Estudo de Hebreus 11:4 – Comentado e Explicado

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo, porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela é que, apesar de sua morte, ele ainda fala.
Hebreus 11:4

Comentário de Albert Barnes

Pela fé que Abel ofereceu – ver Gênesis 4: 4-5 . No relato em Gênesis da oferta feita por Abel, não há menção à “fé” – como também é verdade, na verdade, na maioria dos casos mencionados pelo apóstolo. O relato em Gênesis é, simplesmente, que Abel “trouxe os primogênitos de seu rebanho, e a gordura dele, e que o Senhor tinha respeito por Abel e sua oferta”. Os homens especularam muito sobre o motivo pelo qual a oferta de Abel foi aceita e a de Caim rejeitada; mas tal especulação repousa sobre uma base não certa, e a solução do apóstolo deve ser considerada decisiva e satisfatória, de que, em um caso, havia fé, no outro, não. Não poderia ter sido porque uma oferta dos frutos da terra não era agradável a Deus, pois tal oferta era ordenada pela Lei Judaica, e não era por si só imprópria. Os dois irmãos escolheram o que lhes era mais óbvio; que eles criaram com suas próprias bandas; que eles consideravam mais valiosos.

Caim havia cultivado a terra e ele naturalmente trouxe o que havia crescido sob seus cuidados; Abel mantinha um rebanho, e como ele naturalmente trouxe o que havia criado: e se o temperamento mental era o mesmo, não há razão para duvidar que a oferta de cada um teria sido aceita. A essa conclusão, somos guiados pela natureza do caso, e o apóstolo avança substancialmente o mesmo sentimento, pois ele diz que o estado de espírito particular em que o todo se voltava era, que um tinha fé e o outro não. “Como” o próprio apóstolo foi informado do fato de que era a “fé” que fez a diferença, ele não nos informou. A crença de que ele foi inspirado aliviará o assunto dessa dificuldade, pois, de acordo com essa crença, todas as suas declarações aqui, registradas ou não no Antigo Testamento, são fundamentadas na verdade. É igualmente impossível dizer com “certeza” qual era a natureza da fé de Abel. Tem sido comumente afirmado que era fé em Cristo – ansioso por sua vinda, e dependendo de seu sacrifício ao oferecer o que era para ele um tipo dele.

Mas disso não há evidência positiva, embora em Hebreus 12:24 , isso pareça não ser improvável. O sacrifício, como um tipo da grande oferta do Redentor, foi instituído no início da história do mundo. Não pode haver razão designada para a oferta de “sangue” como expiação pelo pecado, exceto que originalmente havia uma referência à grande expiação que deveria ser feita pelo sangue; e como a salvação do homem dependia inteiramente disso, é provável que essa fosse uma das verdades que ele primeiro comunicou ao homem após a queda. A oferta sangrenta de Abel é a primeira do tipo que é definitivamente mencionada nas Escrituras (embora não seja improvável que tais sacrifícios tenham sido oferecidos por Adão, compare Gênesis 3:21 ) e, conseqüentemente, Abel pode ser considerado “como a cabeça registrada”. de todo o sistema típico, cujo punho era o antítipo e a realização. ” Compare notas, Hebreus 12:24 . “Um sacrifício mais excelente.” Le?e???a ??s?a? Pleiona suchian – como traduzido por Tyndale, “um sacrifício mais abundante”; ou, como Wicklift o torna mais literalmente, “muito mais sacrifício”; isto é, um sacrifício mais completo ou completo; um sacrifício melhor. O significado é que ele tinha muito mais para torná-lo aceitável a Deus. Na estimativa de seu valor, os pontos de vista daquele que o ofereceu seriam mais considerados do que a natureza da própria oferta.

(“Ao oferecer às vítimas a escolha de seu rebanho, Abel não apenas mostrou um apego mais decidido a Deus, mas também há muitas razões para supor (como mostra o padre Magee on Expiação, p. 52)) que sua fé era especialmente superior , como sendo dirigido não somente a Deus (reconhecendo sua existência, autoridade e providência), mas também ao Grande Redentor, prometido imediatamente após a queda, Gênesis 3:15, cuja morte expiatória foi tipificada por sacrifício de animais, oferecendo a Abel evidenciou sua fé no grande sacrifício do Redentor, prefigurado por ele: e então obteve essa aceitação de Deus e testemunhou sua oferta, que foi recusada a Caim; veja mais em Macknight e Scott ”- Bloomfield.

Por qual – Por qual sacrifício é oferecido. A maneira pela qual ele obteve o testemunho da aprovação divina foi pelo sacrifício oferecido dessa maneira. Não foi “meramente” pela fé, foi pela oferta de um sacrifício em conexão com e sob a influência da fé.

Ele obteve testemunho de que era justo – isto é, de Deus. Sua oferta feita com fé foi o meio para obter o testemunho divino de que ele era um homem justo. Compare as notas em Hebreus 11: 2 . Isso está implícito no que é dito em Gênesis 4: 4 . “E o Senhor teve respeito por Abel e sua oferta;” isto é, ele considerou isso como a oferta de um homem justo.

Deus testificando de seus dons – De que maneira isso foi feito não é mencionado nem aqui nem em Gênesis. Os comentaristas geralmente supunham que era pelo fogo que descia do céu para consumir o sacrifício. Mas não há evidência disso, pois não há nenhuma indicação disso na Bíblia. É verdade que isso ocorreu com frequência quando uma oferta foi feita a Deus (ver Gênesis 15:17 ; Levítico 9:24 ; Juízes 6:21 ; 1 Reis 18:38 ), mas os escritores sagrados não nos dão nenhuma pista de que isso aconteceu. no caso do sacrifício feito por Abel, e uma vez que é expressamente mencionado em outros casos e não aqui, a presunção é que esse milagre não ocorreu na ocasião. Um fato tão notável – o primeiro de toda a história, se assim fosse – dificilmente deixaria de ser percebido pelo escritor sagrado. Parece-me, portanto, que havia algum método pelo qual Deus “testificou” sua aprovação da oferta de AbeL que é desconhecida para nós, mas em relação ao que era conjectura é inútil.

E por isso ele, estando morto, ainda fala – Margem: “Ainda é falado”. Essa diferença de tradução surge de uma diferença de leitura no mss. Aquilo de onde deriva a tradução no texto é ?a?e? lalei- “ele fala”. Aquilo a partir do qual a renderização na margem é derivada, está sendo falado ?a?e?ta? laleitai-; ” isto é, é “elogiado ou elogiado”. A última é a leitura comum no texto grego, e é encontrada em Walton, Wetstein, Matthzei, Titman e Mill; o primeiro é adotado por Griesbach, Koppe, Knapp, Grotius, Hammond, Storr, Rosenmuller, Prof. Stuart, Bloomfield e Hahn, e é encontrado no siríaco e copta, e é o que é preferido pela maioria dos pais. Veja “Wetstein”. A autoridade dos manuscritos é a favor da leitura de ?a?e?ta? laleitai- “.” É impossível, nessa variedade de opiniões, determinar qual é a verdadeira leitura, e este é um dos casos em que o texto original provavelmente deve estar para sempre indeciso.

Felizmente, nenhuma doutrina ou dever importante depende disso. Qualquer um dos modos de leitura dará um bom senso. O apóstolo está dizendo que é pela fé que os “anciãos obtiveram um bom relato” ( Hebreus 11: 2 ); ele havia dito ( Hebreus 11: 4 ), que foi pela fé que Abel obteve o testemunho de Deus a seu favor, e se a leitura “é mencionada” for adotada, o apóstolo significa que, em consequência dessa oferta assim feita, Abel continuou até o seu tempo para receber uma menção honrosa. Este ato foi elogiado ainda; e o “bom relatório” de que fora a ocasião foi transmitido de uma era para outra. Um sentimento assim de grande beleza e valor pode ser derivado da passagem – que a verdadeira piedade é a ocasião de transmitir um bom relatório – ou uma reputação honrosa, mesmo até a última geração. É o que embalsamará a memória nas lembranças agradecidas da humanidade; aquilo sobre o qual eles refletirão com prazer, e que eles amarão transmitir às idades futuras. Afinal, parece-me provável que o verdadeiro sentimento nesta passagem seja o que é expresso na versão comum: “ele ainda fala”. As razões são brevemente estas:

(1) A autoridade dos manuscritos, versões, edições e críticas é tão quase igual que é impossível, a partir dessa fonte, determinar a verdadeira leitura e, portanto, devemos formar nosso julgamento a partir da conexão.

(2) o apóstolo havia duas vezes neste versículo expressado substancialmente a idéia de que ele era honrosamente testemunhado por sua fé, e é pouco provável que ele a repita tão cedo.

(3) parece haver uma alusão aqui à “linguagem” usada em relação a Abel Gênesis 4:10 : “A voz do sangue de teu irmão me clama do chão;” ou pronuncia uma voz distinta – e o apóstolo parece querer representar Abel como ainda falando.

(4) em Hebreus 12:24 , ele representa tanto Abel quanto Cristo ainda “falando” – como se Abel continuasse proferindo uma voz de advertência. A referência existe ao fato de que ele continuou proclamando de uma era para outra, até a época do apóstolo, a grande verdade de que a salvação era apenas “pelo sangue”. Ele o proclamou a princípio por sua fé quando ofereceu o sacrifício do cordeiro; ele continuou a falar de geração em geração, e a mostrar que era um dos primeiros princípios da religião que poderia haver redenção do pecado de nenhuma outra maneira.

(5) a expressão “ainda fala” concorda melhor com a conexão. A outra interpretação é fria em comparação com isso, e menos se encaixa no caso diante de nós. Na fé de Noé, Abraão e Moisés, pode-se dizer com igual propriedade que ainda é elogiado ou celebrado, assim como o de Abel, mas o apóstolo evidentemente quer dizer que havia uma voz na voz de Abel que era especial; havia algo na vida e no caráter “dele” que continuava falando de uma era para outra. Seu sacrifício, sua fé, sua morte, seu sangue continuaram elevando a voz, proclamando a excelência e o valor da confiança em Deus, e advertindo o mundo a viver.

(6) isso concorda com o uso em escritores clássicos, onde é comum dizer dos mortos que eles continuam falando. Compare Virgil, Aeneid vi. 618

Etna testador de voz por umbras:

Discite justitiam moniti, e não tem Divos.

Se esse é o verdadeiro significado, então o sentido é que há uma influência da piedade de Abel que continua a admoestar todas as eras vindouras do valor da religião, e especialmente da grande doutrina da necessidade de uma expiação pelo sangue. Sua fé e seu sacrifício proclamavam, de época em época, que essa era uma das primeiras grandes verdades conhecidas pelo homem caído; e com isso ele continua a se dirigir ao mundo como se ainda estivesse vivo. Assim, todos os que são piedosos continuam a exercer influência em favor da religião muito tempo depois que a alma é removida para o céu e o corpo é entregue à sepultura. Isso vale nos seguintes aspectos:

(1) eles falam pelo seu “exemplo”. O exemplo de um pai piedoso, mãe vizinha, será lembrado. Após sua morte, muitas vezes terá um efeito em influenciar aqueles sobre os quais tinha pouco controle enquanto vivia.

(2) eles continuam falando por seus “preceitos”. Os preceitos de um pai podem ser lembrados, com proveito, quando ele está em seu túmulo, embora tenham sido ouvidos com indiferença quando ele viveu; os conselhos de um ministro podem ser lembrados com benefícios, embora tenham sido ouvidos com desprezo.

(3) continuam falando do fato de que os bens são lembrados com crescente respeito e honra, desde que sejam lembrados.

O caráter de Abel, Noé e Abraão, é mais brilhante agora do que era quando eles viveram e continuará a crescer mais brilhante até o fim dos tempos. “O nome dos ímpios apodrecerá”, e a influência que eles tiveram quando viverem ficará cada vez mais fraca até que morra completamente. Howard será lembrado e proclamará de idade para idade a excelência de uma vida de benevolência; o caráter de Nero, Calígula e Ricardo III há muito deixou de exercer qualquer influência a favor do mal, mas mostra ao mundo, ao contrário, a excelência da virtude: o mesmo ainda será verdadeiro para Paine, e Voltaire, Byron, Gibbon e Hume. Chegará o tempo em que eles deixarão de exercer qualquer influência em favor da infidelidade e do pecado, e quando o mundo ficará tão satisfeito com o erro de seus sentimentos, com o abuso de seus talentos e com a corrupção de seus corações, que nomes, por outro lado, serão feitos para promover a causa de piedade e virtude. Se um homem deseja exercer qualquer influência permanente depois de morto, ele deve ser um bom homem. A “força” da fé de Abel aqui elogiada, será vista por uma referência a algumas circunstâncias:

(1) Foi manifestada logo após a apostasia, e não muito depois que a sentença temerosa foi pronunciada em vista do pecado do homem. A serpente havia sido amaldiçoada; a terra havia sido amaldiçoada; ai foi denunciado à mãe da humanidade; e o pai da raça apóstata e toda a sua posteridade, condenado ao trabalho e à morte. O trovão dessa maldição mal havia desaparecido; o homem havia sido expulso do Paraíso e enviado para iniciar sua carreira de desgraças; e a terra tremia sob a maldição, e ainda assim Abel manteve sua confiança em Deus.

(2) havia então pouca verdade revelada e apenas a menor sugestão de misericórdia. A promessa em Gênesis 3:15 , de que a semente da mulher machucasse a cabeça da serpente, é tão enigmática e obscura que agora não é fácil ver seu significado exato, e não se pode supor que Abel poderia ter tido. uma compreensão completa do que foi denotado por ele. No entanto, isso parece ter sido toda a verdade a respeito da salvação do homem então revelada, e nisso Abel manteve sua fé firme em Deus.

(3) Abel tinha um irmão mais velho, sem dúvida um infiel, um escarnecedor, um escarnecedor da religião. Ele era evidentemente dotado de talento para o sarcasmo Gênesis 4: 9 , e não há razão para duvidar que, como outros infiéis e escarnecedores, ele estaria disposto a usar esse talento quando a ocasião fosse oferecida, para sustentar a religião com desprezo. O poder com que ele usou isso e o talento com que ele fez isso podem ser vistos ilustrados provavelmente com uma fidelidade melancólica no “Caim” de Lord Byron. Nunca ninguém viveu que pudesse expressar com mais força os sentimentos que passavam pela mente de Caim – pois há muitas razões para pensar que seus talentos extraordinários foram empregados nessa ocasião para dar vazão aos sentimentos de seu próprio coração nos sentimentos postos. na boca de Caim. No entanto, apesar da infidelidade de seu irmão mais velho, Abel aderiu a Deus e sua causa. Qualquer que seja a influência que o irmão infiel tenha tentado usar sobre ele – e não há motivo para duvidar que tal influência seria tentada – ele nunca desviou, mas manteve com firmeza sua crença na religião e sua fé em Deus.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11: 4 . Pela fé – No comando ou nomeação divina, significada a ele por alguma revelação sobrenatural e pela fé no futuro Redentor; Abel ofereceu um sacrifício mais excelente – Os primogênitos de seu rebanho, implicando tanto uma confissão do que seus próprios pecados mereciam, quanto um desejo de compartilhar a grande expiação; do que Caim – cuja oferta não testemunhou tal fé, mas foi apenas um simples reconhecimento de Deus como o Criador. Macknight, depois de Kennicott, traduz p?e???a ??s?a? , mais sacrifício, observando: “Nesta tradução, segui os críticos, que nos dizem que p?e???a , no grau comparativo, significa mais em número do que em valor”. Por conseguinte, é dito: ( Gênesis 4: 4 ,) Abel TAMBÉM trouxe os primogênitos de seu rebanho e a sua gordura; “Isto é, além do fruto da terra, que era um de seus dons, ele também trouxe o mais gordo dos primogênitos de seu rebanho; de modo que ele ofereceu uma oferta pelo pecado, bem como uma oferta de carne ou pão, e assim mostrou tanto seu senso da bondade divina quanto sua própria pecaminosidade. Considerando que Caim, não tendo senso de pecado, se considerava obrigado a oferecer nada além de uma oferta de carne; e talvez não seja das primícias, ou das melhores frutas. ” Pela qual a fé Abel obteve a justiça e um testemunho dela, Deus testificando visivelmente que seus dons eram aceitos. Moisés não diz de que maneira Deus testemunhou seu respeito a Abel e sua oferta, mas, como Caim ficou muito irado, como aprendemos Gênesis 4: 5 , podemos acreditar que foi por algum sinal visível externo. E como nos tempos posteriores, Deus testemunhou sua aceitação de sacrifícios particulares, enviando fogo sobre eles para consumi-los, é provável que ele desse testemunho aos de Abel dessa maneira, dando assim um sinal de que a justiça se apoderou do sacrifício em vez do pecador. . É importante observar que a aceitação de Deus da oferta pelo pecado de Abel é uma prova de que os sacrifícios propiciatórios eram de indicação divina; caso contrário, sua oferta, sendo adoração à vontade, deve ter sido ofensiva a Deus e rejeitada. Além disso, como Hallet observa justamente, que a carne não pode ser devorada pelos homens até depois do dilúvio, Abel deve ter pensado que era ilegal matar qualquer animal, a menos que Deus tivesse ordenado que ela fosse morta como sacrifício. E por isso – por sua fé; ele, estando morto, ainda fala – Que um pecador é aceito somente pela fé no grande sacrifício. Veja as notas em Gênesis 4: 3-5 .

Comentário de E.W. Bullinger

Abel . Abel ilustra o culto da.

até = para.

que . Grego. para App-104.

testemunha obtida . Grego. marlureo , como em Hebreus 11: 2 .

justos . Grego. dikaios. App-191.

testemunhando . Grego. martureo, como acima.

de = em cima. Grego. epi . App-104.

fala . Grego. laleo . App-121.

Comentário de John Calvin

4. Pela fé que Abel ofereceu, etc. O objetivo do apóstolo neste capítulo é mostrar que, por mais excelentes que tenham sido as obras dos santos, foi pela fé que elas derivaram seu valor, sua dignidade e todas as suas excelências; e daí segue o que ele já sugeriu, que os pais agradaram a Deus somente pela fé.

Agora, ele recomenda a fé aqui em duas contas: – ela obedece a Deus, pois não tenta e não realiza nada, a não ser o que está de acordo com a regra da palavra de Deus -, e se baseia nas promessas de Deus e, assim, ganha valor e valor. que pertence às obras somente de sua graça. Portanto, onde quer que a palavra fé seja encontrada neste capítulo, devemos ter em mente que o apóstolo fala disso, a fim de que os judeus não considerem outra regra senão a palavra de Deus, e também possam depender apenas de suas promessas.

Ele diz, primeiro, que o sacrifício de Abel não era por nenhuma outra razão preferível ao de seu irmão, exceto que era santificado pela fé: (207) pois certamente a gordura de animais brutos não cheirava tão docemente, que podia, por seu odor, pacifique a Deus. A Escritura realmente mostra claramente, por que Deus aceitou seu sacrifício, pois as palavras de Moisés são estas: “Deus tinha respeito por Abel e por seus dons”. Portanto, é óbvio concluir que seu sacrifício foi aceito, porque ele próprio foi graciosamente aceito. Mas como ele conseguiu esse favor, exceto que seu coração foi purificado pela fé.

Deus testificando, etc. Ele confirma o que eu já afirmei, que nenhuma obra, vinda de nós, pode agradar a Deus, até que nós mesmos somos recebidos em favor, ou para falar mais brevemente, que nenhuma obra é considerada justamente diante de Deus, mas as de um homem justo: porque ele argumenta assim: Deus prestou testemunho dos dons de Abel; então ele obteve o louvor de estar diante de Deus. (208)

Essa doutrina é útil e deve ser notada especialmente, pois não somos facilmente convencidos de sua verdade; pois quando em qualquer obra aparece algo esplêndido, somos imediatamente extasiados de admiração e pensamos que Deus não pode ser desaprovado; mas Deus, que considera apenas a pureza interior do coração, não presta atenção às máscaras externas das obras. . Vamos então aprender que nenhuma obra correta ou boa pode proceder de nós, até que sejamos justificados diante de Deus.

Por ele estar morto, etc. À fé, ele também atribui isso – que Deus testemunhou que Abel não era menos o objeto de seus cuidados após sua morte, do que durante sua vida: pois quando ele diz que, embora morto, ele ainda fala. , ele quer dizer, como Moisés nos diz, que Deus foi movido por sua morte violenta para se vingar. Quando, portanto, diz-se que Abel ou seu sangue falam, as palavras devem ser entendidas figurativamente. Era ainda uma evidência singular do amor de Deus por ele, que ele cuidava dele quando estava morto; e, portanto, parece que ele era um dos santos de Deus, cuja morte é preciosa para ele. (209)

A palavra “sacrifício” , ??s?a, significa adequadamente uma vítima oferecida, mas às vezes qualquer coisa oferecida a Deus. De fato, o sacrifício de Abel é chamado em Gênesis 4: 4 , uma oferta. A palavra p?e??? é literalmente mais, mas é usada no sentido de mais em número, quantidade ou excelência. O último é evidentemente o significado aqui; pois a oferta de Abel, de acordo com o relato apresentado, não era em número ou quantidade, mas em qualidade. Então, um sacrifício melhor ou mais excelente, e não mais completo, como alguns o fizeram, é a versão correta. – Ed

“Por qual” e “por ela” são comumente referidos à fé, mas a passagem seria mais clara, referindo-os ao “sacrifício”. Foi pelos meios ou meios do sacrifício que o testemunho foi dado, e foi por causa disso que Abel foi morto; “E através dele, tendo morrido, ele ainda fala;” isto é, embora ele tenha morrido, devido à aprovação de seu sacrifício, ele ainda fala, isto é, por seu exemplo como crente, digamos alguns, na expiação; como sofredor em favor da verdade, diga outros. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

Pela fé Abel ofereceu – um sacrifício mais excelente – ??e???a ??s?a? · Mais sacrifício; como se ele tivesse dito: Abel, pela fé, fez mais de uma oferta; e, portanto, é dito: Deus testificou de seus dons, t??? d????? . O estado claro do caso parece ter sido o seguinte: Caim e Abel trouxeram oferendas ao altar de Deus, provavelmente o altar erigido para o culto da família. Como Caim era lavrador, ele trouxe uma mincha, ou oferta eucarística, dos frutos do solo, pelos quais reconheceu o ser e a providência de Deus. Abel, sendo pastor ou alimentador de gado, trouxe não apenas a oferta eucarística, mas também o produto de seu rebanho como oferta pelo pecado a Deus, pela qual reconheceu sua própria pecaminosidade, justiça e misericórdia de Deus. como seu ser e providência. Caim, nem um pouco apreensivo com o demérito do pecado, ou a santidade de Deus, contentou-se com a mincha, ou oferenda de agradecimento: esse Deus não podia, consistentemente com sua santidade e justiça, receber com complacência; o outro, ao se referir àquele que foi o Cordeiro morto desde a fundação do mundo, Deus pôde receber e testemunhou particularmente sua aprovação. Embora a mincha, ou oferta eucarística, fosse uma oferta muito apropriada em seu lugar, ainda assim não foi recebida, porque não havia oferta pelo pecado. O resto da história é bem conhecido.

Agora, por essa fé, assim exercida, em referência a uma expiação, ele, Abel, embora morto, ainda fala; isto é, prega à humanidade a necessidade de uma expiação, e que Deus não aceitará nenhum sacrifício, a menos que esteja conectado a isso. Veja esta transação explicada em geral nas minhas anotações sobre Gênesis 4: 3 , etc.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 11: 4 . Abel ofereceu, etc. – O sacrifício original divino parece não apenas fortemente insinuado, mas claramente demonstrável a partir deste lugar. Foi inferido a partir das palavras p?e???a ??s?a? que pode ser considerado um sacrifício maior ou mais pleno – que Caim se contentou em apresentar apenas a mincha – uma oferta de pão sem vítima; considerando que Abel sacrificou ambos; e, apresentando um cordeiro, mostrou sua fé no grande sacrifício do Cordeiro de Deus. Não há dúvida nas palavras do escritor sagrado, que em qualquer que seja o sacrifício de Abel consistiu, foi sua fé que lhe deu sua excelência. Para a próxima cláusula, consulte Gênesis 4: 4 . É acrescentado: E por meio dele (sua fé), ele traz mortos, mas fala – recomendando-nos em todas as épocas, que crê na consideração da grande Expiação, que ele expressou ao trazer um sacrifício de animais, enquanto Caim se contentava com o frutos da terra; e embora Abel tenha se tornado a primeira vítima da raiva de Caim, ainda assim, essa circunstância, em conjunto com a declaração de que recebeu a aceitação e o favor divinos, é muito instrutiva, pois fornece uma evidência tão poderosa de um estado futuro. E como seu sangue clamava a Deus por vingança contra seu assassino, ( Gênesis 4: 10-11 .), Ele alerta outros, em todas as épocas, que o sangue justo dos servos de Deus clamará a ele por vingança contra os que o derramam. Ver 1 João 3: 11-12 .

Comentário de Scofield

justo

Hebreus 11: 4 ; Hebreus 11: 7 ; Romanos 10:10 (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente que Caim, pelo qual obteve testemunho de que era justo, Deus testificando de seus dons; e por isso ele está morto ainda fala.

Pela fé – No futuro Redentor.

Abel ofereceu um sacrifício mais excelente – Os primogênitos de seu rebanho, implicando tanto uma confissão do que seus próprios pecados mereciam, quanto um desejo de compartilhar a grande expiação.

Than Caim – cuja oferta não testemunhou tal fé, mas um reconhecimento nulo de Deus, o Criador. Pela qual fé ele obteve a justiça e um testemunho dela: Deus testificando – visivelmente que seus dons foram aceitos; provavelmente enviando fogo do céu para consumir seu sacrifício, um sinal que a justiça apreendeu no sacrifício, em vez do pecador que o ofereceu.

E por isso – por essa fé.

Estando morto, ele ainda fala – Que um pecador é aceito somente pela fé no grande sacrifício.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:3 – Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Gênesis 4:10 – Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

Gênesis 4:15 – Mas o Senhor lhe respondeu: “Não será assim; se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança”. E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.

Gênesis 4:25 – Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: “Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou”.

Levítico 9:24 – Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se rosto em terra.

1 Reis 18:38 – Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.

Provérbios 15:8 – O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.

Provérbios 21:27 – O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; quanto mais quando oferecido com más intenções.

Mateus 23:35 – E, assim, sobre vocês recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

Lucas 11:51 – desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso.

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Hebreus 9:22 – De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

1 João 3:11 – Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

Judas 1:11 – Ai deles! Pois seguiram o caminho de Caim, buscando o lucro, caíram no erro de Balaão e foram destruídos na rebelião de Corá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *