Estudo de João 13:18 – Comentado e Explicado

Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar {Sl 40,10}.
João 13:18

Comentário de Albert Barnes

Não falo de todos vocês – isto é, ao considerá-los limpos, não pretendo dizer que todos possuam esse caráter.

Eu sei quem eu escolhi – Ele aqui significa evidentemente dizer que não havia escolhido todos eles, implicando que Judas não havia sido escolhido. Porém, como essa palavra é aplicada a Judas em um lugar, João 6:70 : “Não escolhi vocês doze, e um de vocês é um diabo?” deve ter um significado diferente aqui do que tem ali. Ali, evidentemente, se refere ao apostolado. Jesus o escolheu para ser apóstolo e o tratou como tal. Aqui se refere à pureza de coração, e Jesus implica que, embora Judas tivesse sido escolhido para o ofício de apostolado, ele ainda não havia sido escolhido para a pureza de coração e vida. Os onze restantes haviam sido e seriam salvos. Contudo, não foi culpa de Jesus que Judas não foi salvo, pois ele foi admitido no mesmo ensinamento, na mesma familiaridade e no mesmo cargo; mas seu execrável amor ao ouro conquistou a ascensão e tornou vã todos os meios utilizados para sua conversão.

Mas que as escrituras … – Essas coisas ocorreram para que as profecias pudessem ser completadas. Isso não significa que Judas foi compelido a esse curso, a fim de que as Escrituras pudessem ser cumpridas, mas que isso foi predito, e que, com isso, a profecia recebeu uma conclusão. “As escrituras.” Isto está escrito no Salmo 41: 9 . É comum o entendimento de Aitofel, e dos inimigos de Davi que haviam sido admitidos em sua amizade e que agora haviam se mostrado ingratos com ele.

Pode ser cumprido – Veja as notas em Mateus 1:22 . É difícil dizer se essa profecia tinha uma referência primária a Judas, ou se significa que recebeu um cumprimento mais completo no caso dele do que na época de Davi. Os casos foram semelhantes; as mesmas palavras descreveriam os dois eventos, pois houve uma exibição de ingratidão e baixeza semelhantes em ambos os casos, de modo que as mesmas palavras descrevessem adequadamente os dois eventos.

Quem come pão comigo – Comer com alguém era uma prova de amizade. Veja 2 Samuel 9:11 ; Mateus 9:11 ; Gênesis 43:32 . Isso significa que Judas havia sido admitido em todos os privilégios da amizade e participado das evidências usuais de afeto. Foi isso que agravou muito sua ofensa. Era ingratidão básica e assassinato.

Ele levantou o calcanhar – Suidas diz que esse número é retirado daqueles que estão correndo em uma corrida, quando um tenta tropeçar no outro e fazê-lo cair. Foi um retorno básico e ingrato da bondade a que o Senhor Jesus se referiu, e significa que aquele que fora admitido nas intimidades da amizade o machucara de maneira ingrata e maliciosa. Alguns supõem que a expressão significa colocar armadilhas uns para os outros, chutar ou ferir um homem depois que ele é derrubado (Calvino no Salmo 41: 9 ). É claro que denota grande dano, e dano agravado pelo fato da amizade declarada. Não foram apenas as pessoas comuns, os inimigos abertos, a nação judaica que fizeram isso, mas alguém que recebeu todas as provas usuais de bondade. Foi isso que agravou muito os sofrimentos de nosso Salvador.

Comentário de E.W. Bullinger

de =

relativo. Peri grego . App-104.

Ele que, & c. Citado nos Salmos 41: 9 .

pão Grego. o pão, ou seja, meu pão. Numa carta pastoral de um bispo egípcio, cerca de 600 A. n. em um ostracon copta, esse versículo é citado na Septuaginta: “Quem come o meu pão” , etc. (Deissmann, Luz do Oriente Antigo, p. 216).

contra . Grego. epi. App-104.

Comentário de John Calvin

18. Não falo de todos vocês. Ele novamente declara que existe um entre os discípulos que, na realidade, é exatamente o contrário de um discípulo; e ele o faz, em parte por causa de Judas, a fim de torná-lo mais indesculpável, e em parte por causa dos outros: ‘Para que não sejam dominados pela ruína de Judas. Ele não apenas os encoraja a perseverar em seu chamado quando Judas cai; mas como a felicidade de que ele fala não é comum a todos, ele os exorta a desejá-la com tanto entusiasmo e a aderir a ele com mais firmeza.

Eu sei quem eu escolhi. Essa mesma circunstância – que eles perseverarão – ele atribui à eleição deles; pois a virtude dos homens, sendo frágil, tremia a cada brisa e seria derrotada pelo golpe mais débil, se o Senhor não a sustentasse por sua mão. Porém, como ele governa aqueles a quem ele elegeu , todos os mecanismos que Satanás pode empregar não os impedirão de perseverar até o fim com firmeza inabalável. E ele não apenas atribui à eleição sua perseverança, mas também o início de sua piedade. De onde surge que um homem, em vez de outro, se dedica à palavra de Deus? É porque ele foi eleito. Novamente, de onde surge esse homem que progride e continua a levar uma vida boa e santa, mas porque o propósito de Deus é imutável, para completar a obra que foi iniciada por sua mão? Em resumo, esta é a fonte da distinção entre os filhos de Deus e os incrédulos, que os primeiros são afogados na salvação pelo Espírito de adoção, enquanto os segundos são apressados ??à destruição por sua carne, que não tem restrições. Caso contrário, Cristo poderia ter dito: “saiba que tipo de pessoa cada um de vocês será;” mas que eles não podem reivindicar nada para si mesmos, mas, pelo contrário, podem reconhecer que, pela graça de Deus somente, e não por sua própria virtude, eles diferem de Judas, ele coloca diante deles a eleição pela graça livre na qual eles são fundados. Portanto, aprendamos que toda parte de nossa salvação depende de eleição.

Em outra passagem, ele inclui Judas no número de eleitos .

Não escolhi (ou elegi) vocês doze,
e um de vocês é um diabo? ( João 6:70 .) (53)

Mas nessa passagem o modo de expressão, embora diferente, não é oposto ‘, pois ali a palavra denota uma eleição temporal, pela qual Deus nos designa para qualquer obra em particular; da mesma maneira que Saul, que foi eleito para ser rei, e ainda assim era um réprobo. Mas aqui Cristo fala da eleição eterna, pela qual nos tornamos filhos de Deus, e pela qual Deus nos predestinou para a vida antes da criação do mundo. E, de fato, os réprobos são, em algum momento, dotados por Deus dos dons do Espírito, para executar o ofício no qual ele os investe. Assim, em Saul, percebemos por um tempo o esplendor das virtudes reais, e assim Judas também se distinguiu por dons eminentes e adaptados a um apóstolo de Cristo. Mas isso é muito diferente da santificação do Espírito Santo, que o Senhor concede a ninguém além de seus próprios filhos; pois ele os renova no entendimento e no coração, para que sejam santos e inculpáveis ??aos seus olhos. Além disso, essa santificação tem uma raiz profunda neles, que não pode ser removida; porque a adoção de Deus é sem arrependimento. Enquanto isso, consideremos um ponto estabelecido, que resulta da eleição de Deus, quando, tendo adotado pela fé a doutrina de Cristo, também a seguimos durante nossa vida; e que esta é a única causa de nossa felicidade, pela qual nos distinguimos dos réprobos; pois eles, sendo destituídos da graça do Espírito, perecem miseravelmente, enquanto temos Cristo como nosso guardião, que nos guia por sua mão e nos sustenta por seu poder.

Além disso, Cristo dá aqui uma prova clara de sua divindade; primeiro, quando ele declara que não julga da maneira dos homens; e, segundo, quando ele se declara o Autor da eleição . Pois quando ele diz, eu sei , o conhecimento de que ele fala pertence particularmente a Deus; mas a segunda prova – contida nas palavras que eu escolhi – é muito mais poderosa, pois ele testemunha que aqueles que foram eleitos antes da criação do mundo foram eleitos por ele mesmo. Uma demonstração tão notável de seu poder divino deveria nos afetar mais profundamente, do que se a Escritura o tivesse chamado Deus cem vezes.

Para que as Escrituras sejam cumpridas. Poderia ter sido considerado impróprio que alguém fosse eleito para uma posição tão honrosa, que ainda não possuía verdadeira piedade; pois poderia ter sido prontamente contestado: Por que Cristo não elegeu alguém a quem ele pretendia admitir no número dos apóstolos? ou melhor, por que ele designou um homem para ser apóstolo, que, ele bem sabia, se tornaria tão perverso? Ele explica que isso deve ter acontecido, porque foi predito; pelo menos, que não era uma ocorrência nova, pois Davi experimentara a mesma coisa. Para alguns pensam que é uma previsão citada, que se aplica adequadamente a Cristo; enquanto outros pensam que é apenas uma comparação, que, como Davi foi basicamente traído por um inimigo particular, uma condição semelhante aguarda os filhos de Deus. De acordo com o último, o significado seria: Que um dos meus discípulos trai o seu Mestre perversamente, não é o primeiro exemplo de traição que ocorreu no mundo; mas, pelo contrário, agora experimentamos o que as Escrituras declaram ter acontecido nos tempos antigos. ” Mas, como em Davi havia sombreado o que mais tarde seria visto mais plenamente em Cristo, concordo prontamente com os expositores, que pensam que esse foi estritamente o cumprimento daquilo que Davi, pelo Espírito de profecia, havia predito, ( Salmos 41: 9. ) Além disso, alguns são de opinião que a cláusula em consideração não contém um sentido completo e precisa ter o verbo principal fornecido. Mas, se a lermos continuamente, para que se cumpra a Escritura , quem come pão comigo levanta contra mim os calcanhares , não haverá falta de nada.

Erguer o calcanhar é uma expressão metafórica e significa atacar uma pessoa de maneira não percebida, sob o pretexto de amizade, de modo a obter vantagem sobre ela, quando ela não está em guarda. Agora, o que Cristo sofreu, quem é nossa Cabeça e nosso Padrão, nós, que somos seus membros, devemos suportar pacientemente. E, de fato, geralmente acontece na Igreja em quase todas as épocas, que não teve inimigos mais inveterados do que os membros da Igreja; e, portanto, para que os crentes não possam ter suas mentes perturbadas por essa iniqüidade atroz, deixem-se acostumar cedo a suportar os ataques dos traidores.

Comentário de Adam Clarke

Não falo de todos vocês – Esta é uma continuação do discurso que foi deixado de fora no décimo verso. Os versículos anteriores podem ser lidos entre parênteses.

Eu sei quem escolhi – não sou enganado em minha escolha; Eu previ perfeitamente tudo o que aconteceu ou pode acontecer. Escolhi Judas, não como perverso, nem para que ele se torne assim; mas previ claramente que ele abusaria da minha generosidade, cederia à iniqüidade, me entregaria nas mãos dos meus inimigos e arruinaria a si mesmo.

Que a escritura pode ser cumprida – Ou, assim, a escritura é cumprida. Cristo aplica a Judas o que Davi havia dito de seu filho rebelde Absalão, Salmo 41: 9 , que era um dos emblemas mais expressos desse traidor. Veja em João 12:38 , João 12:39 ; (Nota).

Aquele que come pão comigo – Ou seja, aquele que tinha hábitos de extrema intimidade comigo.

Ele levantou o calcanhar – Uma alusão a um cavalo inquieto e de má índole, que às vezes chuta até a pessoa que se alimenta e cuida dele.

Comentário de Thomas Coke

João 13:18 . Eu sei quem eu escolhi: Cristo não pretende dizer aqui, que ele escolheu alguns de seus apóstolos, e não todos; pois ele é o dono de ter escolhido Judas, dizendo: Não escolhi vocês doze, e um de vocês é um diabo? João 6:70 . A importância dessas palavras parece, portanto, ser esta: “Conheço o temperamento, a disposição e o coração daqueles que escolhi, e o que um deles fará em particular; pela qual eu disse: Vocês não são todos limpos; mas Deus, em sua sabedoria, permitiu isso: e, como Aitofel traiu Davi, embora ele fosse seu amigo familiar; Judas, meu familiar à minha mesa, trairá o Filho de Deus; e assim as palavras registradas, Salmos 41: 9 será cumprido nele também, de quem o rei Davi era o tipo “.

Comentário de John Wesley

Não falo de todos: conheço quem escolhi; mas, para que se cumpra a Escritura, quem come pão comigo elevou-se contra mim.

Não falo de todos vós . Quando te chamo feliz, sei que um de vocês doze que escolhi me trairá; pelo qual essa escritura será cumprida. Salmo 41: 9 .

Referências Cruzadas

Salmos 41:9 – Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim.

Mateus 10:36 – os inimigos do homem serão os da sua própria família’.

Mateus 26:23 – Afirmou Jesus: “Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair.

Marcos 14:20 – Afirmou Jesus: “É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato.

João 13:11 – Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 21:17 – Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

2 Coríntios 4:5 – Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus.

Hebreus 4:13 – Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Apocalipse 2:23 – Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *