Estudo de Romanos 3:1 – Comentado e Explicado

Em que, então, se avantaja o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?
Romanos 3:1

Comentário de Albert Barnes

Que vantagem … – O design da primeira parte deste capítulo é responder a algumas das objeções que um judeu pode oferecer às declarações do último capítulo. A primeira objeção é afirmada neste versículo. Um judeu naturalmente perguntaria, se a opinião que o apóstolo havia dado fosse correta, que benefício especial o judeu poderia obter de sua religião? A objeção surgiria particularmente da posição de Romanos 2: 25-26 , de que se um pagão fizesse as coisas exigidas pela Lei, ele seria tratado como “se” tivesse sido circuncidado. Portanto, a pergunta “que lucro há da circuncisão?”

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

Que c. = Qual é então a vantagem do judeu, ou qual é o, & c.

lucro . Grego. ofeleia. Somente aqui e Judas 1:16 .

Comentário de John Calvin

1. Embora Paulo tenha provado claramente que a circuncisão nua não trouxe nada aos judeus, ainda que ele não pudesse negar, mas havia alguma diferença entre os gentios e os judeus, que por esse símbolo lhes foi selada pelo Senhor, e desde que era inconsistente fazer uma distinção, da qual Deus era o autor, nulo e de nenhum momento, restava a ele remover também essa objeção. Era de fato evidente que era uma glória tola a que os judeus se entregavam por esse motivo; ainda restava uma dúvida quanto ao desenho da circuncisão; pois o Senhor não teria designado se não houvesse algum benefício pretendido. Ele, portanto, por meio de uma objeção, pergunta: o que fez o judeu superior aos gentios; e ele acrescenta uma razão a isso por outra pergunta: qual é o benefício da circuncisão? Pois isso separava os judeus da classe comum dos homens; era uma parede divisória, como Paulo chama de cerimônias, que mantinham as partes separadas.

Comentário de Adam Clarke

Judeu. Que vantagem tem então o judeu? Ou que lucro há da circuncisão? Como se ele tivesse dito: Você ultimamente permitiu ( Romanos 2:25 😉 que a circuncisão realmente lucrasse; mas se a circuncisão, ou estarmos em aliança com Deus, não nos eleva mais no favor divino que os gentios; se os virtuosos entre eles são tão aceitáveis ??quanto qualquer um de nós; e condenar também a nossa nação, já que não merece mais o respeito divino; ore me diga, onde jaz a honra superior do judeu; e que benefício lhe pode advir da circuncisão e ser investido nos privilégios do povo peculiar de Deus?

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 1. O apóstolo, no final do capítulo anterior, levou seu argumento ao máximo. O que resta é manter o judeu temperado, fixar suas convicções e tirar a conclusão geral. Ele demonstrou que os judeus eram mais perversos que os gentios e ficou condenado por aqueles que sinceramente cumpriram seu dever pelas influências secretas da graça divina; que a posse da lei, a circuncisão e uma profissão externa em relação a Deus não lhes davam caráter e nada significavam quanto à aceitação deles com ele. Com efeito, era para dizer que os judeus eram tão indignos de serem continuados na igreja, quanto os gentios a serem levados para dentro dela; e conseqüentemente, para que desfrutassem dos privilégios da igreja, sob o Messias, precisavam de uma nova demonstração de graça; que se eles rejeitassem, Deus os expulsaria da vinha. E o apóstolo sentiu que o judeu entenderia o que ele havia dito nesse sentido. Pôr de lado sua lei, sua circuncisão, suas vantagens externas, insuficientes para lhe interessar o favor de Deus, era despojá-lo de suas honras peculiares e arruiná-lo como judeu. Isso deve ser muito nojento: e o apóstolo, que costumava debater o assunto com seus compatriotas, sabia muito bem o que um judeu estaria disposto a dizer nessa ocasião. Aqui, portanto, ele introduz oportunamente um diálogo entre ele e o judeu, entregando, por assim dizer, seu desgosto, deixando-o falar por si mesmo; Romanos 3: 1-8 e o que ele deveria falar, temos motivos para pensar que o que os judeus haviam realmente respondido e contestado contra o apóstolo. Isso seria divertido, e ao mesmo tempo o instruiria, e possivelmente esfriaria seu ressentimento; especialmente porque a resposta do apóstolo à primeira pergunta é muito a seu favor. Parece não haver espaço para duvidar, que esse diálogo esteja relacionado à rejeição dos judeus; um assunto que teria entrado aqui naturalmente. Mas então teria entrado em demasia no argumento do apóstolo: por esse motivo, ele apenas o toca aqui, reservando a consideração completa dele nos capítulos 9, 10 e 11; particularmente ch. Romanos 9: 4-23 ; onde temos as mesmas perguntas de maneira mais clara, respondida e amplamente discutida; só podemos observar que aqui eles se relacionam unicamente com a rejeição dos judeus, mas também recebem o chamado dos gentios. Após o diálogo, São Paulo retoma seu argumento, Romanos 3: 9 prova mais adiante, pelas citações das Escrituras, de que os judeus eram culpados diante de Deus e de outros homens, Romanos 3: 10-19 e conclui que nenhuma parte da humanidade poderia ter um poder. direito às bênçãos do reino de Deus e convênio sob o pé de qualquer obra de obediência que eles tivessem feito, Romanos 3:20, mas apenas pelo favor de Deus no Evangelho; o que ele explica, Romanos 3:21 , etc. A soma e força do argumento do apóstolo é esta: “Todos os tipos de homens, tanto judeus como gentios, pecaram: portanto, nenhuma parte da humanidade pode reivindicar as bênçãos do reino e convênio de Deus sobre a ordem da obediência; e, portanto, o judeu tem tanta necessidade de graça ou favor, para dar-lhe um título para aquelas bênçãos sob o reino do Messias, como os gentios. Consequentemente, os gentios têm um título tão bom quanto o judeu; pois essas bênçãos são dadas apenas por graça; e graça, ou mero favor, são igualmente livres para toda a humanidade: e quando todos estão em circunstâncias iguais, é perfeitamente absurdo que alguém finja absorvê-la para si, exclusivamente de outros, que são tão bons ou tão bons quanto. ruim, como eles. ” E assim o Apóstolo, muito solidamente, e para nosso grande conforto, prova que nós gentios, somente pela fé, temos um título bom e firme de todas as bênçãos da aliança do Evangelho; perdão, privilégios, ordenanças, o Espírito de Deus e a rica esperança da vida eterna.

Comentário de Scofield

no Espírito

(Veja Scofield “ Romanos 7: 6 “) .

Comentário de Spurgeon

Romanos 3: 1-2 . Que vantagem tem então o judeu? ou que lucro há da circuncisão? De todas as maneiras: principalmente, porque isso lhes foi cometido os oráculos de Deus.

Era uma grande coisa ser judeu nos velhos tempos. Quando todo o resto do mundo estava no escuro, os judeus tinham a luz: “A eles foram cometidos os oráculos de Deus”.

Romanos 3: 3 . Para quê se alguns não acreditaram? sua incredulidade tornará a fé de Deus sem efeito?

Isto é, se eles não creram em Deus, isso o tornou falso?

Romanos 3: 4 . Deus proíba: sim, que Deus seja verdadeiro, mas todo homem é mentiroso; como está escrito: para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

O que quer que os homens fizeram sob a lei antiga, por mais infiéis que fossem. Deus era verdadeiro e fiel ainda.

Romanos 3: 5-6 . Mas se nossa injustiça elogia a justiça de Deus, o que diremos? Deus é injusto, que se vinga? (Falo como homem) Deus não permita: pois como Deus julgará o mundo?

Sempre que alguém insinua que Deus não é justo, Paulo protesta contra essa ideia. “Não”, diz ele, “ele deve necessariamente ser apenas porque ele é Deus; pois como ele poderia julgar o mundo se ele era injusto? ”

Romanos 3: 7-8 . Porque, se a verdade de Deus tem abundado mais através da minha mentira para a sua glória, por que eu também sou julgado como pecador? E não melhor, (como somos difamados, e como alguns afirmam que dizemos) façamos o mal, para que venha o bem? cuja condenação é justa.

Nenhum cristão jamais disse: “Façamos o mal para que o bem venha”. Se alguém mais diz isso, sua condenação é muito justa. Embora Deus, com infinita sabedoria, faça com que até o pecado do homem ilustre a grandeza de sua graça, ainda assim isso não desculpa seu pecado, mas deixa um mal abominável, mais odioso à vista do triplo-santo Jeová. .

Romanos 3: 9 . O que então? somos melhores do que eles? Não, de maneira alguma: pois antes provamos, tanto judeus quanto gentios, que todos estão sob pecado;

Leia os capítulos anteriores desta epístola, capítulos que são suficientes para enjoar o coração de lê-los e fazer a cabeça doer com a memória deles; quando você os ler, dirá que Paulo provou que os dois judeus e gentios estão sob pecado.

Romanos 3:10 . Como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Observe na passagem que leremos como Paulo toca as mudanças nessas duas palavras: “Tudo” e “nenhum”. Ele começa com a palavra “nenhum”.

Romanos 3: 11-12 . Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos eles se desviaram do caminho, juntos se tornam inúteis; não há quem faça o bem, nem um.

No entanto, os homens vêm e falam conosco sobre os pagãos justos cujas virtudes exaltam, as pessoas boas imaginárias, pois não existem realmente tais. Aqui o próprio Senhor está falando, e o Espírito de Deus está citando passagens do Antigo Testamento, que ele reúne para descrever o caráter da humanidade. Como são todos os termos abrangentes! “Não há justo, nem um. Não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos eles se desviaram do caminho, juntos se tornam inúteis; não há quem faça o bem, nem um. ”

Romanos 3: 13-16 . A garganta deles é um sepulcro aberto; com a língua eles usaram engano, o veneno dos asps está debaixo dos lábios; cuja boca está cheia de maldições e amargura; os pés são rápidos para derramar sangue; a destruição e a miséria estão no seu caminho:

Quão verdadeiro é esse último versículo para muitos hoje! Seus pecados os estão destruindo, as concupiscências da carne destroem o corpo, a embriaguez e o pecado são hábitos destrutivos, e fazem com que aqueles que os praticam sejam miseráveis: “Destruição e miséria estão a caminho”. Que pessoas miseráveis, que famílias miseráveis, que países miseráveis ??são feitos pela indulgência no pecado! Não há verdadeira felicidade sem santidade.

Romanos 3:17 . E não conheceram o caminho da paz:

Tranquilidade, felicidade e descanso não são conhecidos pelos homens pecadores. Eles não estão no caminho de encontrar a paz.

Romanos 3:18 . Não há temor de Deus diante dos seus olhos,

Quão verdadeira é esta terrível acusação, especialmente da atualidade! Os homens parecem estar rejeitando todo temor de Deus. Quem ler a história humana, penso, detectará que a condição atual da sociedade em nosso país, religiosamente, é maravilhosamente semelhante à condição da França antes da grande Revolução, que trouxe tanto derramamento de sangue. Tudo parece relaxando, ampliando e tendendo para baixo; e especialmente “não há temor de Deus diante de seus olhos”.

Romanos 3:19 . Agora sabemos que tudo o que diz a lei diz aos que estão debaixo da lei: que toda boca pode ser parada e tudo, o mundo pode se tornar culpado diante de Deus.

Todo homem, por natureza, tenta abrir a boca e diz o melhor que pode para si mesmo, mas é o objetivo da lei de Deus calar a boca de todo homem; e quando chegamos a essa condição, há esperança para nós. Quando não temos nada a dizer por nós mesmos, então o Senhor Jesus abrirá a boca para o idiota e suplicará pelos culpados nas cortes de Deus.

Romanos 3:20 . Portanto, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada aos seus olhos; porque pela lei está o conhecimento do pecado,

Tudo o que a lei pode fazer é nos mostrar nosso pecado. A lei é um espelho e, olhando nele, você pode ver seus pontos; mas você não pode lavar em um espelho. Se você deseja ser limpo de suas manchas, deve ir para outro lugar. O objetivo da lei de Deus não é nos purificar, mas nos mostrar quanta purificação precisamos; para revelar nossa doença, não para encontrar um remédio para ela.

Romanos 3: 21-22 . Mas agora a justiça de Deus sem a lei se manifesta, sendo testemunhada pela lei e pelos profetas; a justiça de Deus que é pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem:

Veja bem, não podemos nos tornar justos pela lei. Paulo diz que nunca ninguém obteve justiça dessa maneira. Pelo contrário, pecamos tanto que nunca podemos nos tornar justos através da lei; mas há um novo caminho de justiça, o caminho da justiça de Deus; e a justiça de Deus é muito melhor do que a melhor justiça humana jamais pode ser concebida. Há uma justiça que nos chega pela fé em Jesus Cristo, não fazendo, mas crendo, uma justiça que é livremente concedida a todos os que crêem.

Romanos 3: 22-24 . Pois não há diferença: todos pecaram e carecem da glória de Deus; sendo justificado livremente por sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus:

Ouvi pessoas perguntarem: “Por que você diz ‘graça gratuita’? Se é graça, deve ser livre. Bem, dizemos “graça livre”, porque a Escritura diz: “livremente por sua graça”; e como o Senhor nunca usa palavras supérfluas, concebemos que não somos culpados de tautologia quando dizemos “graça livre”

Romanos 3: 25-26 . Quem Deus propôs ser uma propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça para a remissão de pecados passados, através da tolerância de Deus, para declarar, eu digo, neste momento sua justiça: para que ele possa ser justo e justificador daquele que crê em Jesus.

Não daquele que trabalha pela salvação, mas daquele que crê; não daquele que merece, mas daquele que confia. Este é o caminho da justiça de Deus, e somos enviados para declará-lo. Oh, que o Espírito de Deus seja dado para tornar a declaração aceitável para seus corações!

Romanos 3:27 . Onde está se vangloriando então? Está excluído.

Cale a boca, pronto.

Romanos 3:27 . Por que lei? de obras?

Não, não, a lei das obras nos permitiria nos vangloriar. Deveríamos ter merecido o que ganhamos por nossa própria excelência, e poderíamos ter glorificado nela.

Romanos 3: 27-31 . Não: mas pela lei da fé. Portanto, concluímos que um homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Ele é o Deus dos judeus apenas? ele não é também dos gentios? Sim, também dos gentios: visto que é um Deus que justificará a circuncisão pela fé, e a incircuncisão pela fé. Então anulamos a lei pela fé? Deus não permita: sim, nós estabelecemos a lei.

Esta exposição consistia em leituras de Romanos 3 e Romanos 4: 16-25 .

Comentário de John Wesley

Que vantagem tem então o judeu? ou que lucro há da circuncisão?

Qual, então, dizem alguns, é a vantagem do judeu, ou da circuncisão – Ou seja, aqueles que são circuncidados, acima dos gentios?

Referências Cruzadas

Gênesis 25:32 – Disse Esaú: “Estou quase morrendo. De que me vale esse direito? “

Eclesiastes 6:8 – Que vantagem tem o sábio em relação ao tolo? Que vantagem tem o pobre em saber como se portar diante dos outros?

Eclesiastes 6:11 – Quanto mais palavras, mais tolices, e sem nenhum proveito.

Isaías 1:11 – “Para que me oferecem tantos sacrifícios? “, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!

Malaquias 3:14 – “Vocês dizem: ‘É inútil servir a Deus. O que ganhamos quando obedecemos aos seus preceitos e andamos lamentando diante do Senhor dos Exércitos?

Romanos 2:25 – A circuncisão tem valor se você obedece à lei; mas, se você desobedece à lei, a sua circuncisão já se tornou incircuncisão.

1 Coríntios 15:32 – Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”.

Hebreus 13:9 – Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *