Estudo de Gênesis 4:25 – Comentado e Explicado

Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: "Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou."
Gênesis 4:25

Comentário de Albert Barnes

A narrativa aqui reverte para um ponto subsequente à morte de Habel, quando outro filho nasce de Adão, a quem sua mãe Eva considera um substituto de Habel, e nomeia Sheth em alusão a essa circunstância. Ela está mais triste e humilde do que quando deu o nome de primogênito e, portanto, não emprega o nome pessoal do Senhor. No entanto, seu coração não está tão abatido como quando chamou seu segundo filho de fôlego. Sua fé em Deus é calma e pensativa, e, portanto, ela usa o termo mais distante e geral ????? ‘elohi^ym Deus.

No entanto, há um significado especial na forma de expressão que ela emprega. “Para Deus” me deu outra semente em vez de Habel. Ele deve ser em vez de Habel, e temente a Deus como Habel. Muito acima dessa consideração, Deus o deu. Este filho é de Deus. Ela o considera filho de Deus. Ela recebe esse presente de Deus e, na fé, espera que ele seja a semente de Deus, o pai de uma raça divina. Sua fé não estava decepcionada. Seus descendentes ganham o nome dos filhos de Deus. Como os ímpios são chamados a semente da serpente, porque são do seu espírito, os piedosos são designados a semente de Deus, porque são do Espírito de Deus. O Espírito de Deus luta e governa neles, e assim eles são, na linguagem gráfica das Escrituras, os filhos de Deus Gênesis 6: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4:25 . Chamado seu nome Seth – pois Deus designou, etc. – Aqui você vê, como antes, Gênesis 4: 1 a razão do nome dado, Seth, ie. designado, ou dado no lugar de Abel, para continuar a linha escolhida, a semente prometida. Seth deu a seu filho o nome de Enos ( ????? ) expressivo da condição fraca e miserável do homem através do pecado.

Comentário de Scofield

Seth

ie Sheth = nomeado.

Comentário de Adam Clarke

Deus me designou outra semente em vez de Abel – Eva deve ter recebido nesta ocasião alguma comunicação Divina; de outra forma, como ela poderia saber que esse filho foi designado no lugar de Abel, para continuar a linha sagrada pela qual o Messias deveria venha? A partir disso, vemos que a linha do Messias foi determinada desde o princípio, e que não foi fixada pela primeira vez nos dias de Abraão; pois a promessa era então apenas renovada, e aquele ramo de sua família designado pelo qual a linha sagrada deveria ser continuada. E é digno de nota que somente a posteridade de Seth continuou após o dilúvio, quando todas as outras famílias da terra foram destruídas, sendo Noé o décimo descendente de Adão até Seth.

Embora todas essas pessoas sejam mencionadas no capítulo a seguir, eu as produzirei aqui na ordem de sua sucessão:

  1. Adão;
  • Seth;
  • Enos;
  • Cainan;
  • Mahalaleel;
  • Jared;
  • Enoch;
  • Matusalém;
  • Lamech (o segundo);
  • Noé.
  • Para manter essa linha distinta, descobrimos um cuidado particular de que, onde havia dois ou mais filhos em uma família, aquele através de quem Deus designou particularmente para trazer seu Filho ao mundo foi, por alguma providência especial, apontado . Assim, na família de Adão, Seth foi escolhido; na família de Noé, Sem; na família de Abraão, Isaac; e na de Davi, Salomão e Natã. Todas essas coisas que Deus vigiou por uma providência especial desde o princípio, para que, quando Jesus Cristo viesse, fosse claramente visto que ele veio pela promessa, pela graça, e não pela natureza.

    Comentário de Thomas Coke

    Gênesis 4:25 . Chamado seu nome Seth – pois Deus designou, etc. – Aqui você vê, como antes, Gênesis 4: 1 a razão do nome dado, Seth, ie. designado, ou dado no lugar de Abel, para continuar a linha escolhida, a semente prometida. Seth deu a seu filho o nome de Enos ( ????? ) expressivo da condição fraca e miserável do homem através do pecado.

    Comentário de John Calvin

    25. Adam conheceu sua esposa novamente . Alguns inferem, portanto, que nossos primeiros pais foram inteiramente privados de seus filhos quando um de seus filhos foi morto, e o outro foi jogado para longe no banimento. Mas é absolutamente incrível que, quando a bênção de Deus na propagação da humanidade estivesse em sua maior força, Adão e Eva tivessem passado tantos anos infrutíferos. Mas antes que Abel fosse morto, a sucessão contínua de descendência já tornara populosa a casa de Adão; pois nele e em sua esposa, especialmente o efeito dessa declaração deve ser notável: “Aumente, multiplique e reabasteça a terra”. O que, portanto, Moisés quer dizer? Na verdade, nossos primeiros pais, horrorizados com o massacre ímpio, se abstiveram por um tempo da cama conjugal. Tampouco poderia certamente ser de outra maneira, que eles, colhendo esse fruto extremamente triste e amargo de sua apostasia de Deus, deveriam afundar quase sem vida. A razão pela qual ele agora passa por outros é que ele planejou rastrear a geração de descendentes piedosos através da linhagem de Seth. No capítulo seguinte, no entanto, onde ele dirá que “Adão gerou filhos e filhas”, ele sem dúvida inclui um grande número de pessoas que nasceram antes de Seth; a quem, no entanto, pouca consideração é dada, uma vez que foram separadas daquela família que adorava a Deus em pureza e que poderia realmente ser considerada a Igreja de Deus.

    Deus , diz ela , me designou outra semente em vez de Abel . Eva significa alguma semente peculiar; pois dissemos que nasceram outros que também haviam crescido antes da morte de Abel; mas, como a raça humana é propensa ao mal, quase toda a sua família, de várias maneiras, se corrompeu; portanto, ela nutria uma ligeira esperança da multidão remanescente, até que Deus lhe levantasse uma nova semente, da qual ela poderia esperar coisas melhores. Portanto, ela se considerava enlutada não apenas por um filho, mas por toda a sua descendência, na pessoa de Abel.

    Comentário de Joseph Benson

    Gênesis 4:25 . Neste versículo, encontramos a primeira menção de Adão na história deste capítulo. Sem dúvida, o assassinato de Abel, e a impenitência e a apatia de Caim, foram um grande pesar para ele e Eva e mais porque a própria maldade deles agora os corrigia e os seus desvios os reprovavam. Sua loucura havia dado entrada ao pecado e à morte no mundo; e agora eles sofreram com isso, sendo, por meio disso, privado de ambos os filhos em um dia, Gênesis 27:45 . Quando os pais se entristecem com a iniquidade de seus filhos, devem, a partir daí, lamentar a corrupção da natureza que deriva de si mesmos e que é a raiz da amargura. Mas aqui temos o que foi um alívio para nossos primeiros pais em sua aflição; a saber, Deus lhes deu para ver a reconstrução de sua família, que foi gravemente abalada e enfraquecida por esse triste evento. Pois eles viram sua semente, outra em vez de Abel. E Adão chamou seu nome Seth – isto é, fixado, estabelecido ou colocado, porque em sua semente a humanidade deve continuar até o fim dos tempos.

    Comentário de John Wesley

    E Adam conheceu sua esposa novamente; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Seth: porque Deus, disse ela, me designou outra semente em vez de Abel, a quem Caim matou.

    Esta é a primeira menção de Adão na história deste capítulo. Sem dúvida, o assassinato de Abel, e a impenitência e a apatia de Caim, foram um grande pesar para ele e Eva, e mais ainda porque a própria maldade deles agora os corrigia, e seu desvio os reprovava. Sua loucura havia dado entrada ao pecado e a morte no mundo, e agora eles se magoavam, sendo por meio disso privados de ambos os filhos em um dia, Gênesis 27:45 . Quando os pais se entristecem com a iniquidade de seus filhos, devem, a partir daí, lamentar a corrupção da natureza que deles derivou e que é a raiz da amargura. Mas aqui temos o que foi um alívio para nossos primeiros pais em sua aflição, a saber, Deus lhes deu para ver a reconstrução de sua família, que foi gravemente abalada e enfraquecida por esse triste evento. Pois eles viram sua semente, outra em vez de Abel.

    E Adão chamou seu nome Seth – isto é, Set, estabelecido ou colocado, porque em sua semente a humanidade deve continuar até o fim dos tempos.

    Referências Cruzadas

    Gênesis 4:1 – Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”.

    Gênesis 4:8 – Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

    Gênesis 4:10 – Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.

    Gênesis 5:3 – Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete.

    1 Crônicas 1:1 – Adão, Sete, Enos,

    Lucas 3:38 – filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *