Estudo de Filipenses 4:1 – Comentado e Explicado

Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos.
Filipenses 4:1

Comentário de Albert Barnes

Portanto, meus irmãos muito amados e desejados – Doddridge une esse versículo ao capítulo anterior e supõe que é o fechamento apropriado da declaração solene que o apóstolo faz lá. A palavra “portanto” – ?ste hoste- indubitavelmente se refere às observações feitas ali; e o significado é que, tendo em vista o fato de que havia muitos professos cristãos que não eram sinceros – que a “cidadania” de todos os verdadeiros cristãos estava no céu, e que os cristãos esperavam a vinda do Senhor Jesus, que faria Se eles gostam de si mesmo, o apóstolo os exorta a permanecer firmes no Senhor. A acumulação de epítetos de carinho neste versículo mostra sua terna consideração por eles, e é expressiva de sua sincera solicitude pelo bem-estar deles e de sua profunda convicção do perigo. O termo “almejado” é expressivo de forte afeto; veja Filipenses 1: 8 e Filipenses 2:26 .

Minha alegria – A fonte da minha alegria. Regozijou-se com o fato de terem sido convertidos sob ele; e na sua santa caminhada e amizade. Nossa principal alegria está em nossos amigos; e a principal felicidade de um ministro do evangelho está na vida pura daqueles a quem ele ministra; ver 3 João 1: 4 .

E coroa – Compare 1 Tessalonicenses 2:19 . A palavra “coroa” significa um aro, chapelim ou diadema:

(1) como o emblema da dignidade real – o símbolo do cargo;

(2) como o prêmio conferido aos vencedores nos jogos públicos, 1 Coríntios 9:25 e, portanto, como um emblema das recompensas de uma vida futura; 2 Timóteo 4: 8 ; Tiago 1:12 ; 1 Pedro 5: 4 ;

(3) qualquer coisa que seja um ornamento ou honra, como se gloria em uma coroa; compare Provérbios 12: 4: “Uma mulher virtuosa é uma coroa para seu marido;” Provérbios 14:24 : “A coroa dos sábios são as suas riquezas;” Provérbios 16:31 : “A cabeça do ódio é uma coroa de glória;” Provérbios 17: 6: “Os filhos das crianças são a coroa dos velhos”.

A idéia aqui é que a igreja de Filipos era aquela em que o apóstolo se glorificava. Ele considerou uma grande honra ter sido o meio de fundar uma igreja assim, e olhou para ela com o mesmo interesse com que um monarca olha o diadema que ele veste.

Portanto, fique firme no Senhor – No serviço do Senhor, e na força que ele concede; veja as notas em Efésios 6: 13-14 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

muito amado. App-135.

ansiava por . Grego. epipotetos. Só aqui. Compare Filipenses 1: 8 . Romanos 1:11 .

minha alegria e coroa . Compare 1 Tessalonicenses 2:19 , 1 Tessalonicenses 2:20 .

fique firme . Compare Filipenses 1:27 ,

pol. App-104.

Senhor. App-98.

Comentário de John Calvin

1. Portanto, meus irmãos, Ele conclui sua doutrina, como de costume, com as mais urgentes exortações, a fim de que a conserte com mais firmeza na mente dos homens. Ele também se insinua nas afeições deles por apelações carinhosas (208) , que ao mesmo tempo não são ditadas pela bajulação, mas pela afeição sincera. Ele os chama de alegria e coroa; porque, satisfeito por ver aqueles que haviam sido conquistados por sua instrumentalidade perseverando na fé (209) , ele esperava alcançar esse triunfo, do qual falamos (210) , quando o Senhor recompensará com uma coroa as coisas que foi realizado sob sua orientação.

Quando ele os pede para permanecerem firmes no Senhor, ele quer dizer que a condição deles é aprovada por ele. Ao mesmo tempo, a partícula pode ser considerada uma referência à doutrina anterior; mas a visão anterior é mais adequada, de modo que, elogiando sua condição atual, ele os exorta à perseverança. É verdade que eles já tinham dado alguma evidência de sua constância. Paulo, no entanto, conhecendo bem a fraqueza humana, calcula que eles precisam de confirmação para o futuro.

Comentário de Adam Clarke

Portanto, meu amado, porque você tem essa armadura, e esses inimigos, e Deus por seu apoio, veja que você permanece firme nele. Este verso, inquestionavelmente, pertence ao capítulo anterior.

Comentário de Thomas Coke

Filipenses 4: 1 . Portanto, meus irmãos; & c.— Não há mais razão para fazer disso o início de um novo capítulo, do que haveria para desunir o último versículo de 1 Coríntios 15. (em um sentido exatamente paralelo a isso) do discurso anterior sobre a ressurreição, com o qual está tão bonito e adequadamente conectado. A variedade de palavras aqui usadas pelo apóstolo é notável: – Meus irmãos – queridos e queridos; – minha alegria e coroa; repetindo novamente um dos termos no final do versículo, como se pensasse que nunca poderia aplicar palavras suficientes para expressar a grandeza de seu amor e ternura a eles. A palavra assim se refere ao seu discurso imediatamente anterior; “Portanto, fique firme como eu o exortei: siga este meu exemplo que eu sinceramente lhe recomendei; e, portanto, seja solícito, desafiando todas as insinuações daqueles que o seduziriam, a perseverar em sua dependência de Cristo e a pressione esse estado de felicidade futura que ele em breve concederá a seus santos “. Mas, como se supõe que a palavra denota uma postura contínua e perseverante, não parece irracional permitir que ele possa aqui respeitar o comportamento passado deles e a firmeza pela qual ele os elogiara antes.

Comentário de Spurgeon

Filipenses 4: 1 . Portanto, meus irmãos muito amados e desejados, minha alegria e coroa, permaneçam firmes no Senhor, meus amados.

É uma grande alegria para um ministro, como foi para o apóstolo Paulo, ter convertidos; mas essa alegria diminui muito quando eles não se mantêm firmes: então, de fato, toda suposta alegria se torna uma tristeza e, em vez das rosas que produzem um doce perfume ao servo do Senhor, os espinhos começam a picar e ferir seu coração.

Filipenses 4: 2 . Peço a Euodias e a Syntyche que eles tenham a mesma mente no Senhor.

Apenas duas mulheres, e não sabemos quem elas eram; contudo, Paulo lhes dá um “pedido” a cada um: “Peço a Euodias e a Syntyche, que eles tenham a mesma mente no Senhor”. Se apenas duas das irmãs mais obscuras da igreja estão brigando, suas diferenças devem terminar imediatamente. Não deve haver discordâncias entre os cristãos, o amor deve reinar, a paz deve predominar. Se houver algo contrário a um estado como esse, Deus conceda que em breve ele chegue ao fim!

Filipenses 4: 3 . E também peço a você, verdadeiro jugo companheiro, que ajude as mulheres que trabalharam comigo no evangelho, também com Clemente e com outras colegas, cujos nomes estão no livro da vida.

Irmão, faça todo o bem que puder para ajudar todos os outros a fazerem o bem. Ajude aqueles cujos nomes estão no livro da vida, mesmo que não sejam conhecidos em nenhum outro lugar. Ajude também o “Clemente”, cujo nome é conhecido; não deixe de ajudá-lo; de fato, ajude todos. Existe um ofício, na Igreja de Cristo, que não reconhecemos suficientemente; mas que deve ser abundantemente preenchido. Paulo menciona isso por escrito aos coríntios. Ele diz: “E Deus colocou alguns na igreja, primeiros apóstolos, secundariamente profetas, terceiro professores, depois daqueles milagres, depois dons de curas, ajudas, governos, diversidades de línguas.” É o cargo de certos cristãos ser “ajuda”. Que possamos sempre ter muitas dessas “ajudas” entre nós! Você já notou que, quase toda vez que Bartolomeu é mencionado nas Escrituras, lemos: “e Bartolomeu”? Ele nunca é mencionado sozinho; mas está escrito: “Filipe e Bartolomeu” ou “Bartolomeu e Mateus”. É bom ter alguns Bartolomeus que estão sempre ajudando outra pessoa, para que, quando houver algum bom trabalho a ser feito, Bartolomeu esteja sempre pronto para participar; pois ele também terá uma parte na recompensa no final.

Filipenses 4: 4 . Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente digo: Alegrai-vos.

A própria palavra “regozijar-se” parece implicar uma reduplicação; é alegria, e re-alegria, alegria novamente; mas aqui, veja você, é um regozijo quádruplo; alegria e re-alegria; e novamente digo alegria e re-alegria; e essa deve ser a experiência contínua do cristão, pois o apóstolo diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor”.

Filipenses 4: 5-6 . Deixe sua moderação ser conhecida por todos os homens. O Senhor está próximo. Cuidado para nada; mas em tudo, através da oração e súplica com ação de graças, sejam feitos a conhecer seus pedidos a Deus.

Não se preocupe, mas muita oração. A oração é a cura para o cuidado. Se você estiver com problemas, “divulgue seus pedidos”, não aos seus vizinhos, mas “a Deus”.

Filipenses 4: 7-8 . E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e mentes por meio de Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdade, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, o que é adorável, o que é interessante; se houver alguma virtude e se houver algum elogio, pense nessas coisas.

Esteja do lado de tudo o que é bom e correto, tudo o que ajuda no verdadeiro progresso humano, tudo o que aumenta a virtude e a pureza. Como homem cristão, interesse-se por tudo o que ajuda a tornar os homens verdadeiros, honestos, justos, puros e amáveis.

Filipenses 4: 9 . Aquelas coisas que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, o fazem; e o Deus da paz estará convosco.

Que o Senhor cumpra essa palavra graciosa para todos nós: “O Deus da paz estará convosco”! Amém.

Esta exposição consistia em leituras de 1 João 4 e Filipenses 4: 1-9 .

Comentário de John Wesley

Portanto, meus irmãos muito amados e desejados, minha alegria e coroa, permaneçam firmes no Senhor, meus amados.

Portanto, levantese – Como você já fez até agora.

Referências Cruzadas

Salmos 27:14 – Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.

Salmos 125:1 – Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 15:3 – Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

1 Coríntios 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

1 Coríntios 16:13 – Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.

2 Coríntios 1:14 – assim como vocês nos entenderam em parte, venham a entender plenamente que podem orgulhar-se de nós, assim como nos orgulharemos de vocês no dia do Senhor Jesus.

Gálatas 5:1 – Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Filipenses 1:8 – Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:16 – retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.

Filipenses 2:26 – Pois ele tem saudade de todos vocês e está angustiado porque ficaram sabendo que ele esteve doente.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 2:19 – Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

1 Tessalonicenses 3:8 – pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.

1 Tessalonicenses 3:9 – Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?

1 Tessalonicenses 3:13 – Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.

2 Tessalonicenses 2:15 – Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

2 Pedro 3:17 – Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 3:10 – Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *