Estudo de Isaías 49:4 – Comentado e Explicado

E eu dizia a mim mesmo: Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa.
Isaías 49:4

Comentário de Albert Barnes

Então eu disse – eu o Messias. Nos versículos anteriores, ele fala de sua nomeação para o cargo de Messias e de sua dignidade. O objetivo aqui é preparar o caminho para o anúncio do fato de que ele divulgaria seu evangelho aos pagãos e seria uma luz para os gentios. Para esse fim, ele fala de seu trabalho entre seus compatriotas; ele lamenta o pouco sucesso que assistiu ao seu trabalho no começo, mas consola-se com a reflexão de que sua causa estava com Deus e que seu trabalho não seria recompensado.

Eu trabalhei em vão – Isto deve ser considerado como a linguagem do Messias quando seu ministério seria comparecido com relativamente pouco sucesso; e, tendo em vista esse fato, ele se comprometeria com Deus e resolveria estender seu evangelho a outras nações. A expressão usada aqui não deve ser tomada absolutamente, como se ele não tivesse tido sucesso em seu trabalho, mas significa que ele não teve comparativamente nenhum sucesso; ele não foi recebido e recebido pelo povo unido; ele foi rejeitado e desprezado por eles como um todo. É verdade que o Salvador teve sucesso em sua obra e muito mais sucesso do que se supõe (veja as notas em 1 Coríntios 15: 6 ). Mas também é verdade que pela nação em geral ele foi desprezado e rejeitado. A idéia aqui é que não houve resultados em seu ministério, de maneira alguma proporcional à severidade de seus trabalhos e à força de suas reivindicações.

Eu gastei minha força por nada – Comparativamente por nada. Isso não significa que ele não teria o sucesso que desejava (compare as anotações em Isaías 53:11 ); mas significa que, em seu ministério pessoal, ele havia esgotado suas forças e visto relativamente pouco fruto de sua labuta.

No entanto, certamente meu julgamento está com o Senhor – Minha causa está comprometida com ele, e ele a considerará. Isso expressa a confiança do orador, que Deus aprovou seu trabalho e que ele acabaria por dar o efeito que desejava aos seus trabalhos. O sentido é: ‘Sei que Jeová aprova minha obra e que ele me concederá a recompensa de minhas labutas e meus sofrimentos.’

E meu trabalho com meu Deus – Margem, ‘Recompensa’ (veja as notas em Isaías 40:10 ). A idéia é que ele sabia que Deus possuiria e aceitaria seu trabalho, apesar de ter sido rejeitado pela humanidade. Indica perfeita confiança em Deus e uma certeza calma e inabalável de seu favor, embora seu trabalho tenha sido relativamente malsucedido – um espírito que, é desnecessário dizer, foi evidenciado por toda a vida do Redentor. Ele nunca duvidou que Deus aprovou sua obra; nunca ficou desanimado e desanimador, como se Deus não desse sucesso aos seus planos e aos trabalhos de sua vida. Ele calmamente se comprometeu com Deus. Ele não tentou se vingar por ter sido rejeitado ou por nenhum dos ferimentos causados ??por ele. Mas ele deixou seu nome, seu caráter, sua reputação, seus planos, seus trabalhos, tudo com Deus, acreditando que sua causa era a causa de Deus e que ele ainda seria abundantemente recompensado por todas as suas labutas. Este versículo ensina:

1. Para que os trabalhos mais fiéis, a labuta mais abnegada e os esforços da vida mais santa, sejam por algum tempo vencidos. Se o Redentor do mundo teve ocasião de dizer que ele havia trabalhado em vão, certamente seus ministros não deveriam se surpreender por terem ocasião de usar a mesma língua. Talvez não seja culpa do ministério que eles não tenham sucesso. O mundo pode ser tão pecador, e a oposição pode ser tão poderosa que frustrará seus planos e impedirá seu sucesso.

2. No entanto, embora atualmente sem sucesso, o trabalho fiel fará o bem e será abençoado. De alguma maneira e em algum período, espera-se que todo esforço honesto na causa de Deus seja coroado de sucesso.

3. Aqueles que trabalham fielmente podem cometer sua causa a Deus, com a certeza de que eles e seu trabalho serão aceitos. O fundamento de sua aceitação não é o sucesso de seus trabalhos. Serão aceitáveis ??na proporção da fidelidade e do zelo abnegado (veja as notas em 2 Coríntios 2: 15-16 ).

4) Os ministros da religião, quando sua mensagem é rejeitada, e o mundo se afasta de seu ministério, devem imitar o exemplo do Redentor e dizer: ‹meu julgamento é com Jeová. Minha causa é a causa dele; e o resultado de meus trabalhos eu me comprometo com ele. Para fazer isso como ele fez, eles devem trabalhar como ele; eles deveriam honestamente dedicar toda a sua força, talento e tempo ao serviço dele; e então eles podem confiar com confiança tudo a ele, e só então encontrarão a paz, como ele, na garantia de que seu trabalho será finalmente abençoado e de que encontrarão aceitação com ele.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 49: 4 . Então eu disse, etc. – Essas palavras contêm a queixa do Filho de Deus, relativa aos pequenos frutos de sua missão aos judeus, e a pequena esperança de estabelecer e propagar com sucesso seu reino entre eles; semelhante ao que é atribuído ao mesmo grande mestre e seus apóstolos, cap. Isaías 53: 1 . Mas, ao mesmo tempo, ele se sustenta com a esperança de obter um fruto glorioso e abundante de sua missão divina no mundo; pois que seu julgamento ou direito estava com Deus, e a recompensa de sua obra foi depositada com ele. O Bispo Lowth lê o verso, e eu disse: Trabalhei em vão; por nada e por vaidade, gastei minha força; no entanto, minha causa está em JEOVÁ e a recompensa do meu trabalho com meu Deus.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 49: 4 . Então eu disse – a título de objeção; Eu trabalhei em vão – Senhor, tu dizes que serás glorificado pelo meu ministério; mas acho que não. Eu gastei minha força por nada – Sem nenhum fruto considerável da minha palavra e obra. “As palavras”, diz Vitringa, “contêm a queixa do Filho de Deus, relativa aos pequenos frutos de sua missão aos judeus, e à pequena esperança de estabelecer e propagar com sucesso seu reino entre eles; como o que é atribuído ao mesmo grande Mestre e seus apóstolos, Isaías 53: 1 . Mas, ao mesmo tempo, ele se sustenta com a esperança de obter um fruto glorioso e abundante de sua missão divina no mundo; por que seu julgamento, ou direito, estava com Deus, e a recompensa de sua obra depositada com ele; quem cuidaria bem, de acordo com sua sabedoria e justiça, de que lhe fosse paga a devida e completa recompensa de seu trabalho. ” De acordo com essa justa exposição da passagem, a última cláusula do versículo concorda com a primeira, e o sentido de ambas é brevemente o seguinte: Embora eu veja pouco ou nenhum fruto de meu trabalho entre os judeus, e encontre apenas desprezo, e censura, e mau uso deles; todavia Deus vê minha fidelidade e diligência em minha obra, e ele me julgará e me recompensará amplamente no devido tempo.

Comentário de John Calvin

4. E eu disse: em vão trabalhei. O Profeta aqui apresenta uma queixa grave em nome da Igreja, mas de tal maneira que, como já observamos anteriormente, devemos começar com o Chefe. Portanto, Cristo reclama junto com seus membros que parece que seu trabalho foi jogado fora; pois, tendo pronunciado anteriormente uma alta e impressionante recomendação sobre o poder e a eficácia da palavra que procede de sua boca, ainda que dificilmente faça algum bem, e a glória que Deus exige do seu ministério não brilha, ele portanto, apresenta a Igreja como uma queixa de que ela gasta seu trabalho infrutífera, porque os homens não se arrependem da pregação da doutrina celestial.

Era altamente necessário que o Profeta acrescentasse isso; primeiro, para que possamos saber que o fruto que ele mencionou nem sempre é visível aos olhos dos homens; pois, caso contrário, poderíamos questionar a verdade da palavra e ter dúvidas se aquilo que é tão obstinadamente rejeitado por muitos foi a palavra de Deus. Em segundo lugar, era necessário que pudéssemos avançar com firmeza inabalável e comprometer nosso trabalho com o Senhor, que não permitirá que seja improdutivo. O Profeta, portanto, pretendia se proteger contra uma tentação perigosa, para que não, devido à obstinação dos homens, perdesse a coragem no meio de nosso curso. E, de fato, Cristo começa com a queixa, com o objetivo de afirmar que nada o impedirá de executar seu ofício. O significado das palavras pode ser trazido mais claramente da seguinte maneira: “Embora meu trabalho não seja rentável, e embora eu tenha quase esgotado minhas forças sem fazer nenhum bem, é suficiente que Deus aprove minha obediência”. Essa é também a importância do que ele acrescenta:

Mas meu julgamento está diante de Jeová. Embora não vejamos claramente o fruto de nosso trabalho, ainda assim somos obrigados a nos contentar com esse fundamento, de que servimos a Deus, a quem nossa obediência é aceitável. Cristo exorta e encoraja os professores piedosos a esforçarem-se seriamente até que se tornem vitoriosos sobre essa tentação e, deixando de lado a malícia do mundo, a avançar alegremente no cumprimento do dever, e a não permitir que seus corações se enfraquecem pelo cansaço. Se, portanto, o Senhor se agrada de provar nossa fé e paciência a tal ponto que parecerá que nos cansamos de nada, ainda assim devemos confiar neste testemunho de nossa consciência E se não gozarmos desse consolo , pelo menos não somos movidos por pura afeição e não servimos a Deus, mas ao mundo e à nossa própria ambição. Em tais tentações, portanto, devemos recorrer a esse sentimento.

No entanto, deve-se observar que aqui Cristo e a Igreja acusam todo o mundo de ingratidão; pois a Igreja se queixa de Deus de modo a protestar contra o mundo, porque não produz nenhum efeito bom pela doutrina do Evangelho, que por si só é eficaz e poderosa. No entanto, toda a culpa repousa na obstinação e ingratidão dos homens, que rejeitam a graça de Deus oferecida a eles e, por vontade própria, decidem perecer. Agora, essas pessoas vão acusar a Cristo, que diz que o Evangelho produz poucos frutos, e que difama a doutrina da palavra por calúnias perversas, e que ridicularizam nossos trabalhos por serem vãos e inúteis, e que alegam que, pelo contrário , eles excitam os homens à sedição e os levam a pecar com menos controle. Consideremos, digo eu, com quem eles têm que fazer e que vantagem obtêm por sua insolência, uma vez que somente os homens devem assumir a culpa, que, tanto quanto está em seu poder, torna inútil a pregação da Palavra.

Os ministros piedosos, que lamentam amargamente que os homens perecem tão miseravelmente por sua própria culpa, e que às vezes se devoram e se desgastam pela tristeza, quando experimentam uma perversidade tão grande, devem encorajar seus corações por esse consolo e não se assustar a ponto de jogue fora o escudo e a lança, embora às vezes imaginem que seria melhor fazer isso. Considerem que compartilham com Cristo nesta causa; pois Cristo não fala de si mesmo, como mencionamos anteriormente, mas assume a causa de todos que o servem fielmente e, como seu advogado, apresenta uma acusação em nome de todos. Portanto, confiem na sua proteção e permitam que ele defenda a causa deles. Apelem, como Paulo, ao dia do Senhor ( 1 Coríntios 4: 4 ) e não prestem atenção às calúnias, censuras ou calúnias de seus inimigos; pois o julgamento deles é com o Senhor, e, embora sejam cem vezes difamados pelo mundo, um Deus fiel aprovará e reivindicará o serviço que eles lhe prestam.

Por outro lado, homens perversos e desprezadores da palavra e hipócritas tremem; pois quando Cristo acusar, não haverá espaço para defesa; e quando ele condenar, não haverá quem possa absolver. Devemos, portanto, tomar cuidado para que o fruto que deve advir do Evangelho seja perdido por nossa culpa; pois o Senhor manifesta sua glória para que possamos nos tornar discípulos de Cristo e produzir muitos frutos.

Comentário de John Wesley

Então eu disse: Trabalhei em vão, gastei minhas forças em vão e em vão; contudo, certamente o meu juízo é com o Senhor, e a minha obra com o meu Deus.

Então eu disse : Senhor, tu dizes que serás glorificado pelo meu ministério; mas acho que não.

Em vão – Sem qualquer fruto considerável da minha palavra e obras entre os israelitas.

Meu julgamento – Meu direito, a recompensa que por sua promessa e minha compra é meu direito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *