Estudo de Gênesis 4:10 – Comentado e Explicado

O Senhor disse-lhe: "Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra.
Gênesis 4:10

Comentário de Albert Barnes

O que você fez? O Senhor agora o acusa de sua culpa: “A voz do sangue de teu irmão me clama da terra.” Na providência de Deus, o sangue tem uma voz que clama a ele, à qual ele não pode deixar de dar ouvidos. É inútil, então, tentar ocultar.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4:10 . A voz do sangue de teu irmão grita, etc. – ie. Me pede vingança. Veja cap. Gênesis 18: 20-21 .

Comentário de Adam Clarke

A voz do sangue de seu irmão – É provável que Caim, tendo matado seu irmão, tenha cavado um buraco e o tenha enterrado na terra, esperando assim impedir que o assassinato seja conhecido; e que isto é o que foi designado nas palavras, o sangue de teu irmão me clama da terra – que abriu a boca para recebê-lo da tua mão. Alguns pensam que pela voz do sangue de seu irmão os gritos da viúva e dos filhos de Abel devem ser entendidos, pois é muito provável que ele fosse pai de uma família; de fato, sua ocupação e sacrifícios parecem tornar isso provável, e probabilidade é tudo o que podemos esperar sobre esse assunto. Deus os representa como pedindo em voz alta o castigo do assassino; e é evidente que Caim esperava cair nas mãos de alguém que, por sua consanguinidade, tinha o direito de vingador de sangue; pois agora que o assassinato é descoberto, ele espera sofrer a morte por isso. Veja Gênesis 4:14 .

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 4:10 . A voz do sangue de teu irmão grita, etc. – ie. Me pede vingança. Veja cap. Gênesis 18: 20-21 .

Comentário de John Calvin

10. O que você fez? A voz do sangue de seu irmão Moisés mostra que Caim não ganhou nada com sua tergiversação. Deus primeiro perguntou onde estava seu irmão; ele agora o exorta mais de perto, a fim de extorquir uma confissão involuntária de sua culpa; pois em nenhuma prateleira ou tortura de qualquer espécie há tanta força para restringir os malfeitores, como havia eficácia no trovão da voz divina para derrubar Caim em confusão no chão. Pois Deus não pergunta mais se ele havia feito isso; mas, declarando em uma única palavra que ele era o autor, agrava a atrocidade do crime. Aprendemos, então, na pessoa de um homem, que questão infeliz de sua causa aguarda aqueles que desejam se livrar lutando contra Deus. Pois Ele, o Pesquisador de corações, não precisa de um longo e tortuoso curso de investigação; mas, com uma palavra, fulmina contra aqueles a quem ele acusa, a ponto de serem suficientes e mais do que suficientes para sua condenação. Os advogados colocam o primeiro tipo de defesa na negação do fato; onde o fato não pode ser negado, eles recorrem às circunstâncias qualificadas do caso. (244) Caim é expulso de ambas as defesas; pois Deus o declara culpado do massacre e, ao mesmo tempo, declara a hediondo do crime. E somos advertidos por seu exemplo, que pretextos e subterfúgios são amontoados em vão, quando pecadores são citados no tribunal de Deus.

A voz do sangue de teu irmão chora . Deus primeiro mostra que ele conhece os feitos dos homens, embora ninguém deva reclamar ou acusá-los; segundo, que ele considera muito preciosa a vida do homem, para permitir que sangue inocente seja derramado impunemente; terceiro, que ele cuida dos piedosos não apenas enquanto eles vivem, mas mesmo depois da morte. No entanto, os juízes terrenos podem dormir, a menos que um acusador os apele; todavia, mesmo quando o ferido se cala, os ferimentos em si são suficientes para despertar a Deus para infligir punição. É um consolo maravilhosamente doce para os homens de bem, que são injustamente assediados, quando ouvem que seus próprios sofrimentos, que silenciosamente suportam, entram na presença de Deus por vontade própria, para exigir vingança. Abel ficou sem palavras quando sua garganta estava sendo cortada, ou de qualquer outra maneira que ele estivesse perdendo sua vida; mas depois da morte a voz do seu sangue era mais veemente do que qualquer eloqüência do orador. Assim, opressão e silêncio não impedem Deus de julgar, ou a causa que o mundo supõe ser enterrado. Esse consolo nos oferece a razão mais abundante de paciência quando aprendemos que não perderemos nada de nosso direito, se sofrermos ferimentos com moderação e equanimidade; e que Deus estará tanto mais pronto para nos justificar, mais modestamente nos submetemos a suportar todas as coisas; porque o silêncio plácido da alma gera gritos efetivos, que enchem o céu e a terra. Essa doutrina também não se aplica meramente ao estado da vida atual, para nos ensinar que, entre os inúmeros perigos pelos quais estamos cercados, estaremos seguros sob a tutela de Deus; mas nos eleva na esperança de uma vida melhor; porque devemos concluir que aqueles por quem Deus se importa sobreviverão após a morte. E, por outro lado, essa consideração deve aterrorizar os perversos e violentos, que Deus declara, que ele empreende as causas abandonadas pelo patrocínio humano, não em conseqüência de qualquer impulso estrangeiro, mas de sua própria natureza; e que ele será o certo vingador dos crimes, embora os feridos não façam nenhuma queixa. Os assassinos de fato exultam, como se tivessem escapado da punição; mas, por fim, Deus mostrará que o sangue inocente não foi mudo e que ele não disse em vão: “a morte dos santos é preciosa aos seus olhos” ( Salmos 115: 17 ). Portanto, como essa doutrina traz alívio para os fiéis, para que não se preocupem demais com a vida, sobre a qual aprendem que Deus vigia continuamente; troveja veementemente contra os ímpios, que não escrúpulos perversamente, para ferir e destruir aqueles a quem Deus se comprometeu a preservar.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 4:10 . O que você fez? Tu pensas escondê-lo; mas a evidência contra ti é clara e incontestável: a voz do sangue de teu irmão chora do chão – Ele fala como se o próprio sangue fosse testemunha e promotor, porque o próprio conhecimento de Deus testemunhou contra ele, e a própria justiça de Deus exigiu satisfação.

Comentário de John Wesley

E ele disse: O que fizeste? a voz do sangue de teu irmão me clama da terra.

E ele disse: O que fizeste? – Tu pensas escondê-lo, mas a evidência contra ti é clara e incontestável, a voz do sangue de teu irmão chora – Ele fala como se o próprio sangue fosse testemunha e promotor, porque o próprio conhecimento de Deus testemunhou contra ele e a própria justiça de Deus exigiu satisfação. Dizem que o sangue clama do chão, a terra, como se diz, Gênesis 4:11 , para abrir a boca dela e receber o sangue do irmão de sua mão. A terra fez o que estava corando ao ver seu próprio rosto manchado com tanto sangue; e, portanto, abriu a boca para esconder o que ela não podia impedir.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:13 – O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

Gênesis 18:20 – Disse-lhe, pois, o Senhor: “As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave

Exodo 3:7 – Disse o Senhor: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.

Josué 7:19 – Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.

2 Reis 9:26 – ‘Ontem, vi o sangue de Nabote e o sangue dos seus filhos, declara o Senhor, e com certeza farei você pagar por isso nesta mesma propriedade, declara o Senhor’. Agora, então, pegue o cadáver e jogue-o nesta propriedade, conforme a palavra do Senhor”.

Jó 16:18 – “Ó terra, não cubra o meu sangue! Não haja lugar de repouso para o meu clamor!

Jó 24:12 – Sobem da cidade os gemidos dos que estão para morrer, e as almas dos feridos clamam por socorro. Mas Deus não vê mal nisso.

Jó 31:38 – “Se a minha terra se queixar de mim e todos os seus sulcos chorarem,

Salmos 9:12 – Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.

Salmos 50:21 – Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma.

Salmos 72:14 – Ele os resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa.

Isaías 5:7 – Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a nação de Israel, e os homens de Judá são a plantação que ele amava. Ele esperava justiça, mas houve derramamento de sangue; esperava retidão, mas ouviu gritos de aflição.

Atos dos Apóstolos 5:3 – Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Atos dos Apóstolos 5:9 – Pedro lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.

Hebreus 11:4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Hebreus 12:24 – a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.

Tiago 5:4 – Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *