Estudo de Romanos 10:8 – Comentado e Explicado

Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração {Dt 30,14}. Essa é a palavra da fé, que pregamos.
Romanos 10:8

Comentário de Albert Barnes

Mas o que diz isso? Ou seja, qual é a linguagem da doutrina da justificação pela fé? Ou o que deve ser feito de acordo com essa doutrina?

A palavra está perto de ti – Este ainda é um uso da linguagem de Moisés. Deuteronômio 30:14 . O significado é que a doutrina não é difícil de ser entendida e adotada. O que está perto de nós pode ser facilmente obtido. O que é remoto, com dificuldade. A doutrina de Moisés e do evangelho estava próxima; isto é, foi facilmente obtido, adotado e compreendido.

Na tua boca – Isto é retirado da Septuaginta. Deuteronômio 30:14 . O significado é que a doutrina já era tão familiar e tão bem entendida que estava realmente na boca deles, ou seja, na linguagem deles, na conversa comum. Moisés tantas vezes o inculcou, que foi entendido e comentado pelo povo, de modo que não havia necessidade de procurar climas distantes para obtê-lo. O mesmo aconteceu com o evangelho. Os fatos eram tão bem conhecidos pela pregação dos apóstolos, que se poderia dizer que estavam “na boca de todo homem”.

No teu coração – A palavra “coração” é muito usada nas Escrituras sagradas. Como usado por Moisés neste lugar, evidentemente significa que suas doutrinas estavam em suas mentes, ou eram um assunto de meditação e reflexão. Eles já os possuíam, conversaram e pensaram neles: para que não houvesse necessidade de ir a lugares distantes para aprendê-los. O mesmo aconteceu com a doutrina que requer fé em Cristo. Já estava entre eles pela pregação dos apóstolos, e era um assunto de conversa e de pensamento.

Isto é – Este é o uso que o apóstolo faz disso; não que Moisés se referisse ao evangelho. Sua linguagem transmite a idéia principal que Paulo desejava fazer, de que a doutrina era clara e inteligível.

A palavra de fé – A doutrina que requer fé, isto é, o evangelho; compare 1 Timóteo 4: 6 . O evangelho é chamado a Palavra de fé, a Palavra de Deus, como sendo o que foi falado ou comunicado por Deus ao homem. Romanos 10:17 ; Hebreus 6: 5 ; Hebreus 11: 3 .

O que pregamos – O que é proclamado pelos apóstolos e divulgado aos judeus e gentios. Como isso agora era conhecido por todos, como os apóstolos pregavam em todos os lugares, pode-se dizer que eles estavam perto; não havia necessidade de procurar outras terras por ela, ou considerá-lo um mistério oculto, pois era claro e manifesto para todos. Sua simplicidade e clareza ele procede imediatamente ao estado.

Comentário de E.W. Bullinger

palavra . Grego. rhema. Veja Marcos 9:32 . Essas citações são de Deuteronômio 30: 12-14 .

= a fé. App-150.

pregar . App-121.

Comentário de John Calvin

8. O que diz isso? (324) Com o objetivo de remover os impedimentos da fé, ele até agora falou negativamente: mas agora, para mostrar o caminho para obter a justiça, ele adota um modo afirmativo de falar. Embora o todo possa ter sido anunciado em uma frase contínua, ainda assim uma pergunta é interposta em prol de uma atenção excitante: e seu objetivo ao mesmo tempo era mostrar quão grande é a diferença entre a justiça da lei e a do evangelho. ; pois aquele que se mostra à distância impede todos os homens de se aproximarem; mas o outro, oferecendo-se à mão, gentilmente nos convida a uma fruição de si mesmo; perto de ti é a palavra

Deve-se observar ainda que, para que as mentes dos homens, levadas pelas artes, se desviem do caminho da salvação, os limites da palavra lhes são prescritos, dentro dos quais devem se manter: pois é o mesmo como se ele tivesse pedido que ficassem satisfeitos apenas com a palavra e os lembrasse de que, naquele espelho, esses segredos do céu devem ser vistos, que de outro modo pelo seu brilho ofuscariam seus olhos, também aturdiriam seus ouvidos e dominariam o mundo. mente em si.

Portanto, os fiéis derivam dessa passagem um consolo notável em relação à certeza da palavra; pois eles não podem descansar menos com segurança do que com o que está realmente presente. Também deve ser notado que a palavra, pela qual temos uma confiança firme e calma quanto à nossa salvação, havia sido apresentada até por Moisés:

Esta é a palavra da fé. Com razão, Paulo toma isso como garantido; pois a doutrina da lei de modo algum acalma e tranqüila a consciência, nem a fornece com o que deve satisfazê-la. Ele não exclui, porém, outras partes da palavra, não, nem mesmo os preceitos da lei; mas seu objetivo é mostrar que a remissão de pecados representa retidão, mesmo à parte da estrita obediência que a lei exige. Suficiente, então, para mentes pacíficas e para garantir nossa salvação, é a palavra do evangelho; em que não somos ordenados a ganhar a justiça pelas obras, mas a abraçá-la, quando oferecida gratuitamente, pela fé.

A palavra de fé deve ser tomada como palavra de promessa, isto é, para o próprio evangelho, porque tem uma relação com a fé. (325) O contraste, pelo qual a diferença entre a lei e o evangelho aparece, deve realmente ser entendido: e com essa distinção aprendemos: que, como a lei exige obras, o evangelho não exige mais nada, mas que os homens trazem. fé para receber a graça de Deus. As palavras que pregamos são acrescentadas, para que ninguém possa suspeitar que Paulo difere de Moisés; pois ele testemunha que no ministério do evangelho havia consentimento completo entre ele e Moisés; na medida em que mesmo Moisés colocou nossa felicidade em nada mais que na promessa gratuita de favor divino.

Comentário de Adam Clarke

Mas o que diz isso? A palavra está perto de ti – Não há ocasião para procurar alto ou baixo para o poder salvador; a palavra da reconciliação está próxima. O caminho da salvação é agora claro e fácil. A lei é magnificada e honrada pela morte de Cristo; e a doutrina da fé em sua morte e ressurreição é totalmente proclamada e amplamente provada ser eficaz para o propósito para o qual foi revelada. Pela pregação do Evangelho, a doutrina da salvação está perto de ti, e a influência salvadora está à mão: está na tua boca fácil de entender, fácil de professar; e no teu coração, se estiveres reto diante de Deus, sinceramente desejando ser salvo em seus próprios termos, não se esforçando para estabelecer seu próprio método de justificação pela lei, que deve ser para sempre ineficaz, mas se submetendo ao método de justificação que Deus criou.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10: 8 . A palavra está perto de ti O original ‘ ??µa, freqüentemente significa palavra, mas às vezes assunto, negócio; e ??? deber também no hebraico – a palavra usada por Moisés, Deuteronômio 30:14 . Nesse lugar parece o significado, o caso está perto de você (isto é, é tornado fácil e viável), mesmo em sua boca e em seu coração; isto é, o caso da fé, que pregamos. Veja Mateus 18:16 . Lucas 1:37 ; Lucas 2:15 . 2 Coríntios 12: 4 ; 2 Coríntios 13: 1 .

Comentário de John Wesley

Mas o que diz isso? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra de fé que pregamos;

Mas o que diz ele – Moisés. Mesmo essas palavras, tão notavelmente aplicáveis ??ao assunto diante de nós. Tudo está pronto para a sua mão.

A palavra está perto de ti – ao teu alcance; fácil de ser entendido, lembrado, praticado. Isto é eminentemente verdadeiro da palavra de fé – O evangelho.

O que pregamos – cuja soma é: Se o teu coração crer em Cristo, e a tua vida o confessar, serás salvo.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 30:14 – Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.

Isaías 57:19 – criando louvor nos lábios dos pranteadores de Israel. Paz, paz, aos de longe e aos de perto”, diz o Senhor. “Quanto a ele, eu o curarei. “

Marcos 16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos dos Apóstolos 16:31 – Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”.

Romanos 1:16 – Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Romanos 10:17 – Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Gálatas 3:2 – Gostaria de saber apenas uma coisa: foi pela prática da lei que vocês receberam o Espírito, ou pela fé naquilo que ouviram?

Gálatas 3:5 – Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?

1 Timóteo 4:6 – Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 Pedro 1:25 – mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *