Estudo de Romanos 7:6 – Comentado e Explicado

Agora, mortos para essa lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e nosso serviço realiza-se conforme a renovação do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra.
Romanos 7:6

Comentário de Albert Barnes

Mas agora – Sob o evangelho. Este versículo declara as conseqüências do evangelho, em distinção dos efeitos da lei. A maneira pela qual isso é realizado, o apóstolo ilustra mais detalhadamente em Romanos 7: 5 , os efeitos da Lei; e depois de ter mostrado que seus efeitos sempre aumentavam o crime e a angústia, ele é preparado em Romanos 7: 4 .

Onde estávamos presos – Ou seja, como cativos ou como escravos. Estávamos presos a ele; Romanos 7: 1 .

Que devemos servir – Que agora possamos servir ou obedecer a Deus.

Em novidade de espírito – Em um novo espírito; ou de uma maneira nova e espiritual. Esta é uma forma de expressão que implica,

(1) Que o serviço deles sob o evangelho deveria ser de um novo tipo, diferente daquele da dispensação anterior.

(2) que era de natureza espiritual, distinta da praticada pelos judeus; compare 2 Coríntios 3: 6 ; Note, Romanos 2: 28-29 .

A adoração exigida no evangelho é descrita de maneira uniforme como a do espírito e do coração, em vez da forma e cerimônia; João 4:23 : “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; Filemom 3: 3 .

E não na velhice da carta – Não na antiga carta. Está implícito aqui nisso,

(1) O fato de a forma de adoração aqui descrita pertencer a uma antiga dispensação que agora havia passado; e,

(2) Que aquilo era um culto que estava na carta.

Para entender isso, é necessário lembrar que a Lei que prescreveu as formas de adoração entre os judeus foi considerada pelo apóstolo como destituída dessa eficácia e poder na renovação do coração que ele atribuiu ao evangelho. Era um serviço que consistia em formas e cerimônias externas; na oferta de sacrifícios e de incenso, de acordo com os requisitos literais da Lei, em vez da oferta sincera do coração; 2 Coríntios 3: 6: “A letra mata; o espírito dá vida; ” João 6:63 ; Hebreus 10: 1-4 ; Hebreus 9: 9-10 . Não se pode negar que havia muitas pessoas santas sob a Lei e que havia muitas ofertas espirituais apresentadas, mas é ao mesmo tempo verdade que a grande massa do povo descansou na mera forma; e que o serviço oferecido era o mero serviço da carta, e não do coração. A idéia principal é que os serviços sob o evangelho são pura e inteiramente espirituais, a oferta do coração, e não o serviço prestado por formas e ritos externos.

(Mas o contraste aqui não é entre os serviços exigidos pelas dispensações legais e do evangelho, respectivamente, mas entre os serviços prestados nos estados opostos de natureza e graça. No primeiro estado, estamos “sob a lei”, embora vivamos nos tempos do evangelho, e, neste último, somos “libertos da lei” como um pacto de obras ou de vida, da mesma forma que judeus piedosos, apesar de viverem sob a dispensação de Moisés. O desígnio de Deus em nos libertar da Lei é: , para que possamos “servi-lo em novidade de espírito, e não na velhice da letra”, isto é, da maneira espiritual que o novo estado exigir, e dos motivos e auxílios espirituais que ele fornece; da maneira que estávamos acostumados a fazer, sob nossa antiga condição de sujeição à Lei, na qual só podíamos produzir uma obediência externa e forçada. “É evidente”, diz o Prof. Hodge, que a cláusula “na velhice da carta é substituído pelo apóstolo por “sob a lei” e na carne,’ tudo que ele usa para descrever a condição legal e corrupto de pessoas, antes da recepção acreditando do evangelho “).

Comentário de E.W. Bullinger

entregues . Grego. katargeo. Ver Romanos 7: 2 .

que . . . hold = tendo morrido (para isso) em que estávamos presos.

em que = em (App-104.) qual.

isso = então aquilo.

servir . App-190. Compare Romanos 6: 6 .

novidade . Ver Romanos 6: 4 .

espírito . App-101.

não App-105.

velhice . Grego. palaiotes. Só aqui. Agora servimos, não, como em nossa natureza antiga, a letra da Lei, mas, seguindo a nova natureza, sob um princípio novo e diferente. Compare Romanos 2:29 . 2 Coríntios 3: 6 .

Comentário de John Calvin

6. Mas agora fomos libertados da lei , etc. Ele persegue o argumento derivado do efeito oposto das coisas: – “Se a restrição da lei valeu tão pouco para refrear a carne, ela se tornou mais a excitante do pecado. ; então, para que possamos cessar do pecado, precisamos necessariamente ser libertados da lei. ” Novamente: “Se somos libertados da escravidão da lei para esse fim, podemos servir a Deus; então, agem perversamente, que, portanto, têm a liberdade de se entregar ao pecado; e falam falsamente quem ensina que, por esse meio, são dadas rédeas soltas às concupiscências. ” Observe, então, que somos então libertos da lei, quando Deus nos emancipa de suas rígidas exações e maldições, e nos domina com seu Espírito, por meio do qual seguimos seus caminhos. (207)

Tendo morrido por causa disso, etc. Esta parte contém uma razão, ou melhor, indica a maneira pela qual somos libertados; pois a lei é até agora revogada em relação a nós, que não somos pressionados por sua carga intolerável e que seu rigor inexorável não nos domina com uma maldição. (208)Em novidade de espírito; Ele coloca o espírito em oposição à letra; pois antes que nossa vontade seja formada de acordo com a vontade de Deus pelo Espírito Santo, não temos na lei nada além da letra externa, que de fato freia nossas ações externas, mas não restringe nem um pouco a fúria de nossas concupiscências. E ele atribui novidade ao Espírito, porque sucede ao velho ; como a letra é chamada antiga , porque perece pela regeneração do Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Mas agora somos libertos da lei – Nós, que cremos em Cristo Jesus, somos libertos daquele jugo pelo qual fomos amarrados, que sentenciou todo transgressor à perdição, mas não perdoou nem ao penitente nem santificação para aqueles que estão cansados ??de suas corrupções puras.

Que estar morto em que fomos mantidos – Para nós, crentes em Cristo, esse mandamento é revogado; somos transferidos para outra constituição; aquela lei que mata deixa de nos vincular; está morto para nós que cremos em Cristo Jesus, que é o fim da lei para justificação e salvação para todo aquele que crê.

Que devemos servir com novidade de espírito – Agora somos levados a uma dispensação mais espiritual; agora sabemos a importância espiritual de todos os preceitos mosaicos. Vemos que a lei se refere ao evangelho e só pode ser cumprida pelo evangelho.

A velhice da carta – Os ritos, cerimônias e sacrifícios meramente literais são agora eliminados; e a novidade do espírito, a verdadeira intenção e significado de todos são agora totalmente divulgados; de modo que somos transferidos de um estado imperfeito para um estado de perfeição e excelência. Buscamos justificação e santificação, perdão e santidade pela lei, e descobrimos que a lei não poderia lhes dar: procuramos isso no esquema do Evangelho, e os encontramos. Servimos a Deus agora, não de acordo com o antigo sentido literal, mas com o verdadeiro significado espiritual.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7: 6 . Mas agora somos libertos, etc. – Mas agora, isto é, sob o Evangelho. Agora é freqüentemente usado nesse sentido; – o que deve ser bem observado, pois pode ser a chave para muitos textos. No entanto, aqui, como o apóstolo havia apresentado no versículo anterior um relato resumido do estado do pecador sob a lei, ele nos fornece neste versículo uma descrição resumida da natureza e design do Evangelho: e isso ele resume e comenta em cima, cap. Romanos 8: 1-12 . Os judeus, que não tinham fé viva no verdadeiro Messias, foram mantidos em obediência a toda a letra da lei, sem considerar o significado espiritual que apontava para Cristo. É o que o apóstolo chama aqui de servir na velhice da carta; e isso ele lhes diz que eles deveriam partir, como libertados pela morte de Cristo, que era o fim da lei para alcançar a justiça (cap. Romanos 10: 4 ); isto é, no sentido espiritual, que em 2 Coríntios 3: 6 ele chama de espírito. Esse capítulo e o presente versículo dão luz um ao outro. Servir na novidade de espírito, em oposição à velhice da carta, deve significar, seguindo a lei na medida em que é revisada, e como é explicado no Evangelho para a obtenção da justiça espiritual, mas vale a pena investigar mais a fundo. , até que ponto a lei é abolida e até que ponto não? I. A lei é abolida apenas em três aspectos. 1º, como foi uma política. Deus era o rei da nação judaica, assim como todos os homens são reis e governadores de outras nações; e como o rei da nação judaica, Deus lhes entregou a lei. Dessa maneira, a religião foi incorporada ao seu governo civil, sua política era religiosa e sua religião política. Mas a esse respeito, a lei para nós cristãos é bastante abolida; a religião sob o Evangelho, é colocada no seu fundo original; permanece inteiramente independente de todo governo civil e é bastante isento da autoridade e jurisdição do magistrado civil. 2º, a lei também é abolida, pois era uma dispensação de tipos e figuras, em que, sob emblemas terrestres, ritos ou cerimônias externas, as coisas boas que estavam por vir sob o Evangelho eram sombreadas e representadas; a sabedoria divina julgando isso naqueles tempos um meio adequado de instrução. Mas agora esse véu está acabado, e todos nós de rosto aberto, como num copo, contemplamos a glória do Senhor. Terceiro, a lei, como era o ministério da morte, e sujeitou os transgressores dela à maldição, e à condenação, sem fornecer qualquer esperança ou remédio, também é abolida com alegria. II Mas, por outro lado, a lei de Moisés não é abolida; primeiro, pois contém a lei moral; como tal, deve estar sob toda dispensação – o Evangelho, assim como qualquer outro – em toda sua força e extensão; isto é, exigindo e obrigando-nos, até onde nossas capacidades atinjam, a perfeita obediência: pois Deus nunca pode exigir obediência imperfeita, ou por sua santa lei nos permite ser culpados de qualquer pecado, por menor que seja: e se a lei, como regra do dever, foram de alguma forma abolidos, então, em alguns aspectos, podemos transgredir a lei e, no entanto, não sermos culpados de pecado. A lei moral é a verdade, eterna e imutável e, portanto, como tal, nunca pode ser revogada. Pelo contrário, nosso Senhor Jesus Cristo promulgou esta lei novamente sob o Evangelho, e acrescentando a seus preceitos a sanção de sua própria autoridade divina e os poderosos e atraentes motivos da lei de Deus, e de seu próprio amor à humanidade. , com as mais brilhantes esperanças e perspectivas da vida eterna, ele impôs e garantiu a observância dela, infinitamente além de qualquer coisa que os filósofos mais sábios jamais pudessem encontrar na lei da natureza, e muito além de qualquer coisa clara e expressamente oferecida na Constituição mosaica. Ver Efésios 2:15 . Em segundo lugar, nem a lei, como é o ministério da morte, é tão abolida como nunca mais em vigor. De fato, até agora é abolido, pela misericórdia do legislador, que, embora um homem transgrida, ele ainda não está irrecuperavelmente sujeito por suas transgressões à ira e condenação finais, embora ele possa estar envolvido até agora em culpa, como estar perto da maldição ( Hebreus 6: 8. ); mas é permitido o favor do arrependimento e do perdão; e se ele continuar sinceramente obediente, tem certeza da vida eterna e nunca entrará em condenação, ou sob o poder da lei, por nenhuma de suas transgressões passadas. Isso demonstra que nenhum homem neste mundo está sujeito à lei, ao pacto das obras ou à lei quebrada das obras, pois, se agora estivéssemos sob a lei quebrada das obras, deveríamos estar em um estado final e eterno condenação, sem esperança ou remédio, porque agora não resta mais sacrifício pelos pecados, Hebreus 10: 26-29 . Ver 2 Coríntios 6: 2 . Hebreus 2: 3 ; Hebreus 12:25 . 1 Coríntios 16:22 .

Comentário de Scofield

novidade

Cf. Romanos 2:29 ; 2 Coríntios 3: 6 . “A letra” é um paulinismo para a lei, pois “espírito” nessas passagens é sua palavra para os relacionamentos e poderes da nova vida em Cristo Jesus. Em 2 Coríntios 3., é apresentada uma série de contraste da lei com o “espírito” da antiga aliança e da nova. O contraste não está entre dois métodos de interpretação, literal e espiritual, mas entre dois métodos de negociação divina: um através da lei, o outro através do Espírito Santo.

Comentário de John Wesley

Mas agora somos libertos da lei, estando mortos em que fomos mantidos; que devemos servir em novidade de espírito, e não na velhice da carta.

Estar morto para aquilo em que fomos mantidos – Para o nosso velho marido, a lei.

Para que possamos servir em novidade de espírito – De uma maneira nova e espiritual.

E não na velhice da carta – Não de uma maneira literal, externa, como fizemos antes.

Referências Cruzadas

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Romanos 1:9 – Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês

Romanos 2:27 – Aquele que não é circuncidado fisicamente, mas obedece à lei, condenará você que, tendo a lei escrita e a circuncisão, é transgressor da lei.

Romanos 6:2 – De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?

Romanos 6:4 – Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:1 – Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive?

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

2 Coríntios 3:6 – Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.

2 Coríntios 5:17 – Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Gálatas 2:19 – Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Gálatas 3:23 – Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Gálatas 6:15 – De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação.

Filipenses 3:3 – Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *