Estudo de Gálatas 3:23 – Comentado e Explicado

Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé.
Gálatas 3:23

Comentário de E.W. Bullinger

antes . Grego. pró. App-104.

mantido = mantido em custódia.

cale a boca . Alguns como “concluídos” acima.

até. Grego. eis . App-104.

deveria depois = estava prestes a ser.

revelado . Grego. apokalupto . App-106.

Comentário de John Calvin

23. Antes da fé chegar . A questão proposta está agora mais completamente definida. Ele explica longamente o uso da lei e a razão pela qual era temporal; pois, caso contrário, pareceria sempre irracional que uma lei fosse entregue aos judeus, da qual os gentios foram excluídos. Se existe apenas uma igreja composta por judeus e gentios, por que existe uma diversidade em seu governo? De onde deriva essa nova liberdade, e com que autoridade ela repousa, uma vez que os pais estavam sujeitos à lei? Ele, portanto, nos informa que a distinção é tal que não interrompe a união e a harmonia da igreja.

Devemos lembrar novamente ao leitor que Paulo não trata exclusivamente de cerimônias ou lei moral, mas abraça toda a economia pela qual o Senhor governou seu povo sob o Antigo Testamento. Tornou-se objeto de disputa se a forma de governo instituída por Moisés teve alguma influência na obtenção da justiça. Paulo compara essa lei primeiro a uma prisão e depois a um professor . Essa era a natureza da lei, como mostram claramente as duas comparações, que ela não poderia estar em vigor além de um certo tempo.

A fé denota a revelação completa daquelas coisas que, durante as trevas das sombras da lei, eram vagamente vistas; pois ele não pretende dizer que os pais que viviam sob a lei não possuíam fé. A fé de Abraão já chegou ao nosso conhecimento, e outros exemplos são citados pelo autor da Epístola aos Hebreus. ( Hebreus 11: 0. ) A doutrina da fé, em resumo, é atestada por Moisés e por todos os profetas; mas, como a fé não era então claramente manifestada, o tempo da fé é uma denominação aqui dada, não em absoluto, mas em um sentido comparativo, ao tempo do Novo Testamento. Que esse era seu significado é evidente pelo que ele acrescenta imediatamente, que eles foram trancados sob a fé que deveria ser revelada posteriormente; pois isso implica que aqueles que estavam sob a custódia da lei eram participantes da mesma fé. A lei não os impediu de fé; mas, para que não se desviassem do redil da fé, isso mantinha a posse de si mesmos. Também existe uma alusão elegante ao que ele havia dito anteriormente, que “as escrituras concluíram tudo sob o pecado”. Eles foram cercados por todos os lados pela maldição, mas esse cerco foi neutralizado por uma prisão que os protegia da maldição; de modo que a prisão por lei é aqui provada ter sido altamente generosa em seu caráter.

A fé ainda não foi revelada , não porque os pais queriam luz, mas porque eles tinham menos luz do que nós. Pode-se dizer que as cerimônias ocultam um Cristo ausente, mas para nós ele é representado como realmente presente e, portanto, enquanto eles tinham o espelho, nós temos a substância. Qualquer que fosse a quantidade de trevas sob a lei, os pais não ignoravam o caminho em que deveriam andar. Embora o amanhecer não seja igual ao esplendor do meio-dia, ainda assim, como é suficiente para direcionar uma viagem, os viajantes não esperam até o sol nascer completamente. A porção de luz deles lembrava o amanhecer, o que era suficiente para preservá-los de todo erro e guiá-los à bênção eterna.

Comentário de Adam Clarke

Mas antes que a fé viesse – Antes que o Evangelho fosse publicado.

Fomos mantidos sob a lei, cale-se – ·??????µe?a · Fomos mantidos em uma base forte, s???e??e?sµe??? , trancados na fé – a religião do Senhor Jesus, que depois deveria ser revelada. Aqui, a mesma metáfora é usada como acima, e por sua explicação devo encaminhar o leitor para o mesmo local, Romanos 11:32 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

Mas antes que a fé viesse, éramos mantidos sob a lei, calados à fé que depois deveria ser revelada.

Mas antes da fé – isto é, a dispensação do evangelho.

Veio, fomos mantidos – Como sob custódia.

Sob a lei – A dispensação mosaica.

Cale a boca para a fé que deveria ser revelada – Reservada e preparada para a dispensação do evangelho.

Referências Cruzadas

Lucas 10:23 – Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes são os olhos que vêem o que vocês vêem.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 6:14 – Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

1 Coríntios 9:20 – Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

Gálatas 3:19 – Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.

Gálatas 3:24 – Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.

Gálatas 4:1 – Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo.

Gálatas 4:4 – Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei,

Gálatas 4:21 – Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei?

Gálatas 5:18 – Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 11:39 – Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 1:11 – procurando saber o tempo e as circunstâncias para os quais apontava o Espírito de Cristo que neles estava, quando lhes predisse os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *