Estudo de 2 Coríntios 8:5 – Comentado e Explicado

E ultrapassaram nossas expectativas. Primeiro deram-se a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.
2 Coríntios 8:5

Comentário de Albert Barnes

E isso eles fizeram … – Eles não deram o que esperávamos apenas. Conhecíamos a pobreza deles e esperávamos apenas uma pequena quantia deles.

Não como esperávamos – Não de acordo com as nossas maiores esperanças. Ficamos muito desapontados com a quantia que eles deram e com a maneira como isso foi feito.

Mas primeiro se entregaram ao Senhor – Primeiro fizeram uma consagração completa de si mesmos e de tudo o que tinham ao Senhor. Eles não guardaram nada. Eles sentiram que tudo o que tinham era dele. E onde um povo honesta e verdadeiramente se dedica a Deus, não encontrará dificuldade em ter os meios para contribuir para a causa da caridade.

E para nós pela vontade de Deus – Ou seja, eles se deram a nós para sermos direcionados em relação à contribuição a ser feita. Eles cumpriram nossos desejos e seguiram nossas instruções. A frase “pela vontade de Deus” significa evidentemente que Deus os levou a isso, ou que devia ser rastreado à sua direção e providência. É um dos casos em que Paulo traça tudo o que é certo e bom para a ação e direção de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

não Grego. ou . App-105.

Senhor. App-98.

até = para.

por = até. Grego. dia. App-104. 2 Coríntios 8: 1 .

vai. Grego. thelema . App-102.

Comentário de John Calvin

5. E não como Ele esperava deles um grau comum de vontade, como qualquer cristão deveria manifestar; mas eles foram além da expectativa dele, na medida em que não apenas possuíam sua substância mundana em prontidão, mas estavam preparados para se dedicar a si mesmos. Eles se entregaram, diz ele, primeiro a Deus, depois a nós.

Pode-se perguntar se eles se entregaram a Deus e a Paulo eram duas coisas diferentes. É algo bastante comum que, quando Deus cobra ou ordena por meio de alguém, ele associa a pessoa a quem emprega como seu ministro, tanto na autoridade para ordenar quanto na obediência prestada.

Pareceu bom para o Espírito Santo e para nós;

dizem os apóstolos ( Atos 15:28 ), enquanto ao mesmo tempo eles meramente, como instrumentos, declaravam o que havia sido revelado e ordenado pelo Espírito. Novamente,

O povo creu no Senhor e em seu servo Moisés,
( Êxodo 14:31 ,)

enquanto, ao mesmo tempo, Moisés não tinha nada além de Deus. Isso também é o que se entende pela cláusula que se segue – pela vontade de Deus. Pois, como eram obedientes a Deus, que se comprometeram com seu ministério, para serem regulados por seus conselhos, foram influenciados por essa consideração em ouvindo Paulo, falando da boca de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Não como esperávamos – Eles excederam em muito nossas expectativas, pois se consagraram inteiramente à obra de Deus; entregando a si mesmos e tudo o que possuíam primeiro ao Senhor; e então, como viram que era a vontade de Deus que eles se apresentassem especialmente nesta obra de caridade, eles se entregaram a nós, para ajudar ao máximo a fornecer alívio para os cristãos que sofrem na Judéia.

Comentário de John Wesley

E isso eles fizeram, não como esperávamos, mas primeiro deram a si mesmos ao Senhor e a nós pela vontade de Deus.

E não como esperávamos – isto é, além de tudo o que poderíamos esperar.

Eles se entregaram a nós, pela vontade de Deus – Em obediência à Sua vontade, para serem totalmente dirigidos por nós.

Referências Cruzadas

1 Samuel 1:28 – Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor”. E ali adorou o Senhor.

1 Crônicas 12:18 – Então o Espírito veio sobre Amasai, chefe do pelotão dos trinta, e ele disse: “Somos teus, ó Davi! Estamos contigo, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo, e aos teus aliados, pois o teu Deus te ajudará”. Davi os recebeu e os nomeou chefes de seus grupos de ataque.

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

2 Crônicas 30:12 – Já em Judá a mão de Deus esteve sobre o povo dando-lhes unidade de pensamento para executarem o que o rei e os seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 14:7 – Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si.

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *