Estudo de Hebreus 9:22 – Comentado e Explicado

Aliás, conforme a lei, o sangue é utilizado, para quase todas as purificações, e sem efusão de sangue não há perdão.
Hebreus 9:22

Comentário de Albert Barnes


E quase todas as coisas – é um costume geral purificar tudo com sangue. Essa regra não era universal, pois algumas coisas eram purificadas pelo fogo e pela água, Números 31: 22-23 , e outras apenas pela água; Números 31:24 ; Levítico 16:26 , Levítico 16:28 . Mas as exceções à regra geral eram poucas. Quase tudo no serviço do tabernáculo e do templo foi consagrado ou purificado pelo sangue.

E sem derramamento de sangue não há remissão – remissão ou perdão de pecados. Isto é, embora algumas coisas tenham sido purificadas pelo fogo e pela água, ainda assim, quando o assunto se referia ao perdão dos pecados, era “universalmente” verdade que nenhum pecado era perdoado, exceto pelo derramamento de sangue. Algumas impurezas podem ser removidas pela água e pelo fogo, mas a mancha do “pecado” só pode ser removida pelo sangue. Essa declaração se referia em seu significado primário aos ritos judaicos, e o sentido é que, sob essa dispensação, era universalmente verdade que, para o perdão do pecado, o sangue deveria ser derramado. Mas ainda contém uma verdade de ordem e importância superiores. “É universalmente verdade que o pecado nunca foi e nunca será perdoado, exceto em conexão com, e em virtude do derramamento de sangue”. É nesse princípio que o plano de salvação pela expiação se baseia, e nisso Deus realmente perdoa as pessoas. Não há a menor evidência de que alguém tenha sido perdoado, exceto pelo sangue derramado para remissão dos pecados. O infiel que rejeita a expiação não tem evidências de que seus pecados sejam perdoados; o homem que vive na negligência do evangelho, embora tenha evidências abundantes de que é pecador, não fornece a ninguém que seus pecados foram perdoados; e o muçulmano e o pagão não podem apontar nenhuma prova de que seus pecados sejam apagados. Resta demonstrar que um único membro da família humana já teve a menor evidência de pecado perdoado, exceto pelo sangue da expiação. No arranjo divino, não existe um princípio melhor estabelecido do que este: que todo pecado que é perdoado é remetido pelo sangue da expiação; um princípio que nunca se afastou até agora e que nunca será. Segue-se, portanto:

(1) que nenhum pecador pode esperar perdão, exceto através do sangue de Cristo;

(2) que, se as pessoas são salvas, devem estar dispostas a confiar nos méritos daquele sangue;

(3) que todas as pessoas estão no mesmo nível em relação à salvação, pois todas devem ser salvas da mesma maneira; e,

(4) que haverá um e o mesmo cântico no céu – o cântico do amor redentor.

Comentário de E.W. Bullinger

quase . Grego. schedon. Veja Atos 13:44 .

por = de acordo com. Grego. kata. App-104.

com = in. grego. en. App-104.

derramamento, & c grego. haimatekchusia. Só aqui.

é Grego. ginomai, para se tornar.

no = não. App-105.

Comentário de John Calvin

22. E quase todas as coisas, etc. Ao dizer quase, ele parece sugerir que algumas coisas foram purificadas. E, sem dúvida, eles freqüentemente se lavavam e outras coisas impuras com água. Mas até a própria água derivou seu poder de purificar dos sacrifícios; de modo que o apóstolo finalmente declara verdadeiramente que sem sangue não havia remissão. (156) Então a imundícia foi imputada até que fosse expiada por um sacrifício. E como sem Cristo não há pureza nem salvação, então nada sem sangue pode ser puro ou salvador; pois Cristo nunca deve ser separado do sacrifício de sua morte. Mas o apóstolo quis dizer apenas que esse símbolo era quase sempre usado. Mas se em algum momento a purgação não foi feita, foi através do sangue, pois todos os ritos obtiveram sua eficácia de alguma maneira da expiação geral. Pois as pessoas não foram aspergidas, (como poderia uma porção tão pequena de sangue ser suficiente para uma multidão tão grande?), Mas a purgação se estendeu a todos. Portanto, a partícula quase significa o mesmo que ele havia dito, que o uso desse rito era tão comum que raramente o omitiam nas purgações. Pelo que Crisóstomo diz, essa inaptidão é assim denotada, porque eram apenas figuras sob a Lei, é inconsistente com o desígnio do apóstolo.

Sem remissão, etc. Assim, os homens são impedidos de aparecer diante de Deus; pois como ele está justamente descontente com todos eles, não há motivo para eles prometerem a si mesmos qualquer favor até que ele seja pacificado. Mas há apenas um caminho de pacificação, e isso é por uma expiação feita pelo sangue: portanto, nenhum perdão dos pecados pode ser esperado a menos que tragamos sangue, e isso é feito quando fugimos pela fé para a morte de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

E quase todas as coisas são – purgadas de sangue – o apóstolo diz quase, porque em alguns casos certos vasos foram purificados pela água, outros pelo fogo, Números 31:23 , e alguns com as cinzas da novilha vermelha, Números 19: 2- 10 , mas sempre se entendeu que tudo era inicialmente consagrado pelo sangue da vítima.

E sem derramamento de sangue não há remissão – O apóstolo mostra aqui completamente qual é um dos seus grandes objetos em toda esta epístola, viz. que não há salvação senão pela morte sacrificial de Cristo, e para prefigurar isso, a própria lei não concederia nenhuma remissão de pecados sem o sangue de uma vítima. Essa é uma máxima até entre os próprios judeus, “não há expiação senão pelo sangue”. Yoma, fol. 5, 1; Menachoth, fol. 93, 2. Todo pecador perdeu sua vida por suas transgressões, e a lei de Deus exige sua morte; o sangue da vítima, que é a sua vida, é derramado como um substituto para a vida do pecador. Por essas vítimas, o sacrifício de Cristo foi tipificado. Ele deu a vida pela vida do mundo; vida humana para vida humana, mas uma vida infinitamente digna por sua união com Deus.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 9:22 . E quase todas as coisas são purgadas de sangue; Algumas coisas da lei foram purificadas ou purificadas apenas com água: Êxodo 19:10 . Levítico 16:28 outros foram purificados com a água da separação; Números 19: 9 ; Números 19:11 ; Números 19:22 outras coisas foram purificadas pelo fogo ( Números 31: 22-23 .) E pela água da separação em conjunto; mas, de um modo geral, todas as coisas foram purificadas pelo sangue; e, portanto, o apóstolo quase usa a palavra . A última cláusula era um provérbio que deve ser encontrado no Talmude de Jerusalém; e aparece em Levítico 5:11 ; Levítico 5:13 que esta cláusula também deve ser entendida com a exceção acima dada: “Em geral, sem derramamento de sangue, não há perdão ;” e esse era absolutamente o caso, pois se relacionava com um estado futuro. Essa passagem parece ser uma certa prova de que as ofertas pelo pecado não eram meramente símbolos de amizade restauradas entre Deus e o ofensor; mas que o sangue era encarado como a consideração pela qual o perdão foi concedido

Comentário de John Wesley

E quase todas as coisas são pela lei purgadas com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

E quase todas as coisas – porque algumas foram purificadas pela água ou pelo fogo.

Estão de acordo com a lei purificada com sangue – oferecidos ou aspergidos. E de acordo com a lei, não há perdão dos pecados sem derramamento de sangue – Tudo isso apontou para o sangue de Cristo purificando efetivamente de todo pecado, e sugerido, não pode haver purificação dele por nenhum outro meio.

Referências Cruzadas

Levítico 4:20 – e fará com este novilho como fez com o novilho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e eles serão perdoados.

Levítico 4:26 – Queimará toda a gordura no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará propiciação pelo pecado do líder, e ele será perdoado.

Levítico 4:35 – Retirará toda a gordura, como se retira a gordura do cordeiro do sacrifício de comunhão; o sacerdote a queimará no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo. Assim o sacerdote fará em favor dele propiciação pelo pecado que cometeu, e ele será perdoado”.

Levítico 5:10 – O sacerdote então oferecerá a outra ave como holocausto, de acordo com a forma prescrita, e fará propiciação em favor dele pelo pecado que cometeu, e ele será perdoado.

Levítico 5:12 – Ele a trará ao sacerdote, que apanhará um punhado dela como porção memorial e queimará essa porção no altar, em cima das ofertas dedicadas ao Senhor, preparadas no fogo. É oferta pelo pecado.

Levítico 5:18 – Do rebanho ele trará ao sacerdote um carneiro, sem defeito e devidamente avaliado, como oferta pela culpa. Assim o sacerdote fará propiciação em favor dele pelo erro que cometeu sem intenção, e ele será perdoado.

Levítico 6:7 – Dessa forma o sacerdote fará propiciação por ele perante o Senhor, e ele será perdoado de qualquer dessas coisas que fez e que o tornou culpado”.

Levítico 14:6 – Então pegará a ave viva e a molhará, juntamente com o pedaço de madeira de cedro, com o pano vermelho e com o ramo de hissopo, no sangue da ave morta em água corrente.

Levítico 14:14 – O sacerdote porá um pouco do sangue da oferta pela culpa na ponta da orelha direita daquele que será purificado, no polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé direito.

Levítico 14:25 – Matará o cordeiro da oferta pela culpa e pegará um pouco do sangue e o porá na ponta da orelha direita daquele que está sendo purificado, no polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé direito.

Levítico 14:51 – Então pegará o pedaço de madeira de cedro, o hissopo, o pano vermelho e a ave viva, e os molhará no sangue da ave morta e na água da fonte, e aspergirá a casa sete vezes.

Levítico 17:11 – Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *