Estudo de 1 Coríntios 14:33 – Comentado e Explicado

porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz.
1 Coríntios 14:33

Comentário de Albert Barnes

Deus não é o autor da confusão – margem, “tumulto” ou “inquietação”. Sua religião não pode tender a produzir desordem. Ele é o Deus da paz; e sua religião tenderá a promover a ordem. É calmo, pacífico, atencioso. Não é barulhento e desordenado.

Como em todas as igrejas dos santos – Como era evidente em toda parte nas igrejas. Paulo aqui os apela e diz que esse era o lugar onde a verdadeira religião era disseminada, que tendia a produzir paz e ordem. Isto é tão verdadeiro agora como era então. E podemos aprender, portanto:

(1) Que onde há desordem, há pouca religião. A religião não a produz; e a tendência de tumulto e confusão é afastar a religião.

(2) a verdadeira religião não levará a tumultos, protestos ou irregularidades. Não fará com que muitos falem ou orem ao mesmo tempo; nem justificará assembléias tumultuadas e barulhentas.

(3) Os cristãos devem considerar Deus como o autor da paz. Devem sempre no santuário humilhar-se de maneira reverente e com tal decoro que se torna povo quando eles estão na presença de um Deus santo e puro e envolvidos em sua adoração.

(4) todas as conversões pretendidas, por mais repentinas e impressionantes que sejam, acompanhadas de desordem, confusão e protestos públicos, são suspeitas. Tal entusiasmo pode estar ligado à genuína piedade, mas não faz parte da religião pura. Isso é calmo, sério, ordeiro, celestial. Nenhuma pessoa sob sua influência está disposta a se envolver em cenas de confusão e desordem. Grato que ele possa estar, e ele pode e expressará sua gratidão; orador ele será, e ele orará; ansioso pelos outros que ele será, e ele expressará essa ansiedade; mas será com seriedade, ternura, amor; com um desejo pela ordem da casa de Deus, e não com um desejo de invadir e perturbar todas as solenidades do culto público.

Comentário de E.W. Bullinger

confusão = comoção. Grego. akatastasia . Ver Lucas 21: 9 .

santos . Grego. hagios. Ver Atos 9:13 .

Comentário de John Calvin

33. Porque Deus não é de confusão. (873) Nós devemos entender a palavra Autor, ou algum termo desse tipo. (874) Aqui temos uma declaração muito valiosa, pela qual somos ensinados, de que não servimos a Deus, a menos que sejamos amantes da paz e desejosos de promovê-la. Sempre que há, portanto, uma disposição para discutir, é certo que Deus não reina. E como é fácil dizer isso! Quão geralmente todos têm isso na boca! Entretanto, entretanto, a maioria das pessoas fica furiosa com o nada, ou incomoda a Igreja, com o desejo de que, de alguma maneira, possam surgir à vista e parecer um tanto. ( Gálatas 2: 6. )

Portanto, tenhamos em mente que, ao julgar os servos de Cristo, essa marca deve ser mantida em vista – se eles visam ou não a paz e a concórdia e, ao se comportarem pacificamente, evitam contendas ao máximo. de seu poder, desde que, no entanto, entendamos por isso uma paz da qual a verdade de Deus é o vínculo. Pois se somos chamados a lutar contra doutrinas iníquas, mesmo que o céu e a terra se unam, devemos, no entanto, perseverar na disputa. Devemos, de fato, em primeiro lugar, fazer de nosso objetivo, que a verdade de Deus possa, sem discórdia, manter sua base; mas, se os ímpios resistem, devemos colocar nosso rosto contra eles e não ter medo, para que a culpa dos distúrbios não seja imputada a nosso cargo. Pois amaldiçoada é a paz da qual a revolta de Deus é o vínculo, e abençoadas são as alegações pelas quais é necessário manter o reino de Cristo.

Como em todas as igrejas. A comparação (875) não se refere apenas ao que foi dito imediatamente antes, mas a toda a representação anterior. Até agora, não ordenei a você nada que não seja observado em todas as Igrejas e, dessa maneira, elas são mantidas em paz. Portanto, que seja de sua responsabilidade pedir emprestado, o que outras igrejas descobriram por experiência como salutar e mais lucrativo para manter a paz. ” Sua menção explícita ao termo santos é enfática – como se visasse isentar as Igrejas corretamente constituídas de uma marca de desgraça. (876)

Comentário de Adam Clarke

Pois Deus não é o autor da confusão – não digam que as pessoas que agem na congregação dessa maneira desordenada estão sob a influência de Deus; pois ele não é o autor da confusão; mas dois, três ou mais, orando ou ensinando no mesmo lugar, ao mesmo tempo, é confusão; e Deus não é o autor de tal obra; e que os homens tomem cuidado como atribuem essa desordem ao Deus da ordem e da paz. O apóstolo chama essa conduta de a?atastas?a , tumulto, sedição; e tal é à vista de Deus e à vista de todos os homens de bem. Quantas vezes uma obra de Deus é estragada e desacreditada pela loucura dos homens! pois a natureza sempre e Satanás também se misturam o máximo que podem na genuína obra do Espírito, a fim de desacreditá-la e destruí-la. No entanto, em grandes avivamentos da religião, é quase impossível impedir que o fogo selvagem entre no fogo verdadeiro; mas é dever dos ministros de Deus vigiar e verificar prudentemente isso; mas se eles próprios o encorajarem, haverá confusão e toda obra má.

Referências Cruzadas

Lucas 2:14 – “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Romanos 15:33 – O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.

1 Coríntios 4:17 – Por essa razão estou lhes enviando Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas.

1 Coríntios 7:15 – Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

1 Coríntios 7:17 – Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.

1 Coríntios 11:16 – Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Tiago 3:17 – Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *