Estudo de 1 Coríntios 4:17 – Comentado e Explicado

Para isso é que vos enviei Timóteo, meu filho muito amado e fiel no Senhor. Ele vos recordará as minhas normas de conduta, tais como as ensino por toda parte, em todas as igrejas.
1 Coríntios 4:17

Comentário de Albert Barnes


Por esta causa – Para lembrá-lo de minhas doutrinas e meu modo de vida. Desde que sou impedido de vir, enviei um colega de trabalho como meu mensageiro, bem familiarizado com minhas opiniões e sentimentos, para que ele pudesse fazer o que eu faria se estivesse presente.

Enviei a você Timóteo – Timóteo, companheiro e companheiro de trabalho de Paulo. Provavelmente foi quando Paulo estava em Éfeso. Ele enviou Timóteo e Erastus para a Macedônia, provavelmente com instruções para ir a Corinto, se conveniente. No entanto, não havia muita certeza de que Timóteo os procuraria, pois em 1 Coríntios 16:10 , ele expressa uma dúvida se o faria. Paul provavelmente estava profundamente engajado na Ásia e, então, não achou apropriado abandonar seu campo de trabalho. Ele provavelmente supôs também que Timóteo, como seu embaixador, seria capaz de resolver as dificuldades em Corinto, bem como se ele próprio estivesse presente.

Meu filho amado – No evangelho. Veja Atos 16: 1-3 ; 1 Timóteo 1: 2 . Ele supôs, portanto, que o ouvissem com grande respeito.

E fiel no Senhor – um verdadeiro cristão e um fiel servo de Cristo; e quem é, portanto, digno de sua confiança.

Dos meus caminhos – minha doutrina, meus ensinamentos, meu modo de vida.

Que está em Cristo – isto é, minha vida cristã; meu ministério; ou minha conduta como cristão e seguidor do Salvador.

Como ensino em todos os lugares … – Isso foi projetado provavelmente para mostrar a eles que ele não lhes ensinou doutrinas novas ou especiais; ele desejava que eles simplesmente se conformassem com as regras comuns das igrejas e fossem como seus irmãos cristãos em toda parte. A igreja cristã é fundada em todos os lugares nas mesmas doutrinas; é obrigado a obedecer as mesmas leis; e é adequado para produzir e valorizar o mesmo espírito. O mesmo espírito que era requerido em Éfeso ou Antioquia, era requerido em Corinto; o mesmo espírito exigido em Corinto, em Éfeso ou em Antioquia, é necessário agora.

Comentário de E.W. Bullinger

Por esta causa = Por conta disso (em grego. Dia. App-104. 1 Coríntios 4: 2 ) isso.

enviado . App-174.

Timóteo . Ver 1 Coríntios 16:10 .

trazê-lo para a lembrança = lembrá-lo. Grego. anamimnesko. Em outros lugares, Marcos 11:21 ; Marcos 14:72 . 2 Coríntios 7:15 . 2 Timóteo 1: 6 . Hebreus 10:32 .

qual ser . Omitir.

as = mesmo como.

igreja . App-186.

Comentário de John Calvin

17. For this cause. The meaning is: “That you may know what my manner of life is, and whether I am worthy to be imitated, listen to what Timothy has to say, who will be prepared to be a faithful witness of these things. Now as there are two things that secure credit to a man’s testimony — a knowledge of the things which he relates, and fidelity — he lets them know that Timothy possesses both of these things. For in calling him his dearly beloved son , he intimates that he knew him intimately, and was acquainted with all his affairs; and farther, he speaks of him as faithful in the Lord He gives also two things in charge to Timothy — first , to recall to the recollection of the Corinthians those things which they should of themselves have had in remembrance, and in this he tacitly reproves them; and secondly , to testify to them, how uniform and steady his manner of teaching was in every place. Now it is probable that he had been assailed by the calumnies of the false apostles, as though he assumed more authority over the Corinthians than he did over others, or as though he conducted himself in a very different way in other places; for it is not without good reason that he wishes this to be testified to them. It is then the part of a prudent minister so to regulate his procedure, and to observe such a method of instruction, that no such objection may be brought against him, but he shall be prepared to answer on the same ground as Paul does.

Comentário de Adam Clarke

Por esta causa – Que você me imita e sabe em que consiste.

Enviei a você Timóteo – A mesma pessoa a quem ele escreveu as duas epístolas que ainda existem em seu nome e a quem ele chama aqui de seu amado filho, um de seus discípulos mais íntimos; e a quem ele tinha sido o meio de trazer a Deus através de Cristo.

Meus caminhos que estão em Cristo – Essa pessoa também irá informá-lo da maneira pela qual eu regulo todas as Igrejas; e mostre a você que o que eu exijo de você não é outro senão o que eu exijo de todas as Igrejas de Cristo que eu formei, pois sigo o mesmo plano de disciplina em todos os lugares. Veja a Introdução, Seção 3.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 4:17 . Por essa causa eu enviei – Timóteo Isso ele faz para mostrar que o que ele ensinou e pressionou a eles não estava em pique contra seu oponente; mas convencê-los de que tudo o que ele fez em Corinto foi o mesmo, e não o que ele fez em todos os lugares, como mordomo fiel e ministro do Evangelho. Veja Locke e Witsiu

Comentário de John Wesley

Por essa causa eu vos enviei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, que os levará à lembrança dos meus caminhos que estão em Cristo, como eu ensino em todos os lugares em todas as igrejas.

Meu amado filho – Em outro lugar, ele o denomina “irmão”, 2 Coríntios 1: 1 ; mas aqui ocorre a afeição paterna.

Como ensino – Não menos por exemplo que por preceito.

Referências Cruzadas

Números 12:7 – Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Provérbios 13:17 – O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura.

Mateus 24:45 – “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido?

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 25:23 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Atos dos Apóstolos 19:21 – Depois dessas coisas, Paulo decidiu no espírito ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia. Ele dizia: “Depois de haver estado ali, é necessário também que eu vá visitar Roma”.

1 Coríntios 4:2 – O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.

1 Coríntios 4:15 – Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.

1 Coríntios 7:17 – Entretanto, cada um continue vivendo na condição que o Senhor lhe designou e de acordo com o chamado de Deus. Esta é a minha ordem para todas as igrejas.

1 Coríntios 7:25 – Quanto às pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou meu parecer como alguém que, pela misericórdia de Deus, é digno de confiança.

1 Coríntios 11:2 – Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.

1 Coríntios 11:16 – Mas se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos esse costume, nem as igrejas de Deus.

1 Coríntios 14:33 – Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,

1 Coríntios 16:1 – Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia.

1 Coríntios 16:10 – Se Timóteo for, tomem providências para que ele não tenha nada que temer enquanto estiver com vocês, pois ele trabalha na obra do Senhor, assim como eu.

Efésios 6:21 – Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo.

Filipenses 2:19 – Espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo brevemente, para que eu também me sinta animado quando receber notícias de vocês.

Colossenses 1:7 – Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,

Colossenses 4:9 – Ele irá com Onésimo, fiel e amado irmão, que é um de vocês. Eles irão contar-lhes tudo o que está acontecendo aqui.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.

2 Timóteo 1:2 – a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *