Estudo de Miquéias 5:7 – Comentado e Explicado

O resto de Jacó será, no meio de muitos povos, como o orvalho provindo do Senhor, como gotas de chuva sobre a relva, que nada tem a desejar do homem nem a esperar dos filhos dos homens.
Miquéias 5:7

Comentário de Albert Barnes

E o restante de Jacó – Miquéias ( Miquéias 4: 7 ), assim como Isaías ( Isaías 10:21 ), havia profetizado que um remanescente só deveria retornar ao Deus Poderoso. Estes, embora muitos em si mesmos, são apenas um remanescente apenas da massa não convertida; todavia, este “o restante que será salvo” Romanos 9:27 , que crêem em Cristo, “o pequeno rebanho” Lucas 12:32 , dos quais eram os apóstolos e seus discípulos, “estará, no meio de muitos pessoas ”, a quem eles conquistaram com a fé, como João na Ásia, Tomé na Índia, Pedro na Babilônia e Roma, Paulo bem no mundo inteiro, o que? algo a ser prontamente engolido por sua multidão? Não, mas “como o orvalho da parte do Senhor, como as chuvas da relva, que não se demoram para o homem, nem esperam os filhos dos homens”, vivificando a vida que, que logo murcha (ver Salmo 102: 5). , Salmo 102: 12 ; 2 Reis 19:26 ; Isaías 37:27 ) grama, nenhum cultivo humano, nenhuma ajuda humana, poderia alcançar.

No Evangelho e na graça de Cristo, existem ao mesmo tempo gentileza e poder; a suavidade, como o orvalho, pode ser como um leão. Pois “a sabedoria alcança poderosamente de um extremo ao outro; e docemente ela ordena todas as coisas ”. O orvalho é, na Sagrada Escritura, um símbolo da doutrina divina. “Minha doutrina cairá como a chuva, meu discurso será destilado como o orvalho, como a pequena chuva sobre a erva tenra e como a chuva sobre a grama” Deuteronômio 32: 2 . O orvalho desce do céu, é celestial, não de nascimento terrestre, transparente, brilhando com a luz, refletindo os tons do céu, suave, leve, fraco em si mesmo, refrescante, refrescando as fortes batidas do dia ( 2 Coríntios 4:12 , extinguindo o calor ardente das paixões e regando o solo seco e árido, para que produza frutos a Cristo. No entanto, eles dizem: “a excelência do poder era de Deus e não de nós” 2 Coríntios 4: 7 . e “Deus deu o aumento” 1 Coríntios 3: 6-7 . Porque também não era a sua doutrina “do homem nem do homem” Gálatas 1:12 ; mas veio do céu, o Espírito Santo ensinando-os invisivelmente e fazendo homens indoutos e ignorantes poderoso interior e feito Rup .: “Donde somente estes e estes a Igreja de Cristo admira, como fornecendo a regra da verdade.” Rib .: “A erva sobre a qual este orvalho cai, cresce para Deus sem qualquer auxílio de homem, e floresce, e não precisa nem de doutrinas de filósofos, nem de recompensas ou louvores de homens . ”

Comentário de Thomas Coke

Miquéias 5: 7 . E o remanescente de Jacó será – como um orvalho, etc. – Os orvalho foram os de maior serviço nesta terra, que foi regada pela chuva somente em duas estações do ano. A palavra orvalho, portanto, é usada figurativamente, para expressar qualquer coisa frutificante e emocionante; e é bem aplicado aos macabeus, que, contando com a ajuda divina e sem ajuda estrangeira, com um pequeno bando derrubaram poderosos exércitos do inimigo, e estavam em seus muros como leões; e jovens leões; trazendo o maior conforto e a maior honra ao seu país aflito. Veja Houbigant.

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 5: 7 . E o remanescente de Jacó – Aqueles que permaneceram após a invasão assíria nos dias de Ezequias e Josias, em cujos reinos uma reforma considerável foi realizada; e o restante que deve ser levado cativo para a Babilônia, que durante o cativeiro deve contribuir para espalhar o conhecimento do único Deus verdadeiro entre os caldeus; (ver Daniel 2:47 ; Daniel 3:29 ; Daniel 4:34 ; Daniel 6:26 😉 e mais especialmente aqueles que deveriam retornar do cativeiro sob Zorobabel; estará no meio de muitas pessoas como o orvalho, etc. – Multiplicará e se tornará numeroso como as gotas de orvalho. Ou melhor, como o orvalho refresca e fertiliza a terra, também serão uma bênção para todos os que os rodeiam que os usam de maneira amigável. O remanescente, no entanto, aqui principalmente significado, é o mencionado por Joel 2:32 , o remanescente que o Senhor deveria chamar, sobre o qual o Espírito deveria ser derramado e que deveria ser salvo ( Romanos 9:27 ), a saber , os judeus se convertem ao cristianismo, entre os quais apóstolos, evangelistas e outros primeiros ministros da palavra. Estes, dispersos por diversos países, como as gotas de orvalho ou as chuvas espalhadas pela face da terra e refrescando e fertilizando a criação de vegetais, devem, por sua doutrina, exemplo, exortações e orações, refrescar e tornar frutíferas , em piedade e virtude, as nações anteriormente estéreis, e as fazem crescer em graça e bondade, como a grama que não demora para o homem, mas floresce em lugares onde o homem não confere cultura, apenas pela bênção divina. Assim Deus, pelo evangelho de sua graça, e pela influência de seu Espírito, sem a sabedoria ou o poder humano, tornará frutíferos os desertos áridos do mundo gentio para seu louvor, em um grande aumento de adoradores espirituais e santos servos fiéis para ele.

Comentário de John Wesley

E o restante de Jacó estará no meio de muitas pessoas como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a grama, que não se demora pelo homem, nem espera pelos filhos dos homens.

Como um orvalho – Este remanescente, onde quer que esteja, deve multiplicar-se como o orvalho que refresca a grama; portanto, onde este remanescente está, deve ser uma bênção para aqueles que os rodeiam, que os usam de maneira amigável.

Como chuveiros – Deus os abençoará por sua mão imediata, pois somente ele, sem a ajuda do homem, dá orvalho e aguaceiros. Como isso foi cumprido no tipo, antes de o evangelho ser pregado a todas as nações, assim tem sido, agora é, e sempre será cumprido nos séculos vindouros. O remanescente de Deus será uma bênção para os lugares em que eles vivem.

Comentário de Adam Clarke

O remanescente de Jacó – Desde o reinado de Dario Hystaspes (Assuero, marido de Ester), os judeus foram grandemente favorecidos. Aqueles que continuaram na Pérsia e na Caldéia foram grandemente honrados sob a proteção de Mardoqueu e Ester. Calmet. Mas outros consideram isso como aplicável aos Macabeus.

Como um orvalho do Senhor – Mesmo durante o cativeiro, muitos dos judeus eram os meios de espalhar o conhecimento do único Deus verdadeiro; ver Daniel 2:47 ; Daniel 3:29 ; Daniel 4:34 ; Daniel 6:26 . Este pode ser o orvalho do Senhor mencionado aqui. Quando o Messias apareceu, o Evangelho foi pregado por eles; e será novamente propagado por sua futura restauração gloriosa, Romanos 11:12 , Romanos 11:25 .

A grama, que não demora para o homem – Que grama brota sem a atenção e a cultura do homem; ???? leish , mesmo o melhor e mais habilidoso dos homens.

Nem espera pelos filhos dos homens – ??? ???? libney adam , pelos filhos de Adão, o primeiro transgressor. O orvalho e as chuvas caem sobre a terra e a regam, a fim de torná-la frutífera; e a grama brota independentemente do valor ou da maldade do homem. Tudo vem da graça de Deus, que faz com que o seu sol brilhe sobre os justos e os injustos, e sua chuva desce sobre os maus e os bons.

Comentário de E.W. Bullinger

como um orvalho, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 32: 2 , o mesmo idioma verbal). App-92.

um orvalho = uma névoa noturna. Veja nota nos Salmos 133: 3 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Comentário de John Wesley

E o restante de Jacó estará no meio de muitas pessoas como orvalho da parte do Senhor, como chuvisco sobre a grama, que não se demora pelo homem, nem espera pelos filhos dos homens.

Como um orvalho – Este remanescente, onde quer que esteja, deve multiplicar-se como o orvalho que refresca a grama; portanto, onde este remanescente está, deve ser uma bênção para aqueles que os rodeiam, que os usam de maneira amigável.

Como chuveiros – Deus os abençoará por sua mão imediata, pois somente ele, sem a ajuda do homem, dá orvalho e aguaceiros. Como isso foi cumprido no tipo, antes de o evangelho ser pregado a todas as nações, assim tem sido, agora é, e sempre será cumprido nos séculos vindouros. O remanescente de Deus será uma bênção para os lugares em que eles vivem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *