Estudo de Salmos 132:11 – Comentado e Explicado

O Senhor fez a Davi um juramento, de que não há de se retratar: Colocarei em teu trono um descendente de tua raça.
Salmos 132:11

Comentário de Albert Barnes

O Senhor jurou em verdade a Davi – Ele fez uma promessa graciosa, confirmada por um juramento, que podemos implorar em nossas necessidades presentes. Essa promessa foi feita “em verdade”, isto é, sinceramente – para que certamente seja cumprida – para que possamos apelar a Deus, com base em sua fidelidade, para manter sua palavra.

Ele não se afastará disso – Podemos estar certos de que ele o cumprirá. Podemos apelar para ele com base nessa promessa com a máxima confiança.

Dos frutos do teu corpo ponho sobre o teu trono – Margem, como no hebraico, “do teu ventre”. O trono desceria à sua posteridade, 2 Samuel 7:12 ; veja as notas no Salmo 89: 3-4 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 132: 11 . O Senhor jurou, etc. – São Pedro nos mostrou que essas palavras têm sua plena realização somente em Cristo, Atos 2:30 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 132: 11-12 . O Senhor jurou em verdade – não falsamente ou enganosamente, como os homens às vezes fazem, mas sinceramente e fielmente, o que ele observará e cumprirá inviolàvel, conforme a próxima cláusula expõe isso. Do fruto do teu corpo De parte da tua posteridade, colocarei sobre o teu trono – Ver notas em 2 Samuel 7: 12-16 ; e Salmos 89: 3-4 ; Salmos 89:33 , etc. Se teus filhos cumprirem minha aliança, etc. – Veja notas em 1 Reis 8:25 ; 2 Crônicas 6:16 .

Comentário de E.W. Bullinger

jurou. Ver 2 Samuel 7: 8-17 .

na verdade = uma verdade.

Dos frutos do teu corpo. Era com isso que Ezequias estava preocupado; pois ele ainda não tinha filho e estava em perigo de morte. Portanto, este pedido do juramento de Jeová a Davi. Citado em Atos 2:30 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor jurou – Como Davi jurou ao Senhor, assim o Senhor jura a Davi que ele estabelecerá seu trono e colocará sua posteridade: e que ele tinha respeito ao Antítipo de Davi, aprendemos com São Pedro, Atos 2 : 30 ; (nota), onde veja a nota. Este versículo com o seguinte se refere ao David espiritual e à Igreja Cristã.

Comentário de John Calvin

11. Jeová jurou a Davi. (135) Aqui ele traz a idéia ainda mais claramente, de que a única coisa que ele respeitava em Davi era a promessa gratuita que Deus havia feito a ele. Ele percebe o fato, como confirmatório de sua fé, de que Deus havia ratificado a promessa por juramento. Quanto às palavras específicas usadas, ele fala de Deus jurando em verdade, isto é, não de maneira falaciosa, mas de boa fé, para que não se duvide de que ele se afastou de sua palavra. A coisa prometida foi um sucessor para Davi de sua própria semente; pois, embora ele não quisesse filhos, ele já havia quase se desesperado com a sucessão regular, das confusões fatais que prevaleciam em sua família e da discórdia que alugava internamente sua casa, e poderia eventualmente arruiná-la. Salomão foi particularmente marcado, mas a promessa se estendeu a uma linha contínua de sucessores. Esse arranjo afetou o bem-estar de toda a Igreja, e não apenas de Davi, e o povo de Deus é encorajado pela certeza de que o reino que ele havia estabelecido entre eles possuía uma estabilidade sagrada e duradoura. Tanto o rei quanto o povo precisavam ser lembrados desse fundamento divino sobre o qual repousavam. Vemos com que insolência os soberanos deste mundo frequentemente se deportam cheios de orgulho, embora em palavras eles reconheçam que reinam pela graça de Deus. Além disso, com que frequência usurpam violentamente o trono; quão raramente eles chegam a ele de maneira regular. Portanto, é feita uma distinção entre os reinos deste mundo e o que Davi mantinha pela posse sagrada do próprio oráculo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *