a palavra de Deus com o pavio, de onde a luz vem. Se você prefere outra figura – somos castiçais: a doutrina do evangelho é a vela que, sendo colocada em nós, difunde a luz por todos os lados. Agora ele sugere que fazemos injustiça à palavra de Deus, se ela não brilha em nós em relação à pureza da vida. Esta é a importância do ditado de Cristo,

“Ninguém acende uma vela,
e o põe debaixo do alqueire ”etc. ( Mateus 5:15 .)

Dizem-nos, no entanto, que carregamos a palavra da vida de maneira a ser, entretanto, levada por ela (133), na medida em que nos baseamos nela. A maneira, no entanto, de carregá-la, da qual Paulo fala, é que Deus confiou sua doutrina conosco sob condição, não que devemos manter a luz dela sob restrição, por assim dizer, e inativa, mas que devemos segure isso para os outros. A soma é a seguinte: que todos os que são iluminados pela doutrina celestial carregam consigo uma luz que detecta e descobre seus crimes (134), se não andam em santidade e castidade; mas que essa luz foi acesa, não apenas para que eles próprios sejam guiados da maneira correta, mas também para mostrá-la aos outros.

Para que eu tenha glória . Para que ele possa encorajá-los ainda mais, ele declara que será sua glória se ele não tiver trabalhado em vão entre eles. Não como se aqueles que trabalhavam fielmente, mas sem sucesso, perdessem suas dores e não tivessem recompensa por seu trabalho. Como, porém, o sucesso em nosso ministério é uma bênção singular de Deus, não devemos nos surpreender se Deus, entre seus outros dons, fizer disso a coroa. Portanto, como o apostolado de Paulo agora é ilustrado por tantas igrejas, conquistadas para Cristo por meio de sua instrumentalidade, não há dúvida de que tais troféus (135) terão um lugar no reino de Cristo, como o encontraremos dizendo um pouco. depois, você é minha coroa . ( Filipenses 4: 1. ) Nem se pode duvidar que quanto maiores as façanhas, o triunfo será mais esplêndido. (136)

Se alguém perguntar como é que Paulo agora se gloria em seus trabalhos, enquanto em outros lugares nos proíbe de gloriarmos a não ser no Senhor ( 1 Coríntios 1:31 ; 2 Coríntios 10:17 ), a resposta é fácil – que, quando nos prostramos, e tudo o que temos diante de Deus, e colocamos em Cristo toda a nossa glória, é, ao mesmo tempo, permitido nos gloriarmos através de Cristo nos benefícios de Deus, como vimos no Primeira Epístola aos Coríntios. (137) A expressão, no dia do Senhor , destina-se a estimular os filipenses a perseverança, enquanto o tribunal de Cristo é posto diante de seu ponto de vista, do qual se espera a recompensa da fé.

Comentário de Adam Clarke

Sustentando a palavra da vida – Alguns pensam, uma alusão às torres que foram construídas na entrada dos portos, nas quais foram mantidos incêndios durante a noite para direcionar navios para o porto. Os cristãos genuínos, por suas vidas e conversas sagradas, são os meios de direcionar os outros, não apenas como escapar daqueles perigos aos quais estão expostos no tempestuoso oceano da vida humana, mas também de levá-los ao refúgio da eterna segurança e descanso. .

Que eu não corri em vão – isso parece fazer parte da mesma metáfora; e alude ao caso de um marinheiro castigado pelo tempo que foi jogado em um mar tempestuoso, em dias nebulosos e noites escuras, que foi obrigado a correr em tachas diferentes, e trabalha intensamente para impedir seu navio de afundar, mas é finalmente, com a ajuda do fogo luminoso no topo da torre, direcionado com segurança para o porto. Viva de modo a glorificar a Deus e fazer o bem aos homens, para que pareça que eu não corri e trabalhei em vão pela sua salvação.

Comentário de Thomas Coke

Philippians 2:16 . Holding forth, &c.— Holding fast—that I may glory.

Referências Cruzadas

Salmos 40:9 – Eu proclamo as novas de justiça na grande assembléia; como sabes, Senhor, não fecho os meus lábios.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Isaías 49:4 – Mas eu disse: “Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada. Contudo, o que me é devido está na mão do Senhor, e a minha recompensa está com o meu Deus”.

Mateus 10:27 – O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

João 6:63 – O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

Atos dos Apóstolos 13:26 – “Irmãos, filhos de Abraão, e gentios que temem a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Romanos 10:8 – Mas o que ela diz? “A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração”, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando:

1 Coríntios 9:26 – Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

2 Coríntios 1:14 – assim como vocês nos entenderam em parte, venham a entender plenamente que podem orgulhar-se de nós, assim como nos orgulharemos de vocês no dia do Senhor Jesus.

Gálatas 2:2 – Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido em vão.

Gálatas 4:11 – Temo que os meus esforços por vocês tenham sido inúteis.

Filipenses 1:26 – a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

1 Tessalonicenses 2:19 – Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

1 Tessalonicenses 3:5 – Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *