Estudo de 2 Samuel 7:12 – Comentado e Explicado

Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
2 Samuel 7:12

Comentário de Albert Barnes

O profeta, tendo detalhado as misericórdias do passado de Deus para Davi, agora passa para a profecia direta, e essa é uma das mais importantes no Testamento.

Estabelecerei a semente – Em certo sentido, isso se refere manifestamente a Salomão, sucessor de Davi e construtor do templo. Mas temos a autoridade direta de Pedro Atos 2:30 para aplicá-lo a Cristo, a semente de Davi, e Seu reino eterno; e o título que o Filho de Davi deu ao Messias nos escritos rabínicos, bem como sua aplicação especial a Jesus no Novo Testamento, deriva principalmente do significado messiânico reconhecido dessa profecia. (Ver também Isaías 55: 3 ; Atos 13:34 .)

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 7:12 . E quando teus dias forem cumpridos, etc. – Quando o tempo da tua vida expirar. Essa frase implica que seus dias sejam prolongados para o curso usual da natureza, e não cortados no meio, por qualquer morte violenta ou prematura. Tua semente, que procede das tuas entranhas – Esta maneira de falar mostra que se pretendia que se entendesse alguém que ainda não nasceu, a saber, Salomão; e que Absalão, Adonias e os demais que pretendiam o reino não foram designados para isso, já tendo procedido dele. Estabelecerei seu reino – Salomão reinou por muito tempo, e sua posteridade depois dele, e o Messias, sua semente, reinará para sempre. Portanto, as seguintes palavras podem ser entendidas, parte de Salomão, parte de sua posteridade em geral, e apenas parte de Cristo, de acordo com a natureza diferente das várias passagens.

Comentário de E.W. Bullinger

durma com teus pais . Figura do discurso Eufemismo (App-6), colocado para “morrer” . Veja nota em Deuteronômio 31:16 .

Meu pai = para ele como pai.

Meu filho = para mim por um filho.

iniqüidade . Hebraico ` avah. App-44.

homens. Hebraico. “Enosh. App-14. Salmos 89:31 , Salmos 89:32 .

homens. Hebraico. “adam. App-14.

Comentário de John Wesley

E quando teus dias forem cumpridos, e dormirás com teus pais, estabelecerei depois de ti a tua descendência, que sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.

E quando, … – Quando o tempo da tua vida expirar. Esta frase implica que seus dias serão prolongados para o curso usual da natureza, e não cortados no meio, por qualquer morte violenta ou prematura.

Eu estabelecerei – estabelecerei em teu trono, tua posteridade, primeiro Salomão, e depois outros sucessivamente, e finalmente o Messias. Portanto, as seguintes palavras podem ser entendidas, parte de sua posteridade em geral, parte de Salomão e apenas parte de Cristo, de acordo com a natureza diferente das várias passagens.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:4 – Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.

Deuteronômio 31:16 – E o Senhor disse a Moisés: “Você vai descansar com os seus antepassados, e este povo logo irá prostituir-se, seguindo aos deuses estrangeiros da terra em que vão entrar. Eles se esquecerão de mim e quebrarão a aliança que fiz com eles.

1 Reis 1:21 – De outro modo, tão logo o rei, meu senhor descanse com os seus antepassados, eu e o meu filho Salomão seremos tratados como traidores”.

1 Reis 2:1 – Quando se aproximava o dia de sua morte, Davi deu instruções ao seu filho Salomão:

1 Reis 8:20 – “E o Senhor cumpriu a sua promessa: Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor tinha prometido, e construí o templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel.

1 Crônicas 17:11 – Quando a sua vida chegar ao fim e você se juntar aos seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, e eu estabelecerei o reino dele.

Salmos 89:29 – Firmarei a sua linhagem para sempre, o seu trono durará enquanto existirem céus.

Salmos 132:11 – O Senhor fez um juramento a Davi, um juramento firme que ele não revogará: “Colocarei um dos seus descendentes no seu trono.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 11:10 – Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Mateus 22:42 – “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? ” “É filho de Davi”, responderam eles.

Atos dos Apóstolos 2:30 – Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.

Atos dos Apóstolos 13:36 – “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs.

1 Coríntios 15:51 – Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

1 Tessalonicenses 4:14 – Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *