Estudo de Gálatas 3:19 – Comentado e Explicado

Então que é a lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos, passando por um intermediário.
Gálatas 3:19

Comentário de E.W. Bullinger

transgressões . Grego. parabase . Veja Romanos 4:15 . Compare o App-128. 1

a . . . feito . Literalmente, foi prometido.

anjos . Compare Lout. Gálatas 33: 2 . Atos 7:53 , Hebreus 2: 2 ,

mediador . Grego. mesites . Aqui, Gálatas 3:20 ; 1 Timóteo 2: 5 . Hebreus 8: 6 ; Hebreus 9:15 ; Hebreus 12:24 ,

Comentário de John Calvin

Quando nos dizem que a lei não tem influência na obtenção de justificação, surgem imediatamente várias sugestões, de que ela deve ser inútil ou oposta à aliança de Deus, ou algo desse tipo. Não, pode ocorrer, por que não devemos dizer da lei, o que Jeremias diz do Novo Testamento ( Jeremias 31:31 ,) que foi dado em um período posterior, a fim de suprir a fraqueza da doutrina anterior? Objeções desse tipo devem ser respondidas, se Paulo desejasse satisfazer os gálatas. Primeiro, então, ele pergunta: – qual é o uso da lei? Tendo vindo após a promessa, parece ter sido destinado a suprir seus defeitos; e havia pelo menos espaço para duvidar se a promessa teria sido eficaz, se não tivesse sido ajudada pela lei. Observe-se que Paulo não fala apenas da lei moral, mas de tudo relacionado ao ofício de Moisés. Esse ofício, que era peculiar a Moisés, consistia em estabelecer uma regra de vida e cerimônias a serem observadas na adoração a Deus, e depois adicionar promessas e ameaças. Muitas promessas, sem dúvida, relacionadas à livre misericórdia de Deus e de Cristo, podem ser encontradas em seus escritos; e essas promessas pertencem à fé. Mas isso deve ser visto como acidental e totalmente estranho à investigação, na medida em que é feita uma comparação entre a lei e a doutrina da graça. Lembre-se, que a quantidade da pergunta é esta: quando uma promessa foi feita, por que Moisés depois acrescentou essa nova condição: “Se um homem o fizer, ele viverá neles”; e: “Maldito aquele que não confirmar todas as palavras desta lei para cumpri-las?” ( Levítico 18: 5 ; Deuteronômio 27:26 .) Deveria produzir algo melhor e mais perfeito?

19. Por causa de transgressões . A lei tem muitos usos, mas Paulo se limita àquilo que se refere ao assunto atual. Ele não se propôs a investigar de quantas maneiras a lei é vantajosa para os homens. É necessário colocar os leitores em guarda nesse ponto; acho que muitos caíram no erro de não reconhecer outra vantagem pertencente à lei, mas o que é expresso nesta passagem. O próprio Paulo em outros lugares fala dos preceitos da lei como lucrativos para doutrinas e exortações. ( 2 Timóteo 3:16 .) A definição aqui dada sobre o uso da lei não está completa, e aqueles que se recusam a fazer qualquer outro reconhecimento em favor da lei fazem errado. Agora, qual é a importância da frase, por causa das transgressões ? Concorda com o ditado dos filósofos: “A lei foi feita para coibir os malfeitores” e com o velho provérbio: “De maus modos surgiram boas leis”. Mas o significado de Paulo é mais extenso do que as palavras parecem transmitir. Ele quer dizer que a lei foi publicada para fazer transgressões conhecidas e, dessa maneira, obrigar os homens a reconhecer sua culpa. Como os homens naturalmente estão prontos demais para se desculpar, assim, até serem despertados pela lei, suas consciências estão adormecidas.

“Até a lei”, diz Paulo, “o pecado estava no mundo:
mas o pecado não é imputado onde não há lei. ” ( Romanos 5:13 .)

A lei veio e despertou os adormecidos, pois esta é a verdadeira preparação para Cristo. “Pela lei é o conhecimento do pecado.” ( Romanos 3:20 .) Por que?

“Para que o pecado pelo mandamento possa se tornar extremamente pecaminoso.” ( Romanos 7:13 .)

Assim, “a lei foi adicionada por causa de transgressões”, a fim de revelar seu verdadeiro caráter, ou, como ele diz aos romanos, para que isso os faça abundar. ( Romanos 5:20 .)

Esta passagem torturou a ingenuidade de Orígenes, mas sem propósito. Se Deus convoca as consciências ao seu tribunal, para que essas qualidades em sua transgressão, que de outra forma lhes dariam prazer, possam humilhá-las por uma convicção de culpa – se ele afastar a indiferença que dominava todo o pavor de seu tribunal, – se ele arrasta para a luz; pecado, que espreitava como um ladrão na cova da hipocrisia, – o que há em tudo isso que pode ser considerado absurdo? Mas pode-se objetar: “Como a lei é a regra de uma vida santa e devota, por que se diz que se acrescenta ‘por causa de transgressões’ e não por causa de obediência? ‘”, Respondo, por mais que possa apontar pela verdadeira justiça, contudo, devido à corrupção de nossa natureza, sua instrução tende apenas a aumentar as transgressões, até que venha o Espírito de regeneração, que a escreve no coração; e que o Espírito não é dado pela lei, mas é recebido pela fé. Este ditado de Paulo, lembre-se o leitor, não é de caráter filosófico ou político, mas expressa um propósito da lei, com a qual o mundo sempre esteve familiarizado.

Até que a semente chegue . Se tiver respeito à semente , deve ser àquilo em que a bênção foi pronunciada e, portanto, não interfere na promessa. A palavra até ( ????? ??, ) significa enquanto a semente é esperada: e, portanto, segue-se que ela deve ter a intenção de ocupar não a posição mais alta, mas subordinada. Foi dado para despertar os homens para a expectativa de Cristo. Mas era necessário que durasse apenas até a vinda de Cristo? Pois se assim for, segue-se que agora é abolido. Todo esse governo, eu respondo, foi temporal e foi dado com o objetivo de preservar entre os povos antigos um apego à fé de Cristo. E, no entanto, não admito que, pela vinda de Cristo, toda a lei tenha sido abolida. O apóstolo não pretendia isso, mas apenas que o modo de administração, que por algum tempo havia sido introduzido, deveria receber sua realização em Cristo, que é o cumprimento da promessa. (60) Mas, sobre esse assunto, teremos ocasião de falar mais plenamente depois.

Ordenado por anjos . A circunstância, de que foi entregue por meio de anjos, tende à louvação da lei. Isso também é declarado por Estevão ( Atos 7:53 ), que diz que eles “receberam a lei ( e?? d?ata??? ??????? ) nas disposições dos anjos”. A interpretação dada por alguns, de que Moisés e Arão, e os sacerdotes, são os anjos aqui mencionados, é mais engenhosa do que sólida. Também não é maravilhoso que os anjos, pelos quais Deus concede a nós algumas das menores de suas bênçãos, também devam ter sido confiados com esse ofício de comparecer como testemunhas na promulgação da lei.

Nas mãos de uma mão mediadora, geralmente significa ministração; mas como os anjos eram ministros ao dar a lei, considero “a mão do Mediador” para denotar o mais alto nível de serviço. O mediador estava à frente da embaixada e os anjos estavam unidos a ele como seus companheiros. Alguns aplicam essa expressão a Moisés, como uma comparação entre Moisés e Cristo; mas concordo antes com os expositores antigos, que o aplicam ao próprio Cristo. (61) Essa visão, será encontrada, concorda melhor com o contexto, embora eu também seja diferente dos antigos quanto ao significado da palavra. O mediador não, como eles imaginam, significa aqui alguém que faz a reconciliação, o que faz nessas palavras:

“Existe um mediador entre Deus e os homens,
o homem Cristo Jesus ”( 1 Timóteo 2: 5 )

– mas um embaixador empregado na promulgação de uma lei.

Portanto, devemos entender que, desde o começo do mundo, Deus não mantém relações com os homens, mas através da ação de sua eterna Sabedoria ou Filho. Daí Pedro diz que os santos profetas falaram pelo “Espírito de Cristo” ( 1 Pedro 1:11 ) e Paulo o torna o líder do povo no deserto. ( 1 Coríntios 10: 4. ) E certamente o anjo que apareceu a Moisés ( Êxodo 3: 2 ) não pode ser outra pessoa; pois ele afirma para si mesmo o nome peculiar e essencial de Deus, que nunca é aplicado às criaturas. Como ele é o mediador da reconciliação, por quem somos aceitos por Deus – o mediador da intercessão, que nos abre uma maneira de “invocar o Pai” ( 1 Pedro 1:17 ) -, ele sempre foi o mediador de toda doutrina, porque por ele Deus sempre se revelou aos homens. E isso ele pretendia declarar expressamente, com o objetivo de informar os gálatas, que aquele que é o fundamento do pacto da graça também possuía a mais alta patente na concessão da lei.

Comentário de Adam Clarke

Por que então serve a lei? Se a lei não anula a aliança abraâmica e não pode conferir salvação aos seus eleitores, por que Deus a deu? Essa foi uma objeção muito natural e deve surgir na mente de qualquer judeu que prestou atenção ao raciocínio do apóstolo.

Foi acrescentado por causa de transgressões – Foi-nos dado que podemos conhecer nossa pecaminosidade e a necessidade que temos da misericórdia de Deus. A lei é a linha reta, a linha reta, que determina a obliquidade de nossa conduta. Veja as notas em Romanos 4:15 ; (Nota); e especialmente em Romanos 5:20 ; (nota), onde esse assunto é amplamente discutido, e a figura é explicada.

Até que a semente chegue – A lei deveria estar em vigor até o advento do Messias. Depois disso, cessaria.

Foi ordenado pelos anjos – O ministério dos anjos certamente foi usado para dar a lei; ver Salmo 68:17 ; Atos 7:53 ; e Hebreus 2: 2 ; mas eles eram apenas instrumentos de transmissão; Moisés foi o mediador entre Deus e o povo, Deuteronômio 5: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3:19. Em resposta à objeção: A que serve então a lei? o apóstolo mostra que a lei não era contrária à promessa; mas, como todos os homens eram culpados de transgressão, Gálatas 3:22 foi adicionada a lei, para mostrar aos israelitas o fruto e a conseqüência inevitável de seus pecados, e assim a necessidade de se apostar em Cristo. Mas assim que os homens receberam a Cristo, alcançaram o fim da lei de Moisés e, portanto, não deveriam mais estar sob ela. Este é outro argumento contra a circuncisão, Gálatas 3: 19-25 .

Foi adicionado por causa da transgressão: “Foi adicionado depois que a promessa a Abraão foi feita.” Como a lei dada por Moisés não anulou nem pôde anular o pacto firmado com Abraão, ao qual os judeus, sem dúvida, tinham uma reivindicação, o desígnio dessa lei deve, portanto, ter sido envolver os de seus descendentes que vieram sob ela, para ver sua necessidade. dessa aliança e, com mais eficácia, recomendar a promessa a eles. E como os escritos do livro de Gênesis lhes deram uma explicação mais aprofundada do que a tradição havia preservado, pode-se dizer que a lei foi adicionada a esse relato, por causa das transgressões, como suas transgressões, não apenas do cerimonial, mas também de os preceitos morais pareceriam extremamente pecaminosos e perigosos, proporcionalmente à perspicácia desses preceitos e à terrível solenidade com que foram entregues. – Que a lei foi dada pelo ministério dos anjos é evidente em muitas passagens das escrituras. ; (comp. Salmos 68:17 . Atos 7:53 e Hebreus 2: 2. ) embora o Logos, ou eterno Filho de Deus, tenha indubitavelmente presidido entre eles, e foi em seu nome que a proclamação foi feita pelos anjos, como seus arautos e assistentes. O mediador aqui queria dizer Moisés, que foi particularmente autorizado pelo povo judeu, além de constituído por Deus, para mediar no caso de receber a lei, que ele realizou de uma vez por todas. Ver Deuteronômio 5: 5 . Levítico 26:46 onde se diz que a lei foi feita entre Deus e os filhos de Israel, pela mão de Moisés.

Comentário de Scofield

Portanto, então

A resposta é seis vezes:

(1) A lei foi adicionada por causa de transgressões, ou seja, para dar ao pecado o caráter de transgressão.

(a) Os homens estavam pecando diante de Moisés, mas na ausência de lei, seus pecados não foram postos em causa. Romanos 5:13 . A lei dava ao pecado o caráter de “transgressão”, isto é, de culpa pessoal. (b) Além disso, como os homens não apenas continuaram a transgredir depois que a lei foi dada, mas foram provocados a transgredir pela própria lei que a proibia Romanos 7: 8 , a lei provou conclusivamente a pecaminosidade inveterada da natureza do homem Romanos 7: 11- 13)

(2) A lei, portanto, “concluiu tudo sob o pecado” Romanos 3:19 ; Romanos 3:20 ; Romanos 3:23 .

(3) A lei era uma negociação interina, “até que a semente viesse”. Gálatas 3:19 .

(4) A lei encerrou o homem pecador à fé como a única via de fuga. Gálatas 3:23 .

(5) A lei era para os judeus o que o pedagogo era em uma família grega, um governante de crianças em sua minoria, e tinha esse caráter “até”, isto é, até Cristo Gálatas 3:24 .

(6) Tendo Cristo vindo, o crente não está mais sob o pedagogo. Gálatas 3:25

por causa disso, ou seja, para que o pecado possa se manifestar como transgressão. Veja Romanos 4:15 ; Romanos 5:20 ; Romanos 7: 7 ; Romanos 7:13 .

Comentário de John Wesley

Por que então serve a lei? Foi acrescentado por causa de transgressões, até que a semente chegasse a quem a promessa foi feita; e foi ordenado por anjos na mão de um mediador.

It – A lei cerimonial.

Foi adicionado – à promessa.

Por causa de transgressões – Provavelmente, o jugo da lei cerimonial foi infligido como uma punição pelo pecado nacional da idolatria, Êxodo 32: 1 , pelo menos as partes mais graves dela; e o todo era um tipo profético de Cristo. A lei moral foi adicionada à promessa de descobrir e restringir as transgressões, convencer os homens de sua culpa e necessidade da promessa e dar um cheque ao pecado. E esta lei não passa; mas a lei cerimonial foi introduzida apenas até que Cristo, a semente para quem ou através da qual a promessa foi feita, viesse. E foi ordenado por anjos na mão de um mediador – não foi dado a Israel, como a promessa a Abraão, imediatamente do próprio Deus; mas foi transmitido pelo ministério dos anjos a Moisés e entregue em suas mãos como mediador entre Deus e eles, para lembrá-los do grande mediador.

Referências Cruzadas

Exodo 20:19 – e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”.

Exodo 24:1 – Depois Deus disse a Moisés: “Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância.

Exodo 34:27 – Disse o Senhor a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”.

Levítico 15:32 – Essa é a regulamentação acerca do homem que tem fluxo e daquele de quem sai o sêmen, tornando-se impuro,

Deuteronômio 4:8 – Ou, que grande nação tem decretos e preceitos tão justos como esta lei que estou apresentando a vocês hoje?

Deuteronômio 5:5 – Naquela ocasião eu fiquei entre o Senhor e vocês para declarar-lhes a palavra do Senhor, porque vocês tiveram medo do fogo e não subiram o monte. E ele disse:

Deuteronômio 5:22 – Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.

Deuteronômio 9:13 – E o Senhor me disse: “Vejo que este povo é realmente um povo obstinado!

Deuteronômio 9:25 – Fiquei prostrado perante o Senhor durante aqueles quarenta dias e quarenta noites porque o Senhor tinha dito que ia destruí-los.

Deuteronômio 18:15 – O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no.

Deuteronômio 33:2 – Ele disse: “O Senhor veio do Sinai e alvoreceu sobre eles desde o Seir, resplandeceu desde o monte Parã. Veio com miríades de santos desde o sul, desde as encostas de suas montanhas.

Salmos 106:23 – Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse.

Salmos 147:19 – Ele revela a sua palavra a Jacó, os seus decretos e ordenanças a Israel.

Lucas 16:31 – “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 5:45 – “Contudo, não pensem que eu os acusarei perante o Pai. Quem os acusa é Moisés, em quem estão as suas esperanças.

João 15:22 – Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado. Agora, contudo, eles não têm desculpa para o seu pecado.

Atos dos Apóstolos 7:38 – Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.

Atos dos Apóstolos 7:53 – vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram”.

Romanos 2:13 – Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.

Romanos 3:1 – Que vantagem há então em ser judeu, ou que utilidade há na circuncisão?

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 3:21 – Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

Gálatas 3:25 – Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor.

Gálatas 4:1 – Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo.

1 Timóteo 1:8 – Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.

Hebreus 2:2 – Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,

Hebreus 2:5 – Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há de vir, a respeito do qual estamos falando,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *